@Aladin Para nós o processo já estaria a continuar. em janeiro precisava da certidão ... foi enviada ...e março segundo a Ana Santos o processo está aguardar as entidades PJ, DGAJ e SEF. e agora como pode ela falar que está precisar da certidão.
Boa tarde. Meu processo foi enviado para CRC Lisboa, chegou em 22/03/2016 e hoje recebeu o numero 21xxx. Alguém saberia me dizer o que significa ter recebido o número? Significa que os documentos estavam corretos e agora inicia o processo? Obrigada!
este número corresponde ao número do processo no sistema das conservatória. É através dele que todo o andamento se dará. Significa que receberam os documentos, escanearam os mesmos e inseriram no sistema.
@Marcia Obrigada ! Acabei de entrar na comunidade e pouco sei sobre os andamentos. Agora que foi numerado e que serão analisados os documentos e depois o mérito é isto? Mais uma vez obrigada!
@Aladin Obrigado por sua resposta. Neste momento ainda não há parecer favorável ou não, correto? Estou aguardando essa análise a aproximadamente um mês e não tenho retorno. Tem ideia de quanto tempo demora essa fase de análise superior? Obrigado.
As fases do processo de Naturalização pela CRC Lisboa, baseado nos emails que recebi ao longo do processo.
06/08/2015 - Processo enviado 05/11/2015 - Processo numerado 20/11/2015 - Processo em fase de atribuição, quando os documentos estão sendo analisados. 15/12/2015 - Fase de Instrução aguardando respostas a diligências oficiosas: PJ, SEF , DGAJ. 08/01/2016 - Processo em fase de Instrução aguardando emissão de parecer sobre a verificação dos pressupostos do pedido. 29/02/2016 - Processo em fase de Instrução aguardando emissão de parecer no sentido de ser submetido a apreciação sobre o mérito do pedido efetuado. 16/03/2016 - Processo despachado favoravelmente, aguardando apenas o respectivo número do registo de nascimento. 15/04/2016 - Assento de Nascimento gerado, concluindo o processo.
@GeorgeBernardes, o meu processo fiz 85 dias antes de ser despachado favoralmente por o superior ,o médio e 90 dias visto o atraso do CRC de Lisboa mas as outras conservatórias agilizem muito rápido mas é uma questão de sorte. Boa sorte para nos todos
Olá Pessoal, Primeiro parabens a Cristiane, acho que com o e-mail que recebiu, já pode pedir o cartao de cidadao e logo o passaporte. Liguei para LR, e informaram-me que o meu processo está na fase de registo. Passó quasi 100 dias na fase de despacho( finalizado com parecer favoravel a principios de janeiro 2016 até agora ), e terei de aguardar uns 2 meses mais para receber a cirtidão na minha casa. Por curiosidade, Cristiane, os e-mails recebidos, foram respostas a emails enviados por voce o e-mails espontaneos da CRC? Cumprimentos
@Arrayan, o meu processo está no registo para gerar o número de assento, acho que é um mês.Quando o seu processo entra na sala de registo, o meu processo entra o dia de 14 de Abril Cumprimentos
@Arrayan Eu enviava os emails, enviei email ontem e hoje me responderam informando a data do registo, o número e que já havia sido enviado para minha casa. Sim, já fiz a solicitação do cartão cidadão.
parabéns! Pessoal, o ideal é que liguem para a linha registos e perguntem.
Lembro que, se deram entrada em seus processos por Ponta Delgada, a mesma pessoa que responde aos emails, é aquela que dá andamento aos processos de cidadania. Para que tenhamos agilidade nos processos, vamos evitar escrever para PD (a caixa deles tem estado lotada de mensagens).
Cristiane, obrigada, assim fica bem transparente o tempo do processo. Peço que quem puder poste também as datas de etapas do processo. No meu caso, estou com dificuldade de conseguir informações na CRC-Lisboa, por que o processo é do meu pai, 79xx/2016, e pelo telephone, somente, informam ao próprio, perguntam logo se tenho uma procuração anexada ao processo, me conferindo poderes para tal. Isso ocorre porque o meu pai é idoso e não escuta bem ao telephone.Só descobri até hoje que o processo foi numerado em 01/03/2016, e chegou a CRC em 26/02/2016. Essas informações da Cristiane me ajudaram muito. Obrigada
Acabo de receber email de Portugal, dizendo que o meu pedido de cidadania foi decidido favoravelmente. Aguardo, agora, o registro de nascimento.
Andamento:
1- Processo por aquisição, remetido a Portugal em 01/12/15; 2- Numerado - Processo 2.0XX em alguma data de fev/16; 3- Fase de análise - Fev/16 até 31/03/16 4- Fase de despacho - 01/04/16 a 20/04/16 5 - Fase de Registro ... (aguardando a partir de hoje, 21/04/16)
Parabens Rolemberg. Agora só aguardar mais um mes para receber a certidão em casa. O meu processo é por naturalização, e o seu? onde foi tratado?
Entrada: Principios de Outubro Numeração: Principios de Novembro Finalizado Favorável: 8 de Janeiro 2016 Despachado: 18 de Abril
Na LR deram-me um prazo de pelo menos 2 meses para receber a certidão e na CRC diceram-me que estão a fazer os assentos de principios de Abril.
Para quem quer fazer uma base de datos com as datas acho que não vale a pena. Cada processo é unico e cada tipo de processo (por residencia, filho, neto de portugues......) tem prazos distintos.
Comentários
Para nós o processo já estaria a continuar. em janeiro precisava da certidão ... foi enviada ...e março segundo a Ana Santos o processo está aguardar as entidades PJ, DGAJ e SEF. e agora como pode ela falar que está precisar da certidão.
este número corresponde ao número do processo no sistema das conservatória.
É através dele que todo o andamento se dará.
Significa que receberam os documentos, escanearam os mesmos e inseriram no sistema.
A análise vem depois.
Obrigada ! Acabei de entrar na comunidade e pouco sei sobre os andamentos.
Agora que foi numerado e que serão analisados os documentos e depois o mérito é isto?
Mais uma vez obrigada!
Obrigado por sua resposta.
Neste momento ainda não há parecer favorável ou não, correto?
Estou aguardando essa análise a aproximadamente um mês e não tenho retorno.
Tem ideia de quanto tempo demora essa fase de análise superior?
Obrigado.
Meu processo de naturalização foi despachado em 16/03/2016 e o assento gerado 15/04/2016! Finalmente!
Obrigada a todos!
06/08/2015 - Processo enviado
05/11/2015 - Processo numerado
20/11/2015 - Processo em fase de atribuição, quando os documentos estão sendo analisados.
15/12/2015 - Fase de Instrução aguardando respostas a diligências oficiosas: PJ, SEF , DGAJ.
08/01/2016 - Processo em fase de Instrução aguardando emissão de parecer sobre a verificação dos pressupostos do pedido.
29/02/2016 - Processo em fase de Instrução aguardando emissão de parecer no sentido de ser submetido a apreciação sobre o mérito do pedido efetuado.
16/03/2016 - Processo despachado favoravelmente, aguardando apenas o respectivo número do registo de nascimento.
15/04/2016 - Assento de Nascimento gerado, concluindo o processo.
Primeiro parabens a Cristiane, acho que com o e-mail que recebiu, já pode pedir o cartao de cidadao e logo o passaporte.
Liguei para LR, e informaram-me que o meu processo está na fase de registo. Passó quasi 100 dias na fase de despacho( finalizado com parecer favoravel a principios de janeiro 2016 até agora ), e terei de aguardar uns 2 meses mais para receber a cirtidão na minha casa.
Por curiosidade, Cristiane, os e-mails recebidos, foram respostas a emails enviados por voce o e-mails espontaneos da CRC?
Cumprimentos
Não tenho a data exacta, mais foi entre o dia 12 e ontem e foi a través da LR
Cumps
Eu enviava os emails, enviei email ontem e hoje me responderam informando a data do registo, o número e que já havia sido enviado para minha casa. Sim, já fiz a solicitação do cartão cidadão.
Parabéns! Por favor, para qual e-mail você enviava? Mais de 20 dias que envio e-mail e não me respondem...Obrigada
parabéns!
Pessoal, o ideal é que liguem para a linha registos e perguntem.
Lembro que, se deram entrada em seus processos por Ponta Delgada, a mesma pessoa que responde aos emails, é aquela que dá andamento aos processos de cidadania. Para que tenhamos agilidade nos processos, vamos evitar escrever para PD (a caixa deles tem estado lotada de mensagens).
O email da CRC Lisboa que sempre me responderam: crcentrais.nacionalidade-c@dgrn.mj.pt ou rcentrais.naturalizacao2@irn.mj.pt.
Muito obrigada. Mais uma vez parabéns!!
Acabo de receber email de Portugal, dizendo que o meu pedido de cidadania foi decidido favoravelmente. Aguardo, agora, o registro de nascimento.
Andamento:
1- Processo por aquisição, remetido a Portugal em 01/12/15;
2- Numerado - Processo 2.0XX em alguma data de fev/16;
3- Fase de análise - Fev/16 até 31/03/16
4- Fase de despacho - 01/04/16 a 20/04/16
5 - Fase de Registro ... (aguardando a partir de hoje, 21/04/16)
É isto! Compartilho com todos a minha felicidade!
O meu processo é por naturalização, e o seu? onde foi tratado?
Entrada: Principios de Outubro
Numeração: Principios de Novembro
Finalizado Favorável: 8 de Janeiro 2016
Despachado: 18 de Abril
Na LR deram-me um prazo de pelo menos 2 meses para receber a certidão e na CRC diceram-me que estão a fazer os assentos de principios de Abril.
Para quem quer fazer uma base de datos com as datas acho que não vale a pena. Cada processo é unico e cada tipo de processo (por residencia, filho, neto de portugues......) tem prazos distintos.
Cumprimentos
Parabéns! Sua irmã que havia enviado um mês depois tb já saiu?
Pelo o que vc está dizendo, se estão fazendo os assentos na CRC do começo de Abril, o meu registro ..sairá...logo... talvez, no começo de maio....