Cartão cidadão e passaporte

1212224262731

Comentários

  • Olá pessoal, bom dia! Estou tentando desde o começo do ano agendar um horário para pedir meu cartão cidadão e passaporte pelo escritório em Santos, mas nunca consigo nenhuma data. Já entrei em contato via e-mail e me disseram que a procura está muito grande e pra eu continuar tentando pelo site. Esse é o site que estou utilizando:

    Serviços consulares - Assuntos consulares - Consulado Geral de Portugal em São Paulo (mne.gov.pt)

    Alguém sabe me informar o melhor dia e horário para tentar uma vaga?...

  • Boa tarde pessoal meu processo foi enviado no dia 27/07/2022 e senha dia 26/09/2022 e agora se encontra na fase de verificação e está completa. Aparentemente irá para despacho em mais um mês e mais 2 meses ate criarem o assento. Ou seja , mais 3 meses, concluindo em Julho.. eu tenho viagem comprada para Lisboa apenas ida para o dia 31 de Agosto. Vcs acham q consigo a tempo CC e passaporte com urgencia ? Quanto tempo está demorando ?

  • @Isabela Basilio

    tentou preencher com 12 zeros?

  • editado April 2023

    @Isabela Basilio Não tem a opção "Passaporte"?

    Se tiver, você pode fazer com seu passaporte brasileiro mesmo.

    Quando fiz meu cadastro tinha a opção de passaporte, usei o meu brasileiro mesmo e deu tudo certo. Contudo, foi para ser atendido em um consulado português no exterior.

  • @mabego , tentei e depois de 3 vezes deu certo, porém apareceu a mensagem de que tenho um agendamento duplicado. Mas não consegui marcar em nenhuma das vezes. Não recebi e-mail de confirmação nem nada... Vou seguir tentando aqui! Muito obrigada pela ajuda.

    @loRdY_JG não aparece passaporte, apenas os documentos que citei e coloquei no print. Mas vou buscar alternativas aqui.

    Obrigada pela dedicação nas respostas novamente, pessoal!

  • editado April 2023

    @Isabela Basilio tirei o meu cc e passaporte em Porto recentemente.

    Para agendar sem ter o cc ainda basta você usar o número do passaporte brasileiro, pois será seu documento de identificação junto do assento.

    Não é obrigado a agendar, mas recomendo e foi o que fiz.

    Se você não for agendar o que recomendo fortemente é que em vez de madrugar na fila da loja do cidadão, é que vá em qualquer posto do IRN, como no Palacete dos Pestanas (que é bem tranquilo), e faça seu pedido lá para levantamento na loja do cidadão. É possivel pedir o extremamente urgente dessa forma também.

    Na hora de agendar cuidado para não confundir, o agendamento para "levantamento" é para ir buscar, e é desnecessário, o que você tem que agendar é o pedido...

  • @Yuri_ muuuuuito obrigada por todas essas informações! Vou seguir as suas orientações! Obrigada mesmo 🙏🏻

  • Pessoal, finalmente consegui seguir com a marcação! Agradeço muito todos vocês pela ajuda! @mabego @Yuri @loRdY_JG

    consegui data apenas em Vila Real, perto de onde tenho meus familiares. Alguém sabe dizer se lá também sai de extrema urgência?

  • @Isabela Basilio

    que ótimo...

    acredito que sim, volte depois para contar!!!

  • @Joaopcaro , compartilho com você e com todos os integrantes dessa sala a experiência que tive:

    Dei entrada em meu processo de atribuição (neto) em mar/2021 e, coincidentemente, estava em Portugal agora em abril e fui informado do despacho positivo ao meu pedido, a partir daí retirei meus documentos, segundo a cronologia adiante:

    11/04 - despacho aprovando o pedido;

    15/04 - (sábado!), processo encerrado com cópia da certidão de registro emitida,

    17/04 - (por volta das dez horas) estava de passagem por Setúbal e solicitei na Conservatória local meu Cartão do Cidadão em caráter extremamente urgente (isso faz com que se tenha o pedido atendido para levantamento no dia seguinte no Registo de Lisboa no Campus da Justiça - Parque das Nações - e concomitantemente se recebe a carta com os códigos PIN) ; Retirei senha e fui atendido em cerca de quinze minutos;

    18/04 - (perto do meio dia) fui ao Campus da Justiça, em Lisboa, (Registo, Prédio “J”); Retirei senha e, também em algo como quinze, vinte minutos, fui atendido e retirei meu CC; Peguei outra senha no mesmo local e em meia hora estava com meu pedido de passaporte eletrônico feito, também em caráter extremamente urgente (se eu tivesse sido atendido até às onze horas poderia retirá-lo no próprio dia, mas, no meu caso ficava pronto para o dia seguinte);

    19/04 - Atendimento da Loja do Passaporte do aeroporto de Lisboa (das 17h às 19h): Cheguei às 17:30h e tinha umas quarenta pessoas à minha frente, porém como havia três funcionários somente para entrega, em dez minutos eu estava com meu documento em mãos.

    Tudo muito organizado e com processos muito bem definidos.

  • @lmlemos


    Meu CC chegou hoje! Junto a Carta com as informações (Pin, etc.. )

    Foi postado ontem, chegando com 22 dias após minha ida (5/04)

    Vem um aviso do Consulado dizendo que a partir da confirmação de entrega, o cartão seria ativado e não precisaria fazer o processo.

    Logo logo o seu deve chegar também.

    E veio com NIF (n ident. fiscal).

  • @barbaracl

    que ótima notícia ! Parabéns ! 😊

    então no final veio tudo junto pelo sedex, né? Tanto a carta pin quanto o cc.

    torcendo para que o meu venha com o nif também, adiantaria bastante !

    muito obrigado pelo relato !

  • @JMESQUITAFILHO


    Poderia por favor incluir ou atualizar o seu processo na nossa planilha de acompanhamento? Isso nos ajuda a ter uma noção dos prazos praticados...


    Obrigado e parabens pela conquista!

    Link da planilha: Netos - Planilha Cidadania Portuguesa

  • @mabego

    Por favor, qual a documentação necessária para cartão de cidadão e passaporte? Posso solicitar os dois em um agendamento apenas?

    O vice-consulado em Recife faz esse atendimento?

    Recebi carta da CRC em Lisboa comunicando a atribuição da minha nacionalidade portuguesa. Nela vem um número do assento de nascimento e a data deste (em 11 de março de 2023). Esse documento é suficiente p fins de solicitar passaporte/CC ou é necessário emitir assento no civilonline?

    Agradeço antecipadamente.

  • @JoaoWRFh

    Poderia por favor incluir os dados do seu processo na planilha de acompanhamento?

    Com isso os demais participantes podem ter uma melhor ideia da velocidade dos processos naa diversas conservatórias.

    Obrigado!

    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/netos

  • @JoaoWRFh

    Por favor, qual a documentação necessária para cartão de cidadão e passaporte? Posso solicitar os dois em um agendamento apenas?

    O vice-consulado em Recife faz esse atendimento?

    Acredito que faz, envie email e/ou telefone e se informe.

    Recebi carta da CRC em Lisboa comunicando a atribuição da minha nacionalidade portuguesa. Nela vem um número do assento de nascimento e a data deste (em 11 de março de 2023). Esse documento é suficiente p fins de solicitar passaporte/CC ou é necessário emitir assento no civilonline?

    Peça seu assento no civilonline.

  • @lmlemos

    só não entendi uma coisa. No dia que eu for fazer o pedido do cartão cidadão eu posso fazer essa assinatura digital? Ela serve pra que ? Vc disse que tem uma pessoa só pra isso lá. É só me dirigir a ela e pedir pra ela fazer ?

    Se você for retirar o CC no consulado, pode pedir para fazer o cadastro da sua assinatura digital, de qualquer forma alguém no consulado vai ter que desbloquear seu cartão, só pode ser feito quando estiver em posse do CC, eu aconselho quando você for fazer ja pedir o contato de quem cadastra a ssinatura digital, então você pode agendar com ela no dia que for retirar seu CC no consulado. Segue o link isso vai ser bom porque você pode fazer agendamento, trocar morada, ter acesso pelo leitor de cartão aos serviços portugueses.

  • lmlemoslmlemos Member

    @isabelfontinha

    entendi. Muito obrigado pelas explicações !

  • Por favor, um help, já tenho cidadania portuguesa, tudo ok. Estou a tentar agendar para fazer o cartão cidadão e o passaporte português, que nunca tirei e segui todas as orientações do site, estou tentando agendar para São Paulo, mas não aparece nenhuma data disponível, nem nos próximos anos. Alguma dica? Tbem estou tentando agendar em Santos, Tenho uma certa urgência nesses docs. Tá me dando desespero...Se eu for pra Portugal eles emitem o CC e passaporte rápido? Alguém sabe informar?

  • editado May 2023

    @joaoggsilva

    Estou a tentar agendar para fazer o cartão cidadão e o passaporte português, que nunca tirei e segui todas as orientações do site, estou tentando agendar para São Paulo, mas não aparece nenhuma data disponível, nem nos próximos anos. Alguma dica?

    A agenda abre às segundas pela manhã, a partir das 7 horas. Está bastante difícil conseguir, mas não é impossível. Tem que ser na base da insistência mesmo. Checar todos os dias se tem alguma desistência.

    Tbem estou tentando agendar em Santos, Tenho uma certa urgência nesses docs. Tá me dando desespero...Se eu for pra Portugal eles emitem o CC e passaporte rápido? Alguém sabe informar?

    No campus de justiça (parque das nações) emitem com extrema urgência. Vc pede pela manhã e retira a tarde. É só pagar a taxa.

    Se estiver em Portugal, pode agendar pelo: https://siga.marcacaodeatendimento.pt/

    outra opção: Vc pode chegar lá por volta das 5 da manhã, sem marcação, e pegar senha

  • Boa noite, meu CC chegou ontem!!! 🙏🏼

    Solicitei em São Paulo no dia 01/02/23.

  • @joaoggsilva

    As vagas de agendamento para São Paulo abrem diariamente entre 7h e 8h, quando atualizam o calendário no sistema. As datas são para daqui dois meses. Se hj é 05/05 a vaga que será disponibilizada será para 06/07 ou o próximo dia útil.

  • renato rangelrenato rangel Member
    editado May 2023

    @mabego Boa noite. Uma amiga minha brasileira, fez a cidadania dela pelo consulado do RJ. Para tirar o cartão cidadão dela , precisa transcrever o casamento dela? Sendo que ela se divorciou e sempre teve nos documentos o nome de solteira.

  • renato rangelrenato rangel Member
    editado May 2023

    @mabego lembrando que dps ela quer passar a cidadania pros filhos que são menores.

  • olá @verifel!

    tudo bem?

    vi que você recebeu a carta de representação fiscal, recebi ontem também, você chegou a fazer o processo?

  • OI, @barbaracl , por enquanto não fiz nada relacionado ao NIF, uma vez que não tenho nenhuma movimentação financeira em Portugal até o momento. Eu também havia ficado insegura quando recebi a carta e fiz uma pergunta aqui o fórum. Me responderam que não seria necessário se não há movimentação financeira/bens em Portugal e um advogado que fez a cidadania do meu primo me confirmou a informação. Caso você vá abrir uma conta, alugar/comprar imóvel ou morar em Portugal , etc, aí você ativa o NIF (pelo menos foi o que o adv me orientou).

    Você já recebeu o seu CC? Eu já recebi o passaporte, mas até agora nada do CC e Já tem 46 dias úteis que fui até o consulado!

  • @verifel

    Pois é, também não tenho a intenção por agora de fazer qualquer tipo de movimentação. Em junho, agora, irei na permanencia e vou perguntar...

    sobre o CC, chegou sim, junto a carta PIN, com 22 dias. Ai agora que consigo tirar o passaporte, porque fiz pelo RJ.

    Tem um email de pt, naquela folha q recebemos, que mandei pra saber onde estaria o CC, e em 6 dias, ele já estava no rio. O que demorou mais foi esse processo do envio... você menciona o n do processo e ele fala se já foi enviado, que ai qualquer coisa, você já manda msg pro email do Consulado.

  • @barbaracl,

    Eu fiz minha solicitação em SP. Em 10/03 mandei solicitação para este mesmo e-mail de pt que você falou e me informaram que o meu CC já estava no consulado. Neste meio tempo chegaram a carta PIN e o passaporte e nada do CC. Decidi então mandar e-mail para o endereço consulado.saopaulo@mne.pt, conforme me foi orientado pelo consulado quando estive lá em fevereiro. Estou aguardando resposta...

    Alguém já escreveu para este email² Houve resposta? Demorou muito?

  • Boa tarde, pessoal.

    Hoje estive no Consulado SP, para solicitação de CC+ Passaporte.

    Fui atendido no horário marcado e ao todo levei 25 minutos. A atendente me falou que o prazo (pedi c/ urgência) para a entrega de todos os documentos é de 45 dias úteis. Me informou, também, que o CC virá sem NIF.

    A conferir.

    CC + Passaporte (todos com urgência) = R$ 1003,18

    Estacionamento (dentro do próprio consulado) = R$ 25,00

  • bom dia, pesquisando hoje o rastreio de correios com o codigo q me foi passado no dia da solicitacao, verifiquei q o consulado postou o CC e chega amanhã!


    entao, fica a dica, estive no consulado em 14/02/2023

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.