Outra dúvida no formulário 1c que preenchemos tem a opção de incluir a certidão do português ou então de preencher alguns dados como o número de assento, data de nascimento e nome do português. Será que posso tentar essa segunda opção? A certidão do meu avô já tem 1 mês que fiz o pedido e até agora nada.
O problema é que o meu formulário 1c já está preenchido e a opção certidão está marcada. Será que se eu passar um corretivo ali e assinalar com a outra opção com todos os dados do português pode dar algum problema? Ou eu teria que fazer um outro formulário? Já gastei um dinheiro ali, com a autenticação da assinatura.
@Danilo Se passar um pranquinho com cuidado, funciona. Meu sobrinho fez um errinho no formulário e eu passei um branquinho bem discretamente. Ovar não reclamou.
Não, até agora não recebi nenhum e-mail ou questionamento sobre os documentos, se quiser posso te passar o que mandei para lá! Imagino que como já passou pelo processo de análise os documentos foram aceitos.
@Marcia e @M Adelaide, vocês citaram que a carteira de identidade é o único documento de identificação que se pode ajuntar. Fato? Mesmo passaportes validos constando filiação não são aceitos? Meu RG é muuuito antigo, devido ao carater de urgência seria ótimo se aceitassem o passaporte.
Pessoal, liguei na LR pra ver se meu VP foi sacado, se foi numerado algo assim.
A mulher que atendeu, era toda enrolada, primeiro que foi difícil pra conseguir entender o que ela fala, passei o nome do meu pai e a data do nascimento, ai ela ficava repetindo "demora 3 meses o processo" ai eu perguntava, o processo não tem número? o Vale Postal foi sacado? Ela repetiu, "Demora 3 meses o processo", e meio sem paciência já.
Só me restou dar bom dia e obrigado e desligar o telefone, fiquei decepcionado de ligar e não entender bulhufas da conversa.
Antes de enviar meu Vale Postal em Fevereiro, pesquisei bastante aqui no Fórum, e a informação que encontrei dizia que o Nome do Emitente do Vale Postal deve ser o mesmo do Requerente da Nacionalidade...(Infelizmente não consegui encontrar a postagem ainda)...
Penso que seria bom você contactar ¨In Box¨ algum dos Moderadores para tentar obter alguma orientação...Pois eles tem bastante conhecimento sobre essas questões...
Acompanhe com atenção...e se realmente você não tiver a confirmação de saque do Vale nos próximos dias...Bem...Isso pode significar um atraso no andamento do seu processo...
Eu já enfrentei problemas com Vale Postal uns tempos atrás...Então vou compartilhar aqui...
Eu...No seu lugar...Faria um novo Vale Postal com as informações corretas...E faria uma solicitação aos Correios depois para reaver o valor referente ao primeiro envio... Porém...Você também disse que enviou o comprovante original...(A recomendação aqui no Fórum é que se envie uma CÓPIA desse comprovante, e conserve o original...)...Então não sei se você consegue reaver esse valor sem ter em sua posse o comprovante original...
Eu passei por isso quando fiz um pagamento de uma Certidão Portuguesa via Vale Postal...E por um motivo que até hoje eu não sei, o Vale Postal não chegou ao destinatário... Após o último dia útil do mês seguinte à data do envio do vale...Me dirigi á agência com meu documento e o comprovante ORIGINAL...(Não sei se eles aceitam a Cópia...)... e solicitei o reembolso do valor enviado...Alguns dias depois recebi uma ligação para comparecer na agência e retirar o valor em Reais...(Convertido pelo câmbio do dia)... Infelizmente nesses casos não é possível reaver o valor referente às taxas dos Correios.
PS...: Se você tiver com você uma cópia do comprovante do Vale Postal...Insista com actt.pt enviando em anexo à nova solicitação, uma cópia digitalizada desse Vale... ...(eu fiz isso com o Vale Postal de um processo de um familiar e deu certo)...
Obrigada pelo retorno! Mas fiquei com uma dúvida... no cabeçalho do formulário diz: "Estrangeiro menor ou incapaz, cuja mãe ou pai tenha adquirido a nacionalidade portuguesa, depois do seu nascimento (art. 2o da Lei da Nacionalidade no 37/81, 3/10)".
No caso do menor que estou falando, a mãe dele (filha de portugueses) é falecida e não adquiriu dupla nacionalidade.
Tem também uma relação com os diferentes tipos de Processo de Aquisição da Nacionalidade...Mas eu não sei ao certo em qual deles se encaixa o seu caso...Veja...:
Vendo os tipos de processo de Nacionalidade por Aquisição da lista do IRN...Surgiu uma dúvida...: Será que um menor de idade pode solicitar sua Nacionalidade por Aquisição...? Eu também não encontrei essa possibilidade de Aquisição na página do Consulado...
A certidão de antecedentes criminais, serve aquela emitida pelo site da PF, acompanhada da validação e apostilada, mas sem a assinatura com firma reconhecida de nenhum delegado?
Comentários
Se passar um pranquinho com cuidado, funciona. Meu sobrinho fez um errinho no formulário e eu passei um branquinho bem discretamente. Ovar não reclamou.
Amigos alguma novidade sobre processos de aquisição (nacionalidade) terminando?
Prazo de conclusão?
Obrigado
Felipe, para efeito de comparação o meu é processo de aquisição é de novembro e está em análise ainda!
Ovar aceita RG e passaporte (desde que contenha a filiação).
E, aceita CNH também.
https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=07765f646c744639&page=view&resid=7765F646C744639!119&parId=7765F646C744639!105&authkey=!AJfPooMrXkl1TPA&app=Excel
VP feito 05/05, docs entregue 08/05
Segunda ligo na LR pra ver se tem novidades.
Enviei email ao CTT na segunda passada e por enquanto só disseram estar analisando o meu pedido se sacaram o VP ou não.
Aquisição de meu pai (neto do português)
Fiz o VP no meu nome mas o processo é do meu pai será que tem problema?
Enviei o comprovante original junto com os documentos e meu nome é parecido com o dele.
Ele chama Rony tb mas com 1 N eu Ronny com 2 NN e sobrenome Paulo meu e dele.
Mas o nome do meio é bem diferente meu e dele.
[Estou por dentro da nova lei dos netos que está em processo em Portugal]
Para o processo de aquisição, ele também é gratuito para menor de idade, assim como a atribuição é?
A mulher que atendeu, era toda enrolada, primeiro que foi difícil pra conseguir entender o que ela fala, passei o nome do meu pai e a data do nascimento, ai ela ficava repetindo "demora 3 meses o processo" ai eu perguntava, o processo não tem número? o Vale Postal foi sacado? Ela repetiu, "Demora 3 meses o processo", e meio sem paciência já.
Só me restou dar bom dia e obrigado e desligar o telefone, fiquei decepcionado de ligar e não entender bulhufas da conversa.
Fiquei sem saber nada.
Antes de enviar meu Vale Postal em Fevereiro, pesquisei bastante aqui no Fórum, e a informação que encontrei dizia que o Nome do Emitente do Vale Postal deve ser o mesmo do Requerente da Nacionalidade...(Infelizmente não consegui encontrar a postagem ainda)...
Penso que seria bom você contactar ¨In Box¨ algum dos Moderadores para tentar obter alguma orientação...Pois eles tem bastante conhecimento sobre essas questões...
Acompanhe com atenção...e se realmente você não tiver a confirmação de saque do Vale nos próximos dias...Bem...Isso pode significar um atraso no andamento do seu processo...
Eu já enfrentei problemas com Vale Postal uns tempos atrás...Então vou compartilhar aqui...
Eu...No seu lugar...Faria um novo Vale Postal com as informações corretas...E faria uma solicitação aos Correios depois para reaver o valor referente ao primeiro envio... Porém...Você também disse que enviou o comprovante original...(A recomendação aqui no Fórum é que se envie uma CÓPIA desse comprovante, e conserve o original...)...Então não sei se você consegue reaver esse valor sem ter em sua posse o comprovante original...
Eu passei por isso quando fiz um pagamento de uma Certidão Portuguesa via Vale Postal...E por um motivo que até hoje eu não sei, o Vale Postal não chegou ao destinatário...
Após o último dia útil do mês seguinte à data do envio do vale...Me dirigi á agência com meu documento e o comprovante ORIGINAL...(Não sei se eles aceitam a Cópia...)... e solicitei o reembolso do valor enviado...Alguns dias depois recebi uma ligação para comparecer na agência e retirar o valor em Reais...(Convertido pelo câmbio do dia)...
Infelizmente nesses casos não é possível reaver o valor referente às taxas dos Correios.
PS...: Se você tiver com você uma cópia do comprovante do Vale Postal...Insista com actt.pt enviando em anexo à nova solicitação, uma cópia digitalizada desse Vale...
...(eu fiz isso com o Vale Postal de um processo de um familiar e deu certo)...
Boa Sorte...
Muito obrigado pelo seu depoimento, farei agora a dica do anexo do comprovante do VP pro CTT...pq eles tb estão demorando em me responder.
Tenho a foto do comprovante que tirei no dia com meu celular e já passei pro computador.
Farei isso.
E qualquer coisa eu espero até a semana que vem para ligar de novo.
Pode ser cedo ainda como o Vlad disse, meus docs chegaram dia 08/05.
Abraço amigo.
Veja...Pelo que encontrei aqui nesse formulário...Do IRN...O custo para esse tipo de processo é 200,00 euros...(Está no quadro 6).
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos1/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_2_cheque.pdf?nocache=1349167822.13
Obrigada pelo retorno!
Mas fiquei com uma dúvida... no cabeçalho do formulário diz: "Estrangeiro menor ou incapaz, cuja mãe ou pai tenha adquirido a nacionalidade portuguesa, depois do seu nascimento (art. 2o da Lei da Nacionalidade no 37/81, 3/10)".
No caso do menor que estou falando, a mãe dele (filha de portugueses) é falecida e não adquiriu dupla nacionalidade.
Será que se aplica?
Desculpe...Não havia percebido corretamente sua questão...
Tem uma tabela no site do IRN que talvez ajude...:
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/emolumentos/
Tem também uma relação com os diferentes tipos de Processo de Aquisição da Nacionalidade...Mas eu não sei ao certo em qual deles se encaixa o seu caso...Veja...:
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-da/
Vendo os tipos de processo de Nacionalidade por Aquisição da lista do IRN...Surgiu uma dúvida...:
Será que um menor de idade pode solicitar sua Nacionalidade por Aquisição...?
Eu também não encontrei essa possibilidade de Aquisição na página do Consulado...
Fica a pergunta...Se alguém puder esclarecer...
A certidão de antecedentes criminais, serve aquela emitida pelo site da PF, acompanhada da validação e apostilada, mas sem a assinatura com firma reconhecida de nenhum delegado?