Cartão cidadão e passaporte

1222325272831

Comentários

  • Bom dia, gente! Pessoal, alguém de Belo Horizonte pra compartilhar a experiência com o consulado daqui, por favor? Parece que há um dia específico para se conseguir fazer um simples agendamento (???) e, para isso, eu preciso fazer um registro antecipado no sistema, que sequer aceita o meu número de identificação. E eu achando que o mais difícil desse processo todo fosse conseguir a aprovação da cidadania... haha.

  • @monteiroepm, vi que você teve experiência no Consulado de Belo Horizonte. Poderia me ajudar, por favor? Parece que o sistema de agendamento abre uma única vez no mês... é isso mesmo? Entendi corretamente?

  • lmlemoslmlemos Member

    Boa noite, pessoal.


    somente para informações...

    meu cc chegou ontem (09/05) e consegui agendar para ir hoje (10/05) para fazer o passaporte aqui no RJ.

    foram 20 dias corridos entre o pedido do cc e a entrega. Chegou junto com a carta pin. Eles enviam tanto o cc quanto a carta pin para o consulado e do consulado eles colocaram os 2 em um envelope e enviaram aqui para casa.

    O cartão já veio com o número de NIF !

    e também chegou a carta da autoridade tributaria e aduaneira informando que caso eu tenha negócios em Portugal eu tenho que nomear um representante fiscal (como não tenho intenções, não interfere em nada).

    O prazo para a entrega do passaporte é de 7 dias úteis.

    tanto o cc quanto o passaporte pedi na modalidade urgente.


    Agora só esperar o passaporte chegar para concluir toda essa saga !

  • Minha gente, to tentando agendar e quando coloco a opcao Assento de Nascimento e coloco o numero, ele apaga!! ja procurei ate no youtube se alguma alma caridosa ensinou a consertar isso e nada kkkk alguem mais tb teve esse probkema?

  • @carolina1701 acho que é só não colocar a barra!

  • boa tarde, cc chegou hoje.

    foram 58 dias uteis de espera.

    veio NIF impresso

  • acrescentando, o CC não vem ativado, e é praticamente inviável faze-lo pelo aplicativo do celular. dá erro permanente.

    alguém tentou ativar no consulado? não vai restar alternativa.

  • Boa tarde, alguém teria informações sobre esses assuntos:

    Recebi uma notificação que o meu cartão do cidadão (renovação) já chegou no Consulado de SP e que tem que agendar para retirar mas não consigo agendar. Posso ir direto no Consulado já que é somente para retirar? Dei entrada também no passaporte. Os dois documentos não chegam juntos?

    Também preciso renovar cartão do cidadão e passaporte para meus filhos menores. Teria como agendar mesmo dia/horário? Será que consigo?

    Agradeço se puderem me ajudar.


    Obrigada

  • Oi @Lilifernandes, tudo bem?

    O Consulado de BH abre a agenda com períodos de 3 meses. Deve atualizar entre 20 e 25 desse mês. Se o seu caso for para transcrição, tem que ficar esperta pois as vagas acabam rápido. Já para CC e PEP, sempre tem vaga disponível no site do agendamento, ontem mesmo eu vi vários disponíveis. Tem que agendar um por vez, primeiro CC e o PEP depois que chegar o seu cartão. Você precisa gerar um cadastro específico para uso no site de agendamento, mas é bem rápido de fazer.

  • @carolina1701

    No site de agendamentos, sua data de nascimento deve ser indixada com traços em vez de barra. Vide exemplo: 15-05-2023.

  • @vsqjunior

    Meu CC foi ativado quando dei entrada na solicitação do PEP. O atendente passou o cartão em um leitor e me pediu pra digitar o PIN, por isso é importante ter a carta PIN em mãos no ato.

  • @monteiroepm , vc deu entrada com pedido em SP?

  • @joaoggsilva, @Milena25, @Lilifernandes

    Também estou tentando agendar desde o começo do ano, já enviei reclamação a Lisboa sobre a dificuldade de agendamentos, me informaram que é devido a grande procura e que iriam repassar a reclamação ao Consulado. Como minha mãe é portuguesa não tem direito ao passaporte brasileiro, então esta sem passaporte o que impossibilita de sair do Brasil.

    Quem é brasileiro e tem a possibilidade de ir a Portugal fazer essa documentação (dica: peça o assento de nascimento no civil online e leve junto do passaporte brasileiro), pela urgência eu aconselho, pois meu primo me aconselhou fazer como ele.

  • @vsqjunior bom dia.

    Tenho acompanhado seu relato com preocupação.

    Acontece que estive no consulado SP semana passada, ao fazer o CC a atendente disse que vira sem o NIF e que o CC já vem ativado. (???)

    Ja percebi que se houver algum problema a solução é muito mais complicada do que pensamos, pois sequer conseguimos falar. Mas, caso caia na mesma situação que vc, penso em ir/entrar em contato com o consulado em Campinas. Já tentou lá?


  • @antoniocesarpires

    recebi a mesma informação sobre a ativação, mas o cartão vem desativado. basta instalar o programa autenticacao.gov para constatar.

    o problema é na morada , existe um "bug" que informa erro na leitura destes dados. ai eu não consigo ativar usando o aplicativo móvel.

    constou NIF em meu cartão. Outra divergência.

    ligar para o consulado é inútil. Não atendem. email idem, a não ser que se consiga o email pessoal de algum agente consular. seria minha única alternativa. não deixam entrar no consulado sem agendamento. só que não existe agendamento para ativação de CC ou de CMD (chave digital móvel) ou recenseamento (de fato não é feito este recenseamento, bem diferente do consulado do RJ).

    estou tentando um email de contato de algum agente consular. ou algum email específico. os emails da ouvidoria ou de duvidas são completa perda de tempo.

    enfim, é isto.

  • Oi @vsqjunior meus documentos foram tratados pelo Consulado de Belo Horizonte/MG.

  • Agendei CC p meu tio e para minha mãe dia 05/05 um com urgencia outro sem e ambos ficaram prontos no dia 16. Kkkkk aí eu te pergunto qual a diferença ? Roubaram uns 150 r$ da minha coroa

  • @JuLCosta


    Salvo engano, sua mãe, sendo Portuguesa, pode ir para Portugal mesmo com o passaporte vencido. Já vi várias pessoas aqui comentando que, tendo cidadania portuguesa, conseguiram entrar em Portugal simplesmente apresentando a certidão de nascimento portuguesa.

  • @Joaopcaro


    A diferença é que um seguiu o processo normal (com urgência) e o outro apenas deu sorte de pegar o funcionário com tempo...

    Nada de errado, nada de suspeito, nada de "roubo"...

  • boa tarde, consegui resolver o problema de ativação do CC.

    è possível agendar o serviço pelo email atosdiversos.saopaulo@mne.pt.

    Fui hoje e resolveram. Ficou pendente meu cadastramento eleitoral, não consto da base de eleitores e isto não é feito por sistema.

  • Oi, @vsqjunior ,

    O que você pediu exatamente por e-mail? Eles te responderam rápido? Por que o Consulado em SP diz que o cartão cidadão já vem ativado se isto não procede? Que tristeza! Até agora não recebi o meu CC. Estive lá em 27/02/23.Meus filhos estiveram em 01/03, sendo que minha filha recebeu tudo junto (CC e PEP) e meu filho não recebeu nada ainda! Já mandei e-mail para o endereço que o consulado havia indicado, mas até o momento sem nenhum retorno. Realmente não sei o que fazer agora. Li relatos aqui de que não deixam entrar no Consulado sem agendamento. Não há ninguém a quem recorrer nesta situação?

  • @verifel

    entrei no site do consulado e comecei a consultar os outros serviços, e tinha um serviço chamado "Recenseamento eleitoral" com email atosdiversos.saopaulo@mne.pt, escrevi para ele pedindo ativação CC e CMD.

    Responderam no dia seguinte (dia 12.05) já marcando agendamento para hoje. Fora do sistema do consulado.

    Fui munido do email de manhã e na portaria me perguntaram o que ia fazer ao que respondi e abriram o portão, aguardei me chamarem pelo nome. Ativaram meu CC e CMD. Não consegui me cadastrar porque não consto como eleitor, o funcionário disse que me dará retorno, talvez tenha que fazer por papel. Me deu um formulário e pediu para eu aguardar.

  • @vsqjunior que bom que conseguiu.

    obrigado por compartilhar a informação.

  • Bom dia a todos, hoje verifiquei que finalmente fui recenseado, e estou regular em todos os serviços do CC e Portal do Eleitor.

    O Consulado acabou por resolver o problema.

  • @vsqjunior , muito obrigada pelo retorno e fico contente que deu tudo certo! Espero resolver minha situação o mais breve possível também. Por enquanto, porém, sigo ainda sem o CC.

  • Olá, pessoal. Tudo bem?

    O assento do meu irmão acabou de sair !

    Entrei no site do consulado SP com meu login e senha para achar a informações de passaporte e CC e mudou tudo desde a minha época (há 2 anos). Estou bastante perdida. Lembro que fiz uma solicitação online mesmo, posso estar enganada, agendei, paguei no dia lá mesmo no consulado.

    Ainda é assim ? Não achei esse cadastro da solicitação, ele abre um arquivo para imprimir. Em que momento ele vai gerar uma solicitação ?

    E há um link para agendar, mas abre uma tela "estranha" pedindo um ID gerado.

    Agradeço se puderem me ajudar.

  • Obrigada @mabego ! :)

  • LilifernandesLilifernandes Member
    editado May 2023

    @monteiroepm, finalmente, eu consegui agendar pelo site. Assim como a colega acima comentou, eu não estava conseguindo realizar o cadastro no site, porque o número estava apagando. Inicialmente, eu imaginei que isso fosse pela abertura (ou não) da agenda. Mas depois decidi colocar o número da minha identidade brasileira mesmo e consegui finalizar o cadastro. rsrs. Logo, consegui acessar a agenda e, de fato, haviam vários horários disponíveis para o CC, que é o que eu estou precisando. Foi lendo aqui que descobri que o consulado de BH não solicita o CC e o PEP de uma única vez, o que é até bom pra mim, já que não tenho pressa. Muito obrigada pela ajuda!

    @carolina1701, eu consegui colocando o número da minha identidade brasileira. Colocando o assento, também estava apagando pra mim.

  • Boa tarde pessoal, uma dúvida. Eu fiz meu cartão cidadão em Curitiba (moro no interior de SC) mas agora tenho ido com uma certa frequência ao Rio de Janeiro. Eu posso fazer meu passaporte ( será o 1º passaporte ) no Rio ou tem que ser em Curitiba onde fiz o cartão cidadão??

    Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.