Cartão cidadão e passaporte

1151618202131

Comentários

  • Bom dia a todos,

    Consegui agendamento para a próxima semana para mim e para meus filhos para tirar o cartão cidadão e o passaporte. Li que é necessário levar um envelope com os dados do destinatário já preenchidos apara que eles enviem os documentos para sua residência. Fiquei com uma dúvida, sei que pode ser bobagem, mas é melhor saber e levar tudo certinho para evitar qualquer problema lá no consulado. Se alguém que já fez este processo puder me ajudar eu agradeço imensamente: Existe um tamanho padrão de envelope para levar? Qual o tamanho do envelope que devo levar? tamanho carta normal, A5, A4? Envelope de papel comum ou envelope plástico? Encontrei na internet um envelope plástico na cor preta, será que serve ou existe um padrão determinado que eles exigem?

    Se alguém puder me informar será ótimo!

  • @verifel eu usei um envelope bolha que comprei na Kalunga, de 21cm x 26cm da World Post Envelopes Especiais. Eles vão mandar o cartão cidadão pelo envelope, então não precisa ser grande. Já usei para meu avô, minha mãe, minha tia e nunca o consulado reclamou, e sempre chegou.

  • @monteiroepm você já recebeu seu cartão cidadão ? Pediu normal ou urgente? Solicitei o meu essa semana e deram prazo de 70 dias. Gostaria de saber o tempo médio ou se por acaso atrasam a entrega para poder agendar pedido para passaporte.

  • @teixeiranovais, muito obrigada pela informação. Parece bobagem, né? mas é tão difícil conseguir agendar no consulado! Fiquei com medo de cometer algum erro e não poder prosseguir com o processo. Este envelope que você usou é de plástico ou de papel? Alguém havia me orientado a usar um envelope plástico para não haver risco de rasgar com o peso do passaporte (sic). Será?

  • Outra coisa que gostaria de saber, se alguém puder ajudar: Como devo preencher o local de nascimento? Diz freguesia... concelho... distrito... Devo colocar São Paulo em freguesia? devo escrever alguma coisa no campo de concelho e distrito ou deixo em branco?

  • @verifel é um envelope plástico sim. Sobre o local de nascimento, preencha a seção "Se nasceu no Exterior", colocando País/Cidade/Estado


  • Nossa! Este formulário é diferente. No e-mail veio um link para um requerimento diferente que não tem este campo. Agora fiquie confusa. Qual frmulário devo preencher? Mando em anexo o outro do qual falei


  • @verifel realmente tem dois formulários, um no site do consulado (https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/cc_e_pep_formulario.pdf) e o que mandam por e-mail. Esse print que te mandei é o formulário que está no site do Consulado, que minha mãe usou para dar entrada no começo do ano e que aceitaram sem problemas. Tente usar esse do site do consulado pois permite preencher pelo computador, salvo alguns campos que deverá preencher a mão.

  • Alguém sabe o tempo estimado em media que estão entregando o cartão cidadão pedindo no consulado (BH) ? Meu caso deram prazo de 70 dias corridos (normal), queria saber se estão adiantando ou atrasando esse prazo.

  • Bom dia, estou na tentativa de agendar no consulado e nunca aparece data. É somente de segunda às 7h ou aoguém já conseguiu agendar entrando outro dia?

  • @teixeiranovais, mais uma vez te agradeço pela ajuda!

  • Bom dia pessoal. Eu fiz o agendamento para tirar o CC aqui em Recife ano passado. Fui atendido, efetuei o pagamento e me disseram para aguardar a chegada de uma carta no meu endereço com o código PIN. Essa carta chegou em novembro mas até agora não fui no Consulado buscar esse Cartão Cidadão. Tem algum problema? Estou para ir lá esses dias para buscar. Será que ainda estará lá?

  • editado February 2023

    Olá pessoal, como estão?

    Pessoal, alguém que tenha feito o cartão cidadão pela primeira vez sabe informar se ele já vem com os números NIF e NISS atribuídos?

    Minha dúvida é se eles vem em branco e terei que solicitar os números posteriormente. Daí, provavelmente, terei que fazer outro cartão cidadão.

    Tenham um bom dia!

  • @loRdY_JG boa tarde!

    O cartão cidadão só vem com o número da Segurança Social e o de Utente de Saúde pois o governo português já os atribui automaticamente na primeira emissão.

    O NIF estando no Brasil até onde sei só consegue ter somente se entrar com um pedido e ter um representante fiscal que more lá em Portugal. Mas de qualquer forma não terá ele logo de cara. Se conseguir depois o NIF de alguma forma, não sei se é obrigatório você fazer outro cartão, pois essa informação é atualizada internamente na base de dados do governo - não acho que invalidaria o cartão que você estiver em mãos.

  • @Felipe Cestari , boa tarde!

    Entendi!

    Então o CC já vem com o NISS e o Número de Utente de Saúde? Se sim já é um bom adianto!

    Obrigado pela respoata!

  • editado February 2023

    Olá @Jmsfjunior88.

    Não recebi o CC ainda. Não solicitei urgência, portanto o prazo que me foi informado seria também os 70 dias corridos (no máximo), segundo o atendente. Me parece que antes do cartão, vem uma tal de carta PIN, que também não recebi ainda.

    Quanto ao passaporte, por garantia, fiz um agendamento já considerando esses 70 dias de prazo do CC, então ficou calendarizado lá em abril-23.

    Embora não esteja informado no site do consulado, a agenda para BH está aberta. Fiz o agendamento dos meus serviços no último dia 20/02. Sugiro a você que já agende a sua próxima visita.

  • @Marcoshcf, tudo bem?

    Quanto tempo demorou para chegar a sua carta PIN a partir da solicitação? Por ser um documento que vem direto de Portugal, penso que o prazo de envio ao Brasil seja parecido para todos os estados, independente do consulado que deu entrada do pedido. Gostaria de ter uma referência para acompanhar a chegada da minha.

  • @loRdY_JG isso mesmo. O cartão já vêm com esses 2 números preenchidos.

  • Bom dia, amigos.

    Lendo algumas mensagens percebi práticas diferentes entre os consulados. Fiz a solicitação do CC no consulado do Rio no dia 27/01. Pedi com urgência com prazo de 20 dias úteis. Não recebi nada. Me foi informado que eu receberia em casa, mas não informaram nada sobre carta pin e nem a necessidade de envelope.

    Alguém do Rio que tenha feito o CC recentemente pode me dizer se o procedimento foi semelhante ao meu?

    Obrigada.

  • Pessoal, alguém mais com problemas de documentos não recebidos ?

    Fui ao consulado de SP no dia 19/11, e após os 45 dias úteis de prazo, ainda não recebi meus documentos (recebi somente a carta PIN).

    Mandei e-mail para o contato indicado, mas eles não respondem.

    Alguém mais teve este problema ?

  • @Monteiro_70 obrigado pela informação, já agendei passaporte porém 60 dias corridos após solicitação do CC, não consegui 70 que é prazo máximo que atendente garantiu de entregar. Quando receber seu PIN e o CC avisa se puder favor.

  • editado February 2023

    Boa tarde amigos… Recebi meu número de assento no dia 10/01/2023, com esse me veio um link para tar agendando o cartão cidadão e o passaporte, fiquei em dúvida como proceder. Pesquisando um pouco aqui no fórum me deparei com um link que me direcionou ao consulado de Curitiba e nesse dava para agendar meu atendimento em Florianópolis onde resido nos dias 13 e 14 de abril ou 19 e 20 de outubro. Minha dúvida é de como proceder para tar agendando ( tem que ligar no consulado de Curitiba ou agendar em alguma site) e quais documentação são necessárias? Desde já agradeço a todos.

  • editado February 2023

    @Joaopauloabreu

    Cada consulado tem seu método para agendar atendimentos nas chamadas "permanências consulares" - quando o pessoal do consulado (de Curitiba, no seu caso) visita algumas cidades da sua área de atuação. Por exemplo, o de São Paulo só abre 15 dias antes da data da permanência consular e se manda um email solicitando uma vaga,

    Você pode tentar o contato com o vice-consulado de Curitiba. ou então com o consulado honorário de Florianópolis para saber o procedimento:

    https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/permanencias-consulares#vice-consulado-de-portugal-em-curitiba

    Se puder dar um retorno depois para o fórum, seria uma grande ajuda para outras pessoas de PR e SC.

    Olhe aqui: a pessoa conseguiu contato para a permanência em Londrina:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23032/cartao-cidadao-e-passaporte#latest

  • Gente, tem alguém aqui com atraso pra receber o Cc e passaporte solicitado com urgência? Do consulado de SP?

    oq podemos fazer nesses casos? Pq ir lá eles vão me barrar, e-mail não respondem e telefone não atende!!

  • @MarcelomgDias e ai, chegou? Vc conseguiu alguma resposta deles? To na mesma situação

  • editado February 2023

    Boa noite! Para conseguir o passaporte português é necessário tirar primeiro o Cartão Cidadão, ou posso apenas solicitar o passaporte?

    Pois pretendo viajar para os Estados Unidos sem precisar de visto.

    Por favor, alguém poderia me informar?


    Gratidão!

  • Oi @Yuri tudo bem?

    Você só consegue tirar o passaporte se tiver o cartão cidadão primeiro.

  • @Monteiro_70 ontem 27/02 recebi a carta PIN, fiz solicitação do CC no dia 14/02. Achei bem rápido.

  • fui dia 14/02 e recebi minha carta PIN hoje, 28/02. Achei rápido também.

  • @ingridhernandes ainda não tive o privilégio de merecer uma resposta do consulado.

    Sigo sem meus documentos, já tem umas duas semanas que passou o prazo de 45 dias úteis

    A única coisa é que eles falam para quem estiver com o CC e passaporte em atraso mandar e-mail para delani.nogueira@mne.pt.br com o nome completo e data de nascimento . Eu mandei, mas não tive retorno.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.