eu perguntei pq vou fazer isso pq talvez eu faça pelo consulado . eles dao prazo de 4meses mas pelo jeito sai em bem menos tempo . mesmo assim valeu !!
preciso do meu passaporte e bi tb , acho q pra legalizar esses doc , mandar pra la , pra depois pedir meu bi e passaporte vai demorar mto mais doq eu mandar td ao consulado , eh mais caro , mas eu sei q funciona , esperiencia propria , minha mae em 4 meses tava com td pronto , sem esquentar a cabeca... ja envio td pra la e esqueco depois eles me ligam e ja era, uma semana depois ja to com bi e passaporte em casa ..... pra falar a verdade fico meio na duvida, mas vou esperar ate dia 26 pra ver se nao mudou nada no processo, se for o mesmo , ja to com td so reconhecer firma da minha assinatura em cartorio , confirmar o valor e mandar.... seja o q deus quiser rssssssssss brigadao pela ajuda
so por curiosidade, se eu for para portugal (na cidade q seja mais facil para resolver) tem como tirar minha nacionalidade +transcricao+bi+passaporte la ?? qual o procedimento ??? qnt tempo demora........ ??? vlwwwwww
Eu tb concordo com o Dado. a nacionalidade da avó e do pai do meu marido estamos fazendo por correio pq eles nao querem passaporte nem BI, agora quando chegar a vez do meu marido iríamos optar pelo consulado porque já fica tudo pronto de uma vez só .
e outra coisa no consulado me disseram que quando eu for pedir o bi e passaporte do meu marido ANTES teremos q transcrever nosso casamento senao eles nao aceitam o processo , e entao levaria mais tempo , dinheiro , paciencia . blá blá blá rsrsrs
entao quer dizer q eu estava raciociando errado ? me dê uma luz please !!!
entaum , eu acho super facil pra quem precisa tirar td de uma vez.... o da minha mae eu fiz desse jeito mandei td e 4 meses depois ja tinha nacionalidade,transcricao , bi , passaporte , td mto rapido e facil...to quase entrando em uma maquina do tempo pra chegar dia 26 e saber como q ta td...... ontem liguei la e perguntei se era certeza q dia 26 voltava mesmo a funcionar....e me disseram q nao tinham essa irformacao... ou seja pode ser q eu ligue dia 26 e eles falem q so depois do carnaval e assim por diante ...... q medooooooo kkkk
mas, infelizmente, em virtude da grande procura por nossos serviços e actual acúmulo de processos pendentes, estamos temporariamente impossibilitados de receber novos pedidos de nacionalidade assim como de responder e-mails, por não dispormos de meios humanos suficientes.
Sugerimos que volte a nos contactar após o dia 25 de Janeiro de 2010, data em que estimamos que o atendimento esteja normalizado.
Caso não o tenha feito ainda, pedimos a gentileza de acessar nosso site para obter informações sobre procedimentos.
Nossa experiencia aqui na comunidade ( eu por exemplo ja estrou 1 ano) nos mostrou que quem fez pelo correio diretamente com a CRC foi mais rapido. As pessoas que demoraram alem do normal foi porque houve algum divergencia no processo, como nome, datas etc onde o conservador pediu explicacao. Mas no final saiu! Nao tivemos ate agora nenhum caso indeferido. Os consulados tem exigido documentos desnecessarios ao processo. Como trancricao de obito, casamentos etc qeu dependendo do caso nao eh necessario. Essas exigencias nao estao erradas pois todo Portugues deve trancrever obitos e casamentos. E eh obrigacao do consulado pedir isso. Mas ha etapas q podem ser puladas e feitas depois, caso faca diretamente na CRC . Por exemplo : Transcricao de obitos de seus antepassados , nao ha necessidade em seu processo de nacionanidade. Nao vai fazer diferenca. A lei eh clara : tem direito a nacionalidade filhos e netos de portugues. Necessitanto apresentar a certidao do portugues , a certidao de inteiro teor dde quem esta pedindo e formulario 1c e um documento de indentificacao com foto e assinatura ( passaporte ou RG). Mandando esses documentos direto para a CRC com os carimbos necessarios esta garantido sua cidadania.
A burocracia do consulado tem levado mais tempo. No meu caso especifico . Fiz primeiro da minha mae pelo consulado de Sao Paulo , demorou 2 anos com tanta exigencias burocraticas e etc.... O minha foi direto em PT na CRC, levou 2 meses. Meus filhos foram pelo correio enviado para a CRC, levou 1 mes e 29 dias. Quanto ao BI e passaporte depende de sua necessidade. Com a cidadania na mao ( o assento portugues ) vc tira esses doumentos em 2 dias em Portugal ou em qualquer consulado Portugues do mundo entre 2semansa a 60dias abs.
Era isso que eu queria colocar, mas tinha duvidas. O Email do consulado eh claro nisso.
O consulado nada mais eh do que um intermediario. Eles estao abarrotados de servicos , nao so de nacionalidades como de outros servicos que eles tem que suprir a comunidade portuguesa local. Dai a demora.
No caso, ao enviar direto para CRC, vc quebra uma etapa burocratica que eh o consulado ( onde por obrigacao ( deles), acabam pedindo documentos alem do necessario) e sem ficar a merce de uma fila de processos de todas as categorias que chegam ao consulado.
No caso da CRC vc ja esatra enviando para o orgao competente sem passar por intermediarios.
entaum pelo q o funcionario do consulado disse pra minha mae qnd eu a levei la , qnt mais novo mais rapido pra sair... por isso q das criancas foi rapido , ele disse pra minha mae q o do meu filho nao leva 1 mes...... isso no consulado , pra mim q sou casado e preciso fazer nac. transcr. bi e passa , acho q vou de cons. mesmo .....
Meus filhos ja sao maiores. 21 e 22 anos respectivamente. Quando estive PT para levar o processo de minha sobrinha tive a oportunidade de conversar com um conservaodr que me disse o seguinte. Se os docuemntos de sua sobrinha estiverem em ordem o despacho eh mais rapido pois ja foi feito 3 geracoes seguidas e estavam la computados no sistema.
Creio eu que esse sim eh o motivo pelo qual as ultimas geracoes saem beneficiadas com a aporvacao do processo mais rapido, pois a conferencia de documentos e das geraceos anteriorees ja esato no sistema.
Mas se vc se prefere fazer pelo consulado. Acho que vc deve seguir neste caminho, pois essa decisao eh somente sua. Mas nossas estatisticas aqui ja provou o contrario.
minha pergunta foi com relação a trascrição de casamento e obito (só isso ) , pq o consulado dá um prazo de 4 a 6meses mas pelo q eu vejo aqui na comu sai antes disso . seu caso q vc deu entrada em novembro foi só transcrição de casamento e ainda nao ficou pronto????
como te mandei por scrap, acredito que sera mais eficiente vc ler desde o comeco este topico, onde me ensinaram PASSO A PASSO como fazer o processo pelo correio e depois qualquer duvida postar aqui. Afinal, entendo que seja essa a finalidade dos topicos abertos na comunidade - aprendermos com o caso dos outros. boa sorte pra vc!
Mandei para o consulado o pedido de bi+passaporte para meu pai. Nele mandei a certidao (que chegou junto a carta que parabenizava ele por ter se tornado portugues), para tentar agilizar (como me foi dada a dica). A pergunta e': Essa certidao que chega e' a original? (caso nao seja, ela mesmo assim ajudaria a agilizar o processo?)
pessoa com nome difícil (rsss), eu sempre ligava no setor de nacionalidade, final 647. Mas vc tentar o número geral (recepção) e pedir pra falar no setor de assento de nascimentos. Tem que tentar várias vezes mesmo. Email não deu em nada?
Lara, Tem razao!!! Nao ha que economizar em informacoes quando necessitamos algo e nao sabemos exatamente o que eles querem!!! Tudo pela cidadania!!! rsrsssrs
PASSEI AQ SO PRA AVISAR Q HJ DIA 25 de jan verifiquei o site do consulado e ja esta no ar novamente a parte de nacionalidade , unica mudanca no processo foi no valor , nacio+transcr.+bi+passaporte custava 1285 reais ...... e agora 1120 ......... ja vou mandar essa semana o meu , em 4 meses ja to com td isso na mao sem esquentar a cabeca....... boa sorte gente
o consulado de SP alterou o prazo "teórico" de 4 para 6 meses e só depois deste tempo que o BI e passaporte será emitido, entao some mais 1-2 meses vc tem todo o direito de fazer pelo consulado, mas fica aqui uma dica, esses prazos não são mais respeitados como antigamente.
Pra quem não tem pressa, o Consulado pode ser uma boa alternativa, ganha-se no quesito "sossego" ( nacionalidade + transcrição + passaporte ), mas eles continuam complicando na quantidade de documentos, tem que enviar a certidão de nascimento do pai ou mãe brasileiro ( se os dois forem portugueses, está dispensado ) e ainda o BI atualizado do português ( esse último, a maioria não tem !!! ).
ahhh , se leva 4 meses pra fazer apenas o assento em portugal eh so somar o tempo de transcricao mais BI e passaporte.... demora ate mais tempo pra fazer....eu acho , pq qnd minha mae assinou os doc numa quarta-feira, no sabado o bi chegou em casa e o passa mais uma semana, pra mim que preciso de tddd acho mais facil mesmo ...nao queiram fazer assento desde os bisavos pelo consulado neh...rsss ai nao rola mesmo, o importante eh tds aqui conseguir os doc rssssssssssssssssssss boa sorte a tdssssssss
Comentários
eu perguntei pq vou fazer isso pq talvez eu faça pelo consulado . eles dao prazo de 4meses mas pelo jeito sai em bem menos tempo . mesmo assim valeu !!
preciso do meu passaporte e bi tb , acho q pra legalizar esses doc , mandar pra la , pra depois pedir meu bi e passaporte vai demorar mto mais doq eu mandar td ao consulado , eh mais caro , mas eu sei q funciona , esperiencia propria , minha mae em 4 meses tava com td pronto , sem esquentar a cabeca... ja envio td pra la e esqueco depois eles me ligam e ja era, uma semana depois ja to com bi e passaporte em casa ..... pra falar a verdade fico meio na duvida, mas vou esperar ate dia 26 pra ver se nao mudou nada no processo, se for o mesmo , ja to com td so reconhecer firma da minha assinatura em cartorio , confirmar o valor e mandar.... seja o q deus quiser rssssssssss brigadao pela ajuda
so por curiosidade, se eu for para portugal (na cidade q seja mais facil para resolver) tem como tirar minha nacionalidade +transcricao+bi+passaporte la ?? qual o procedimento ??? qnt tempo demora........ ???
vlwwwwww
Eu tb concordo com o Dado. a nacionalidade da avó e do pai do meu marido estamos fazendo por correio pq eles nao querem passaporte nem BI, agora quando chegar a vez do meu marido iríamos optar pelo consulado porque já fica tudo pronto de uma vez só .
e outra coisa no consulado me disseram que quando eu for pedir o bi e passaporte do meu marido ANTES teremos q transcrever nosso casamento senao eles nao aceitam o processo , e entao levaria mais tempo , dinheiro , paciencia . blá blá blá rsrsrs
entao quer dizer q eu estava raciociando errado ? me dê uma luz please !!!
entaum , eu acho super facil pra quem precisa tirar td de uma vez.... o da minha mae eu fiz desse jeito mandei td e 4 meses depois ja tinha nacionalidade,transcricao , bi , passaporte , td mto rapido e facil...to quase entrando em uma maquina do tempo pra chegar dia 26 e saber como q ta td...... ontem liguei la e perguntei se era certeza q dia 26 voltava mesmo a funcionar....e me disseram q nao tinham essa irformacao... ou seja pode ser q eu ligue dia 26 e eles falem q so depois do carnaval e assim por diante ...... q medooooooo kkkk
email q o consulado me mandou hj!!!
Agradecemos o seu e-mail,
mas, infelizmente, em virtude da grande procura por nossos serviços e actual
acúmulo de processos pendentes, estamos temporariamente impossibilitados de
receber novos pedidos de nacionalidade assim como de responder e-mails, por
não dispormos de meios humanos suficientes.
Sugerimos que volte a nos contactar após o dia 25 de Janeiro de 2010, data
em que estimamos que o atendimento esteja normalizado.
Caso não o tenha feito ainda, pedimos a gentileza de acessar nosso site para
obter informações sobre procedimentos.
Com os melhores cumprimentos
Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Nossa experiencia aqui na comunidade ( eu por exemplo ja estrou 1 ano) nos mostrou que quem fez pelo correio diretamente com a CRC foi mais rapido. As pessoas que demoraram alem do normal foi porque houve algum divergencia no processo, como nome, datas etc onde o conservador pediu explicacao. Mas no final saiu!
Nao tivemos ate agora nenhum caso indeferido. Os consulados tem exigido documentos desnecessarios ao processo. Como trancricao de obito, casamentos etc qeu dependendo do caso nao eh necessario.
Essas exigencias nao estao erradas pois todo Portugues deve trancrever obitos e casamentos. E eh obrigacao do consulado pedir isso.
Mas ha etapas q podem ser puladas e feitas depois, caso faca diretamente na CRC . Por exemplo : Transcricao de obitos de seus antepassados , nao ha necessidade em seu processo de nacionanidade. Nao vai fazer diferenca. A lei eh clara : tem direito a nacionalidade filhos e netos de portugues. Necessitanto apresentar a certidao do portugues , a certidao de inteiro teor dde quem esta pedindo e formulario 1c e um documento de indentificacao com foto e assinatura ( passaporte ou RG). Mandando esses documentos direto para a CRC com os carimbos necessarios esta garantido sua cidadania.
A burocracia do consulado tem levado mais tempo. No meu caso especifico . Fiz primeiro da minha mae pelo consulado de Sao Paulo , demorou 2 anos com tanta exigencias burocraticas e etc.... O minha foi direto em PT na CRC, levou 2 meses. Meus filhos foram pelo correio enviado para a CRC, levou 1 mes e 29 dias. Quanto ao BI e passaporte depende de sua necessidade. Com a cidadania na mao ( o assento portugues ) vc tira esses doumentos em 2 dias em Portugal ou em qualquer consulado Portugues do mundo entre 2semansa a 60dias
abs.
Fatima
eu sei bem o q significa essa ansiedade viu rsrsrsrs o bom é q a gente desenvolve o dom da paciencia neh rsrsr
Era isso que eu queria colocar, mas tinha duvidas. O Email do consulado eh claro nisso.
O consulado nada mais eh do que um intermediario. Eles estao abarrotados de servicos , nao so de nacionalidades como de outros servicos que eles tem que suprir a comunidade portuguesa local. Dai a demora.
No caso, ao enviar direto para CRC, vc quebra uma etapa burocratica que eh o consulado ( onde por obrigacao ( deles), acabam pedindo documentos alem do necessario) e sem ficar a merce de uma fila de processos de todas as categorias que chegam ao consulado.
No caso da CRC vc ja esatra enviando para o orgao competente sem passar por intermediarios.
abs
entaum pelo q o funcionario do consulado disse pra minha mae qnd eu a levei la , qnt mais novo mais rapido pra sair... por isso q das criancas foi rapido , ele disse pra minha mae q o do meu filho nao leva 1 mes...... isso no consulado , pra mim q sou casado e preciso fazer nac. transcr. bi e passa , acho q vou de cons. mesmo .....
..
Meus filhos ja sao maiores. 21 e 22 anos respectivamente. Quando estive PT para levar o processo de minha sobrinha tive a oportunidade de conversar com um conservaodr que me disse o seguinte. Se os docuemntos de sua sobrinha estiverem em ordem o despacho eh mais rapido pois ja foi feito 3 geracoes seguidas e estavam la computados no sistema.
Creio eu que esse sim eh o motivo pelo qual as ultimas geracoes saem beneficiadas com a aporvacao do processo mais rapido, pois a conferencia de documentos e das geraceos anteriorees ja esato no sistema.
Mas se vc se prefere fazer pelo consulado. Acho que vc deve seguir neste caminho, pois essa decisao eh somente sua. Mas nossas estatisticas aqui ja provou o contrario.
Boa sorte,
Fatima
agora eu me CAFUNDI hahahaha
minha pergunta foi com relação a trascrição de casamento e obito (só isso ) , pq o consulado dá um prazo de 4 a 6meses mas pelo q eu vejo aqui na comu sai antes disso . seu caso q vc deu entrada em novembro foi só transcrição de casamento e ainda nao ficou pronto????
como te mandei por scrap, acredito que sera mais eficiente vc ler desde o comeco este topico, onde me ensinaram PASSO A PASSO como fazer o processo pelo correio e depois qualquer duvida postar aqui. Afinal, entendo que seja essa a finalidade dos topicos abertos na comunidade - aprendermos com o caso dos outros.
boa sorte pra vc!
Mandei para o consulado o pedido de bi+passaporte para meu pai. Nele mandei a certidao (que chegou junto a carta que parabenizava ele por ter se tornado portugues), para tentar agilizar (como me foi dada a dica). A pergunta e': Essa certidao que chega e' a original? (caso nao seja, ela mesmo assim ajudaria a agilizar o processo?)
essa certidão é original, foi essa mesma que eu mandei pro pedido de BI dos meus filhos, depois nos conte o prazo final.
hummmm, agora "intindi" rsrsr. valeu!!!qualquer novidade eu falo tb
não sei se vc já explicou antes, mas vc precisa verificar se realmente é necessário fazer as transcrições. Eu tô sabendo muitos detalhes do seu caso.
Se a sua mae mudou de nome quando casou, envie à CRC o nome de solteira, pues seguramente o processo está assim.
- nome de casada
- nome de solteira
- nome dos pais
- nome do cachorro
- nome do papagaio
rssss
boa sorte, Aline!
Tem razao!!! Nao ha que economizar em informacoes quando necessitamos algo e nao sabemos exatamente o que eles querem!!!
Tudo pela cidadania!!! rsrsssrs
PASSEI AQ SO PRA AVISAR Q HJ DIA 25 de jan verifiquei o site do consulado e ja esta no ar novamente a parte de nacionalidade , unica mudanca no processo foi no valor , nacio+transcr.+bi+passaporte custava 1285 reais ...... e agora 1120 ......... ja vou mandar essa semana o meu , em 4 meses ja to com td isso na mao sem esquentar a cabeca.......
boa sorte gente
Dado
o consulado de SP alterou o prazo "teórico" de 4 para 6 meses e só depois deste tempo que o BI e passaporte será emitido, entao some mais 1-2 meses
vc tem todo o direito de fazer pelo consulado, mas fica aqui uma dica, esses prazos não são mais respeitados como antigamente.