Fase e número e data do processo

1272830323351

Comentários

  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado April 2016
    @Arrayan,

    Por curiosidade, de que país você é ou está?
  • @ Therese Lima acho que Arrasa vem de Ásia mas o mesmo Arraya pode nos dar esclarecimentos . Cumprimentos.
  • Oi gente bom dia , assim como Boi@ recebi uma carta da Crc avisando q meu processo passaria por diligências oficiosas semana passada recebi o seguinte e-mail. Relativamente ao assunto acima indicado, tenho a honra de informar V. Exª que ainda não foram obtidas as necessárias confirmações da autenticidade de documentos apresentados para instrução do presente procedimento de aquisição da nacionalidade portuguesa junto das competentes entidades consulares de Portugal no Brasil, pelo que o processo de naturalização em apreço continua sustado até à sua apresentação.
    Vocês teriam ideia de qnto tempo o consulado leva para dar as informações a CRC.
  • MaluMalu Member
    oi pessoal,
    finalmente o assento de nascimento de minha mãe chegou pelo correio no endereço do Brasil. A data em que foi lavrado o assento foi 14 de Março, pela Conservatória de Registos Centrais de Lisboa. Escrevi para Ponta Delgada perguntando se poderia já dar entrada no meu processo, como filha de portuguesa, e me responderam (por e-mail), que como a minha mãe pediu Naturalização (aquisição), os filhos não tem direito. Mas vou ficar esperando a regulamentação da Lei, pois tenho certeza que isto vai ser então resolvido. Torcendo para que saia logo! :)

  • @Wender,

    Já perguntei a @boi e não fui respondida.

    Estão duvidando da autenticidade dos documentos. Pergunto2

    -O Requerimento de Nacionalidade teve a firma reconhecida por AUTENTICIDADE?
    -todas as Certidões brasileiras foram de Inteiro Teor com as firmas reconhecidas dos notários que as assinaram E legalizadas no Consulado?
    -O xerox do RG foi autenticado?
    -O Atestado de Antecedentes Criminais emitido pela internet foi autenticado no Itamaraty e legalizado no Consulado?
    -O xerox do Histórico Escolar foi autenticado?
  • Sim fiz td como deveria liguei na Crc eles me falaram q é uma etapa normal do processo.
  • @Malu,
    Você lembra mais ou menos quanto tempo levou para o assento ser lavrado?

    Obrigada!
  • boiboi Member
    ola @theresalima ...bom dia
    sim, autenticamos tudo, e tudo foi chancelado no itamaraty.
    estou muito confusa,
    mandei um email perguntando sobre o processo e eles me responderam assim:
    Exmº Sr.

    Informa-se de que, tal como foi já anteriormente comunicado, o presente processo de aquisição de nacionalidade portuguesa, por naturalização, aguarda resposta a diligências oficiosamente promovidas por esta Conservatória, através de serviços consulares portugueses.

    Assim, logo que sejam obtidas as respostas em causa, será V. Ex.ª informado em conformidade.



    Com os melhores cumprimentos

    O oficial do registo civil

    Fátima Fernandes

    ....

    (sera que se eu ligar eles explicaram melhor:)
  • Por favor, alguém pode me confirmar o e-mail para informações sobre processos? Encontrei vários aqui e estou confusa em qual utilizar para obter informações. Obrigada!!!
  • Teresa, eu moro em Lisboa
    Cumps
  • Theresa, o engraçado e q nao pediram nada como documentaçao para retificaçao.
  • Hoje (01/04/16) Liguei p/ CRC Lisboa e meu processo foi encaminhado para registro. :D
    Perguntei uma previsão de tempo e a atendente me disse que levará de 3 a 4 meses. Dei uma pesquisada aqui e ainda não entendi exatamente e porquê demora tanto tempo.
    Eu consigo o assento de nascimento antes de chegar a carta pelos correios para agilizar Cartão cidadão e Passaporte? Algum familiar lá pode agilizar? Pegar a certidão na CRC? :O

    [Pedro Gonçalves - 23403 em 15/06/15 - ATRIBUIÇÃO- CRC]
  • Liguei hoje também e meu status é o mesmo que o seu, Pedro. Não acredito no prazo de 3 a 4 meses. Pelo que acompanhei aqui no fórum, o assento deve sair em, no máximo, 45 dias. Nos resta aguardar.
  • AladinAladin Member
    editado April 2016
    Olá @Isabelle,no qual mês o seu processo tive um parecer favorável? Quando tempo o mesmo faz na fase de despacho? Com apenas o numero de registo pode tirar o reste de documentos.Cumprimentos
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado April 2016
    @Isabelle, o prazo de 45 dias é para processos de Aquisição em Ponta Delgada. Em Lisboa dura muitos MESES.
  • MaluMalu Member
    Olá, @PedroGonçalves, sobre a tua pergunta, se algum familiar pode agilizar estando em Lisboa:

    Eu vim para Portugal com uma procuração de plenos poderes, e legalizada pelo Consulado de Portugal aí no Brasil, para retirar os documentos de minha mãe na CRC-Lisboa. Tudo certinho para poder retirar aqui o assento de nascimento dela e fazer a transcrição do casamento. Fui numa Conservatoria pessoalmente, mostrei a procuração, e me disseram que não podia ser procuração de plenos poderes, tinha que ser específica e somente para o assunto. Disseram também que, primeiro, minha mãe tinha que pedir o Cartão Cidadão no Consulado no Brasil, para depois pedir a transcrição do casamento, coisa que não bate com as info oficiais, que diz que a pessoa tem que fazer a atualizaçao do estado civil antes de pedir o cartão cidadão. O assento é de nascimento, como se ela tivesse nascido agora em março (e está com o nome de solteira, claro).
    Não adiantou nada eu estar aqui. Então, acho que se você fizer tudo por aí, é muito mais rápido e sem complicações. Só não use a CRC-Lisboa, que é mais demorada, pois deve concentrar todos os pedidos de todos os Consulados. Boa sorte!
  • Malu,
    É possível então eu ir aí em PT para dar entrada na cidadania dos meus filhos, mas em outra conservatória, que não a de Lisboa?
    É mais rápido em qual?
    A certidão de nascimento do pai deles precisa ser de inteiro teor? Sei que a deles precisa, e a minha tb, que já está no processo aí (só que meu processo é da CRC Lisboa).
    obrigada
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado April 2016
    Vânia,

    Você pode dar entradas Atribuições dos seus filhos em qualquer Conservatória de Portugal. A mais rápida no momento é Ponta Delgada onde uma Atribuição sai em cerca de 15 dias. É mais flexível e menos burocrática. Apenas DEPOIS que a sua cidadania portuguesa sair você poderá dar entrada na dos seus filhos via Sedex EMS.

    Enquanto isso, providencie os documentos deles com MUITA tranquilidade.

    Se você NÃO foi a declarante na certidão de nascimento dos seus filhos, terá de fazer antes a Transcrição do seu Casamento. Para isso será necessário a xerox do SEU Assento de Nascimento português e as Certidões de Nascimento e de Casamento do SEU MARIDO em Inteiro Teor com as firmas reconhecidas dos notários que as assinaram E legalizadas no Consulado, além do xerox autenticado do SEU RG e do formulário de Transcrição de Casamento impresso colorido frente e verso NA MESMA FOLHA, devidamente preenchido e com a SUA firma reconhecida por AUTENTICIDADE no Cartório (só assinar na presença do funcionário do Cartório). O Vale Postal para os emolumentos é de 120 euros.

    Quanto às Atribuições dos seus filhos, se forem menores, serão gratuitas.

    Neste caso, serão necessários a xerox do SEU Assento de Nascimento português, a Certidão de Nascimento de cada filho em Inteiro Teor e com as firmas reconhecidas dos notários que as assinaram E legalizadas no Consulado, xerox autenticadas dos RG dos pais e dos filhos maiores de 12 anos e formulários 1C impressos coloridos frente e verso NA MESMA FOLHA devidamente preenchidos e com as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE de AMBOS os pais (só assinar na frente do funcionário do Cartório).

    Os processos de Transcrição do SEU Casamento e de Atribuições dos seus filhos poderão ser enviados no mesmo Sedex para Ponta Delgada mas cada processo (com seu combo de documentos) deverá ser colocado num envelope separado dentro do Sedex.

  • Acabei de enviar o processo do meu pai, estimativa do correios para chegar no CRC de Ponta Delgada é de 4 dias. Vou informando na medida que receber as informações.
  • Então eu poderia solicitar apenas uma certidão à outra conservatória nesse meio tempo, para não aguardar os 3/4 meses? ou ainda tem que esperar lavrar o assento de nascimento?
    Em quanto tempo vale a pena ligar para saber o número do assento?
  • @Maurício,

    O tempo de chegada em PD é de 7 a 15 dias. Acompanhe o Sedex pelo site dos Correios e depois pelo Ctt.
  • @Pedro,

    Não consigo acreditar que o seu registro ainda vá demorar tanto tempo assim. Pessoalmente acredito que em cerca de um mês já vai estar concluído. Vamos torcer para que eu esteja certa.

    Que certidão é essa que você quer solicitar em outra Conservatória?

  • @ThereseLima @Pedro uma vez que o processo está na sala de registo o tempo minimum e de 15 dias úteis para o número de assento e com apenas o número de assento pode fazer todos os documentos. O numero saia antes de lavrar o certificado de nascimento.Cumprimentos.
  • malikmalik Member
    Aladin

    Tenho estado à espera de um mês mas ainda sem número e sem certificado
  • Aladin,
    o numero é dado no momento de lavrar o assento depois de ser assinada a resolução pelo conservador. Logo são uma o duas semanas para receber a notificação no endereço indicado.
    Quando nas conservatorias falam de X dias, são dia uteis (45 dias uteis são + o - 2 meses)
    Cumps
  • malikmalik Member
    editado April 2016
    Arrayan

    quanto dias depois de assinatura de conservador o process vai chegar na sala de registos?
  • Olá ,@Arrayan @Malick Obrigado ,uma vez que o processo assinado por o conservadore (despachado),o processo e diretamente na sala de registo para lavrar o assento de nascimento.Mas apenas o número de registo pode tirar o documento . Obrigado.
  • editado April 2016
    Recebi isso ontem da ACP:

    "
    Boa tarde,

    Nós também, mas acontece que a Sra. Conservadora está a aguardar a subdelegação de competências, no entanto os processo estão em andamento.

    Mário Vales

    Arquivo Central do Porto
    Nacionalidade
    "

    Achei que já tivessem dado as competências... ACP ta muito estranha.

  • #CRC-Lisboa- 2015
    Mauricio Pereira - 29xxx em 20/07/15 - AQUISIÇÃO - CRC - Análise

    Solicitado retificação dos nomes dos meus avós na certidão de nascimento do meu pai, iniciando processo judicial no Brasil para tal, previsão mínima 1 ano para conclusão.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.