nesta quinta-feira, meu pai assinará o formulário e começara minha ansiedade pelo prazo. Graças a Lara e Denise, não esperei a transcriçao de casamento/obito de meu avô, via consulado de sp, pois hj fez 4 meses e nada.
Valew pelos os parabéns! Bom, agora meu pai gostou da brincadeira e quer ter o passaporte portuga, rs, agora vem as perguntas: 1 - voces tem algum tópico p/ me indicar, onde se ensine como fazer pelo consulado aqui de SP? (ou, alguem poderia me dar esses toques?)
2 -só com o numero do assento já da pra começar ou tem que esperar chegar a certidão dele?
ultimas...
3- quanto que custa mais ou menos bi + passaporte pelo consulado? 4 - e em quanto tempo tá saindo em média?
No consulado de SP, BI + Passaporte sai em 30 dias, sem enviar a certidao ( basta o numero do assento ), enviando a certidao original, sai em duas semanas.
Valores nao sei ao certo, sei que o BI estava R$ 115,00.
Bom, estou pra ajudar meu pai a fazer o bi+passaporte dele, pelo consulado. A situacao e' a seguinte: ele foi casado com minha mae, hj e' casado com outra mulher, na certidao de inteiro teor dele falou-se apenas dele ser casado com minha mae, se nao me engano. E atraves dessa certidao que ele se tornou portugues. Ele nao transcreveu nenhum casamento. Minhas perguntas sao: para ele tirar o bi+passaporte ele precisara' transcrever o casamento dele? o que ele poe no formulario, solteiro, casado com minha mae, ou casado com a atual mulher (se ele colocar isso no formulario, nao corre o risco de haver um conflito entre as informacoes existentes na certidao portuguesa dele e no bi e passaporte?)?
Kadinho É assim, seu pai é casado! Ele pode tirar o BI e depois o Passaporte no entanto o estado civil dele vai ser indeterminado. Porque? O processo é de assentamento de nascimento, mesmo tando o nome de 1 esposa neste momento não tem valia. Como ele não trancrevel o casamento, o que vai acontecer. No consulado eles provavelmente iram pedir que seu pai trancreva o casamento dele, ele explica a situação, aproveita e pergunta como é feito o processo para ele trancrever o casamento dele. Mais isso não impede que ele tire o BI e nem o passaporte só dara problema se o seu pai vier morar em Portugal, e a atual esposa quizer tirar documentação dela.
Em tese Kadinho, e a meu ver como seria de direito, não há qq impedimento para que o seu pai tire o BI. Contudo, pelo menos no consulado do Rio, não se procede assim, devendo ser feita toda a regularização do estado civil antes da emissão do documento.
Tenho a vaga lembrança ce ter lido em algum lugar que para pedir bi+passaporte pelo consulado, se mandarmos a certidão junto sai mais rápido. (apesar de ter visto hoje que eles só reabrirao as portas a partir do dia 26 de jan) Mas esse lance de mandar a certidão confere? Se sim, deveria eu mandar a original ou uma cópia? abs
eu enviei o pedido do BI junto com a certidão original, conforme orientou o Consulado, enviei em uma segunda-feira, na quinta ligaram pra agendar, do envio ao recebimento foram 12 dias, me parece que agora, entregam o BI na hora que assina, teve gente que conseguiu em uma semana.
olha estamos andando juntos, agora preciso também realizar a transcrição do casório da minha mãe. sei que pelo correio não é possível fazer isto. estou a imaginar em como farei já que a embaixada demora um ano para fazer esse simples procedimento.
Tem um tópico aqui na comunidade " ajuda em portugal ", tem um pessoal que pode estar fazendo transcrição direto em pt, deixa um recado que a dani ou a rosângela entram em contato.
Voce pode fazer os processos atraves do Consulado do Rio ou diretamente por correio. Se faz pelo consulado vai necessitar o BI da sua mae com o estado civil atualizado. Ele pode ser tirado no mesmo consulado. Ligue para pedir informacao. Se faz pelo correio vai necessitar: 1- certidao de nascimento da sua mae com a averbacao do estado civil. 2- certidao de nascimento em inteiro teor do interessado autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado 3- cópia do RG do interessado legalizada no consulado 4- formulario 1C assinado pelo interessado no consulado ou como dizem aqui na comunidade, caso nao possam ir ao consulado, assinado em cartorio com firma reconhecida por AUTENTICIDADE. Juntar os documentos acima, ir ao correio pagar um vale que se chama Dinheiro Certo no valor de 175 euros para cada interessado, anotar o numero desse vale no formulario 1C, colocar uma copia do mesmo junto com os demais documentos e enviar tudo por SEDEX Mundi ao endereco que aparece no formulario.
OBS: 1- os processos sao individuais, ou seja, cada processo um envelope com os respectivos documentos. 2- revise bem todos os documentos: nomes, datas, etc. 3- para nao ter que enviar uma certidao da sua mae para cada processo, voce pode enviar uma cópia simples e anotar os dados da mesma no formulario 1C.
Dizem que é complicado ligar para o Consulado do Rio. Se for assim, de uma chegadinha lá e informe-se sobre BI e passaporte. Talvez nao seja tao demorado como agendar para atribuicao. Quando tiver alguma resposta, poste aqui para que os demais tambem tenham a informacao.
Lembre que se voce for fazer o seu processo por correio, nao precisara o BI da sua mae. VAi precisar, isso sim, dos dados da certidao portuguesa dela com o casamento averbado, caso ela nao seja a sua declarante (veja quem declarou o seu nascimento na sua certidao). Voce pode fazer 2 coisas: 1- com tudo que ja lhe indiquei anteriormente, mandar o seu processo pelo correio. 2- se a sua mae quer o BI e o passaporte (se ela for viajar) pode solicita-los com calma no consulado do Rio. Resumindo: voce nao tem que esperar esses documentos da sua mae para dar entrada no seu processo.
GENTE ME AJUDEM!!! seguinte , minha mae mandou todos os doc pro consul aq em SP capital , em 4 meses ela foi chamada , era uma quarta-feira , no sabado ja recebeu o BI em casa e uma semana depois o passaporte , achei mto rapido , entaum fui dar entrada no meu processo , com todos os doc em maos , formulario preenchido , liguei no consulado para confirmar o valor a ser enviado e eles me falam q foi suspenso o processo de nacionalidade , pra entrar em contato no comeco do ano , dia 4 de janeiro liguei la e eles me disseram q somente a partir do dia 26 de janeiro ... , alguem sabe me dizer se tem algum outro metodo pra obter a minha nacionalidade aq no brasil , estou desesperado pois sou casado e tenho um filho de 1 ano , ja to com td pronto pra ir morar em londres onde morava antes..... viemos somente pra resolver essas questoes..... PRECISO DE UMA LUZZZZ!!!!!!!!!!! BRIGADAO GENTE!!!
existem 3 formas de vc requerer sua nacionalidade: pelo consulado, constituindo advogado ou enviado o processo diretamente a lisboa por correio.
pelo correio é muito simples , dá uma olhadinha no manual de ajuda q tá tudo explicado lá o q vc deve fazer. basicamente vc vai precisar da certidao de nascimento portuguesa, da sua certidao de inteiro teor reconhecida do itamaraty e depois legalizada no consulado, copia autenticada do seu rg legalizado no consulado, formulario 1c preenchido e assinado no consulado ou em cartorio (mas tem q ser por autentidade ) + 1 taxa de 105euros . vc envia tudo pro crc e pelas experiencias dos membros desta comu, o processo tá levando em média 4meses. só q o bI e o passaporte deve ser solicitado no consulado depois q sua certidao de nascimento ficar pronta.
entao , se eles voltarem mesmo a trabalhar dia 26 de janeiro meu caso mesmo eh melhor mandar td direto pro consulado como fiz com o da minha mae, tenho sorte pq minha vo eh viva e tem td atualizado , como disse o da minha mae nacionalidade, transcricao de casamento , Bi e passaporte levaram 4 meses pra tddddd ficar pronto , ja to com td na mao , so esperar eles voltarem pra mandar os doc, acho q o pessoal aq da comu q tenham os pais com td regularizado devem fazer o mesmo ,eh mais caro mas mto mais rapido.......acho q o dela foi 1285 reais , agora vou cruzar os dedos ate dia 26 pra poder mandar meus doc.......... brigadao pela ajuda!!!!!!
no consulado eu acabei de me informar , o passaporte + Bi leva em media 45dias pra ficar prontos . o bi e passaporte tb pode ser providenciado em portugal . se nao me engano fica prontos na hora. todas essas informações tb tem aqui no manual de ajuda ok?
de qualquer forma estarei torcendo por vc !!! boa sorte!!!
Dado, pra vc que está desesperado, o melhor método é apenas legalizar seus documentos incluindo o seu formulário 1C no consulado e em seguida dar entrada pelo correio direto com a CRC. Não dê entrada pelo consulado, use apenas pra fazer as legalizações. Aliás o próprio consulado de SP estava recomendando fazer isso, mas eles resolveram paralisar as operações... absurdo ficarem parados 1 mês e sem dar satisfações sobre os procedimentos!
アライン, o número de assento da sua mãe, como já foi lavrado, vc pode descobrir facilmente entrando em contato direto com a CRC.
sobre o detalhe da adoção, pois é, precisa fazer a homologação e eu infelizmente só conheço advogados que eu NÃO recomendo... mas alguém aqui talvez possa te recomendar um em PT que seja minimamente competente e não-explorador
Comentários
fico feliz por vc
nesta quinta-feira, meu pai assinará o formulário e começara minha ansiedade pelo prazo.
Graças a Lara e Denise, não esperei a transcriçao de casamento/obito de meu avô, via consulado de sp, pois hj fez 4 meses e nada.
Bem, espero que de tudo certo.
Bola pra frente, que seu dia de portuga esta chegando !
Valew pelos os parabéns! Bom, agora meu pai gostou da brincadeira e quer ter o passaporte portuga, rs, agora vem as perguntas:
1 - voces tem algum tópico p/ me indicar, onde se ensine como fazer pelo consulado aqui de SP? (ou, alguem poderia me dar esses toques?)
2 -só com o numero do assento já da pra começar ou tem que esperar chegar a certidão dele?
ultimas...
3- quanto que custa mais ou menos bi + passaporte pelo consulado?
4 - e em quanto tempo tá saindo em média?
Valores nao sei ao certo, sei que o BI estava R$ 115,00.
Bom, estou pra ajudar meu pai a fazer o bi+passaporte dele, pelo consulado. A situacao e' a seguinte: ele foi casado com minha mae, hj e' casado com outra mulher, na certidao de inteiro teor dele falou-se apenas dele ser casado com minha mae, se nao me engano. E atraves dessa certidao que ele se tornou portugues. Ele nao transcreveu nenhum casamento. Minhas perguntas sao: para ele tirar o bi+passaporte ele precisara' transcrever o casamento dele? o que ele poe no formulario, solteiro, casado com minha mae, ou casado com a atual mulher (se ele colocar isso no formulario, nao corre o risco de haver um conflito entre as informacoes existentes na certidao portuguesa dele e no bi e passaporte?)?
É assim, seu pai é casado!
Ele pode tirar o BI e depois o Passaporte no entanto o estado civil dele vai ser indeterminado.
Porque? O processo é de assentamento de nascimento, mesmo tando o nome de 1 esposa neste momento não tem valia.
Como ele não trancrevel o casamento, o que vai acontecer.
No consulado eles provavelmente iram pedir que seu pai trancreva o casamento dele, ele explica a situação, aproveita e pergunta como é feito o processo para ele trancrever o casamento dele.
Mais isso não impede que ele tire o BI e nem o passaporte só dara problema se o seu pai vier morar em Portugal, e a atual esposa quizer tirar documentação dela.
Contudo, pelo menos no consulado do Rio, não se procede assim, devendo ser feita toda a regularização do estado civil antes da emissão do documento.
Tenho a vaga lembrança ce ter lido em algum lugar que para pedir bi+passaporte pelo consulado, se mandarmos a certidão junto sai mais rápido. (apesar de ter visto hoje que eles só reabrirao as portas a partir do dia 26 de jan)
Mas esse lance de mandar a certidão confere?
Se sim, deveria eu mandar a original ou uma cópia?
abs
eu enviei o pedido do BI junto com a certidão original, conforme orientou o Consulado, enviei em uma segunda-feira, na quinta ligaram pra agendar, do envio ao recebimento foram 12 dias, me parece que agora, entregam o BI na hora que assina, teve gente que conseguiu em uma semana.
estou a imaginar em como farei já que a embaixada demora um ano para fazer esse simples procedimento.
Se faz pelo consulado vai necessitar o BI da sua mae com o estado civil atualizado. Ele pode ser tirado no mesmo consulado. Ligue para pedir informacao.
Se faz pelo correio vai necessitar:
1- certidao de nascimento da sua mae com a averbacao do estado civil.
2- certidao de nascimento em inteiro teor do interessado autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado
3- cópia do RG do interessado legalizada no consulado
4- formulario 1C assinado pelo interessado no consulado ou como dizem aqui na comunidade, caso nao possam ir ao consulado, assinado em cartorio com firma reconhecida por AUTENTICIDADE.
Juntar os documentos acima, ir ao correio pagar um vale que se chama Dinheiro Certo no valor de 175 euros para cada interessado, anotar o numero desse vale no formulario 1C, colocar uma copia do mesmo junto com os demais documentos e enviar tudo por SEDEX Mundi ao endereco que aparece no formulario.
OBS:
1- os processos sao individuais, ou seja, cada processo um envelope com os respectivos documentos.
2- revise bem todos os documentos: nomes, datas, etc.
3- para nao ter que enviar uma certidao da sua mae para cada processo, voce pode enviar uma cópia simples e anotar os dados da mesma no formulario 1C.
DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C
Postado pela Sandra.
[http://www.irn.mj.pt/sections/ir
É exatamente como Denise escreveu, se não estiver em portugal terá que fazer pelo consulado.
Infelizmente, já que o consulado é devagar quase parando.
Voce pode fazer 2 coisas:
1- com tudo que ja lhe indiquei anteriormente, mandar o seu processo pelo correio.
2- se a sua mae quer o BI e o passaporte (se ela for viajar) pode solicita-los com calma no consulado do Rio.
Resumindo: voce nao tem que esperar esses documentos da sua mae para dar entrada no seu processo.
GENTE ME AJUDEM!!! seguinte , minha mae mandou todos os doc pro consul aq em SP capital , em 4 meses ela foi chamada , era uma quarta-feira , no sabado ja recebeu o BI em casa e uma semana depois o passaporte , achei mto rapido , entaum fui dar entrada no meu processo , com todos os doc em maos , formulario preenchido , liguei no consulado para confirmar o valor a ser enviado e eles me falam q foi suspenso o processo de nacionalidade , pra entrar em contato no comeco do ano , dia 4 de janeiro liguei la e eles me disseram q somente a partir do dia 26 de janeiro ... , alguem sabe me dizer se tem algum outro metodo pra obter a minha nacionalidade aq no brasil , estou desesperado pois sou casado e tenho um filho de 1 ano , ja to com td pronto pra ir morar em londres onde morava antes..... viemos somente pra resolver essas questoes..... PRECISO DE UMA LUZZZZ!!!!!!!!!!!
BRIGADAO GENTE!!!
existem 3 formas de vc requerer sua nacionalidade: pelo consulado, constituindo advogado ou enviado o processo diretamente a lisboa por correio.
pelo correio é muito simples , dá uma olhadinha no manual de ajuda q tá tudo explicado lá o q vc deve fazer.
basicamente vc vai precisar da certidao de nascimento portuguesa, da sua certidao de inteiro teor reconhecida do itamaraty e depois legalizada no consulado, copia autenticada do seu rg legalizado no consulado, formulario 1c preenchido e assinado no consulado ou em cartorio (mas tem q ser por autentidade ) + 1 taxa de 105euros .
vc envia tudo pro crc e pelas experiencias dos membros desta comu, o processo tá levando em média 4meses. só q o bI e o passaporte deve ser solicitado no consulado depois q sua certidao de nascimento ficar pronta.
espero te-lo ajudado !!!!
sorry , a taxa é 175euros e nao 105 rsrsr
entao , se eles voltarem mesmo a trabalhar dia 26 de janeiro meu caso mesmo eh melhor mandar td direto pro consulado como fiz com o da minha mae, tenho sorte pq minha vo eh viva e tem td atualizado , como disse o da minha mae nacionalidade, transcricao de casamento , Bi e passaporte levaram 4 meses pra tddddd ficar pronto , ja to com td na mao , so esperar eles voltarem pra mandar os doc, acho q o pessoal aq da comu q tenham os pais com td regularizado devem fazer o mesmo ,eh mais caro mas mto mais rapido.......acho q o dela foi 1285 reais , agora vou cruzar os dedos ate dia 26 pra poder mandar meus doc.......... brigadao pela ajuda!!!!!!
no consulado eu acabei de me informar , o passaporte + Bi leva em media 45dias pra ficar prontos . o bi e passaporte tb pode ser providenciado em portugal . se nao me engano fica prontos na hora. todas essas informações tb tem aqui no manual de ajuda ok?
de qualquer forma estarei torcendo por vc !!! boa sorte!!!
Brigadao pela ajuda....... !!!!!!!!
sobre o detalhe da adoção, pois é, precisa fazer a homologação e eu infelizmente só conheço advogados que eu NÃO recomendo... mas alguém aqui talvez possa te recomendar um em PT que seja minimamente competente e não-explorador