tudo bem em com posse desta documentação, minha certidao, certidao do meu pai, certidao do meu avo, xerox rg meu pai, antecedentes criminais, historico escolar , aonde levo tudo isso?? e aonde pego os formularios para preencher? grato
Vai aqui a lista para os documentos para o processo de Aquisicao de Nacionalidade Portuguêsa por Naturalizacão:
- Certidão de nascimento do Nacional Português(sa), (Inteiro Teor)
- Certidão de nascimento de Inteiro Teor do filho(a) do português(a)
- Sua Certidão de nascimento de Inteiro Teor
* As certidões brasileiras tem que ser de INTEIRO TEOR e ter a assinatura do Itamaraty e selo branco do Consulado Português no Brasil.
- Certificado de Conclusão Escolar de qualquer serie com aproveitamento.
- Antecedentes Criminais da Policia Federal, só serve este para efeito
- Requerimento preenchido autenticado presencialmente em cartorio e legalizado no consulado.
- Xerox do seu RG ou passaporte autenticada e legalizada no consulado.
- O valor é de 175€. Pode Fazer em Lisboa, no Consulado ou pelo correio, se fizer pelo correio tem que ser feito o pagamento atraves de vale postal no proprio correio chamado dinheiro certo.
O requerimento voce tem que assinar no Consulado de SP ( nao mais no cartorio ), quando esses documentos estiverem prontos, voce envia para o Consulado e eles vao te ligar para agendar um horario para assinar o formulario. Junto com os documetnos voce ja tem que enviar o pagamento para o Consulado atraves de vale postal, tem dois valores: se voce quiser enviar por conta propria a CRC ( inclusive no proprio site do Consulado eles ja dao o endereco da CRC ), voce paga 220,00 reais, se voce quiser que eles enviem o processo vai custar 470,00.
Entra tambem no site do Consulado de SP que esta explicando como enviar pra eles.
poxa bacana, te agardeço por tudo vou seguir estes passos sim, inclusive a rosangela disse que localizou a certidão do meu avo portuga so vou combinar com ela o envio e valores agora. agraderço e se tiver mais duvidas vou postando aki grato[ guto
Foi achado e dado inicio ao meu processo: Exmo/a Senhor:
Informo que já consta nesta Conservatória o processo de nacionalidade ao qual foi atribuido o nº XXXXX/09. Para mais informações poderá contactar o respectivo sector através do e-mail crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt
Com os melhores cumprimentos, Teresa Maia
Acho que eles dão andamento melhor aos processos em que os utentes solicitam informações. Gente vamos parar de ligar e usar o e-mail que eles tão respondendo praticamente no mesmo dia! Seria bom ligar apenas se não obteve resposta por e-mail. Assim eles poderão finalizar os processos mais rapidamente.
Oi Cibele!!!! Ja recomecei toda correria!!!!!!!!!No Brasil meu cunhado vai mexer com os documentos e vou mandar de novo pra CRC,quanto a certidao do pai da avo do meu marido "q confusao" vou tentar descobrir mais detalhes para pedir p Rosangela quem sabe ela nao pode ajudar!!! MAs por incrivel q pareca conheco muita gente q mora aqui em Londres q deu a entrada do processo sem legalizacao dos doc e nem carimbo do consulado portugues e tiveram sucesso!!!!Mas mesmo assim vou fazer tudo novamente e da forma mais correta. Obrigado pela resposta, e acho q ainda vou precisar muito de vcs....A gente se fala....Bjos
nao sei se fiquei entusiasmada ou preocupada com essa historia das legalizacoes, o que eh "muita gente conseguiu e teve sucesso" ? Eu tambem estou em Londres e nao sei de facilidades, pelo contrario, a documentacao tem que estar toda certinha. Ja faz tempo que voce mandou ? Voce ao inves de mandar novamente, espera a CRC dar um parecer, quem sabe cai no caso da sorte.
Mas se quiser fazer tudo "nos conformes", espero que voce encontre a certidao do bisavo do seu marido, eh importante, tem varios casos aqui na comunidade sobre bisavos, avos e nos sabemos o quanto eh importante ser o portugues o declarante ou fazer uma transcricao de casamento quando necessaria, tem casos de tutela, de prova de paternidade/maternidade na menoridade, divorcios, viuvos/as, casados 10 vezes, enfim, de tudo um pouco.
Te desejo sorte e coloca os dados que voce tem do bisa no topico da Rosangela.
Mandei um cheque. Quanto as historias q sei sao pelo menos 20.Trabalho com traducoes aqui e recebo muita gente dando entrada em processo tanto portugues quanto italiano,todas as pessoas q recebo que acabaram de fazer a cidadania portuguesa me falaram q nao seguiram a risca pois sao procedimentos pra "ingles ver", falaram tbm q nao eh necessario nehuma certidao de casamento nem precisa ser a certidao do declarante contanto q seja portugues pode ser tanto a mae como o pai, foi entao q resolvi nao fazer, ate pq vc sabe melhor do q eu o trabalhao q da.....Ainda mais pra quem esta aqui sem poder correr atras de tudo. Nao eh uma afirmacao minha e sim de terceiros. MAs achei plausivel ate pq quando traduzimos doc ingleses para serem enviados para portugal nao eh necessario a legalizacao so a traducao. E se a lei diz q filhos de portugueses nascidos no exterior independentemente de pai ou mae portuguesa ,portugueses sao, no caso do meu marido ,a avo dele tem pai e mae portugueses, mas se fosse so a mae??? E ela nao for a declarante na certidao???Ela nao pode perder o direito por isso!!! Mas enfim isso tudo eh especulacao!!!Vou esperar a resposta deles.... Mas de qualquer forma meu cunhado ja esta mexendo os doc la no brasil, e ele pra facilitar trabalha em cartorio o q agiliza muita coisa De uma forma ou de outra vou conseguir esse doc.Deixo vc a par!
eu acho que deve haver algum equivoco nesses relatos, nao quero dizer que voce nao esta falando a verdade, mas sim de quem disse a voce que conseguiu a cidadania, vamos dizer assim, "nas coxas".
Todo filho de portugues ou portuguesa nascido no exterior tem direito a nacionalidade mesmo que o portugues nao seja o declarante, afirmacao correta, mas para que o filho do portugues nao declarante tenha direito, eh preciso prova de reconhecimento na menoridade, a prova mais simples eh o casamento.
Quanto as legalizacoes, nao sei a qual se referiram, se for a traducao, a certidao de nascimento do meu filho que nasceu em Londres, eu tive que traduzi-la e legaliza-la com a apostille, e pra nao ter problema, reconheci a firma do tradutor em notario publico, mas nao sei se nao o fizesse seria aceito, inclusive para transcricao de casamento, a conservatoria exigiu traducao da certidao de nascimento do meu marido e da certidao de casamento no Consulado de Tel Aviv coma apostille.
Nao sou a advogada e nem pretendo, rsrsrs, mas falo por experiencia, fiz pessoalmente 5 processos de atribuicao em PT e 4 transcricoes de casamento, todos os documentos foram checadas as legalizacoes do Consulado e o ultimo formulario 1C que levei reconhecido firma, ainda me perguntaram: "Nao eh por semelhanca nao ? Eh por autenticidade ?"
Eu sei que essas legalizacoes sao uma chatice, mas nao vejo outro meio senao fazer.
Alias, essa expressao "soh para ingles ver", vem mesmo de um fato ocorrido em Portugal na epoca em que a Monarquia fugiu para o Brasil e os ingleses tomaram conta do pais, mas essa eh uma outra historia, depois arrumo um tempo pra colocar no topico sobre curiosidades, eh muito boa !
Oi Cibele!!??? Como vc foi a unica q me respondeu vou te encher um pouquinho mais o saco,rsrsrsrrsr. Quer dizer acho q ate o final desta jornada vc vai ficar com o saco explodindo,heheheheh. ME explica este lance de transcricao de casamento please????
uanto ao lance das legalizacoes....Achei no proprio site do consulado portugues uma nota dizendo: Que documentos brasileiros por lei nao precisam ser previamente legalizados para terem efeito em portugal....mas q se eles tiverem alguma duvida em relacao ao doc enviado podem pedir a legalizacao....e que eles aconselhavam q as legalizacoes fossem feitas previamente....... Acho q foi por isso q as pessoas conseguiram????!!!!!!! MAs enfim so amanha vou ligar la pra saber como ta o processo da avo do meu marido....MEsmo assim como ja falei ja comecei tudo novamente no brasil.... Ah outra coisa q fiquei sabendo.....Que foi exigido q a conservatoria de lisboa leve no max 45 dias para finalizar os processos q estao sendo feitos diretamente em portugal...Q devido a recessao economica muitos brasileiros ficam em portugal por 4 , 6 meses esperando o doc sair e acabam trabalhando ilegalmente o q nao eh bom pra portugal nessa epoca de desemprego. Tenho uma amigo de infancia q chegou esta semana de portugal me falando isso o processo dele ficou pronto em 35 dias. Ja ouviu falar???? Fico meio perdida a gente ouve tanta coisa neh??? o pra vc ter uma ideia.. a avo do meu marido foi num " prototipo" de consulado portugues em MS/ brasil, eles dao informacoes.. diga-se de passagem completamente erradas. Disseram a ela q ela nao tinha direito a nacionalidade portuguesa quanto mais o neto dela, q como os pais dela nao inscreveram o nasc dela em no cons port quando crianca ela tinha perdido o direito......E eles tem o approval do cons port em sao paulo....vai entender!!!!
se foi o cidadão português quem declarou o nascimento do filho, não é necessário transcrever o casamento.
se foi o cidadão não-português quem declarou o nascimento do filho, então é necessário transcrever o casamento.
Exemplos típicos:
- o pai é o português e ele declarou o nascimento do filho: transcrição não é necessária. - a mãe é a portuguesa MAS não foi ela quem declarou o nascimento do filho, e sim o pai brasileiro, então é necessário transcrever o casamento. - mãe é a portuguesa e foi ela mesma quem declarou o nascimento do filho: não é preciso transcrever o casamento.
o prazo para despacho de processos de atribuição é de 30-45 dias mesmo, não é novidade. Depois mais uns 15 dias em média para lavrarem o número de assento de nascimento. A média é de 2 meses para concluir cada processo de atribuição. E assim que sai um número de assento, já é possível dar entrada no processo seguinte.
processos de naturalização demoram bem mais pois são mais burocráticos, o prazo atual é de 6 a 8 meses.
pode abusar, minha ferias estao chegando . . .rsrsrsr
Essas legalizacoes devem ser do Itamaraty, pra ser sincera, nenhum processo meu foi legalizado no Itamaraty apenas no Consulado, somente a ultima atribuicao da minha filha eu mandei pro Itamaraty porque minha irma mora em Brasilia, senao, iria sem mesmo. Essa sou eu, se voce mandou sem a legalizacao do Itamaraty nao eh uma grande perda, mas sem a do Consulado eh dificil, de todas as vezes que entreguei eles se apegaram as legalizacoes consulares.
E quanto aos Consulados, eles falam muita "abobrinha" realmente, nao deveria ser assim, afinal, uma pessoa que quer iniciar um processo de cidadania vai procurar quem primeiramente ? O Consulado ou um advogado, e nos sabemos o que vem pela frente !
Sobre a transcricao de casamento . . .
Se um nacional portugues casa no exterior, o correto eh ele transcrever o casamento em PT e assim atualizar o estado civil. Isso porque todos os atos do nacional portugues ocorridos no exterior, devem ser comunicados a Portugal.
Bem, nos processos de nacionalidade existe uma brecha na lei entre o que eh correto e o que eh necessario, se foi o portugues o declarante do nascimento do filho, nao eh necessario transcrever o casamento antes do pedido de nacionalidade, isso ja prova que ele/a reconheceu o filho na menoridade, assim, para nao perder tempo, ja entra com o processo de cidadania. Mas, se nao foi o portugues o declarante e houve casamento, deve primeiro fazer a transcricao e depois o pedido de nacionalidade.
Se nao houve casamento, e nao foi o portugues o declarante, e o requerente eh maior, devera apresentar provas de que o portugues/a reconheceu o filho na menoridade.
Oi td bem??? Bom vou explicar... Meu marido eh bisneto de portugueses q se casaram em portugal tiveram 2 filhos la em portugal q morreram de pneumonia e vieram para o brasil com a avo do meu marido na barriga.... A avo do meu marido q eh a filha dos portugueses se casou no brasil se separou e o ex marido ( e ja eh falecido) q nao eh portugues e q foi o declarante do nascimento do pai do meu marido. Entao....Estou tentndo fazer o procedimento de atribuicao de nacionalidade da avo dele e consequentemente do pai para depois ele ter direito. Correto!!!!????? So nao entendo esta burocracia de transcricao de casamento para provar o lance da menoridade, sendo q na certidaode nascimento vem a data de quando a crianca foi registrada q normalmente eh dias depois do seu nascimento, no meu ver a certidao de casamento nao prova nada em relacao a paternidade ou maternidade de alguem na menor idade...... Mas vai entender esse povo???? Obrigado pela resposta!!!!
Cibele ou lara please tirem minha duvida... O pai do meu marido vai tirar a cidadania pela mae dele, mas na certidao dele o nome dos avos portugueses esta errado tem q fazer a correcao????
tem que começar com a atribuição da avó de seu marido. quem declarou o nascimento dela? ambos os bisavós eram portugueses? resume um pouco essa parte. uma etapa de cada vez, rsss
Eh uma longa historia... Ja dei a entrada na nacionalidade da avo do meu marido. Mas nao legalizei nada entao a Cibele me falou q provavelmente nao vao aceitar. Os bisavos do meu marido sao portugues. Bisa e biso A avo do meu marido nasceu no brasil. Quanto o erro na certidao do pai do meu marido: Os avos do pai do meu marido (q sao os portugues) ... Os nomes corretos... Affonso Ferreira Elias, na certidao do pai do meu marido: Afonso Ferreira Leonor da Encarnacao, na certidao do pai do meu marido: Leonor Encarnacion So nesta certidao esta errado em todas as outras esta correto. Mas como ele (pai do meu marido) vai tirar a atribuicao dele pela mae e nao pelos avos queria saber se mesmo assim tem q fazer a correcao????Sera q me expliquei direitinho????rsrsrsrsrs l
eu falo por mim, quanto aos nomes, eu tambem tive problemas com o dos meus bisavos e fiz correcoes judiciais, a certidao da minha mae, por lapso, nao foram corrigidos os nomes dos meus bisas e deu tudo certo, aceitaram.
Voce tem noticias do processo de atribuicao da avo do seu marido ?
e se eh a avo do seu marido a filha dos portugueses e se ela foi casada, nao tera problemas, quem declarou o nascimento do pai do seu marido ? Se NAO foi a mae dele, tera que transcrever o casamento antes de pedir a atribuicao.
kmylla, a cibele ja te deu umas dicas, mas acho que seria fundamental vc saber o que aconteceu com o processo que foi iniciado sem documentos legalizados, pois vc ja pagou a taxa, talvez se vc apenas mandar os documentos devidos para o mesmo processo seja melhor. Vc precisa entrar em contato com a CRC para eles localizarem o processo e confirmar o status atual. Ligue ou escreva um email. Em geral, quando falta legalizacao/autenticacao nos docs eles mandam uma cartinha pedindo para que o documento seja reenviado. Quando foi que o processo deu entrada?
Entao meninas!!!Nao tenho noticias pois nao tenho tempo de ligar la...Dei a entrada no processo a 2 semanas , mas paguei em cheque e o mesmo nao foi descontado.Nao recebi cartinha nenhuma tbm, vou tentar entrar em contato por email e ver se me respondem. Valeu por nao desaparecerem!!!!!
Vcs podem me explicar com da a entrada na transcricao do casamento direitinho????se qualquer pessoa pode fazer isso???Quanto tempo leva?????E tudo mais q preciso saber..Thanks.....
Comentários
tudo bem em com posse desta documentação, minha certidao, certidao do meu pai, certidao do meu avo, xerox rg meu pai, antecedentes criminais, historico escolar , aonde levo tudo isso?? e aonde pego os formularios para preencher? grato
segue a lista de documentos para naturalizacao.
DOCUMENTOS PARA A AQUISICÃO DE NACIONALIDAE
Vai aqui a lista para os documentos para o processo de Aquisicao de Nacionalidade Portuguêsa por Naturalizacão:
- Certidão de nascimento do Nacional Português(sa), (Inteiro Teor)
- Certidão de nascimento de Inteiro Teor do filho(a) do português(a)
- Sua Certidão de nascimento de Inteiro Teor
* As certidões brasileiras tem que ser de INTEIRO TEOR e ter a assinatura do Itamaraty e selo branco do Consulado Português no Brasil.
- Certificado de Conclusão Escolar de qualquer serie com aproveitamento.
- Antecedentes Criminais da Policia Federal, só serve este para efeito
- Requerimento preenchido autenticado presencialmente em cartorio e legalizado no consulado.
- Xerox do seu RG ou passaporte autenticada e legalizada no consulado.
- O valor é de 175€. Pode Fazer em Lisboa, no Consulado ou pelo correio, se fizer pelo correio tem que ser feito o pagamento atraves de vale postal no proprio correio chamado dinheiro certo.
Soh isso !
Para netos de portugueses
[http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_reg
Legalização de Documentos - Itamaraty (São Paulo)
Agora os documentos pode ser legalizados em São Paulo via postal:
ERESP - SETOR DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1297, 2º andar.
São Paulo, SP
CEP 04571-010
http://www.abe.mre.gov.br/avisos/escrito
O requerimento voce tem que assinar no Consulado de SP ( nao mais no cartorio ), quando esses documentos estiverem prontos, voce envia para o Consulado e eles vao te ligar para agendar um horario para assinar o formulario. Junto com os documetnos voce ja tem que enviar o pagamento para o Consulado atraves de vale postal, tem dois valores: se voce quiser enviar por conta propria a CRC ( inclusive no proprio site do Consulado eles ja dao o endereco da CRC ), voce paga 220,00 reais, se voce quiser que eles enviem o processo vai custar 470,00.
Entra tambem no site do Consulado de SP que esta explicando como enviar pra eles.
poxa bacana, te agardeço por tudo vou seguir estes passos sim, inclusive a rosangela disse que localizou a certidão do meu avo portuga so vou combinar com ela o envio e valores agora.
agraderço e se tiver mais duvidas vou postando aki
grato[
guto
Foi achado e dado inicio ao meu processo:
Exmo/a Senhor:
Informo que já consta nesta Conservatória o processo de nacionalidade ao qual foi atribuido o nº XXXXX/09.
Para mais informações poderá contactar o respectivo sector através do e-mail crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt
Com os melhores cumprimentos,
Teresa Maia
Acho que eles dão andamento melhor aos processos em que os utentes solicitam informações.
Gente vamos parar de ligar e usar o e-mail que eles tão respondendo praticamente no mesmo dia! Seria bom ligar apenas se não obteve resposta por e-mail. Assim eles poderão finalizar os processos mais rapidamente.
Oi Cibele!!!!
Ja recomecei toda correria!!!!!!!!!No Brasil meu cunhado vai mexer com os documentos e vou mandar de novo pra CRC,quanto a certidao do pai da avo do meu marido "q confusao" vou tentar descobrir mais detalhes para pedir p Rosangela quem sabe ela nao pode ajudar!!!
MAs por incrivel q pareca conheco muita gente q mora aqui em Londres q deu a entrada do processo sem legalizacao dos doc e nem carimbo do consulado portugues e tiveram sucesso!!!!Mas mesmo assim vou fazer tudo novamente e da forma mais correta. Obrigado pela resposta, e acho q ainda vou precisar muito de vcs....A gente se fala....Bjos
nao sei se fiquei entusiasmada ou preocupada com essa historia das legalizacoes, o que eh "muita gente conseguiu e teve sucesso" ? Eu tambem estou em Londres e nao sei de facilidades, pelo contrario, a documentacao tem que estar toda certinha. Ja faz tempo que voce mandou ? Voce ao inves de mandar novamente, espera a CRC dar um parecer, quem sabe cai no caso da sorte.
Mas se quiser fazer tudo "nos conformes", espero que voce encontre a certidao do bisavo do seu marido, eh importante, tem varios casos aqui na comunidade sobre bisavos, avos e nos sabemos o quanto eh importante ser o portugues o declarante ou fazer uma transcricao de casamento quando necessaria, tem casos de tutela, de prova de paternidade/maternidade na menoridade, divorcios, viuvos/as, casados 10 vezes, enfim, de tudo um pouco.
Te desejo sorte e coloca os dados que voce tem do bisa no topico da Rosangela.
voce pagou por esse processo ??
Mandei um cheque.
Quanto as historias q sei sao pelo menos 20.Trabalho com traducoes aqui e recebo muita gente dando entrada em processo tanto portugues quanto italiano,todas as pessoas q recebo que acabaram de fazer a cidadania portuguesa me falaram q nao seguiram a risca pois sao procedimentos pra "ingles ver", falaram tbm q nao eh necessario nehuma certidao de casamento nem precisa ser a certidao do declarante contanto q seja portugues pode ser tanto a mae como o pai, foi entao q resolvi nao fazer, ate pq vc sabe melhor do q eu o trabalhao q da.....Ainda mais pra quem esta aqui sem poder correr atras de tudo.
Nao eh uma afirmacao minha e sim de terceiros.
MAs achei plausivel ate pq quando traduzimos doc ingleses para serem enviados para portugal nao eh necessario a legalizacao so a traducao.
E se a lei diz q filhos de portugueses nascidos no exterior independentemente de pai ou mae portuguesa ,portugueses sao, no caso do meu marido ,a avo dele tem pai e mae portugueses, mas se fosse so a mae??? E ela nao for a declarante na certidao???Ela nao pode perder o direito por isso!!!
Mas enfim isso tudo eh especulacao!!!Vou esperar a resposta deles....
Mas de qualquer forma meu cunhado ja esta mexendo os doc la no brasil, e ele pra facilitar trabalha em cartorio o q agiliza muita coisa
De uma forma ou de outra vou conseguir esse doc.Deixo vc a par!
eu acho que deve haver algum equivoco nesses relatos, nao quero dizer que voce nao esta falando a verdade, mas sim de quem disse a voce que conseguiu a cidadania, vamos dizer assim, "nas coxas".
Todo filho de portugues ou portuguesa nascido no exterior tem direito a nacionalidade mesmo que o portugues nao seja o declarante, afirmacao correta, mas para que o filho do portugues nao declarante tenha direito, eh preciso prova de reconhecimento na menoridade, a prova mais simples eh o casamento.
Quanto as legalizacoes, nao sei a qual se referiram, se for a traducao, a certidao de nascimento do meu filho que nasceu em Londres, eu tive que traduzi-la e legaliza-la com a apostille, e pra nao ter problema, reconheci a firma do tradutor em notario publico, mas nao sei se nao o fizesse seria aceito, inclusive para transcricao de casamento, a conservatoria exigiu traducao da certidao de nascimento do meu marido e da certidao de casamento no Consulado de Tel Aviv coma apostille.
Nao sou a advogada e nem pretendo, rsrsrs, mas falo por experiencia, fiz pessoalmente 5 processos de atribuicao em PT e 4 transcricoes de casamento, todos os documentos foram checadas as legalizacoes do Consulado e o ultimo formulario 1C que levei reconhecido firma, ainda me perguntaram: "Nao eh por semelhanca nao ? Eh por autenticidade ?"
Eu sei que essas legalizacoes sao uma chatice, mas nao vejo outro meio senao fazer.
Alias, essa expressao "soh para ingles ver", vem mesmo de um fato ocorrido em Portugal na epoca em que a Monarquia fugiu para o Brasil e os ingleses tomaram conta do pais, mas essa eh uma outra historia, depois arrumo um tempo pra colocar no topico sobre curiosidades, eh muito boa !
Oi Cibele!!???
Como vc foi a unica q me respondeu vou te encher um pouquinho mais o saco,rsrsrsrrsr. Quer dizer acho q ate o final desta jornada vc vai ficar com o saco explodindo,heheheheh.
ME explica este lance de transcricao de casamento please????
uanto ao lance das legalizacoes....Achei no proprio site do consulado portugues uma nota dizendo:
Que documentos brasileiros por lei nao precisam ser previamente legalizados para terem efeito em portugal....mas q se eles tiverem alguma duvida em relacao ao doc enviado podem pedir a legalizacao....e que eles aconselhavam q as legalizacoes fossem feitas previamente.......
Acho q foi por isso q as pessoas conseguiram????!!!!!!!
MAs enfim so amanha vou ligar la pra saber como ta o processo da avo do meu marido....MEsmo assim como ja falei ja comecei tudo novamente no brasil....
Ah outra coisa q fiquei sabendo.....Que foi exigido q a conservatoria de lisboa leve no max 45 dias para finalizar os processos q estao sendo feitos diretamente em portugal...Q devido a recessao economica muitos brasileiros ficam em portugal por 4 , 6 meses esperando o doc sair e acabam trabalhando ilegalmente o q nao eh bom pra portugal nessa epoca de desemprego. Tenho uma amigo de infancia q chegou esta semana de portugal me falando isso o processo dele ficou pronto em 35 dias.
Ja ouviu falar????
Fico meio perdida a gente ouve tanta coisa neh???
o pra vc ter uma ideia.. a avo do meu marido foi num " prototipo" de consulado portugues em MS/ brasil, eles dao informacoes.. diga-se de passagem completamente erradas. Disseram a ela q ela nao tinha direito a nacionalidade portuguesa quanto mais o neto dela, q como os pais dela nao inscreveram o nasc dela em no cons port quando crianca ela tinha perdido o direito......E eles tem o approval do cons port em sao paulo....vai entender!!!!
se foi o cidadão português quem declarou o nascimento do filho, não é necessário transcrever o casamento.
se foi o cidadão não-português quem declarou o nascimento do filho, então é necessário transcrever o casamento.
Exemplos típicos:
- o pai é o português e ele declarou o nascimento do filho: transcrição não é necessária.
- a mãe é a portuguesa MAS não foi ela quem declarou o nascimento do filho, e sim o pai brasileiro, então é necessário transcrever o casamento.
- mãe é a portuguesa e foi ela mesma quem declarou o nascimento do filho: não é preciso transcrever o casamento.
processos de naturalização demoram bem mais pois são mais burocráticos, o prazo atual é de 6 a 8 meses.
pode abusar, minha ferias estao chegando . . .rsrsrsr
Essas legalizacoes devem ser do Itamaraty, pra ser sincera, nenhum processo meu foi legalizado no Itamaraty apenas no Consulado, somente a ultima atribuicao da minha filha eu mandei pro Itamaraty porque minha irma mora em Brasilia, senao, iria sem mesmo. Essa sou eu, se voce mandou sem a legalizacao do Itamaraty nao eh uma grande perda, mas sem a do Consulado eh dificil, de todas as vezes que entreguei eles se apegaram as legalizacoes consulares.
E quanto aos Consulados, eles falam muita "abobrinha" realmente, nao deveria ser assim, afinal, uma pessoa que quer iniciar um processo de cidadania vai procurar quem primeiramente ? O Consulado ou um advogado, e nos sabemos o que vem pela frente !
Sobre a transcricao de casamento . . .
Se um nacional portugues casa no exterior, o correto eh ele transcrever o casamento em PT e assim atualizar o estado civil. Isso porque todos os atos do nacional portugues ocorridos no exterior, devem ser comunicados a Portugal.
Bem, nos processos de nacionalidade existe uma brecha na lei entre o que eh correto e o que eh necessario, se foi o portugues o declarante do nascimento do filho, nao eh necessario transcrever o casamento antes do pedido de nacionalidade, isso ja prova que ele/a reconheceu o filho na menoridade, assim, para nao perder tempo, ja entra com o processo de cidadania. Mas, se nao foi o portugues o declarante e houve casamento, deve primeiro fazer a transcricao e depois o pedido de nacionalidade.
Se nao houve casamento, e nao foi o portugues o declarante, e o requerente eh maior, devera apresentar provas de que o portugues/a reconheceu o filho na menoridade.
Duvidas, vai perguntando !
Oi td bem???
Bom vou explicar...
Meu marido eh bisneto de portugueses q se casaram em portugal tiveram 2 filhos la em portugal q morreram de pneumonia e vieram para o brasil com a avo do meu marido na barriga....
A avo do meu marido q eh a filha dos portugueses se casou no brasil se separou e o ex marido ( e ja eh falecido) q nao eh portugues e q foi o declarante do nascimento do pai do meu marido.
Entao....Estou tentndo fazer o procedimento de atribuicao de nacionalidade da avo dele e consequentemente do pai para depois ele ter direito. Correto!!!!?????
So nao entendo esta burocracia de transcricao de casamento para provar o lance da menoridade, sendo q na certidaode nascimento vem a data de quando a crianca foi registrada q normalmente eh dias depois do seu nascimento, no meu ver a certidao de casamento nao prova nada em relacao a paternidade ou maternidade de alguem na menor idade...... Mas vai entender esse povo????
Obrigado pela resposta!!!!
Quanto ao nascimento do meu marido foi o pai dele q foi o declarante na certidao dele e o pai dele q eh neto de portugueses.
Cibele ou lara please tirem minha duvida...
O pai do meu marido vai tirar a cidadania pela mae dele, mas na certidao dele o nome dos avos portugueses esta errado tem q fazer a correcao????
tem que começar com a atribuição da avó de seu marido. quem declarou o nascimento dela? ambos os bisavós eram portugueses? resume um pouco essa parte. uma etapa de cada vez, rsss
e qual é o erro na certidão que vc tá falando?
Eh uma longa historia...
Ja dei a entrada na nacionalidade da avo do meu marido.
Mas nao legalizei nada entao a Cibele me falou q provavelmente nao vao aceitar.
Os bisavos do meu marido sao portugues. Bisa e biso
A avo do meu marido nasceu no brasil.
Quanto o erro na certidao do pai do meu marido:
Os avos do pai do meu marido (q sao os portugues) ...
Os nomes corretos...
Affonso Ferreira Elias, na certidao do pai do meu marido: Afonso Ferreira
Leonor da Encarnacao, na certidao do pai do meu marido: Leonor Encarnacion
So nesta certidao esta errado em todas as outras esta correto.
Mas como ele (pai do meu marido) vai tirar a atribuicao dele pela mae e nao pelos avos queria saber se mesmo assim tem q fazer a correcao????Sera q me expliquei direitinho????rsrsrsrsrs
l
eu falo por mim, quanto aos nomes, eu tambem tive problemas com o dos meus bisavos e fiz correcoes judiciais, a certidao da minha mae, por lapso, nao foram corrigidos os nomes dos meus bisas e deu tudo certo, aceitaram.
Voce tem noticias do processo de atribuicao da avo do seu marido ?
e se eh a avo do seu marido a filha dos portugueses e se ela foi casada, nao tera problemas, quem declarou o nascimento do pai do seu marido ? Se NAO foi a mae dele, tera que transcrever o casamento antes de pedir a atribuicao.
Mas tb acabou de dar 9horas lá hehehe
conseguiu falar??
Entao meninas!!!Nao tenho noticias pois nao tenho tempo de ligar la...Dei a entrada no processo a 2 semanas , mas paguei em cheque e o mesmo nao foi descontado.Nao recebi cartinha nenhuma tbm, vou tentar entrar em contato por email e ver se me respondem.
Valeu por nao desaparecerem!!!!!
infelizmente não, fiquei 30 minutos tentando.
O máximo que consegui foi falar com a portaria que desligava na minha cara! hahaha
Hj tava sinistro.
Vcs podem me explicar com da a entrada na transcricao do casamento direitinho????se qualquer pessoa pode fazer isso???Quanto tempo leva?????E tudo mais q preciso saber..Thanks.....