Cartão cidadão e passaporte

Bom dia pessoal, preciso tirar o cartão cidadão e o passaporte dos meus primos menor de idade, estou auxiliando no processo deles. Os dois já estão com os assentos registrados, já temos em mãos. Nós somos do Paraná, da cidade de Londrina. Quais documentos necessários para tirar o cartão cidadão e o procedimento? Preciso ir até curitiba ou é possível tirar pela minha cidade através do Consulado de Portugal em Londrina? Qual o custo e o prazo?

Comentários

  • @hillarybs

    Não existe um consulado "de verdade" em Londrina; esses outros não emitem os documentos. O "de verdade" é o vice-consulado em Curitiba, para os estados do PR e SC. Mas eles em Londrina talvez possam te dar alguma informação.

    O vice-consulado de Curitiba realiza de tempos em tempos as chamadas "permanências consulares" em cidades de sua jurisdição, inclusive Londrina. Parece que a próxima em Londrina é em maio. Entre em contato para ver como nessa permanência consegue emitir o CC, quais documentos etc. Cada consulado tem uma maneira de agendar esses atendimentos nas permanências.

    https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/permanencias-consulares#vice-consulado-de-portugal-em-curitiba

    Se tiver muita pressa, peça informações como fazer em Curitiba (caso tenha agendamento disponível; em muitos estados leva meses para conseguir uma vaga).

  • @CarlosASP

    Obrigada pelo retorno. Entrei em contato em Londrina, o responsável me enviará os documentos necessários, e me informou que realmente o pessoal de Curitiba virá para Londrina em breve. Postarei as novidades para vocês acompanharem.

  • Atualização da situação:

    Consegui contato com a Permanência Consular de Londrina, enviei email pedindo informações sobre o agendamento para pedido de cartão cidadão de passaporte.

    No Paraná, sendo pedido do primeiro cartão cidadão, não há como solicitar o passaporte ao mesmo tempo. Serão 2 pedidos. Recebi o Seguinte email:

    Prezada Senhora

    Seguem, em anexo, as instruções para pedido de Cartão de Cidadão e de posterior pedido de Passaporte.

    Quando se trata de pedido de primeiro Cartão de Cidadão o Sistema não aceita pedido de Passaporte simultaneamente com o pedido de Cartão de Cidadão.

    Havendo essa situação será necessário pedir inicialmente Cartão de Cidadão.

    No momento de retirar o Cartão de Cidadão poderá pedir o Passaporte.

    Em cada ano, de três em três meses, ocorre o serviço denominado Permanência Consular.

    A Permanência Consular é uma espécie de atendimento itinerante organizada e realizada pelo Vice Consulado de Portuqal em Curitiba. 

    O atendimento dependerá de pedido de agendamento da pessoa interessada enviado ao Vice consulado de Portugal em Curitiba, pelo:

    e-mail: curitiba@mne.pt

    Informar o nome completo;

    Mencionar o pedido que deseja fazer, e,

    Esclarecer que deseja ser atendida quando houver a Permanência Consular em Londrina. 


  • Atualização da situação, recebi ontem o seguinte email do Vice Consulado de Curitiba:


    Vice Consulado de Portugal em Curitiba

    Qua, 15/03/2023 19:34

    Prezado(a) senhor(a),

     Infelizmente, por motivos técnicos que se prendem com problemas no equipamento informático móvel, as permanências consulares previstas para o primeiro semestre do ano foram canceladas.

     O agendamento para solicitação de Passaporte ou Cartão de Cidadão no posto consular em Curitiba é efetuado através do sistema online do Portal das Comunidades:

     https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/agendamento-online-de-atos-consulares

     A agenda encontra-se completa até final de maio. No primeiro dia útil de cada mês abre agendamento, contudo, frequentemente surgem vagas por cancelamento, pelo que aconselhamos a consulta regular ao sistema.

     Pedimos desculpa pelo incómodo.

     Com os melhores cumprimentos, 

    Vice-consulado de Portugal em Curitiba


    Agora, tentarei o agendamento pelo site. Informo mais novidades.

  • Boa tarde pessoal, atualizações:

    Desde o dia 16 de março estou tentando o agendamento para tirar os documentos em Curitiba, sem sucesso.

    Ontem, primeiro dia útil do mês, tentei em vários horários agendar e não tinha vaga.

    Vocês sabem dizer se eu posso agendar em outro Estado diferente da residência para tirar esses documentos?

    O meu tio, pai das crianças, vai para Portugal em maio sem os filhos. Tem possibilidade de agendar para tirar os documentos das crianças sem as crianças? Em que endereço? Eles tem 8 e 11 anos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.