Cartão cidadão e passaporte

1181921232431

Comentários

  • pra quem faz o CC pelo RJ, pra entregarem em casa, precisa levar o envelope com endereço preenchido?

  • @monteiroepm


    Parabéns!!!

    seu CC e PeP foram feitos no RJ tb?

  • @barbaracl

    CC e PEP fiz via Consulado Belo Horizonte. Só mesmo a transcrição que precisei de uma opção mais rápida pois aqui é presencial e o agendamento é muito concorrido e com pouca oferta de vagas.

  • @Yuri


    Notei que ninguém respondeu ao seu questionamento. Sim, a certidão de nascimento necessária no seu agendamento é a portuguesa. Como o consulado tem acesso ao sistema, eles mesmos podem obter o documento. Maaaaas, se você o tiver, acho que acelera um pouco o processo, já que o funcionário não vai precisar perder tempo procurando.


    Boa sorte!

  • Bom dia a todos. Recebi meu CC e a carta com o PIN. Estou tentando a ativação do CC pelo app autenticação gov mas sempre ocorrem erros nas etapas. Alguem tem alguma sugestão? É possível ativar o CC no consulado sem agendamento?

  • editado March 2023

    @monteiroepm


    Muito obrigada mesmo pelos esclarecimentos e parabéns pelo encerramento do ciclo, com recebimento do CC e do Passaporte :)

  • Boa noite gente, pra quem já fez, no consulado, a foto para o CC tem alguma recomendação de roupa?

  • @barbaracl , para mim, informaram apenas que evitasse blusa/camisa branca para poder ter contraste com o fundo da foto, que é branco

  • bom dia, no valor da emissao do CC, já está incluso o envio do CC para nossa residencia? e precisa levar o envelope dos correios?

    irei amanhã, mandei email, mas não responderam sobre o envelope.

    e sobre essa ativação quando o CC chega, é tranquilo fazer?

  • @barbaracl se você pagar o valor com urgência, já está incluso o envio do CC e do PEP para a residência, e precisa levar um envelope com seu endereço preenchido, que eles vão utilizar para te mandar o CC.

    Sobre a ativação, nunca fiz, minha tia tem o CC há algum tempo, e nunca o ativou. Vamos ver se alguém mais do Fórum já o fez.

  • @teixeiranovais


    Olá!! então, como será no Rj será somente o CC por enquanto, vi que o de SP precisava levar o envelope, mas n vi nenhum comentário sobre o RJ...mas vou levar pro precaução!

    em Junho, farei o passaporte pela permanência aqui no Es, pode ser que eles consigam ativar também né?

    estou levando:

    • assento nascimento com averbação do casamento
    • rg
    • requerimento preenchido
    • copia do email com agendamento
    • e o envelope

    mais algo?

  • editado April 2023

    @barbaracl e @teixeiranovais,


    Quando estive no consulado para fazer o CC e o passaporte, a moça que me atendeu me informou que era para desconsiderar as instruções que vêm junto com a carta pin sobre ativação do CC e que ele já viria ativado, segundo ela. Mais alguém recebeu esta mesma informação?

  • @verifel

    eu recebi a mesma informação.

    quando estiver ativado o CC será possível a consulta pelo site www.recenseamento.mai.gov.pt. É uma forma de verificar o andamento do processo. Acesso todo dia para ver quando minha inscrição estará ativa. Até agora nada.

  • @vsqjunior não sei o quanto essa informação do site do recenseamento é válida, pois eu consultei com o número do CC da minha mãe e não retornou nada. Também consultei com o nome e data de nascimento, e nada. Me avise se funcionar o seu.

  • @teixeiranovais

    com minha mãe funcionou. Assim que retirou o CC no consulado ativado ela passou a constar do site recenseamento.mai.gov.pt.

    Ela fez tudo no RJ, porque morava lá. Por sinal, muito mais rápido que em SP.

    Ela, entretanto, faleceu semana passada, e eu já transcrevi o seu óbito. Fiquei sabendo da conclusão da transcrição quando o nome dela foi removido do site, antes mesmo de receber o assento, o que levou uma semana.

  • @vsqjunior meus sentimentos pela perda da sua mãe. Me parece que pelo consulado do RJ é tudo mais rápido e fazem de forma diferente do consulado de SP. Minha tia que tirou o CC há muito tempo aparece no site do Recenseamento com o local de votação como Consulado de São Paulo, mas minha mãe não aparece. Para minha mãe não faz muita diferença, então seguimos assim.

  • editado April 2023

    @fortense

    Concordo plenamente. Estou desde janeiro tentando agendar, e NADA.

    Já fiz de tudo. Todas as dicas possíveis e imaginárias indicadas por este fórum e outros, e NADA.

    Liguei, encaminhei email, efetuei o procedimento incontáveis vezes em todos os horários, até de madrugada (kkkk), e NADA.

    Nesses 3 meses, depois de inumeráveis tentativas, surgiram duas oportunidades com duas vagas cada. Na primeira oportunidade peguei a primeira vaga e ao confirmar não concluiu, dizendo que já havia sido preenchida. Na segunda oportunidade (05/04) a mesma coisa, mas dessa vez tentei a segunda vaga, e não concluiu da mesma forma.

    É muito estranho. A pessoa percorre todos os procedimentos e no fim não concluí. Interessante é a dupla (acho que é até tripla) confirmação de agendamento, muito usado em marketing digital.

    Na minha opinião o double opt-in é totalmente desnecessário para o fim que se presta, posto que a demanda é muito superior a oferta.

    Realmente possibilita crer que há algo errado. E pior, ainda, que "sites especializados" são possivelmente beneficiados.

    Até aonde foi dito, que eu saiba, o novo sistema foi criado justamente para evitar a venda de vagas. Será?

  • @fortense

    Você está tentando pro RJ? nessas 2 semanas que tentei, vi muitas vagas, inclusive pra 2,3 diass

    Ontem consegui ir, e encontrei uma moça que diz que também não estava conseguindo e acabou pagando um preço absurdo numa vaga por uma empresa.

    Agora mesmo olhei e tem muits horarios pro dia 10/04, corre lá!!!

  • Olá! Sou nova por aqui..

    Alguém já entrou em Portugal somente com o assento de nascimento (e passaporte brasileiro :)) ? Minha cidadania portuguesa foi deferida agora em outubro 2022 e como vou pra Portugal no início de 2023, me orientaram a tirar passaporte e cartão de cidadão em Portugal. Minha dúvida é se levando meu assento de nascimento consigo entrar no país sem a passagem de volta. Se tudo correr bem, pretendo ficar por lá. Obrigada e agradeço antecipadamente a ajuda! Sorte pra todos nós 🙏🏼

  • @Bru_

    Olá. Falamos em novembro 2022. Vocês conseguiram entrar pela imigração do lado europeia com o assento de nascimento apenas? Obrigada :)

  • Oi gente,

    meu CC ainda não chegou. Fui ao consulado dia 02/01, já recebi a carta PIN, já recebi meu passaporte, mas nada do CC.

    Ligo no Consulado SP, nada. Mando e-mail, nada...

    Putz, não sei o que fazer!

    Alguma dica? porque... cara... ficar assim no escuro, sem saber o que está acontecendo é péssimo :(

  • editado April 2023

    @barbaracl

    Boa tarde. Vc poderia me informar se morando em Santos posso efetuar o agendamento no RJ? Até onde soube, não era possível.

    Obrigado pela atenção.

  • Boa tarde,

    respondendo minha própria questão de alguns dias atrás, relato minha experiencia com a ativação do CC no Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Mandei um email para atosdiversos.saopaulo@mne.pt que me respondeu em dois dias , sugerindo agenda para hoje. Hoje fui ao Consulado no horário combinado e fui muito bem atendido. Cartão cidadão ativado em 5 minutos.

  • @Ro_sena

    Olá!! eu poderia ter aproveitado a visita e questionado sobre isso, mas me esqueci completamente, mas sempre que mando mensagem pra esse email aqui, eles respondem até rápido. O que indico é mandar uma duvida de cada vez, porque já mandei algumas no mesmo email, e a resposta nunca é completa hehe

    duvidas.cgrio@mne.pt

    No requerimento que precisa preencher, eles solicitam colocar o endereço pra entrega em casa, e não pediram nada referente para comprovação. Não sei se pelo meu endereço já ser do ES...

    Tenta mandar um email hoje, que logo respondem.

    Eu tentei muito agndar em SP, mas sem sucesso.

  • @Decodias

    Fiz pelo RJ e perguntei pra 2 pessoas diferentes lá, sobre essa ativação.. Os 2 disseram que já viria ativado. Será que os consulados usam políticas diferentes? Porque senão até deixaria pra busca-lo., mas como confirmaram, acabei pedindo pra entregar em casa.

  • @barbaracl

    Obrigado pela atenção.

    Vou encaminhar o e-mail pra eles, como sugeristes.

    Mas, pelo jeito só segunda a resposta.

    De qualquer forma fico agradecido pela tua ajuda.

    Um abraço

  • @Vandrucioli vou te contar a experiencia, dezembro/22 passei com meu o assento e estava acompanhada do meu marido que é portugues, a pessoa que nos atendeu disse assim: esse documento não é valido, não é um documento oficial kkkk, meu marido argumentou e nada, mas, no fim ele estava tão irritado que me deixou passar pelo lado da união europeia, para a imigração pelo que eu percebi só o cartão cidadão ou o passaporte português são documentos oficiais, fica a dica.

  • @Vandrucioli

    Sim, conseguimos! Foi em dezembro de 2022.

    Eu ainda não tenho a nacionalidade e meu marido tem, nós dois passamos pela fila de cidadãos. Tínhamos em mãos só o assento de nascimento, o assento da transcrição do casamento (que ninguem olhou) e nossos passaportes brasileiros. Um funcionário chegou a olhar nosso documento no caminho da fila e disse "ok". Na cabine só perguntaram para meu marido o que eu era dele, ele disse "esposa", não pediram para ver o assento de casamento para comprovar, e entramos.


    @isabelfontinha nossa, que funcionário chato! claro que é um documento oficial!

  • @Bru_ sim muito irritado, também eram 5 da manhã kkkkk devia ta bem de saco cheiooooo

    Passei agora em março nas maquinas, agora sim com o passaporte e foi super tranquilo, acabou o estresse kkkkkkkkkk

  • @barbaracl

    Acho que não vem ativado ja que recebemos o cartão cidadão e carta pin separadamente. Entendo que a ativação (validação do chip do cc) é para as interfaces eletrônicas com os diversos órgãos públicos portugueses, e se não houver essa necessidade pode ser feito sem pressa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.