Cartão cidadão e passaporte

1192022242531

Comentários

  • Minha experiência com emissão do passaporte via Consulado de Santos e SP.

    Achei o agendamento desorganizado e ineficiente, tanto que consegui 2 horários em Santos para mim e a minha filha mais velha e para menor 1 semana depois em SP. Não consegui os 3 horários.

    Fui em Santos no dia 28.02 e em 20 dias recebemos o cartão cidadão e passaporte. O prazo era de 35 dias...portanto, bem antes do previsto.

    No dia 04.05 fomos no de SP para a filha mais nova e até o momento não recebemos a documentação, prazo solicitado 60 dias.

    Minha experiência com consulado de Santos foi super positiva. Eu já tinha enviado minha transcrição de casamento ano passado para lá e veio em 15 dias.


    Espero ter ajudado

  • Pessoal,

    agendei o CC para agora dia 17/04 aqui no Rj.

    podem me confirmar se já deve vir com o NIF ?

    e virá já ativado ?


    obrigado!

  • @Decodias

    essa carta PIN chega antes do CC?

  • @lmlemos

    Pessoal,

    agendei o CC para agora dia 17/04 aqui no Rj.

    podem me confirmar se já deve vir com o NIF ?NIF são as finanças, se você ja tiver leve o numero, caso contrario diga que não tem é quer se inscrever., isso serve para segurança social, saúde e eleitor.

    e virá já ativado ? você deve perguntar na hora e outra dica, se você vai morar em Portugal, ja solicite o email de quem cadastra a assinatura digital, tem uma pessoa só para isso la no consulado.


    obrigado!

  • @Bru_

    Oi gente!! Obrigada @Bru_ e @isabelfontinha 😁

    espero que dê certo pra mim também! Mesmo com o mau-humor do povo hahahah

    gratidão pela partilha !! Bjosss

  • @isabelfontinha

    muito obrigado pelos esclarecimentos!

    nao devo morar em Portugal por agora mas já gostaria de ter todos os documentos prontos (principalmente os financeiros como o nif, para uma provável abertura de conta portuguesa).

    só não entendi uma coisa. No dia que eu for fazer o pedido do cartão cidadão eu posso fazer essa assinatura digital? Ela serve pra que ? Vc disse que tem uma pessoa só pra isso lá. É só me dirigir a ela e pedir pra ela fazer ?


    mais uma vez, muito obrigado ! 😃

  • @Vandrucioli, @isabelfontinha e @Bru_, em dezembro/2022 fizemos uma viagem à Portugal também, mas a passeio, com passagem de volta, eu e minha filha menor somente com assento de nascimento e minha esposa apenas com o processo em andamento. Chegamos pelo Porto. Lá nos disseram que para passar na fila de cidadão europeu, somente com passaporte europeu, e o funcionário disse que se mesmo só eu tivesse o passaporte europeu, minha filha e esposa teriam que passar pela fila de não-europeus.

    Passamos todos pela fila de cidadãos não-europeus, então, mas mesmo assim os funcionários nos enrolaram bastante. Ficaram perguntando porque não levei o assento original (o meu era uma cópia, que pra mim é exatamente a mesma coisa), fizeram várias perguntas, levou uns bons minutos pra nos liberar. Estavam bem humorados, e eu estava com tudo em ordem, então no começo ficaram dando uma pressionada, fazendo parecer que seria difícil entrar, mas, no final já não queriam nem ver a carta-convite que levamos e já começaram a dizer que se a gente quisesse ficar por lá já poderíamos, ir morar em Portugal, etc...

  • @Bru_

    Oi @PedroGaspar obrigada pela informação. Pelo que estou vendo, depende do agente da imigração. Eu pedi uma cópia autenticada no Consulado Português de SP, pq tb tinha recebido uma cópia simples da conservatória de Lisboa..

    Dizem que no norte as pessoas são menos abertas para estrangeiros. E eu vou chegar pelo aeroporto de Porto. Vou arriscar como vcs fizeram e se não der certo vou pra fila dos imigrantes estrangeiros. Paciência!

  • editado April 2023

    @Vandrucioli, chegar pelo Porto é legal porque normalmente é bem menos cheio do que Lisboa. Quando cheguei por Lisboa em 2019 fiquei umas 3 horas na fila da imigração, no Porto não ficamos mais do que 15 minutos na fila, pra chegar no guichê (no guichê demorou mais uns 15 minutos talvez). Tá certo que em Lisboa era época de verão e no Porto era época de inverno, mas no geral Lisboa recebe muito mais passageiros que o Porto.

    No norte também, em geral, o pessoal tende a ser um pouquinho mais simpático e atencioso do que em Lisboa. Encontrei muitas pessoas atenciosas e simpáticas em Lisboa também, quase todo mundo, na verdade, mas no norte talvez seja um pouco mais, então é outro ponto positivo de chegar por lá! Tanto que os funcionários pressionaram, mas sempre sorridentes e bem humorados e no final já estavam nos convidando pra irmos morar logo em Portugal, hehe...

    Mas sim, vai depender muito do agente. Apesar que no Porto tinha uns 2 ou 3 falando conosco (quando chegou nossa vez já estava bem vazio).

  • Estou tentando agendar a emissão do primeiro cartão do cidadão e passaporte para minha mãe pelo consulado de SP há vários meses, mas nunca consigo achar sequer um horário disponível! Tem algum macete ou é isso mesmo?

  • Pessoal, bom dia!

    Agendei o CC no RJ. Devo levar os seguintes documentos abaixo, correto?

    • passaporte
    • requerimento preenchido
    • Cópia do assento
    • Envelope


  • editado April 2023

    @giselleduque

    Fui no inicio de abril, e eles pedem o requerimento (também disponibilizam lá, caso não tenha),

    • o passaporte ou RG com validade de inferior ha 10 anos, e a cópia do assento.
    • cópia do email do agendamento. Eles conferem o nome/horario na entrada ou caso seu nome não esteja na lista, você tenha alguma comprovação..

    Levei envelope, mas não foi preciso. Já deve estar incluso na taxa de envio que pagamos.

    A foto tiram logo no começo e o fundo é branco.

    Ah, e lembra do cartão de débito também.

  • @barbaracl

    quando vc foi lá no consulado do rio, eles perguntaram algo sobre fazer o nif ? Ele já vem no cartão cidadão ? Vi alguns relatos que alguns cartões novos já estão vindo com o número.

    outra dúvida: vc vai fazer o passaporte tbm ? Já pagou tudo na hora ? Eles já marcaram uma data pra voltar ou vc mesmo tem que agendar quando chegar o cc ?

    obrigado !

  • @lmlemos

    Ei!! esse nif seria relacionado a finanças? nos dados que eles entregam, é o unico dado que aparece sem a opção "inscrever".

    Agora segurança social, Saude e Eleitor tem essa opção positiva.

    Infelizmente na correria, acabei não perguntando.. só sobre a ativação e que duas pessoas me confirmaram que sim, ele já viria ativado.

    Eu solicitei o de urgencia, pois quero pegar a permanência em Junho aqui no ES para fazer o passaporte... ai nessa visita foi somente para o CC. Eles não me deram média de data, o atendente disse 20 dias, mas no papel constava úteis.. mas ele deu a entender que seria rápido.

    Também nem me questionaram sobre querer pegar lá, já colocaram a opção com envio pra minha casa.

    Vc é do Rj mesmo?

  • Olá,

    Fiz a solicitação de urgência do Cartão Cidadão e do Passaporte, no dia 8/2/23, no consulado de SP. A Atendente informou que a entrega deveria ocorrer em 45 dias, sendo o Cartão pelos correios e o passaporte pela DHL.

    No comprovante do pedido tem um código e a atendente disse que eu poderia rastrear o Cartão, porém não sei onde posso rastrear.

    Vcs já tiveram essa dificuldade? Sabem o tempo médio de entrega dos documentos?

    Agradeço

  • editado April 2023

    @joaotma não sei te dizer sobre o rastreamento, mas o CC está levando de 50 a 60 dias úteis (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/317279/#Comment_317279) e o PEP de 45 a 50 dias úteis (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/316292/#Comment_316292) para chegar.

  • Interessante seu relato, @joaotma. Não sabia que era possível rastrear o Cartão Cidadão e esta informação me interessou muito, pois estou na mesma situação que a sua. Estive em fevereiro no Consulado de SP, já recebi a carta IN, mas até o momento nada do CC ou passaporte. Alguém sabe como e onde fazer este rastreio?

  • @monteiroepm

    Olá,

    Poderia, por favor, detalhar como você fez o agendamento do CC e PEP? Fez primeiro o CC, depois agendou outro dia para o passaporte? Ou fez os dois pedidos num só dia (é possível)?

    Moro em MG mas bem longe de BH, se eu pudesse resolver tudo numa viagem só seria tão menos dispendioso...

  • @barbaracl

    sim, seria o “cpf português”. Já vi relatos de gente dizendo que não conseguiu abrir conta no banco pq no cartão cidadão não vinha o NIF. e já vi gente dizendo que só pediu o cartão e veio já com o número. Tá meio confuso 😕

    sou do rio sim, quero tirar o passaporte tbm! Pelo jeito só pode agendar e pagar quando o cc chegar. Obrigado pelas explicações!

  • Olá,

    Estou tentando agendar tem quase 1 mês, a renovação do cc e o passaporte da minha mãe no consulado em SP, mas sempre a mensagem:

    De momento não existem vagas disponíveis, por favor tente mais tarde.

    Tento 3 vezes ou mais por dia. Mais alguém esta tendo dificuldades?

  • @lmlemos

    ah sim! entendi...

    eu pedi com urgência, assim que chegar te dou um retorno pra ver como veio, acredito que pelo Rj as coisas sejam mais rápidas do que pra SP. Minha transcrição me enviaram no mesmo dia, enquanto vi relatos de que SP demorariam meses....

    no meu atendimento, o atendente me deu prazo de 20 dias. Oremos!😅

  • Boa tarde pessoal, minha filha requereu o CC e o passaporte no consulado em SP, em setembro de 2022, por equivoco, sem a taxa de urgência, recebemos a carta com o PIN, mas até agora os documentos não chegaram. Impossível o contato por telefone no consulado e o email decorridos 20 dias ainda não responderam. Alguém sabe dizer se podemos ir diretamente ao consulado sem agendamento ? Se alguém souber uma forma de rastreio me avise por favor,. Agradeço desde já a atenção de vcs.

  • @joaotma

    Fui no consulado próximo a data que foi, no dia 01/02 e fiz a solicitação com urgência de ambos documentos.

    O meu passaporte chegou dia 06/04 e o cartão cidadão até agora não chegou…

  • Pessoal,

    Que dia e horário vocês conseguiram fazer o agendamento para o Consulado de São Paulo?

    Estou tentando há semanas sem sucesso.

    Obrigado pela ajuda!

  • @brunoira Estou na mesma situação e até o momento ja tentei contato por telefone, e-mail e sem sucesso. Tento diversas vezes por dia e não consigo, nunca tem data. Não consigo reclamar também no portal diplomático sobre isso.

  • @verifel o rastreio é feito no site dos correios, o código começa com QB (Sedex), mas eu já busquei e ainda não foi postado, pelo menos o meu, estive no consulado em 14.02 e até agora nada de CC ou PEP.

    Com relação ao agendamento, piorou bastante o sistema, tento há semanas fazer para meus filhos ,sem sucesso nenhum. Demanda deve ter aumentado muito.

  • @Juliana Domingues vc recebeu algum rastreio DHL referente ao PEP? Se sim, qtos dias antes do recebimento? Estive no consulado dia 17.02 e com base no seu relato, o meu deve estar a caminho. A titulo de informação, o CC de meu irmão chegou em 06.04. Ele esteve no consulado de SP no dia 29.12.22.

  • boa tarde, acabei de receber um rastreio do DHL com data de entrega 24.04, acho que é o PEP!!

  • Olá @andreamt, tudo bem?

    Você até consegue agendar no site os 2 atos juntos, mas na prática, os atendentes só realizam o procedimento do CC e te orientam a retornar novamente para fazer o PEP com o CC em mãos.

    No meu caso, o delta de tempo foi de exatos 50 dias corridos entre a solicitação do CC e a do PEP, porém, recomendo considerar o gap de 70 dias. Prazo máximo informado pelo Consulado.

    A agenda para esses atos está bem tranquila em BH. Você conseguirá administrar bem os reagendamentos, se precisar antecipar.

    O PEP chega na sua casa em 10 dias aproximadamente.

  • editado April 2023

    @s_rosa03 recebi um SMS com o rastreio da DHL, no dia 03/04 e o PEP foi entregue no dia 06/04.

    Agora a espera do CC 🥹

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.