Correios ou Consulado? (e como começar)

1235

Comentários

• Aline,
    Gostaria de esclarecer uma dúvida.
    Quando eu for dar entrada no processo dos meus irmãos pelos Correios, seria um envelope para cada um, correto??
    RESP: UM ENVELOPE PARA CADA UM COM TODA A DOCUMENTACAO COMPLETA E COM O VALE POSTAL (175 EUROS) CORRESPONDENTE AO INTERESSADO. PORÉM VOCE PODE COLOCAR OS ENVELOPES INDIVIDUAIS DENTRO DE UM MAIOR E ASSIM ECONOMIZAR NO ENVIO.

E o preço que eu pagaria para cada um seria mais ou menos de R$ 700 a 800 (incluído os 175 euros e os gastos com os documentos, xerox e o envio por Sedex Mundi)?? É isso??
    RESP: AQUI NA COMUNIDADE ALGUMAS PESSOAS POSTARAM VALORES DE SEUS PROCESSOS, MAS NA VERDADE ISSO VARIA. SO NAO VARIAM OS 175 EUROS DO DINHEIRO CERTO.

1- certidão de nascimento da sua mãe com a averbação do estado civil (em Portugal ou o Brasil?). - Para não ter que enviar uma certidão da minha mãe para cada processo, você pode enviar uma cópia simples e anotar os dados da mesma no formulário 1C.
    RESP. SUA MAE E A PORTUGUESA, MAS O DECLARANTE DOS NASCIMENTOS FOI SEU PAI? NESSE CASO A CERTIDAO PORTUGUESA DELA TER O CASAMENTO AVERBADO (VEJA OS TOPICOS DE TRANSCRICAO DE CASAMENTO) EM PORTUGAL.
  • CONT. ALINE
    2- certidão de nascimento em inteiro teor do(s) interessado(s) autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado (obrigatoriamente tem que ser legalizada no Consulado?)
    RESP: DEFINITIVAMENTE SIM.

3- cópia do RG do interessado legalizada no consulado (obrigatoriamente tem que ser legalizada no Consulado ou pode ser autenticada no Cartório?)
    RESP: COPIA AUTENTICADA EM UM CARTORIO E LEGALIZADA NO CONSULADO.

4- formulário 1C assinado pelo interessado no consulado ou como diz aqui na comunidade, caso não possam ir ao consulado, assinado em cartório com firma reconhecida por AUTENTICIDADE.
    RESP: É ISSO MESMO. SÓ TEMOS QUE CONFIRMAR SE UMA VEZ ASSINADA POR AUTENTICIDADE NO CARTORIO O MESMO DEVE SER ENVIADO PARA LEGALIZACAO NO CONSULADO. ISSO VAI SER RESPONDIDO EM BREVE POR ALGUEM AQUI.

Juntar os documentos acima, ir ao correio pagar um vale que se chama Dinheiro Certo no valor de 175 euros para cada interessado, anotar o numero desse vale no formulário 1C, colocar uma copia do mesmo junto com os demais documentos e enviar tudo por SEDEX Mundi ao endereço que aparece no formulário.
    RESP: PARA O COMPRAR O DINHEIRO CERTO É NECESSARIO O RG DO INTERESSADO.

Espero que esteja tudo mais claro.
    Boa Sorte!
  • Aline

Se vc assinar o formulario 1c no cartorio por autenticidade NAO precisa legalizar no consulado.

para o formulario 1c existem duas opções

ou vc assina presencialmente no consulado

ou assina presencialmente no cartorio (sem necessidade de enviar ao consulado )
  • Aline,
    É isso mesmo. Cada processo num envelope individual e esses envelopes dentro de um maior para pagar só um SEDEX Mundi. Também pode enviar individualmente se quiser e nesse caso paga um SEDEX para cada um. Voce resolve.
  • Não entendo isso de não precisar autenticar a assinatura presencial do cartório no consulado. Se em Portugal eles exigem o selo branco para as certidões (o selo do cartório brasileiro não vale), por que eles aceitam o selo do cartório para a assinatura?
  • Mateus

Essa pergunta eu creio q vc deveria fazer direto pra CRC rsrsrs deve existir alguma justificativa rsrs

Aqui eu aprendi a forma exata de vc conseguir sua cidadania. pra se conseguir isso vc nao precisa gastar nem mais nem menos , apenas o q é necessário .

agora o caminho é dado , se a pessoa duvidar q precise autenticar no consulado , entao q faça isso ué . somos todos livres. eu particularmente nao gosto de gastar 1real a mais sequer . se nao tem necessidade , como eu mesmo já mostrei aqui com o proprio email da CRC , PRA QUE gastar dinheiro ?

mas como falei somos livres, na duvida, nao vai ao cartorio , vá ao consulado entao. ou entao assine por autenticidade no cartorio e depois veja no consulado se eles legalizam isso pra vc . é simples.

tudo isso é simples !!!! nao tem pq a gente ficar complicando a coisa e perder tempo tentando descobrir pq eles aceitam pq eles nao aceitam e tals. existem dois caminhos vc escolhe um e segue , é simples mesmo !!!
  • Pois é, eu também confirmei com a CRC um tempo atrás sobre assinatura em cartório, realmente eles aceitam sem precisar de legalização consular, inclusive na carta que minha irmã recebeu ( depois de eles terem perdido o formulário dela ), dava a opção de assinatura no cartório ou no consulado, e tem o caso de uma pessoa aqui já portuga ( e que é bisneto ), que fez todos os processos da família assinando o formulário apenas no cartório.
  • Eu acredito em vocês. :P Só tinha achado estranha a lógica da CRC.

Eu fiz meu processo com a assinatura no consulado, pois é mais perto da minha casa do que o cartório e é grátis. Mas a opção de assinar no cartório é realmente excelente, caso a pessoa não possa se locomover.
  • Aline,
    De qual processo da sua mae voce esta me falando? Ja fiquei confusa!! Sua mae ja tem a certidao de nascimento portuguesa dela, nao é?
    Se esta falando só da transcricao... bom, eu esperaria tudo ficar concluido antes de mandar os outros.
    Esclareça.
  • Aline,
    Sim, porque entao a certidao estara atualizada e nao ficarao pedindo coisas adicionais na CRC.
  • Um dos números deve ser da transcrição de casamento e o outro do assento de nascimento.
  • processo pelo consulado

pessoal , mandei meus doc ao consulado dia 29/01 fazer NACIONALIDADE +TRANSCRICAO+ BI+ PASSAPORTE .... paguei 1.120 reais , agora a boa noticia , eles me ligaram HJ DIA 04/02 ....ja foi agendado para dia 18/02 minha presenca no consulado para assinar os doc e depois receber em residencia ..... pra quem tem td atualizado , esta com pressa , e precisa de td de uma vez recomendo q faca pelo consulado , experiencia propria............... boa sorte a todosss
  • Impressionante o Consulado de São Paulo, você não é o primeiro a vir dizer isso. Talvez a documentação estando corretíssima, é possível fazer nesse tempo recorde.
  • Dado

só um detalhe , depois q vc assinar no consulado , tem o prazo q eles dão pra vc receber tudo em casa neh . no caso de 4 a 6meses após o recolhimentos dos dados biometricos e tals.

quando vc receber tudo volta pra falar o tempo q levou ??? rsrsr eu tb acho mais pratico pra quem precisa fazer transcriçao pegar passaporte bi enfim fazer pelo consulado já fica tudo pronto de uma vez só .
  • xXx«♂DADO»¹³ ♥

nao quero desanimar vc nao , mas vc vai ter q ir no consulado assinar 2 vezes ja que pediu bi e passaporte , isso q vc vai assinar e apenas a primeira parte do processo .
  • pelo consulado demora quase o dobro do tempo , do que quem manda pelos correios .
  • sid,

você fez pelo consulado ? e que primeira parte é essa ? o que assina exatamente ?
  • Cibele**

minha esposa fez esse mesmo processo citado acima , por atribuiçao , trascriçao +bi+passaporte pelo consulado de sao paulo .

a primeira vez ela foi la pra coleta de impressao digital e assinatura do bi... depois ela foi assinar o passaporte e recebeu o mesmo 15 dias depois .
  • ha esqueci de dizer q o processo todo demorou 10 meses e alguns dias .
  • obrigada, e quanto tempo demorou tudo isso ? do envio para o consulado até receber o passaporte ?
  • eu perguntei e você respondeu ao mesmo tempo, rssss.
  • pessoal

gente , nao tem nada de ir assinar 2 vezes mais... fiz o da minha mae fim do ano passado , ela assinou na quarta feira , sabado o bi tava em casa , e uma semana depois o passaporte , minha mae so colocou as digitais e assinou as coisas , nao tem nada mais doq isso , podexa q qnd chegar os doc eu aviso vcs......so pra confirmar , estou dando um toque pro pessoal q precisa tirar td de uma vez so , ainda tirei um sarro da mulher do consulado , falei assim : nossa , mandei segunda feira e ja chamaram , ela disse assim : sim ... vc vai ir assinar nacion. bi e passa. lembre-se de trazer o bi do seu pai portugues e tb o seu documento......... eh isso ai gente acreditem
  • primeiro faz o bi depois o passaporte .

mas pode ter mudado , agora que minha esposa foi 2 vezes assinar foi .
  • sid

entaum sid ,eh q cada vez eles atualizam mais ainda, antigamente tinha q azer td separado e levava 3 meses cada processo , agora ta td junto , me recordo tb q antes tinha q assinar 2 vezes , agora gracas a deus eh uma so , ja achei o da minha mae super facil.... ela pegou em novembro passado , mas confesso q fiquei mto surpreso com eles me convocando ja agora ........ parece um milagre...... eu q tava planejan do de ir embora novamente pra londres em maio , vou acabar indo em marco se td der certo , qnd for la dia 18 , vou tentar perguntar o pq ta mais rapido e tals pra poder escrever aq........ desejo q todos consigam ....... e rapido rsssssssssss boa sorte galera
  • Se a CRC diz que é o 16xxx/xxx, então coloca esse.
  • dúvida

Como dito pela lara nas primeiras paginas desse tópico, p/ atribuiçao basicamente são necessarios 3 documentos (se não ouver nenhuma transcrição de casamento p/ fazer):

"
    - certidão de nascimento de inteiro teor, firma reconhecida, legalizada no Itamaraty e consulado
    - cópia autenticada do RG ou passaporte, legalizada no consulado
    - formulário 1C assinado presencialmente em qq cartório, legalizado no consulado.
    "

Li aqui algo a respeito de o formulário 1C não ter a necessidade de ser legalizado no consulado, apenas o carimbo do cartório bastaria. Isso confere, ou entedi errado?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.