Cartão cidadão e passaporte

1252627282931»

Comentários

  • @Eduardo Alvim

    normalmente o CC é validado pelo consulado português de Bh antes de ser reencaminhado para a residência.

    talvez a única saída seja mesmo ir ao consulado e tentar resolver lá.

  • Olá, @danicrds!

    Grato pela informação.

    Eu mandei e-mail e me responderam que meu passaporte foi emitido hoje, 06/12, em Portugal. Eu estive no consulado dia 13/11 mas ainda não recebi a carta pin. Eu viajo final do mês e estou torcendo para que até lá já tenha o passaporte em mãos.

  • Pessoal, para deixar registrado caso alguém precise no futuro: fui com meu pai no Consulado de Belo Horizonte, na hora do almoço. Estava completamente vazio. Aguardamos cinco minutos, veio um funcionário lá de dentro, pediu o Cartão Cidadão, entrou e logo depois voltou com ele já ativado. Da hora que paramos no estacionamento no quarteirão do lado até descer de novo à rua foram transcorridos 25 minutos.

  • editado December 2023

    Alguém poderia me dizer quais documentos devem ser levados para fazer o cartão cidadão? Tem vários itens que não entendi exatamente quais.


    Depois que sai o assentamento de nacionalidade, o cartão cidadão é o primeiro documento a ser feito? Quais mais? E o passaporte, quando marca para fazer? Eles são entregues na hora? Quanto tempo demora para serem entregues?



    Obrigado, 😃👍️

  • Para o CC

    Documento brasileiro orginal (RG ou passaporte) e cópia simples

    Comprovante de residência

    Assento de nascimento


    Para o PEP

    Cartão cidadão

    Comprovante de residência.


    Aqui no consulado de BH. Para o primeiro CC demora cerca de 30 dias. Para pedir o primeiro passaporte deve se ter o CC em mãos e demora cerca de 10 dias para chegar.

    Minha tia pediu seu primeiro PEP dia 07/12 e chegou em 7 dias, dia 14/12. Pedido feito com urgência.

  • @DRROCHA

    Aonde pretende pedir o CC e PEP? Pois os procedimentos variam um pouco de consulado para consulado no BR e também se feitos diretamente em PT.

    Por exemplo, no consulado em SP se pode pedir o CC e o PEP juntos na mesma visita. Fogo é conseguir agendar o atendimento (é presencial pois requer biometria). Em SP muita gente acaba recebendo o PEP antes do CC chegar.

    Já no Rio (e, pelo comentário do colega acima, em BH também), primeiro tem que se pedir o CC e só depois pedir o PEP.

  • @CarlosASP é RJ mesmo. Já marquei para semana que vem o cartão cidadão... todavia, não achei como solicita o passaporte. Tem alguma dica?


    Saberia quais documentos precisa levar para fazer o cartão cidadão? Li a lista no site, mas não entendi direito. Não tenho nenhum documento português ainda. Só com a Certidão do civil online impressa já é suficiente? Tem validade? Precisa levar foto ou eles tiram lá? Também não sei quais valores devem ser pagos. Nem quanto tempo levam para entregar o Cartão cidadão.


    Obrigado, 😃👍️

  • @leonardocouto


    Agora que li sua mensagem... obrigado.


    Foto eles tiram lá?

    A certidão do civil online tem validade? A que tenho deve ta beirando ou passando de 1 ano. Sabe o link para retirar outra se for o caso?


    Será que serve carteira de motorista? Carteira de identidade tem que ter menos de 10 anos de feita? (lembro que tinha algo assim para pedir a atribuição).

    Comprovante de residência tem algum que eles não aceitem? Ou conta de luz, gás, internet fixa, estão valendo?


    Li num comentário antigo que podia pedir durante a realização do cartão cidadão para já fazerem o passaporte no consulado do rj. Será que ainda é assim?


    Muito obrigado, 😀👍️

  • Alguém sabe se a plataforma do agendamento (https://agendamentosonline.mne.gov.pt/) mudou?

    Fui entrar para marcar um agendamento e tudo mudou, o antigo sistema não parece existir mais. As vagas que sempre tinham para CC e PEP em BH desapareceram...

  • Boa tarde,

    Alguém sabe se para primeiro Cartão Cidadão o RG pode ter data de expedição superior a 10 anos?

    Ou se a CNH é aceita?

    Grata

  • Complementando.... para emissão no Consulado RJ

  • @Simone Carvalho Sobre a CNH, não é válida como documento de identificação civil para Portugal, somente o RG mesmo, precisará estar com ele validado, como eles falam que o passaporte deles também pode ser usado, o nosso provavelmente também poderá ser usado se o seu RG estiver vencido.

  • Bom dia a todos!

    Já tenho meu cartão do cidadão em mãos, que foi enviado pelo Consulado do Rio de Janeiro. Irei viajar a Portugal em duas semanas. Se for usá-lo para fazer cadastro em hotéis ou apresentá-lo em alguma outra situação, tenho que fazer algum procedimento de ativação? Não fiz nada desde que o recebi. Sabem também dizer se é aceito como documento de entrada? Irei sair do Brasil com o passaporte brasileiro, mas ainda não tirei o passaporte português.

    Grato.

  • @SABarreira , creio que o cartão cidadão só precisa ser ativado para se possibilitar a realização de alguns serviços pela internet, tal como alguns certificados digitais no Brasil.

    Você poderá ingressar tanto em Portugal como em qualquer outro país da União Europeia apenas com o seu cartão cidadão.

  • @Ricosne , obrigado pela informação.

  • Para quem fez também o PEP, foi necessário agendar uma nova data ou só chegou no consulado?


    Vou fazer o meu CC em Curitiba mas não sei se já permitem fazer no mesmo agendamento o PEP.

  • Boa tarde.

    Em 28 de fevereiro levei meu filho no Consulado de SP para fazer CC + Passaporte. Sem urgência.

    Ontem, 20 de Março, recebi duas cartas em casa. Uma delas contendo o NIF, e outra informando que o CC dele está no consulado de SP, e que preciso agendar a retirada em https://siga.marcacaodeatendimento.pt/

    Nesse site, devo procurar a opção Levantamento de Cartão de Cidadão.

    O problema é que só é possivel agendar nas lojas do cidadão de portugal. No Brasil nao tem nenhuma opção.

    De qualquer forma, alguem sabe me ajudar com o que devo fazer agora ?

    Preciso ativar esse CC ? Se sim, onde ?

    Ha alguma chance do passaporte ja ter chegado tambem, ou seria somente o CC ?

    Obrigada

  • Cheguei hoje em Portugal, com esposa e filho, via Lisboa. Estou com agendamentos diversos para obtenção do Cartão Cidadão, passaporte, transcrição do casamento e tudo mais. Munido do meu passaporte brasileiro e assento de nascimento português, peguei a fila de Cidadão UE conforme orientado pelos funcionários do aeroporto. Ao chegar no guichê e apresentar os documentos tomei um "torra" da agente que disse que só poderia pegar aquela fila se já estivesse com os documentos portugueses. Todavia, ela processou a minha entrada e dos meus sem solicitar qualquer tipo de documento adicional; apenas carimbou os passaportes.

  • editado March 24

    @Eduardo Alvim


    apenas carimbou os passaportes.


    Ou seja, entrou como brasileiro?

  • @Eduardo Alvim estou querendo ir para Portugal fazer meus documentos também, poderia me dizer se você e sua família foram apenas com passagem de ida e, se sim, qual foi a companhia aérea?

  • @eduardo_augusto , sim, entramos todos como brasileiros...

    E, hoje, na Loja do Cidadão de Gaia, ainda tive uma experiência estranha com relação a senhas e ordens de atendimento. Mas, depois de falar com o supervisor, a situação foi resolvida. Consegui pedir meu CC e fica pronto amanha. Vou dando noticias...

  • Bom dia! Fiz o levantamento do meu Cartão Cidadão hoje cedo na Loja do Porto (Antas). Aproveitei, peguei outra senha e já pedi o Passaporte. Por enquanto, tudo certo.

    O pessoal aqui tem algum problema com senhas. Ao chegar na Loja do Cidadão hoje, eu segui os menus da máquina de auto-atendimento e tirei uma senha para Levantamento de Cartão Cidadão. Isso, inclusive, saiu impresso na senha, bem visível, no topo "LEVANTAMENTO". Ao ser atendido o senhor "me informou" que eu havia tirado senha para pedir CC, não para levantar. Eu fiquei assim: ??. Mas felizmente ele seguiu o atendimento e foi pegar meu envelope. Abram os olhos!

  • Pessoal, já estou de volta ao Brasil e fiquei de atualizar aqui as informações. Passaporte ficou pronto poucos dias depois (paguei uma taxa para sair mais rápido). Fui buscar e tudo certo. Consegui também efetuar a transcrição do meu casamento, cuja história contarei no post específico.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.