Minha aquisição da cidadania - Inicio ao Fim

12467

Comentários

• Valeu Lara!
    Tamos ai.
  • Lara

Você disse que seu processo levou pouco mais de 1 mês. Isso contando da data da chegada dos docs na CRC até a divulgação do número do assento?

Allan, no seu caso vc deu entrada na sua atribuição somente com o número do assento do processo do seu pai? Ou vc teve que esperar a certidão de cidadania (é esse o termo?!) do seu pai chegar no Brasil?

No geral, tenho percebido que os processos de Atribuição via CRC tem demorado menos que 3 meses heim... vcs concordam ou to viajando? rsrsrs
  • Fabio,

os processos sao relativamente rapidos, quando chegou a minha vez ( rsrsr, pq sou bisneta ! ) o meu tambem foi vapt-vupt, dei entrada pessoalmente em Lisboa no dia 10/07 foi despachado no dia 25/07 mas soh recebi o assento no dia 29/08, saiu em 50 dias !
  • Noticias

Estou aqui de volta! A carta com a certidão de nascimento do meu pai chegou em uns 20 dias....A carta da CRC informando o registro da nacionalidade com a certidão em anexo demorou beeem mais e chegou ontem dia 20/03.

O meu processo porém pelo que parece ainda não deram entrada, segue a resposta que tive da CRC por email:

Em referência ao e-mail em epígrafe, informo que, feitas pesquisas nesta Conservatória em nome de Allan XXXXXXXX Maio, não foi localizado qualquer processo ou registo.

No entanto, esclareço que estamos em fase de implantação do novo sistema informático, poderá apenas ser uma questão de tempo para a introdução dos seus dados no sistema informático.

No entanto, ficamos com os elementos indicados por V.Exª e oportunamente lhe comunicaremos.

Com os melhores cumprimentos.

Pel` O Conservador-Auxiliar- A 2ª Ajudante,

(Maria da Conceição Girão Romão Carreiro Moita)

Será que perderam meus docs? Ou será isso normal? Se não me engano isso ja aconteceu com alguma pessoa aqui da comunidade.
  • Fabio

não tinha visto sua pergunta, rsss... meu processo eu dei entrada pessoalmente em Lisboa em 11 de dezembro e foi aprovado em 1 mês, na semana de 12-17 de janeiro. Quando eu liguei lá no dia 19 de janeiro já tinha sido despachado na semana anterior, mas eles não deram a data exata.

Depois levou 3 semanas pra sair o número de assento de nascimento. O número foi lavrado em 5 de fevereiro (eu só fiquei sabendo no dia 11 de fevereiro). Uns dias depois fui pra Lisboa e dia 18 de fevereiro eu já estava em casa com meu passaporte portuga!

Portanto de 11 de dezembro a 18 de fevereiro foram 2 meses pra eu consegui finalizar tudo, com passaporte em mãos.

Antes disso o processo de atribuição do meu pai (que foi feito pelo correio) levou 2 meses pra ser despachado e 2 semanas pra lavrarem o número de assento. Eu dei entrada no meu processo só com o número do assento dele, não esperei a certidão chegar (não precisa, ele tá registrado na própria CRC)
  • Allan,

eh isso mesmo, eles estao demorando quase um mes para digitalizar os processos.
  • Allan

tenho documentos do meu avo e tals ate Reservista do quartel de quando ele servia en portugal...
    sera que isso facilita eu tirar meus Documentos
    qual sao os valores ?
  • O primeiro passo eh encontrar a certidao de nascimento do portugues, sem isso nao da pra iniciar o processo, esses documentos que voce tem podem te ajudar a encontrar a certidao, mas nao servem para dar entrada no processo.

Depois precisa ver se voce quer fazer por atribuicao ( primeiro a nacionalidade para o filho/a do portugues e depois voce ) ou por naturalizacao ( direto do seu avo para voce ).

Aqui na comunidade nos sempre sugerimos por atribuicao, eh a melhor forma, mas a decisao final eh sua ! O que voce decidir nos te ajudamos.
  • Cibele

entao meu avo e falecido
    tenho todos os documentos dele
    desde certidao de nascimento e tals....
    qual e o primeiro passo a fazer ??
    eu so do parana e acho que consulado so tem no rio e en sp
  • яล∂ลя,

se voce ja tem a certidao de nascimento, otimo !

Quem eh o filho do portugues, sua mae ou seu pai ? Voce precisa confirmar se foi o seu avo o declarante do nascimento do filho/a, se realmente foi ele voce nao precisara transcrever o casamento dos seu avos, ja pode pedir direto a atribuicao.

Diga se foi ele o declarante e te falamos o que fazer.
  • Ah ! Esqueci de dizer que tem Consulado em Curitiba.
  • Allan,

No dia 11 de fevereiro,2009 minhas duas filhas, maiores, deram entrada direto la na CNAI em Lisboa e toda vez que mando email perguntando pelos processos recebo esse mesmo email como resposta....acho ate que eles ja teem esse texto pronto, pq recebo igualzinho esse ai que colocastes assinado pela mesma pessoa tbm. O jeito eh esperar.....qualquer noticia me fala ok???? boa sorte pra nos!
  • duvida

pessoal sou neto de portugues, meu avô ja falecido era portugues e foi casado com minha avó brasileira que tambem ja faleceu, bem gostaria muito de tirar a minha cidadania e vi que NETO pode ser por atribuição correto?? bem pelo que entendi eu devo providenciar a minha certidãod e nascimento de inteiro teor e a certidão de nascimento de inteiro teor do meu pai correto?? tambem tenho que providenciar a certidãod e nascimento do meu avô que era portugues correto?? bem eu em posse destes documentos o que deverei fazer?? preciso tambem do RG do meu pai?? o RG dele é aquele antigo terá que tirar um outro RG do modelo recente?? outra coisa precisarei transcrever o casamento e o óbito dele?? estou em SP capital como deverei proceder?? agradeço a todos!!
  • Guto,

voce pode fazer o processo por atribuicao ( primeiro seu pai tem que se tornar portugues e depois voce, sao dois processos distintos ) ou por naturalizacao, direto do seu avo para voce, nesse caso seu pai nao se tornara portuga.

Bem, aqui nos sempre aconselhamos a fazer por atribuicao, o processo eh mais facil, menos burocratico e voce eh considerado portugues desde o nascimento, no seu caso, pode vir a ser mais facil ainda, se foi seu avo o declarante do nascimento do seu pai e o seu pai o declarante do seu nascimento, voce nao precisara fazer nenhuma transcricao de casamento.

Se for assim os declrantes, para atribuicao do seu pai voce precisa:

1. CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR DO SEU PAI LEGALIZADA NO ITAMARATY E CONSULADO.
    2. XEROX AUTENTICADA DO RG E LEGALIZADA NO CONSULADO.
    3. FORMULARIO 1C PREENCHIDO E ASSINADO EM CARTORIO E LEGALIZADO NO CONSULADO.
    4. CERTIDAO DE NASCIMENTO DO SEU AVO PORTUGUES.

ENVIAR TUDO POR SEDEX MUNDI PARA A CRC EM LISBOA, PAGAR 175 EUROS NO CORREIO, ATRAVES DE VALE POSTAL ENDRECADO A CRC, REFERENTE AO VALOR DA ATRIBUICAO.

Duvidas vai perguntando !
  • humm

Bem vamos lá na realidade meu pai não teria interesse em adquirir a cidadania portuguesa , mas em contra partida se for mais facil eu obter a cidadania desta maneira eu prefiro afzer, bem me exploque sobre as autenticações destas certidões no itamaraty e consulado como devo proceder? autentico a minha de nascimento e a do meu pai??? aonde é o itamaraty? outra coisa xerox do Rg do meu pai é isso?? o RG dele é aquele antigo ele precisa tirar o modelo novo?? e caso eu for fazer direto do meu avô para mim como neto é mais dificil? como seria o processo??
    grato
  • Guto,

se voce esta em SP a legalizacao do Itamaraty eh feita pelo correio, tem um posto deles em SP.

O RG do seu pai voce soh vai saber se precisa de um novo quando pedir uma copia autenticada no cartorio, eles tem implicado em autenticar o RG antigo, mas soh tentando pra ver, se ele tiver passaporte, tambem pode ser como docuemnto de identificacao.

Sem essas transcricoes que eu comentei, os dois processos de atribuicao serao mais rapidos do que o de naturalizaco, cada processo leva em media dois meses e vai custar um pouco mais ja que sao duas atribuicoes e cada uma custa 175 euros. Se fizer por naturalizacao soh tera um custo de 175 euros e o processo leva em media 7 a 8 meses.

O processo de naturalizacao pede alguns documentos a mais que o de atribuicao, vai precisar de historico escolar e antecedentes criminais.

Agora eh com voce ! Mas que por atribuicao eh melhor, isso eh !
  • Oi gente!!!!

Nossa como foi bom ter encontrado vsc......Estava completamente perdida.......
    Estou mexendo a documentacao do meu marido que eh bisneto de portugueses.Pesquisei na internet e ja mandei para CRC os doc da avo dele filha de pai e mae portugueses para portugal.......So tem um pequeno detalhe.....Nao sabia desse processo de Itamaraty e autenticacao do consulado portugues,quer dizer sabia mais fui informada q nao precisava fazer isso....Mandei sem nada ......Enfim,mandei o 1C preenchido e assinado por ela,A certidado de nascimento da mae dela q foi a que encontrei em portugal nao procurei a do pai pois nao tinha nenhuma informacao(freguesia e conselho), e copias dos documentos dela autenticados e o pagamento,mas depois de ler todos os scraps nao sei mais o q fazer.Ela mora no Mato grosso do Sul onde nao tem consulado portugues,tem 80 anos o que torna muito dificil leva-la ate o consulado mais proximo que eh o de Sao Paulo e fica a 12horas de distancia...Pelo amor de Deus alguem pode me dar uma luz?????
    Ah Parabens a todos que estao consiguindo tirar a documentacao!!!!!!!Sei o que passaram, estou apenas comecando a caminhada, mais fico muito feliz por vcs
    Por favor me respondam
  • Oi de novo!!!

Esqueci de falar q mandei a da vo dele tbm mais nao sei se eh de inteiro teor,nao sabia dessa tbm......MAs na certidao consta o nome dos pais e avos portugueses dela e q o declarante foi o pai dela.
  • Kmllya,

sem querer te desanimar, mas eh certeza que o processo nao vai pra frente, nada legalizado eh muito dificil passar, eu que ja fui algumas vezes a PT dar entrada em processos, as legalizacoes do Consulado sao todas checadas e assinar o formulario sem reconhecer assinatura no cartorio nao tem valor.

Alem do que esta faltando a certidao do seu bisavo, quem registrou a sua avo ? Se foi a mae dela, tudo bem, mas se foi o pai eh imprecindivel a certidao dele.

O melhor, pra comecar a acertar isso, eh comecar a procurar a certidao do seu bisavo caso a resposta seja afirmativa ( ele o declarante do nascimento da sua avo ! ).
  • Kmllya,

estava respondendo e nao vi que voce ja postou, se o pai dela eh o declarante voce tera mesmo que encontrar a certidao do bisa.

O Consulado de SP legaliza certidoes do MS, a assinatura do formulario deve ser reconhecida presencialmente em cartorio, e depois legalizar esse documento no Consulado.
  • Cibelle

Nossa q resposta rapida!!!!!!!!Deus te abencoe!!
    DEpois q li tudo imaginei mesmo q nao daria certo....Mas como achar a certidao do pai dela em portugal se nao sei detalhes....?????
  • Cibele

Como mandar para o Itamaraty?????
  • Kmllya,

o Itamaraty eh o de Brasilia, no guia de ajuda aqui na comunidade tem o endereco, se nao achar, eu vou la procurar ;)

Do bisa voce precisa saber a cidade que ele nasceu, o ano, a freguesia, filiacao, quanto mais dados souber mais facil achar, tem um outro topico aqui na comunidade da Rosangela, coloca la todos os dados que voce tem e quem sabe ela encontra essa certidao.

Lembrando, sem essa certidao nao da pra iniciar o processo !!!
  • entendido

bem agradeço por tudo e decidi fazer mesmo por naturalização mesmo demorando um pouco mais , mas não tenho muita pressa pois pretendo fazer tudo de maneira correta como manda o figurino para não ter nehum tipo de problema , estive perguntando ao meu pai sobre meu avô e as informações que ele tem do meu avô são as seguintes :
    ele nasceu em 01/01/1899 VISEU, TABUAÇO SANTA LEOCÁDIA, ai pergunto qual deles é freguesia, concelho, e com estes dados ja ajudaria obter a certidão dele??
    tenho tambem os nomes de meus bisavos pais do meu avô isso tb ajuda não é?
    outra pergunta pelo que fiquei sabendo certidões com mais de 100 anos são mais dificeis de se obter correto? ai pergunto como faço para obter a certidão dele pois a mesma tem mais de 100 anos , obtenho no consulado mesmo??
    atenciosamente
    augusto
  • para cibele

cibele se possivel gostaria de bater um papo com voce no msn para sanar algumas duvidas seria possivel?? meu msn é gutodj@hotmail.com
  • Guto,

o que voce decidir esta valendo !

Bem, as certidoes com mais de 100 anos normalmente estao nos arquivos distritais da regiao de nascimento, no seu caso deve estar no Arquivo de Viseu, coloca esses dados no topico da Rosangela que ela faz uma busca para voce.

Nao tem nada complicado em achar essas certidoes, principalmente se voce tem muitos dados pra informar.
  • Eu nao tenho MSN :(
  • certo

certo mas consigo estas certidões de que maneira?? eu indo ao consulado aki em sp eles conseguem para mim ou a rosangela consegue?? me adicione se der no msn.
  • correto

ok ja enviei um email para rosangela te agradeço ela consegue mesmo a certidão??
    grato
  • Guto,

ela consegue sim, com esses dados que voce passou esta facil.

No Consulado nao tem muito o que fazer, soh iria la se fosse pra tentar obter algum dado do seu avo e ainda assim caso ele estivesse inscrito por la, nao eh o caso, voce ja tem os dados, agora eh tentar encontrar essa certidao.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.