Aquisição CRC de Ovar

Boa tarde gente !

Sou nova no fórum , li e reli diversas vezes , sou neta de português , meu pai é falecido , estou querendo enviar meu processo para CRC de Ovar , ai vai as perguntas ;

1º Eles aceitam Transcrição de casamento + Aquisição de Nacionalidade ?

2º Tenho que enviar meus documentos por e-mail para uma analise prévia ?

3º Eles são MUITO exigentes ? Infelizmente meu pai tem algumas divergências no sobrenome , na verdade alguns faltando...

4º Teria alguma outra informação para eu saber ?

Obrigada e mil desculpas pelo tamanho da minha duvida .
«13456718

Comentários

  • @Raquel S Lima,

    1. sim
    2. não estão fazendo análise por email, até 15/09 (período de férias)
    3. não temos como dizer, sem saber do caso concreto. Se quiser, me escreva inbox.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-e-ovar
  • Obrigada @Marcia , irei te escrever inbox sobre os nomes .
  • @Marcia,

    Li aqui no fórum que a conservatória de Tondela estaria de férias e com isso não recebendo processos. Se enviar agora o processo da minha esposa (neta de português) o que pode ocorrer? Ele fica aguardando o retorno das férias? Tenho outras dúvidas sobre documentação de aquisição posso lhe mandar inbox?

    Abraços,
    Marcelo Magalhães
  • editado August 2016
    @Marcelo Magalhães,

    não é aconselhável enviar nenhum processo agora para Tondela, conforme outras pessoas já te orientaram em outra discussão.

    Acho melhor vcs esperarem o retorno das férias (15/09), qdo estarão funcionando normalmente.
    Tondela está com uma fila enorme. Além do mais, o vale postal expirará. E vc terá que fazer outro e pedir o estorno do valor. Trabalho à toa!

    Pode mandar inbox a dúvida sobre sua documentação.
    Abs.
  • Oi, Márcia
    Estou vivendo em Elvas, Portugal, com visto de residência temporário que poderá levar-me à cidadania portuguesa, mas não é essa minha intenção.
    Quero dar entrada no pedido de atribuição por ser neta de português falecido, e por ter em mãos os documentos que pedem tenho dúvida quanto a uma divergência quanto ao sobrenome de meu avô, que diminuiu seu sobrenome no Brasil, ficando uma divergência no seu assento de batismo em Braga.
    Minha dúvida é quanto a Ovar ou Ponta Delgada, já que Tondela não aceita divergências.
    Poderia me dizer qual o caminho a seguir?
    Obrigada
  • @Valeria Braga,
    o processo de atribuição de cidadania é passado de geração a geração.
    Se o português era seu avô, terá que passar primeiro para seu pai ou sua mãe (filho(a) dela), e depois para você.
    Caso haja interrupção de uma geração, seu processo será por aquisição (avô para neta).

    Ponta Delgada não está mais operando o balcão de nacionalidade, que foi transferido para VNGaia.
    Se há falta de um sobrenome, no geral, pedem a retificação da certidão, infelizmente.
  • Boa tarde!
    Será que alguém poderia me ajudar?
    Estou entrando com processo de aquisição de nacionalidade da minha mãe e, estou com os seguintes documentos.

    - Certidão de Batismo e Passaporte do Avô Português (Cópia Autenticada) - Falecido
    - Certidão de Batismo do Pai filho do Português, contendo o Selo de fiscalização de Inteiro teor e Apostilada - Falecido
    - Certidão da requerente (minha Mãe) de Inteiro Teor por cópia reprográfica, apostilada - Viva
    - Histórico escolar autenticado em cartório.
    - Cópia do RG autenticado em cartório.

    No caso da minha mãe, o pai dela, não foi casado legalmente com a mãe. Terá algum problema nesse processo?
    Gostaria de saber se estão corretos os documento para entrar com o processo em CRC de Ovar?

    Desde já muito obrigado a todos.
  • editado November 2016
    @Filipe Lacerda,

    Documentos para aquisição em Ovar:
    - Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente apostilada
    OU Certidão de inteiro teor, com a firma reconhecida do notário que a assina e que contenham selo digital ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital") devidamente apostilada.
    - Mesmo modelo acima citado para certidão de nascimento do progenitor que for filho do português
    - Mesmo modelo acima citado para certidão de casamento do progenitor, quando o declarante do requerente tiver sido o cônjuge do descendente português
    - As cópias das carteiras de identidade do requerente, que agora são os únicos documentos que se pode juntar, não necessitam de ser apostiladas, basta que seja autenticadas num Cartório Brasileiro.
    - Certidão de nascimento do ascendente de 2.º grau, ou, indicação da data de nascimento, freguesia e concelho
    - Cópia autenticada em Cartório do documento comprovativo do conhecimento da língua, nomeadamente, histórico escolar
    -Atestado de Antecedentes Criminais devidamente apostilado.
    - Requerimento devidamente preenchido e com assinatura reconhecida por autenticidade em Cartório ou presencialmente em consulado
    - Vale Postal no valor de 250,00 €


    O seu avô não foi casado com sua avó.
    Quem foi o declarante na certidão de sua mãe? E quem era o filho do português?
    Torna-se necessária a certidão de casamento do progenitor, quando o declarante do requerente tiver sido o cônjuge do descendente português, e não o filho do português.
  • @Marcia
    Muito obrigado pela ajuda!
    Estou bem confuso sobre a certidão de casamento do pai da minha mãe, no caso o filho português.
    O declarante na certidão da minha mãe foram os dois o pai (filho do português) e a mãe, os dois foram os declarantes no nascimento.
    O filho do português é o pai da minha mãe a requerente.
    Estou bem confuso, se o filho do português não foi casado, como apresentar uma certidão de casamento?

    Me ajude!
  • @Filipe Lacerda,
    o seu avô foi o declarante na certidão de sua mãe (junto com sua avó).
    Não terá problema algum.
  • Pessoal, o que preciso para fazer o processo de naturalização da minha mãe, por favor? Grata
  • Boa noite!!!!!
    Amigos quanto tempo está levando o processo de aquisição em Ovar!? Alguém sabe? Já tem alguma pessoa com o processo de aquisição (naturalização) concluído em Ovar?
    Muito obrigado
  • Bom dia!
    Somente para informar à todos que o Itamaraty não está legalizando nenhum documento para Portugal, somente apostilhar em cartório!
    Acabei de sair com essa informação, fui autenticar antecedente criminal retirado pelo site da PF e me informaram que é somente no cartório.
  • @Felipe Fabiana
    Parece que Tondela é atualmente o mais rápido, mas precisa confirmar esta informação com alguém que tenha feito.
    O atestado de antecedentes da PF emitido pela internet pode ser apostilado em cartório.


  • @Felipe Fabiana, @ Mogadouro,
    VEJA NA LISTA SOBRE O ANTECEDENTES....

    Documentos para aquisição em Ovar:
    - Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente apostilada
    OU Certidão de inteiro teor, com a firma reconhecida do notário que a assina e que contenham selo digital ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital") devidamente apostilada.
    - Mesmo modelo acima citado para certidão de nascimento do progenitor que for filho do português
    - Mesmo modelo acima citado para certidão de casamento do progenitor, quando o declarante do requerente tiver sido o cônjuge do descendente português
    - As cópias das carteiras de identidade do requerente, que agora são os únicos documentos que se pode juntar, não necessitam de ser apostiladas, basta que seja autenticadas num Cartório Brasileiro.
    - Certidão de nascimento do ascendente de 2.º grau, ou, indicação da data de nascimento, freguesia e concelho
    - Cópia autenticada em Cartório do documento comprovativo do conhecimento da língua, nomeadamente, histórico escolar
    -Atestado de Antecedentes Criminais DEVIDAMENTE APOSTILADO.
    - Requerimento devidamente preenchido e com assinatura reconhecida por autenticidade em Cartório ou presencialmente em consulado
    - Vale Postal no valor de 250,00 €
  • Isso mesmo!
    Eu não apostilei o antecedentes criminais, agora vou apostilhar e mandar para Ovar aos cuidados da Lurdes.
    O meu processo já completa 1 mês dia 21.
  • Pessoal, enviei os documentos para OVar em início de agosto, mas até agora nada.. foram recebidos em 11-8. Vcs sabem quanto tempo está levando? alguém q tenha concluído recentemente?
  • @bmasouza, veja os relatos de hj!! Meu filho o doc chegou em 5/08 e ainda está para despacho.
  • @bmasouza seu processo deve estar bem perto de ser concluído (talvez até já esteja). Ligue na linha de registros e se informe.
  • Atualizando todos sobre o meu processo de aquisição para efeito de comparação em Ovar, enviei meus documentos dia 14/11, foi recebido dia 21/11, dia 28/11 foi sacado o vale postal e já está em análise de número 47xxx/2016.
  • Márcia e todos os demais colegas de Forum, hoje postei meus documentos para Ovar. Previsão de chegada na próxima segunda-feira. Agradeço pelas orientações recebidas. Espero que dê tudo certo. Qualquer novidade aviso. Abraços
  • Obrigada, pessoal. quando liguei na LR estava pra análise. queria tanto q saísse logo antes dessa regulamentação da lei! medo de q estejam enrolando para depois não darem mais..
  • @bmasouza, muito pelo contrário, após a lei vai facilitar para netos, bisnetos!!
  • Olá alguém sabe me informar, em média, quanto tempo a CRC de Ovar está despachando os processos de aquisição? Eu li que a de Lisboa está levando quase 18 meses.
  • @Danilo pelo o que eu li processo de atribuição tá demorando uns 3- 4 meses e aquisição uns 4-6 meses, porque demora mais devido a quantidade maior de documento a ser analisado e tudo mais. Eu mandei o meu dia 11 agora pra ovar, só to meio noiado pra ver se chega, depois que eu ver que chegou, vou deixar de lado, porque vou ficar louco com a espera...
  • Uma dúvida que tenho, como que sei que o processo foi despachado, a Conservatória entra em contato comigo ou tenho que ficar verificando em algum lugar?
  • editado January 2017
    @danilo depois que você ver que chegou lá, espera mais um pouco e liga pra Linha de Registros, que eles vão te informar o número do processo, que ai você pode acompanhar depois o andamento.

    ''Vc deve esperar uns 15 dias e ligar para a Linha Registos.
    Lá, fornecendo nome completo e data de nascimento, te dirão qual o número do processo.
    O ACP não te enviará email, informando status do processo.
    É vc que tem que se informar!

    Linha Registos:
    00 xx (351) (211 95 05 00), opção 1 e depois 1 de novo, onde
    xx é o código de sua prestadora de telefonia do Brasil''
  • Ok Sandro. Mas aí com o número do processo onde que eu olho o andamento?
  • Com o número do processo anotado de tempo em tempo ligue novamente na linha de registros, o atendente vai te passando a posição do processo. O meu foi numerado em novembro e ainda está em análise!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.