Cartão cidadão e passaporte

12526283031

Comentários

  • @dandrew

    muito obrigada!!

  • Apareceu outra dúvida...

    Para agendar, no Rio de Janeiro, solicita o número do BI ou Cartão cidadão ou Id gerado.... como é o primeiro Cartão Cidadão tem que fazer o registro online e devo usar o Id gerado nesse registro, certo?

    Assim no registro um dos dados é Tipo documento de identificação: seria o Assento português ou Identificação nacional (RG brasileiro)? o outro dado complementar Nacionalidade: se for o Assento português, seria Portugal e sendo RG brasileiro, seria Brasil?? Dúvida total ...

    Alguém poderia ajudar?

  • Boa noite a todos, gostaria de saber quais os melhores horários para conseguir agendar a marcação para fazer o CC no consulado do Rio de Janeiro pq até agora tem se mostrado uma tarefa um tanto quanto difícil kkk.

    Agradeço!

  • estive no Consulado de SP para fazer CC e PEP de meu filho. Não estão mais dando o número de rastreio dos correios para o CC porque o pessoal ficava ligando lá no Consulado cobrando um status do documento, que leva 60 dias mais ou menos para chegar, muito antes, atrapalhando os serviços. A funcionária comentou.

  • Pessoal, boa tarde! Atualização!

    Depois de mais de 4 meses, consegui AGORA agendar para tirar o cartão cidadão pelo Vice consulado de Curitiba. Entrei todos os dias, em horários variados, foi a primeira vez que apareceu disponibilidade. Agendamento realizado para o dia 22/09!

  • @Clarlos_Donald estou há dias tentando sem sucesso. Não sei se os despachantes pegam todas as vagas e não sobra pra gente.... já tentei pela manhã, a tarde, a noite, de madrugada, e nao consigo.

  • @hillarybs Olá, tudo bem?

    Estou tentando agendar pelo consulado de Curitiba também faz meses, geralmente tento o agendamento pela manhã mas sem sucesso, você conseguiu em qual horário sua solicitação?

  • @Roberta_U Difícil viu ? estou há dias tbm tentando por aqui. Nunca tem disponibilidade, tento todos os horários e nada, o jeito é continuar tentando. Obrigado pelo Feedback.

  • editado July 2023

    Fiz meu 1º Cartão de Cidadão através do Consulado SP. Apesar de ter solicitado com urgência demorou quase 60 pra chegar, mas chegou. Veio com NIF, nº da segurança social e nº de utente da saúde.

    Entretanto, ao tentar realizar o recenseamento eleitoral consta como "não encontrado nenhuma inscrição efetiva" . Enviei um e-mail para o consulado conforme orientado pelo próprio site deles (atosdiversos.sãopaulo@mne.pt), mas já se passou 08 dias e ainda não obtive resposta.

    Mais alguém nesta situação? Sabem algum outro caminho?

  • Bom dia,

    Meu irmão quer tirar os documentos portugueses dos seus filhos, porém ele ainda não fez a transcrição do casamento dele. É obrigatório realizar a transcrição de casamento antes para tirar o documento dos filhos? Sei que para o dele próprio precisará fazer a transcrição para atualizar seu estado civil. Alguém saberia me confirmar se é necessário esta transcrição para o documentos dos filhos? Agradeço a ajuda.

  • @tatimns bom dia.

    Quando fui ao consulado requisitar meu CC e o PEP a transcrição do meu casamento ainda não tinha sido concluída. Isto não constituiu impedimento para recebê-los.

    A própria funcionária comentou que não havia problema, apenas que enquanto a transcrição não fosse feita eu constaria como solteiro para Portugal.

    Consulado SP/ maio 23

  • Olá, tudo bem pessoal? Preciso de ajuda referente ao cartão cidadão. Recebi por correios o meu e o de minha filha menor. Porém não estou conseguindo fazer a ativação, o meu da erro na parte de certificado digital e morada. E de minha filha ativou a chave móvel digital mas diz que não pode ativar o CC pelo aplicativo pois não foi entregue por correio, porém foi entregue sim por correio.


    O que fazer? Não consigo contato com o vice consulado de Curitiba.


    Qualquer ajuda será bem vinda.

  • Fiz CC e passaporte dia 28 julho. Consulado de sp. Disseram 30 dias. Quanto tempo tem levado para chegar os docs?

  • @camperpt Fiz meu CC e passaporte dia 19/07 em sp também, hoje 15/08 chegou a cartinha de Portugal com os dados do cartão cidadão. Para mim falaram que estava demorando 2 meses o urgente, e de 4 a 5 meses o normal. Acredito que seja mais ou menos isso mesmo. Te disseram 30 dias para que especificamente?

  • Passaporte uns 30 dias. Disseram que chegaria antes que o CC. Tenho viagem marcada para 29 setembro espero que cheguem antes

  • Olá pessoal! Uma dúvida, para tirar CC e passaporte no Brasil tem que ser presencial para ambos? Estou em Chapecó-SC

    Outra dúvida, estou pedindo a transcrição do meu casamento via Portugal. Eu posso pedir o CC junto e por lá mesmo? O que vocês recomendam?

  • @Adri_Villela

    São presenciais tanto no BR como em PT pois precisa fazer biometria.

    Tente ver se o vice-consulado de Curitiba terá alguma "presença consular" mais perto de você:

    https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/permanencias-consulares#vice-consulado-de-portugal-em-curitiba

    Eles tiveram algum problema com equipamento e cancelaram algumas dessas presenças esse ano; melhor verificar se essa informação acima está atualizada:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/316741#Comment_316741

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/325511#Comment_325511

  • @CarlosASP Obrigada! Vou checar sim, estou longe dos consulados.

  • Oi pessoal! Fui no consulado dia 07/07 para pedir a emissão do Passporte e CC. Alguém sabe se consigo de alguma forma rastrear o passaporte? Tenho viagem agendada pra setembro e até agora só recebi as cartas com código do CC. Pedi emissão com urgência e a mulher que me atendeu também disse que o passaporte muitas vezes chega antes de 2 meses. Agradeço desde já!!

  • Olá! Fui no consulado no dia 03/07, hoje é dia 18/8 e até agora só consegui receber minha cartinha também. De relatos anteriores que vi por aqui, passaporte chegou uns 55 dias corridos e o CC de 58 a 60 dias depois. Seria interessante postarmos aqui as datas de quando chegarem os nossos para termos uma ideia dos prazos.

  • Boa noite tudo bem alguém poderia me ajudar, sexta feira saiu a cidadania de minha esposa, e agora ficou uma dúvida, eu e meus 2 filhos temos temos nossos documentos em Minas Gerais e minha esposa no estado de São Paulo, a duvida seria posso fazer o CC e passaporte em qualquer estado para nós 4 ou terei q fazer 3 em Belo Horizonte e 1 em São Paulo, desde já agradeço a atenção de todos na comunidade.

  • @wagnerjesus

    O que importa não é a origem dos documentos, mas sim onde vocês moram.

    Se vocês moram em Minas, são atendidos pelo consulado de Belo Horizonte.

    Se moram em São Paulo, são atendidos pelo consulado de São Paulo.

  • @Renata_Cruz @camperpt Só para informar, meu Cartão de Cidadão chegou hoje, 48 dias depois de minha visita ao Consulado, com pedido de urgência. Mas nada do passaporte (que geralmente chega antes do CC). Vamos aguardar. Alguém do grupo saberia como rastrear o PEP?

  • Ainda bem que chegou.


    acho que o pep a dhl envia um link dd rastreio por relatos que ouvi

  • @ELIANA PAVAN obrigada pela informação. Continuo na espera aqui e aviso assim que chegar o CC e passaporte.

  • Bom dia Pessoal! Fiz minha solicitação do cartão cidadão no dia 08/08 no Porto, solicitei para entregarem no VPC Porto Alegre, o pedido foi feito na entrega normal de 23 euros pois na hora não podia solicitar urgência. Qual a experiência de vocês nesse caso, demora muito para chegar ? E com o cartão cidadão em mãos eu posso solicitar o passaporte online certo ? Sem precisar ir a um consulado. Obrigado desde já.

  • Bom dia pessoal!

    Estou tentando agendar no consulado de SP para fazer meu CC e Passaporte, porém tem dias que está dizendo não ter agenda disponível. É isso mesmo? Alguém com experiência poderia me dar algum dica de como fazer? Obrigada!

  • @Beatriz_Pinheiro


    é dificil mesmo conseguir agendamento, tem que ficar tentando.

  • @Renata_Cruz @camperpt meu passaporte chegou hoje (ufa!), mas não recebi nenhum link por SMS da DHL para rastrear. Mas ainda bem que chegou, tudo certinho! 51 dias corridos após a visita no consulado de SP. Acredito que seja este o prazo. Boa sorte para todos!

  • Prezados, retirei o CC de meus filhos, esposa e renovei o meu. Chegou notificação de designar representante fiscal pois não moro na UE. Não tenho ninguém lá fora para me representar. Como resolve isso, alguém sabe. Me parece que é obrigatório.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.