Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)

12324252628

Comentários

• Nacionalidade Art.6.1

Entregue no ACP no inicio de Julho 2023, bolinha 1....sem andamentos, Cá continuamos a aguardar.

• AIMA já conta tempo de espera por autorização de residência para pedidos de cidadania

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) já está levando em consideração o tempo de espera pela autorização de residência em Portugal na contagem do prazo para pedidos de cidadania lusa. O órgão não se deixou levar pela interpretação de alguns advogados de que esse período de espera — de quando a pessoa deu entrada na manifestação de interesse até a concessão do título de residência — só poderia ser considerado para efeito de cidadania portuguesa depois de regulamentada, pelo Governo, a Lei da Nacionalidade (Lei n.º 37/81), cuja nova versão entrou em vigor em 1º de abril último.

• Olá @Destefano

A tabela que partilhou no 04/12 é de que conservatoria?

Obrigado

• Boa tarde a todos,

Dei entrada ao meu processo em 17/05/23 e no novo sistema ainda aparece como submetido, vejo que ha processos que foram submetidos depois do meu e já estão para decisão, alguém sabe qual é o criterio ou a ordem para despachar processos?

• @Felipec boas acho que as pessoas que deram entrada depois fizeram o pedido online ou através dum advogado mas é por ordem de entrada

• Olá Felipec,

Estou na mesma situação. Iniciei meu processo em 29/01/2024, e ele ainda está com o status "Submetido". No entanto, já observei casos protocolados depois do meu que estão progredindo mais rapidamente.

• @Felipec deste entrada aonde?

• @fnpl1 dei entrada na CRC de Lisboa aquela que fica perto do parque das Naçoes

• @Felipec pois então, essa é a conservatória mais demorada, todos os processos feitos no exterior são enviados pra lá :( eu dei entrada em 28/11/2023 na vila do conde, aparentemente a conservatória fechou e por isso hoje o processo está na ACP… análise concluída em 28/09/2024, status atual “para decisão”. Boa sorte

• Feliz ano novo amigos!..alguém viu algum progresso esta semana?

• di entrada no ACP em fev 23 registro 23xxx/23 e ainda na bolinha 1.

Quase 24 meses.

• @compt quando tiveres notícias avisa eu também avisarei porque demos entrada no mesmo mês o teu está na acp ??

• Thiago_Lx O seu atualizou? O meu processo começou em Outubro de 2023 por Santarem.

• O meu é o registro 19xxx/23 também dei entrada em fevereiro na ACP e está com o lápis na bolinha 3 desde 29/09/24.

• @Bia_C e no novo sistema também está na bolinha 3??

• Enviei Email a perguntar em que mês estão e eles responderam logo:

• Vamos esperar esperar fevereiro

• Eu mandei um email e ninguém contactou de volta.

@Simão_11 ficamos à espera em fevereiro.... 24 meses.

• @jonathanrsantos Sem andamentos, continua na bolinha 1, ( Julho 2023 ACP )

Vamos ter que aguardar mais uns meses... parece que deram prioridade a outro tipo de processo e o 6.1 ficou estagnado.

• @Simão_11 Sim, no novo está na bolinha 3.

@compt Minha amiga mandou também e eles não responderam, não entendo...

Aqui é a cópia do email que enviei:

Exmos. Senhores,

Venho por este meio solicitar informações acerca do estado de tramitação dos processos de nacionalidade portuguesa referentes ao Artigo 6º n. 1º. Gostaria de saber, por gentileza, a que mês de submissão de processos a vossa Conservatória se encontra atualmente a tratar.

Agradeço desde já a vossa atenção e aguardo a vossa resposta.

Com os melhores cumprimentos,

• Eu mandei há uma semana também não recebi resposta decidi aguardar e voltar a verificar em fevereiro porque nada avança

• parece que o mais rápido tem sido Braga, processos concluídos com menos de um ano.

• Alguma novidade das nacionalidades do ACP? 24 meses e ainda bolinha 1...

• Olá, ao questionar sobre meu processo fui informado que  aguarda resposta da UCFE. Alguém sabe dizer em qual estado pode estar? Creio que as bolinhas do processo é algo fictício. O meu processo é de 05/2023 e está com o lápis na 3ª bolinha.

• Fev23 e sempre na bolinha 1 estamos no mesmo barco @compt

• Acabei de ver isso na discussão de andamento das conservatórias. Estamos quase lá! 😀

• Olá, isso significa que os meses anteriores ao que estão analisando estão concluídos? Porque dei entrada na primeira quinzena de janeiro de 2023, estão na segunda quinzena de janeiro porém nada do meu avançar. Estou no passo 3 (proposta de decisão) desde 28/9/2024.

Também tenho um amigo que deu entrada na segunda metade de dezembro e está a mesma coisa.

Ambos na ACP

• @souzapsns acho que é a classificação porque há processos que estão ainda no estado submetido como meu há quase 2 anos

• Alguém de março/2023 por tempo de residência na ACP já está com o processo em análise? Dei entrada nessa época, com número 35xxx, mas ainda aparece somente como "submetido".

• @souzapsns

Olá, isso significa que os meses anteriores ao que estão analisando estão concluídos?

Não. Significa apenas que já há processos do mês mencionado na tabela em análise.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.