(Agradeço pelos esclarecimentos, Lara e Cibele) Bom, hoje fui lá no cartório com o meu formulário preenchido - exceto o campo do numero do assento do meu pai, é claro, rs - e PASSOU!! Reconheceram firma normalmente, será que se eu enviar agora pro consulado eles aceitam?
A respeito do cheque nominal p/ consulado, tendo eu conta em banco mas não talão de cheque perguntei no banco se eles poderiam emitir tal cheque pra mim...eles disseram que poderiam fazer um tal "cheque administrativo", sendo necessario o CNPJ do beneficiario etc... alguém ja precisou fazer isso?
(Meu pai preencheu "casado" no formulario 1c. Isso significa que ele é obrigado a averbar o casamento lá, ou ele pode se tornar portugues tranquilamente sem isso?)
o numero do assento pedido no formulario eh do seu avo e nao do seu pai, soh tem numero de assento de nascimento quem eh portugues, entao voce deve colocar sim o numero do assento e assinalar que esta arquivado na CRC e preencher os outros campos.
O cheque administrativo eh bem provavel que eles aceitem, eh o melhor cheque pra se receber na verdade, rsrsrs, porque prova que voce tem o dinheiro na conta e esse dinheiro nao pode ser mexido, feito o cheque ele ja se torna indisponivel para voce e soh sai da conta apos a compensacao ( obvio rsrsr ). Mas tem que ligar no Consulado e explicar porque voce precisa do CNPJ e ver se eles aceitam, mas voce pode mandar cheque de qualquer pessoa tambem, nao precisa ser no seu nome, pode ser ateh do vizinho.
tem que preencher casado, se assim for, nao tera problema algum, primeiro ele tem que "nascer" portugues ( o processo de atribuicao ) e soh depois de "nascer" ele pode se casar, e ai entra a transcricao de casamento, mas como foi seu pai o declarante do seu nascimento, nao tera que faze-la, eh soh entrar direto com a sua atribuicao depois que sair a cidadania dele.
Mais uma vez obrigado pelas respostas... Bom, quanto ao número do assento eu me referia ao MEU formulário (o do meu pai já esta preenchidinho c/ o assento do meu avo sim) . Na verdade eu só estou tentando deixar tudo meu engatilhado tb, p/ (se Deus quiser!) quando meu meu pai receber o numero dele eu só coloca-lo no meu form e enviar p/ portugal... por enquanto eu já conseguir fazer meu formulario passar pelo cartório, reconheceram firma numa boa (ele só não tem o nº de assento preenchido, pois meu pai ainda não possui)...agora acho que vou arriscar manda-lo p/ consulado tb... vamos ver se dá...
Hei pessoal, to passando para avisar que ontem chegaram os documentos do consulado, todos do meu pai e os meus ( mesmo c/ o numero de assento do meu pai em branco), e td deu certo eles deram a estampa em todos os documentos, mesmo no meu formulário, isso eu acho q prova que eles apenas conferem o cartório no qual reconheceram tua firma e nem checam muito o formulário, portanto uma vez que passe no cartório já da pra engatilhar tudo, pelo menos assim foi comigo.Bom, enviei ontem mesmo a documentação (do processo por atribuição) do meu pai p/ portugal, agora é torcer e assim q sair eu só coloco o numero do assento dele no form e já mando a minha na sequencia!! Abraço a todos dessa magnífica comunidade!
Pessoal, como eu postei aqui já faz quase 10 dias que enviei o processo e pelo rastreamento dos correios já vi que foi entregue a CRC faz uma semana...gostaria de saber mais ou menos em quanto tempo eles mandam uma resposta, o nº do processo e td mais.Alguém sabe dizer? Obrigado
o processo de atribuicao eh concluido em um prazo medio de 2 a 3 meses, o numero do processo tem levado quase um mes pra sair depois que a documentao chega na CRC, eles estao demorando ou quase que nao atendendo aos telefonemas, sugiro nao ligar agora, nao vai adiantar nada, alem de ficar horas tentando ainda vai ouvir que nao tem numero de processo, espera um mes e liga.
É, realmente, tenho acompanhado pelos depoimentos aqui na comunidade que a demora esta mesmo geral. Obrigado pela sugestão, vou segui-la sim, assim que surgirem news posto aqui Um abração
Eu mando a certidão para agilizar, mas se vc tem o numero do assento, etc.....também pode. Principalmente certidões muito antigas é bom achar de novo. Acabei de ligar para o Consulado de são Paulo e nem precisa mandar para o Itamarati para legalizar se os doucumentos foram feitos por Cartório da Jurisdição, ou seja são Paulo e Mato Grosso com exceção da baixada santista. http://www.consuladoportugalsp.org.br/ E como seu avô foi o declarante do seu pai são só esses documentos sim. E 175 euros. Foi o meu caso. Levou mais tempo (cerca de 3 meses) porque estavam mudando o sistema e ainda pegamos uma operação tartaruga.
Bom, como vcs sabem to esperando a cidadania por atribuição do meu pai chegar e então ele me perguntou da possibilidade da esposa dele adquirir a cidadania tb. Ouvi algumas coisas de que só se eles fossem casados antes de 1981, é isso mesmo? não existe jeito algum se o casamento ocorreu depois? (eles são casados faz 8 anos - 2001) Quem puder me esclarecer essa dúvida eu agradeço abraços
Quanto aos casamento celebrado antes de 1981 que é o caso da minha mãe , não precisa apresentar ligações afetivas com Portugal. após 81 precisa apresentar ligações ....
Todo conjuge pode pedir a naturalizacao se provar vinculos efetivos com Portugal ( morar em PT, pagar impostos, trabalhar, etc.... ). Essa lei para casamentos celebrados antes de 3 out 81 beneficia somente mulheres e nao precisa provar vinculos efetivos.
Hmmm certo, e mesmo que eles façam a averbação do casamento em portugal, qndo eles forem viajar minha madastra não teria privilegio algum, por exemplo ela iria p/ fila d não europeus no aeroporto e não junto com o meu pai?
qualquer fila que ela pegar nao tera problema, mas, se quiserem passar juntos, entao seu pai tem que passar com ela na fila de NAO EUROPEUS, em Portugal ateh um pouco diferente, na entrada tem dois tipos, guiches para "o resto do mundo" e guiches para "paises de lingua portuguesa", nessa ultima fila eh que eles devem entrar !
Infelizmente ainda não saiu, o processo chegou lá 19/06 e ja liguei algumas vezes em Portugal e dizem estar em analise ainda... mas aqui na comunidade já vi casos de pessoas que enviaram depois de mim e que já foram contemplados... é esperar...
to torcendo muito pra ti .. espero que o seu saia por agora antes do ano acabar.. abraçao.
Ps.: Mandei a conversa do forum toda pro meu pai por email heheheheeh.. mas eh que eh muito bom mesmo as infos e tem praticamente tudo... estamos no processo dele tb .. ele ainda vai enviar ou ja enviou essa semana nao tenho certeza mas vamos que vamos . . e fica tranquilo ta saindo a do seu pai..
Bom pessoal estou passando aqui para dizer que o processo do meu pai, por atribuição, recebeu o parecer favorável dia 15/10 (sendo que chegou lá dia 19/06, portanto 4 meses) porém ainda estou na espera do numero do assento (espero q a CRC volte a atender o tel p/ poder me informar tb). Assim logo na sequencia já preencho o numero no meu formulario e mando. Então aqui vão 4 dúvidas:
1 - O preço ainda é 175 euros p/ atribuição?
2 - O endereço ainda é :
CRC-CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS Rua Rodrigo da Fonseca, 200 1099-003 Lisboa Portugal ?
3 - Alguém poderia me confirmar se ATUALMENTE se eu for até Portugal e entregar meu processo pessoalmente irá mais rápido do que o entregue pelo correio? (pois eu preciso ir p/ lá esse semestre mesmo)
4 - AINDA ESTÁ HAVENDO AQUELA DEMORA NA EMISSÃO DO ASSENTO?! (E ALGUEM SABERIA ME DIZER QUAL É A MÉDIA DO TEMPO QUE ESTA LEVANDO?)
Kadinho, Que bom que saiu o do seu pai! O assento estava demorando, mas esperemos ver se alguém tem alguma informação diferente. Se você conseguir o número por telefone, não precisará esperar a certidão chegar para o seu pai. O endereço continua sendo o mesmo e o valor também. Entregar pessoalmente não vejo que adiante o processo. O da minha mãe foi entregue pessoalmente em 18 de maio e não tenho nenhuma resposta nem positiva nem negativa. Parabéns e boa sorte com a sua!!!
Bom pessoal to passando aqui pra deixar registrado que saiu, enfim, o assento do meu pai. Saiu na sexta 13/11, liguei hoje p/ confirmar e já mandei o meu processo!!! Então ficou assim: processo enviado 19/06 (dia em que chegou lá), recebeu parecer favoravel a umas 3 semanas e saiu. Ao todo 4 meses e 3 semanas. Quero agradecer imensamente a todos vocês que me ajudaram a vencer essa primeira batalha, sem vocês tudo seria muito mais dificil - mais caro!!!rs. Sem contar que vivenciar essa comunidade é uma lição de solidariedade, de amizade, p/ qualquer pessoa! Obrigado Lara, Cibele, que estão comigo desde o começo e a todos, todos os outros que sempre foram tão solícitos! VALEW PESSOAL
Comentários
nao precisa mandar o RG original, somente a copia autenticada.
vc não vai precisar de sinal público nos documentos, seus documentos são do estado de SP e vc vai usar o Itamaraty e o consulado de São Paulo.
Bom, hoje fui lá no cartório com o meu formulário preenchido - exceto o campo do numero do assento do meu pai, é claro, rs - e PASSOU!! Reconheceram firma normalmente, será que se eu enviar agora pro consulado eles aceitam?
A respeito do cheque nominal p/ consulado, tendo eu conta em banco mas não talão de cheque perguntei no banco se eles poderiam emitir tal cheque pra mim...eles disseram que poderiam fazer um tal "cheque administrativo", sendo necessario o CNPJ do beneficiario etc... alguém ja precisou fazer isso?
(Meu pai preencheu "casado" no formulario 1c. Isso significa que ele é obrigado a averbar o casamento lá, ou ele pode se tornar portugues tranquilamente sem isso?)
Aqui em araraquara, rs, não sei aonde você está mas é longe da capital hein...rs
o numero do assento pedido no formulario eh do seu avo e nao do seu pai, soh tem numero de assento de nascimento quem eh portugues, entao voce deve colocar sim o numero do assento e assinalar que esta arquivado na CRC e preencher os outros campos.
O cheque administrativo eh bem provavel que eles aceitem, eh o melhor cheque pra se receber na verdade, rsrsrs, porque prova que voce tem o dinheiro na conta e esse dinheiro nao pode ser mexido, feito o cheque ele ja se torna indisponivel para voce e soh sai da conta apos a compensacao ( obvio rsrsr ). Mas tem que ligar no Consulado e explicar porque voce precisa do CNPJ e ver se eles aceitam, mas voce pode mandar cheque de qualquer pessoa tambem, nao precisa ser no seu nome, pode ser ateh do vizinho.
tem que preencher casado, se assim for, nao tera problema algum, primeiro ele tem que "nascer" portugues ( o processo de atribuicao ) e soh depois de "nascer" ele pode se casar, e ai entra a transcricao de casamento, mas como foi seu pai o declarante do seu nascimento, nao tera que faze-la, eh soh entrar direto com a sua atribuicao depois que sair a cidadania dele.
Mais uma vez obrigado pelas respostas...
Bom, quanto ao número do assento eu me referia ao MEU formulário (o do meu pai já esta preenchidinho c/ o assento do meu avo sim) . Na verdade eu só estou tentando deixar tudo meu engatilhado tb, p/ (se Deus quiser!) quando meu meu pai receber o numero dele eu só coloca-lo no meu form e enviar p/ portugal... por enquanto eu já conseguir fazer meu formulario passar pelo cartório, reconheceram firma numa boa (ele só não tem o nº de assento preenchido, pois meu pai ainda não possui)...agora acho que vou arriscar manda-lo p/ consulado tb... vamos ver se dá...
não entendi que você comentava sobre seu formulário, bem, não tenho idéia se passa ou não pelo consulado, só tentando mesmo.
Hei pessoal, to passando para avisar que ontem chegaram os documentos do consulado, todos do meu pai e os meus ( mesmo c/ o numero de assento do meu pai em branco), e td deu certo eles deram a estampa em todos os documentos, mesmo no meu formulário, isso eu acho q prova que eles apenas conferem o cartório no qual reconheceram tua firma e nem checam muito o formulário, portanto uma vez que passe no cartório já da pra engatilhar tudo, pelo menos assim foi comigo.Bom, enviei ontem mesmo a documentação (do processo por atribuição) do meu pai p/ portugal, agora é torcer e assim q sair eu só coloco o numero do assento dele no form e já mando a minha na sequencia!!
Abraço a todos dessa magnífica comunidade!
Obrigado
o processo de atribuicao eh concluido em um prazo medio de 2 a 3 meses, o numero do processo tem levado quase um mes pra sair depois que a documentao chega na CRC, eles estao demorando ou quase que nao atendendo aos telefonemas, sugiro nao ligar agora, nao vai adiantar nada, alem de ficar horas tentando ainda vai ouvir que nao tem numero de processo, espera um mes e liga.
Minha sugestao !
É, realmente, tenho acompanhado pelos depoimentos aqui na comunidade que a demora esta mesmo geral.
Obrigado pela sugestão, vou segui-la sim, assim que surgirem news posto aqui
Um abração
http://www.consuladoportugalsp.org.br/
E como seu avô foi o declarante do seu pai são só esses documentos sim. E 175 euros. Foi o meu caso. Levou mais tempo (cerca de 3 meses) porque estavam mudando o sistema e ainda pegamos uma operação tartaruga.
Bom, como vcs sabem to esperando a cidadania por atribuição do meu pai chegar e então ele me perguntou da possibilidade da esposa dele adquirir a cidadania tb. Ouvi algumas coisas de que só se eles fossem casados antes de 1981, é isso mesmo? não existe jeito algum se o casamento ocorreu depois? (eles são casados faz 8 anos - 2001) Quem puder me esclarecer essa dúvida eu agradeço
abraços
Isso é discriminação!
qualquer fila que ela pegar nao tera problema, mas, se quiserem passar juntos, entao seu pai tem que passar com ela na fila de NAO EUROPEUS, em Portugal ateh um pouco diferente, na entrada tem dois tipos, guiches para "o resto do mundo" e guiches para "paises de lingua portuguesa", nessa ultima fila eh que eles devem entrar !
muito bom topico ... muito informativo.
Kadinho .. ja saiu a atribuiçao do seu pai ?
to torcendo muito pra ti .. espero que o seu saia por agora antes do ano acabar.. abraçao.
Ps.: Mandei a conversa do forum toda pro meu pai por email heheheheeh.. mas eh que eh muito bom mesmo as infos e tem praticamente tudo... estamos no processo dele tb .. ele ainda vai enviar ou ja enviou essa semana nao tenho certeza mas vamos que vamos . . e fica tranquilo ta saindo a do seu pai..
Bom pessoal estou passando aqui para dizer que o processo do meu pai, por atribuição, recebeu o parecer favorável dia 15/10 (sendo que chegou lá dia 19/06, portanto 4 meses) porém ainda estou na espera do numero do assento (espero q a CRC volte a atender o tel p/ poder me informar tb). Assim logo na sequencia já preencho o numero no meu formulario e mando. Então aqui vão 4 dúvidas:
1 - O preço ainda é 175 euros p/ atribuição?
2 - O endereço ainda é :
CRC-CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS
Rua Rodrigo da Fonseca, 200
1099-003
Lisboa
Portugal
?
3 - Alguém poderia me confirmar se ATUALMENTE se eu for até Portugal e entregar meu processo pessoalmente irá mais rápido do que o entregue pelo correio? (pois eu preciso ir p/ lá esse semestre mesmo)
4 - AINDA ESTÁ HAVENDO AQUELA DEMORA NA EMISSÃO DO ASSENTO?! (E ALGUEM SABERIA ME DIZER QUAL É A MÉDIA DO TEMPO QUE ESTA LEVANDO?)
valew pessoal
Que bom que saiu o do seu pai!
O assento estava demorando, mas esperemos ver se alguém tem alguma informação diferente. Se você conseguir o número por telefone, não precisará esperar a certidão chegar para o seu pai.
O endereço continua sendo o mesmo e o valor também. Entregar pessoalmente não vejo que adiante o processo. O da minha mãe foi entregue pessoalmente em 18 de maio e não tenho nenhuma resposta nem positiva nem negativa.
Parabéns e boa sorte com a sua!!!
Obrigado pelos parabéns, espero que o assento saia apenas o mais rápido possível a partir de agora!
abraço
Bom pessoal to passando aqui pra deixar registrado que saiu, enfim, o assento do meu pai. Saiu na sexta 13/11, liguei hoje p/ confirmar e já mandei o meu processo!!!
Então ficou assim: processo enviado 19/06 (dia em que chegou lá), recebeu parecer favoravel a umas 3 semanas e saiu. Ao todo 4 meses e 3 semanas.
Quero agradecer imensamente a todos vocês que me ajudaram a vencer essa primeira batalha, sem vocês tudo seria muito mais dificil - mais caro!!!rs. Sem contar que vivenciar essa comunidade é uma lição de solidariedade, de amizade, p/ qualquer pessoa!
Obrigado Lara, Cibele, que estão comigo desde o começo e a todos, todos os outros que sempre foram tão solícitos!
VALEW PESSOAL