Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)

1282931333436

Comentários

• Boa tarde, tenho o meu processo parado na Fase 1, entrei no dia 20.02.2023.

Fui na ACP Porto e já foram realizadas todas as consultas, faltando apenas o retorno da Aima, para que o processo avance para decisão e assim seja finalizado, pois conforme me informaram ele está atrasado. Assim que o IRN receber a conservadora recebe uma notificação para avaliar a finalizar o processo. Na ACP eles mostraram me a tela do processo e só falta a da Aima.

Tenho acesso a 3 processos que foram protocolados em 03/2023 e 04/2023 e já foram concluídos.

Pontos de atenção:

Quem Protocolou o processo antes da digitalização (Process on-line) praticamente teve a digitalização apenas no final do ano passado e como consequência as consultas tb, o que para mim é um erro do IRN, pois por exemplo, a minha consulta da Aima foi solicitada em Dezembro/2024 e até o momento eles não retornaram.

Via advogado, foi enviada na semana passada um email para a o geral do IRN e para a conservadora responsável pelo meu processo para solicitar uma posição, pois aqui há uma falha e pelo que percebo, temos muitos por aqui na mesma situação.

No meu ponto de vista, demorar quase 6 meses para responder uma solicitação mostra o quanto burocrático é esse processo. Eles (IRN) comentaram que isso ocorre pois a Aima não compartilha os mesmos acessos com o IRN.

Com base nisso, sugiro que quem se encontre nessa situação, enviem emails para o IRN e cobrem uma posição.

Espero ter ajudado.

• @rdsilva obrigado pela informação ajuda muito.

No meu caso não sei quantas vezes é que mandei email não tenho nenhuma resposta hoje o meu fez 27 meses parado

• Eu entreguei presencialmente o pedido em agosto 2024 e agora em maio está na segunda fase, segunda bolinha, que está “em análise”.

é normal? Porque vejo o comum demorar tanto que um já nem sabe que pensar.

• @Zephyrus Você entregou na ACP?

• @Bia_C não não, não quise entregar o processo quer ACP quer CC Lisboa.

Pesquisei conservatória menor na qual tem responsável próprio para processos nacionalidade (nem todos tem, como exemplo Melgaço, que só peguam no expediente e mandam para os serviços centrais).

• @Zephyrus, também entreguei meu processo em agosto de 2024 (advogado), ele foi direcionado para a ACP, e segue na bolinha 1. Creio que sua aposta em uma conservatória menor foi boa.

• @Zephyrus Pois é, varia de conservatória para conservatória, minha amiga deu entrada em Gaia uma semana depois do meu (10/02/23) e o dela saiu em Novembro do mesmo ano. Na ACP quem não pediu urgência está a mais de 2 anos a espera pelo que eu vi aqui (incluindo eu hahaha).

• Pessoal, que significa isto foi enviado pelo ACP Informo que faltam respostas das entidades previstas no art.º 27..º do RN. despoletadas através da aplicação informática  e só posteriormente será analisado pela conservadora detentora do mesmo no meu caso UCFE

Estes prazos serão mais longos se o processo não estiver completo seja necessário fazer diligências ao processo ou solicitar documentação complementar.

Alguma questao

• @Harold_Ochoa

Significa que o IRN solicitou informações a outros órgãos do governo (AIMA, Polícia de Fronteiras, etc.). Faz parte do processo, não tem nada de anormal nisso.

Não há nada para você fazer no momento, apenas aguardar.

• @EpsilonOrionis

eu pensei com advogado porque não queria andarme a dislocar, mas com o advogado fizer o pedido nacionalidade , manda o seu processo aleatoriamente e as possibilidades para a ACP ou Lisboa são grande e não queria..

• Bom dia pessoal, há uma petição na Assembléia da Republica para solicitando cumprimento dos prazos legais pelo IRN .

Por favor assinem: https://participacao.parlamento.pt/initiatives/4867

Link da matéria: https://www.publico.pt/2025/05/26/publico-brasil/noticia/peticao-assembleia-republica-cobra-agilidade-cidadania-portuguesa-2134357

• @eduardo_augusto tem noção de quanto tempo é normal o processo ficar "em análise"?

• @diogojorge

nenhuma ideia de quanto tempo os processos levam nessas conservatórias menores.

sempre recomendamos enviar para ACP-Porto ou CRC-Lisboa, dependendo do tipo de processo.

Em Vila nova de Gaia... pode levar alguns meses, pode levar anos... temos relatos insuficientes para dar uma resposta bem embasada.

• @eduardo_augusto tem noção de quanto tempo é normal o processo ficar "em análise"?

• @diogojorge varia de conservatória para conservatória, mas o meu que está na de Braga por tempo de residência está em análise desde 18-11-2024 e assim se mantém. E assim como o seu levou 8 meses para mudar de submetido para em análise.

• Bom dia pessoal. Enviei email hoje para a CRC Lisboa e recebi uma resposta automática com a tabela de andamento dos processos.

Olhem a observação que consta no art. 6o. no 1:

"Com a tomada de posse do novo Governo, deixaram de poder ser emitidas decisões favoráveis a partir de 05/06/2025"

• Olá, boa tarde a todos. Gostaria de perguntar, com todo respeito, se alguém mais experiente poderia compartilhar sua opinião sobre essa pausa nas decisões a partir da tomada de posse do novo Governo no dia 05/06/2025.

Entendi que as decisões relacionadas ao artigo 6.º (incluindo o 6.º n.º 1) foram temporariamente suspensas, mas não ficou totalmente claro o motivo prático dessa suspensão.

Na opinião de vocês, isso pode ter relação com uma possível mudança de critérios internos, ou é apenas um procedimento administrativo normal durante a transição de Governo?

• Boa tarde, colegas de fórum.

É mera interpretação, mas entendo que a expressão "decisões favoráveis" signifique concessões de cidadania. Não necessariamente os processos estariam parados nesse caso.

De todo modo, e sem ser experiente no tema, a frase "Com a tomada de posse do novo Governo, deixaram de poder ser emitidas decisões favoráveis a partir de 05/06/2025" permite especular sobre uma decisão de cunho puramente político.

Entendo que quem conceda as cidadanias seja o Conservador, e desconheço (pode ser por mera ignorância) haver motivos técnicos ou administrativos para que ele necessite suspender suas decisões devido à formação de um novo governo.

Alguém com processo em outra Conservatória recebeu mensagem semelhante à do @alevascon?

Alguém dispõe de mais informações?

• @EpsilonOrionis é questão de delegação de autoridade. Dependendo do tipo de processo, quem concede a cidadania é o Ministro da Justiça, sendo que o que acontece é que ele delega essa autoridade para o IRN e alguns conservadores. Com a troca do governo, as delegações do ministro anterior perdem o valor e tem que esperar saírem as novas.

• @sarasoares20 obrigado!!.

a minha conservatória parece que trabalha bem…

• @SergioM Desconheço esse tipo de mensagem em anos anteriores(posso estar enganado). Caso não exista relatos em anos anteriores, é uma situação que devemos levar em consideração.

@EpsilonOrionis Sim, tem relatos, na consultoria que contratei para cidadania, ocorreu com outras pessoas.

• Essas subdelegações já foram emitas no dia 21/05/2025. Isso já está desatualizado há um tempo. Não existe qq problema no que concerne a isso.

• Obrigado pelas informações @SergioM e @DionizioJean. Tudo faz mais sentido agora.

• Pelo que aconteceu em 2024 e que foi discutido aqui no fórum com relação a estas delegações e subdelegações, a cadeia de delegações seria a seguinte:

Ministra da Justiça >>>>

Secretaria de Justiça >>>>

Presidente IRN>>>>

Conservadores

Em 2024 a ministra da justiça delegou as competência para a secretaria da justiça em junho/24, mas só uns 2 meses depois +ou- os conservadores receberão a sub-delegação.

• @EpsilonOrionis então, não faz sentido porque essa subdelegação já saiu. Foi publicada no dia 09/06/2025.

• Pois, decicoes de cidadao estao am pausa para 6.1 ou nao?

• @rdsilva @Simão_11 já vamos cumplir 28 meses 😁 supostamente o prazo era de 24 a 29 meses hahaha.

Têm alguma novidade?

• @compt nadinha tudo igual estado submetido já tirei da cabeça para ficar descansado

• @Destefano obrigado pela atualização. E confirmado apenas a informação, você quer dizer que o novo governo recém empossada já procedeu com a delegação e subdelegação aos conservadores agora neste mês? Portanto já estão todos legitimados a voltar com as decisões ? Me parece que manteve a mesma estrutura no MJ né? Mesma ministra e mesmas secretárias (justiça e adjunta). Obrigado

• @compt oi, acabei de completar 41 meses sob o art 6.6 :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.