Minha aquisição da cidadania - Inicio ao Fim

24567

Comentários

• Mandei!!!

Well, por via das dúvidas imprimi na mesma folha. É bom que fica com o selo branco nas duas faces sem ter como não reconhecerem a parte que poderia ficar sem o selo. O reconhecimento de firma do consulado cabe certinho no espaço em branco ao lado das assinaturas.
    O Vale Postal saiu bem caro, pois o Euro tá 3,05 (melhor pra quem quer trabalhar lá heheh).
    Interessante que o consulado não me cobrou o reconhecimento de firma do meu pai. Pelo menos essa graninha economizada.

Mandei tudo pra Lisboa pelo Sedex Mundi!!!
    Agora é monitorar e ligar quando chegar pra pegar o número....tomara que saia até o natal ho ho ho ho
  • Esqueci de dizer:
    O preço do Sedex Mundi do Rio -> Lisboa foi de R$69
    No envelope mandei a cópia do Vale Postal, achei mais seguro eu ficar com o original.
  • Oi Talita, o Vale Postal aqui chama-se Dinheiro Certo. Vc faz pelo correio mais informações aqui: http://www.correios.com.br/exportaFacil/dinheiro_certo.cfm
    Eu cheguei numa agencia que faz esse tipo de serviço e valei pro atendente:
    Eu - Quero mandar um dinheiro pro exterior. São 175Euros para Portual.
    Atendente - Pois não, qual endereço?
    Eu - Aqui (mostrei o endereço das instruçoes do modelo 1C, o endereço da CRC de Lisboa).
    Saiu com o Euro a exorbitantes 3,05!!!
    Mais 30 reais pros correios e 0.75% tb.
    Dai ele vai te dar um papel tipo nota fical da drogaria pacheco.
    Eu peguei isso preenchi o campo Vale Postal no formulário, juntei a cópia desse papel, mais os documentos e mandei.
    Quanto ao atendimento no consulado pra autenticações foi super rápido, vc chega lá pega a senha A, vai pro auditório esperar ser chamada...quando for sua vez mostre os documentos e formulário e peça autenticação. O rapaz vai carimbar e emitir uma nota para pagar no caixa. Pague no caixa e volte pro auditório, pois eles chamam pelo nome para entregar os documentos.
    Lembrando que o formulário 1C vc tem que assinar na hora na frente do cara e nesse lembrar que tem que ser por autenticidade.
    Me cobraram 30reais por cada autenticação, menos do formulário que foi de graça.
    Ah, cheguei umas 10:00.
    Boa sorte!
  • Talita

O consulado so atende de 8 as 12hs.
  • Talita

Voce pode fazer sim, so que tem que mandar no nome dela, basta levar uma copia do RG e CPF dela e informar os dados dela e vão colocar voce como responsavel, ela não precisa ir.Ela s precisa mesmo ir no consulado para assinar, mais nada.
  • Sim, meu pai foi pro Vale Postal ir em nome dele.
    É melhor vc fazer o que a Sandra falou, só precisa de levar ela no consulado pra assinar.
    No meu caso o Sedex Mundi foi em meu nome, acho q não vai ter problemas por causa disso.
    Mas Vale Postal pode ter, por isso leve os docs delas no correio, se não quiserem fazer veja no site dos correios a unidade mais proxima que pode emitir o Dinheiro Certo.
    Boa sorte!
  • Acho melhor VoIP, tipo Skype, Voipraider.com etc
    Muuuito mais barato!
  • Chegou em Lisboa!!

Falae pessoal! Finalmente chegou a carta dos desesperados em Lisboa. hehehe
    Interessante é a data de 01/01/1900

Data Local Situação
    02/12/2008 13:50 Lisbon Entregue
    02/12/2008 11:55 PORTUGAL/XX Saiu para entrega
    02/12/2008 11:12 PORTUGAL/XX Outros
    30/11/2008 19:09 UNIDADE INTERNACIONAL Outros
    28/11/2008 20:27 CENTRAL DE LOGISTICA INTERNACIONAL/XX Encaminhado
    Em trânsito para PORTUGAL/XX
    28/11/2008 10:59 GEARA/CTCI/SPM - SAO PAULO/SP Conferido
    28/11/2008 09:17 GEARA/CTCI/SPM - SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para FISCALIZACAO/CUSTOMS/XX
    27/11/2008 22:47 CTE BENFICA/RJ - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
    Em trânsito para GEEXP/CTCI/SPM - SAO PAULO/SP
    27/11/2008 17:43 AC CASTELO - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
    Em trânsito para CTE BENFICA/RJ - RIO DE JANEIRO/RJ
    27/11/2008 14:14 AC CASTELO - RIO DE JANEIRO/RJ Postado
    01/01/1900 20:27 CENTRAL DE LOGISTICA INTERNACIONAL/XX Encaminhado
    Em trânsito para PORTUGAL/XX

Agora é só ligar pra PT...vcs sabem qual o tel? Será que ja devo ligar pra pegar o numero do processo?
  • Espera uns 5 dias e liga, 351 213817647
  • Talita

nao, pra acompanhar tem que ser por telefone mesmo, nesse numero que a Sandra colocou logo acima, eh direto no setor de atribuicao. Depois que o envelope chegar, vc aguarda uns 4, 5 dias e liga pra pedir o numero do processo. Depois vc pode ligar mais ou menos a cada 10 dias pra saber o andamento.

mandar email nem adianta, eles nao costumam responder muito. telefone eh mais facil mesmo, o pessoal la eh atencioso.
  • Talita

Pela internet vc so acompanha o envio ate a chegada na CRC,entre nesse link e coloca o numero do doc que o correio te deu, sem as letras,e vc consegue acompanhar ate a chegada na CRC.
    http://www.tnt.com/express/pt_br/site/home.html
  • ahhh

oops nao li direito a pergunta da Talita... (disfarca... rs). Mas pelo menos agora ela ja sabe tb como acompanhar tudo depois que o sedex chegar :)
  • Informações sobre o processo

Bom dia pessoal!

Acabo de ficar 50 minutos tentando ligar pra CRC por esse telefone(351213817647) e por mais esses:

351213817600
    351213817610
    351213817670

Nenhum deles atende! Será que é feriado hoje lá?
    Em todo caso mandei um e-mail.
    Tem alguma outra forma de conseguir ver o numero do processo/andamento?
  • oi Allan

hj eh feriado em Portugal sim!!! (de novo....)

Tente amanha ou quarta-feira.
  • Argh! Que coisa....hahhaha
    Depois dizem que no Brasil temos muitos feriados...
  • By the way...

E quais informações eles pedirão para poder ver o numero do processo e o andamento?
    Nome, data de nascimento? Algo mais?
  • Allan,

normalmente so pedem o nome.
  • pra mim sempre perguntaram de que ano é o processo, eu digo: 2008 :)
  • verdade, havia me esquecido perguntam o nome e o ano do processo.
  • Eu acho que o Allan ainda não tem o numero do processo, então ele tem que dizer que quer sabero onumero do processo de atribuição e vão perguntar o nome dele.
  • Consegui ligar! Finalmente....

Já tenho o número, a moça disse que o processo é muito recente e ainda não estava na sala deles, então disse pra ligar em 15 dias.

Foi estranho ouvir: "Esta la?" e dizer "tô!" ahahah
    Tiveram um pouco de dificuldade de entender que o sobrenome é Maio e não Mario (aqui tb tem essa dificuldade hehehe).
  • Allan

Mas não espera os 15 dias não, liga daqui a 1 semana de novo.
  • Erick,

voce vai a Portugal entregar a documentacao, e isso ?

SE vai a Portugal, voce precisa:

1. Certidao de nascimento de inteiro teor da sua avo, legalizada no Itamaraty e consulado.
    2. Copia de um documento de identificacao dela ( passaporte ou RG ) autenticado em cartorio e legalizado no consulado.
    3. Procuracao Publica que ela vai fazer pra voce ou pra quem for a dar entrada. Fazer procuracao em cartorio e legalizar no consulado.
    4. Impresso 1C preenchido mas nao assinado, quem assina eh o procurador, na hora, na conservatoria.
    5. Os dados de nascimento do nacional portugues ( assento de nascimento e ano ) sao suficientes, e se tiver a certidao portuguesa pode anexar tambem.

Soh isso !
  • Erick,

ok, entao tem algumas mudancas:

Voce precisa:

1. Certidao de nascimento de inteiro teor da sua avo, legalizada no Itamaraty e consulado.
    2. Copia de um documento de identificacao dela ( passaporte ou RG ) autenticado em cartorio e legalizado no consulado.
    3. Impresso 1C preenchido e assinado presencialmente no cartorio pela sua avo, e legalizado no consulado.
    4. Os dados de nascimento do nacional portugues ( assento de nascimento e ano ) sao suficientes, e se tiver a certidao portuguesa pode anexar tambem.

Fazer o pagamento de 175 euros, atraves de vale postal no correio, colocar o comprovante de pagamento dentro do envelope e enviar pra CRC em Lisboa por SEDEX MUNDI.

Em 3 dias chega em Portugal !
  • Eu acho q nao tem alternativa, ela precisa assinar na frente de alguem, seja o impresso, seja a procuracao. Ela nao pode se locomover ? Pq se ela pode, conversando no cartorio ela entra e sai rapidinho.

Agora, se ela nao pode se locomover, eu diria pra voce ligar no cartorio e perguntar qual a alternativa nesses casos.
  • Esqueci, ela so precisa ir no cartorio, no consulado qualquer um pode levar os documentos pra legalizar, isso no Rio de Janeiro, no Consulado de SP as legalizacoes sao feitas pelo correio.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.