Correios ou Consulado? (e como começar)

Olá pessoal, tenho alguns montes de dúvidas.

Primeira: antes ouvia que o consulado era muito demorado, era loteria, agora vejo varios exemplos de pessoas que aplicaram via consulado e entre 3, 4 meses adquiriram suas cidadanias.
Então estou na dúvida, QUAL É MELHOR E QUANTO SAI POR CADA UM EM MÉDIA?.

Meu caso é o seguinte, eu sou inicialmente bisneto de portugueses, mas meus avós já adquiriram a cidadania, porém, através de um escritório de lá com isso gastaram muita grana no processo.

Se eu entedi direito, eu já poderia tentar diretamente pelos meus avós mas ai seria por naturalização, sendo que se passar antes pelo meu pai e depois pra mim seria por atribuição (que me parece mais vantagem) estou correto? (gostaria muito de esclarecer essa duvida)

E por fim como eu começo o processo do meu pai (onde eu vou, onde eu ligo, que documentos eu preciso?) ? ele a partir de agora somente precisará de documentos referentes aos meus avós? (pois eles são ou não portugues legítimos a partir de agora, como qualquer outro nascido lá?)

De antemão já agradeço imensamente
«13456

Comentários

• Kadinho,

o pessoal aqui costuma recomendar por atribuição. Mas se você ainda não tiver filhos, não vejo grande mal. (alguém me desminta se estiver errado)

Se tentar por atribuição, a primeira coisa que deverá saber é quem consta como declarante na Certidão de Nascimento do seu pai?

Responda isso, que em breve vamos esclarecendo mais coisas.

Boa sorte.
  • O declarante na certidão do meu pai é o meu avô (já portugues, por atribuição).
  • Kadinho

faca entao por atribuicao, realmente eh o que nos sempre recomendamos aqui, sempre que possivel eh melhor ir por esse caminho por ser bem mais rapido e menos burocratico. Vc nao tera que transcrever casamento de seus avos. Quem declarou seu nascimento foi seu pai? Se sim, melhor ainda.

Vc tem quem pagar pra CRC em Lisboa 175 euros por cada processo (dois processos) + custos com documentacao e correios. Porem, vc precisara de menos documentos, e tera que esperar menos da metade do tempo do que se fizer por naturalizacao, entao eu acho que compensa bastante.

Basicamente o que vc precisa sao as certidoes de nascimento de inteiro teor sua e de seu pai (legalizadas no Itamaraty), copias autenticadas do RG ou passaporte dos dois e o formulario 1C assinado pessoalmente. Por fim esses documentos sao legalizados no consulado e vc manda em seguida pra CRC. So isso. Cada processo de uma vez, pelo correio. Diga onde vcs moram no Brasil para maiores detalhes.
  • kadinho

Neste tópico aqui colocamos o custo TOTAL de um processo de atribuição (com nascimento do requerente declarado pelo português - igual ao caso do seu pai).
    Dá uma conferida aí: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5319285436693879030
  • Isso, meu pai que foi o meu declarante também (ainda não portugues).
    Me interessei pela atribuição, e pelos correios
    Podemos focar então no caso especificamente do meu pai?

Novamente: Ele, a partir de agora, tem um pai e uma mãe ambos com a cidadania por atribuição, tendo seu pai com declarante da certidão de nascimento.

o encarregado de fazer a cidadania dele sou eu...

E AGORA, Por onde eu começo? tem algum site oficial com a lista de documentos necessarios para esse caso? (e aonde eu pegue esse formulário). Enfim quais os primeiros passos pra eu conseguir a cidadania dele?

E obrigado fabio, lara, carlinha e milan...já pude ter uma boa noção do preço e qual caminho seguir
  • (ps: nós moramos em são josé dos campos - cerca de 1 hora de são paulo)
  • ps2: sei que no caso do meu pai ele vai precisar da certidão de nascimento do meu avo:
    Pergunta 1: A partir agora apenas documentos do meu avo mesmo, meu bisavo já esta fora da jogada, meu avo agora responde 100% como um portuga legítimo nascido la?
    Pergunta 2: (bem de leigo) Se meu avo não nasceu em portugal, como a certidão de nascimento dele vai provar que ele é portugues?
  • Pergunta 1: A partir agora apenas documentos do meu avo mesmo, meu bisavo já esta fora da jogada, meu avo agora responde 100% como um portuga legítimo nascido la?

Sim..a partir do momento que você atribui uma nacionalidade, é como se você fosse português desde o nascimento,, então seu avô é um português legítimo nascido fora de Portugal...

Pergunta 2: (bem de leigo) Se meu avo não nasceu em portugal, como a certidão de nascimento dele vai provar que ele é portugues?

Ele tem duas certidões, uma de nascimento no Brasil e uma de Portugal, que consta nascimento no Brasil também...quando tirar a sua, você também terá duas certidões
  • [APAGADO]
  • Kadinho

então, apesar de vc ter que fazer um processo de cada vez, primeiro seu pai depois vc, vc deve já providenciar as certidões de nascimento de inteiro teor de seu pai e sua de uma única vez, pois vc economizará tempo e dinnheiro, vc já faz toda parte de cartório, depois do itamaraty e por fim do consulado.

Do seu pai:

- certidão de nascimento de inteiro teor, firma reconhecida, legalizada no Itamaraty e consulado
    - cópia autenticada do RG ou passaporte, legalizada no consulado
    - formulário 1C assinado presencialmente em qq cartório (seu pai deve fazer isso), legalizado no consulado.

De vc:

- certidão de nascimento de inteiro teor, firma reconhecida, legalizada no Itamaraty e consulado
    - cópia autenticada do RG ou passaporte, legalizada no consulado
    - formulário 1C assinado presencialmente em qq cartório, legalizado no consulado.

É só isso. Seu caso é exatamente como o meu, neto de português, avô e pai declarantes dos nascimentos, 2 processos de atribuição (seu pai + vc), nenhuma transcrição de casamento. Belezinha pura!! rsss
  • o Wes já respondeu...

mas a partir do momento que foi atribuída a nacionalidade portuguesa, seu avô passou a ser considerado português desde o nascimento, português nascido no Brasil. O nascimento dele está agora registrado tb em Portugal. Ele é portugaaaaa e logo vc será tb rsss

Seu avô está registrado na própria CRC, então vc não precisa mandar certidão de nascimento dele para o processo de seu pai, basta preencher os dados no formulário 1C (numero de assento, freguesia, concelho). Freguesia: cidade no Brasil onde seu avo nasceu. Concelho: estado brasileiro.
  • como vc está em SJC, utilize o serviço de legalização do Itamaraty de SP, o serviço é gratuito e feito pelo correio, devolvem tudo em cerca de 1 semana. Endereço no guia de ajuda.

Legalizações no consulado são feitas tb pelo correio.

Isso significa que vc não vai precisar sair de SJC :)
  • Lara

Desde quando o escritório do MRE de São Paulo está legalizando documentos? Desconheço isso...
  • Consulado de São Paulo

Ontem estive no consulado de São Paulo com minha filha para pegar o BI dela e tirar a foto para o passaporte. O agente consular que me atendeu, falou que a partir de antes de ontem os processos de aquisição de cidadania portuguesa estarão sendo feitos em duas semanas. Se a pessoa mandar os documentos no dia 1°, por volta do dia 15 já estará sendo convocado para comparecer ao Consulado para assinar a cidadania e o BI. Será bom para quem tiver pressa... e o passaporte chega direto de Portugal, uma semana após a retirada do BI.
    abraços a todos.
  • Claudia

desde o começo de fevereiro dá pra legalizar no MRE de São Paulo, o pessoal aqui já tem usado!
  • Claudia - CONSULADO DE SP

com relação ao que o consulado de SP te falou, primeiramente isso tem a ver com processos de aquisição/naturalização e não atribuição. A novidade é que agora quem quer fazer por naturalização não pode mais assinar o requerimento específico em cartório, tem que ir lá no consulado com hora marcada. Primeiro tem que mandar todos os documentos pelo correio e depois eles chamam. Daí eles te dão duas opções: vc assina e pega os docs e vc mesmo manda pra CRC ou paga para o consulado mandar pra vc (custa mais caro nesse caso).
    Olha, essa mudança é coisa de português!!! Mas o que eles na verdade estão fazendo é uma pré-triagem consular da documentação nos casos de pedidos de naturalização, pq são muitos documentos. Dessa forma chega mais organizado na CRC.
    O que o agente te diz foi que ao invés de ter que esperar 1 mês pra ser chamado pra assinar o requerimento, agora eles estão chamando em 2 semanas. Só isso... bah, que graaaaande avanço... rssss.
    Tá tudo explicado aqui:
    http://www.consuladoportugalsp.org.br/naturalizacao.htmATENÇÃO: Para o processo de ATRIBUIÇÃO nada mudou no consulado de SP, a pessoa assina o formuláriio 1C em cartório e manda pro consulado pra legalização junto com os demais docs, tudo pelo correio sem ter que ir ao consulado.
  • Kadinho

É isso mesmo, parece complicado quando não sabemos absolutamente nada, mas quando começamos fica facinho.
  • EU ESTOU PASMO! são só esses 3 documentos mesmo para serem legalizados e enviados, em cada processo : certidão inteiro teor; copia autenticada do rg e o formulário ???!!! tem certeza??!!! rs

isso ta muito bom pra ser verdade

E eu nem sequer preciso mandar a certidão do meu avô, SERIO MESMO?! esta certa disso ?!rs

voce disse que ela (a certidão do meu avo) já estaria no CRC, isso seria: Conservatória do Registo Civil ou Conservatória dos Registos Centrais ?? (pois é pedido no formulário 1C)

(DÚVIDA: por que então meus avós precisaram das certidões dos meus bisavós e não apenas também informaram: freguesia, concelho e numero de assento?)

Vocês são demais! Não sei como agradece-los...
  • Kadinho

CRC - CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS.

Por onde seus avós fizeram a cidadania deles, pelo consulado? Se foi, eles pedem mais documentos do que necessitam na realidade.
  • Não eles fizeram por um tipo de escritorio de uma amiga que estava em portugal... tiveram que ir atras das certidoes dos meus bisavós e tudo mais, quer dizer então que eles não precisariam ter feito, bastava apenas informar no formulario o local etc... onde meus bisavós haviam nascido?
  • Kadinho,

tambem nao foi em vao ter conseguido a certidao dos seus bisavos, certidoes muito antigas eh bom anexar no processo, se voce informar os dados ( concelho, freguesia, datas ) eh suficiente, a CRC vai procurar pela certidao, mas se voce ja coloca a certidao, o processo anda mais rapido, eles nao irao perder tempo procurando.

Para as certidoes que ja estao arquivadas na CRC ( sao as certidoes dos processos de nacionalidade ), eh desnecessario anexar, eles mesmos localizam muito rapido, ja esta tudo digitalizado e informatizado.
  • Kadinho

olha o meu exemplo: quando eu fiz a atribuicao de meu pai, eu localizei a certidao de nascimento de meu avo portuga, pois isso agiliza o servico da CRC. A CRC poderia ter localizado a certidao por conta propria ("oficiosamente" como eles dizem), e sem custos adicionais, mais isso ia atrasar o processo e eu tinha muita pressa. Mas se eu nao tivesse pressa, poderia apenas ter colocado todos os dados no formulario do meu pai (numero de assento, freguesia, concelho e conservatoria).

Acontece tb que eu nao sabia o numero de assento de meu avo, so a freguesia e o concelho, entao precisava de qq forma localizar a certidao. Acho que deve ter sido o caso de seus bisavos tb, entao nao foi a toa.

Mas depois que meu pai se tornou portuga, ele ficou registrado na propria CRC e quando eu dei entrada no meu processo, eu nao anexei certidao dele, coloquei apenas os dados do registro dele. Muito simples.

Todos os estrangeiros que se tornam portugueses ficam registrados na CRC (Conservatoria dos Registros Centrais) em Lisboa, entao depois do primeiro processo nao eh mais necessario localizar/anexar certidoes.

Essa informacao sobre anexar ou nao certidoes de nascimento esta explicado no proprio formulario de atribuicao.
  • começando a atribuição do meu pai

Bom já fiz o pedido da certidão de inteiro teor COM FIRMA RECONHECIDA do meu pai e minha tb (p/ não perder tempo)
    Agora vem as dúvidas, a "firma reconhecida" é do cartório, certo (não nossa)?
    Quanto ao Itamaraty, eu só mando a(s) certidões de inteiro teor mesmo? eu realmente não preciso mandar as copias autenticadas de rg e passaporte p/ lá também (pois pensei que por ser gratuito, mal não faria, ou faria?rs)
    Ultima coisa, no site
    http://www.abe.mre.gov.br/avisos/escritorio-em-sao-paulo-legaliza-documentos-recebidos-por-via-postal
    diz
    "Os documentos a serem legalizados deverão ser encaminhados ao ERESP, NO ORIGINAL, para o seguinte endereço: (...)"
    Se eu for mandar as cópias autenticadas, elas não são consideradas documentos originais certo? e a certidão de inteiro teor que recebo do cartório é um documento original?
    Obrigado, mais uma vez e desculpe a "lieguisse"
  • firma reconhecida é sim da pessoa do cartório que assinou as certidões, é só vc pedir as certidões com firma reconhecida que eles já vão entender.

pro Itamaraty vc só manda mesmo as certidões de nascimento de inteiro teor, os outros docs não precisa.

a cópia autenticada do RG (ou passaporte, não precisa de cópia dos documentos) vc legaliza no consulado apenas.

certidão de inteiro teor do cartório com certeza é um documento original.
  • duvidazinhas sobre o envio p/ itamaraty

no link http://www.abe.mre.gov.br/avisos/escritorio-em-sao-paulo-legaliza-documentos-recebidos-por-via-postal diz: "Os documentos serão devolvidos para o endereço do remetente por carta registrada e o prazo para devolução é de 10 (dez) a 20 (vinte) dias úteis após o recebimento pelo ERESP."
    Eu posso mandar p/ eles por sedex (pois chega mais rápido que a carta registrada)?
    E eu não tenho que pagar o envio deles de volta p/ mim?
    obrigado
  • Pode mandar por SEDEX se quiser e, para o escritorio de representação do Itamaraty em São Paulo, não tem que pagar NADA . Siga as instruções do site e dá tudo certinho. Acabo de passar por isso.
    Boa sorte.
  • Dúvidas p/ o envio de documentos ao CONSULADO

Como sabem estou dando entrada no processo de atribuição do meu pai e já agilizando o meu p/ economizar tempo, assim como voces me recomendaram...por ex. p/ o itamaraty já mandei tanto a certidão dele quanto a minha. Agora chega a etapa da legalização dos documentos (formulario 1C , copia autenticada do rg, certidão de inteiro teor) no consulado.

1ª pergunta: O formulario 1C é considerado um documento a ser legalizado, entrando, portanto, na lista de custos da tabela do consulado?

2ªpergunta: Posso já mandar o meu formulário junto p/ tentar ganhar tempo (mesmo ele estando sem o campo do numero de assento - pois meu pai ainda não é portuga), será que eles engolem?

3ª pergunta: no site do consulado diz "os documentos podem ser enviados por SEDEX ao Consulado-geral em São Paulo em original com a assinatura do emitente previamente reconhecida em cartório de nossa área de jurisdição. Devem ainda conter selo de autenticidade (selo holográfico)."
    Não entendi a parte do documento original com assinatura reconhecida, diz respeito apenas a certidão ou deveria eu mandar os RGs originais junto com as suas respectivas cópias autenticadas???Enfim O QUE EU DEVO, DE FATO, ENVIAR P/ O
    CONSULADO?

De antemão já agradeço
  • [APAGADO]
  • Fernando

Obrigado pelos esclarecimentos.
    A princípio vou tentar mandar sem a autenticação da sé, ai se não der, não vai ter jeito, rs. (O procedimento do tal "sinal público" leva tempo?)

Ainda a respeito do trecho: "os documentos podem ser enviados por SEDEX ao Consulado-geral em São Paulo em original com a assinatura do emitente previamente reconhecida em cartório de nossa área de jurisdição. Devem ainda conter selo de autenticidade (selo holográfico)."

Não significa, então, que eu deva enviar os RGs originais junto com as cópias autenticadas (somente elas já bastam?)?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.