Fase e número e data do processo
Olá, estou compartilhando aqui a fase, o número e a data de entrada do processo com vocês na esperança de termos uma melhor noção do tempo de espera. O meu número é N.º 26179/15 - 6.6. Ou seja antes de mim 26178 deram entrada no ano de 2015. E 6.6 é o tipo de processo de pedido de nacionalidade. A minha está na conservatória e deve ser apresentado a Ministra da Justiça. Dei entrada na conservatória em 09 de julho de 2015.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
6.6 quer dizer art. 6.6? Bisneto? Vc mora em Portugal? Esses processos costumam demorar pelo menos um ano.
Foram mais de 5 mil processos em TODOS registros civis, isto não é muito.
seu processo é de atribuição (filho)? Esses processos não vão ao Ministério da Justiça. Deu entrada na Conservatória dos Registos Centrais?
De qualquer forma ligue para a Linha Registos:
+351 211 950 500
Quando atender no menu escolha 1 e depois 1 novamente
Peça para a atendente verificar a situação do seu processo (se há número / se já foi concluído).
Eles são meio secos, então primeiro peça o número do process (forneça seu nome completo).
Anote o número (caso já exista) e pergunte se já foi despachado, se já foi concluído, etc.
Meu - no 26179/15 em 9 de julho de 2015.
Jota Silva - no 31408/15 25 de agosto de 2015.
Roberto Brant - no 36956/15 23 de setembro de 2015.
Eu nunca liguei para a conservatória, entro em contato por email (crcentrais.nacionalidade-d@dgrn.mj.pt, crcentrais.averbamentos@dgrn.mj.pt, crcentrais.nacionalidade-c@dgrn.mj.pt). Para os que querem saber o numero do processo e como anda basta enviar um e-mail para esses endereços, dizendo que o correio já foi entregue, o seu nome e o numero do tracking do correio que eles te retornaram com as informações. Não demoram muito para responder... Como nunca liguei não sei informar como é o atendimento.
De acordo com esse site: http://www.we-wanderlust.com/como-tirei-minha-cidadania-portuguesa/
um processo de maio de 2015 foi resolvido este mês. Ou seja, demorou em torno de 5 meses. Já nos dá uma idéia do tempo de espera. Porém parece que o fator das eleições atrazaram esse processo. De qualquer forma, 5 meses já me dá maiores esperanças. Tenho ouvido pessoas dizendo que o processo está tão lento que deve demorar um ano. Mas, como o pensamento positivo atrai coisa boa... espero que o meu esteja concluído em dezembro.
tenho conhecimento do processo da Renielle do site citado. O caso dela é de trisavós portugueses. Todos estão vivos da bisavó até ela. Por enquanto ela fez a atribuição da bisavó que levou 2 meses no ACP, já transcreveu o casamento da bisa e já deu entrada no pedido de atribuição da avó.
Gabriela - 26179/15 em 9 de julho de 2015.
Alexandre Tietsche - 31402/15 em 18 de agosto de 2015.
Jota Silva - 31408/15 em 25 de agosto de 2015.
Roberto Brant - 36956/15 em 23 de setembro de 2015.
Sei que cada caso é um caso. Só gostaria de ter uma idéia da numeração atual. Sei que não tem como ser uma numeração precisa, devido a problemas que os casos podem vir a ter, mas dá pra ter uma noção de como as coisas estão aindando. O meu por exemplo é simples. Porém a conservatória está sobrecarregada e com poucos funcionários e assim podemos ter uma idéia de como as coisas estão evoluindo por lá.
MAURICIO PEREIRA - em 20 de julho de 2015.
Gabriela - 26179/15 em 9 de julho de 2015.
Mauricio Pereira - xxxxx/15 em 20 de Julho de 2015.
Alexandre Tietsche - 31402/15 em 18 de Agosto de 2015.
Jota Silva - 31408/15 em 25 de Agosto de 2015.
Roberto Brant - 36956/15 em 23 de Setembro de 2015.
Obs.: Mauricio, se puder nos dar o Número nos ajuda a controlar o núm de casos para termos uma média. De qualquer forma obrigada pela contribuíção.
Victor, espero que o seu esteja sendo concluído em breve. Pois seu caso está realmente demorado de acordo com sua data. Por favor nos mantenha informados!!! Obrigada pela participação.
Acredito que sim, pois fui informado a poucos dias atrás que estão analisando processos do mês de fevereiro. Acho que essa é a nova média de espera para processos em Lisboa para atribuição de 8 a 9 meses.
MAURICIO PEREIRA
Pedro Luiz Correia = Porto
Estou usando um escritório de advocacia aqui no Brasil, com sede em Lisboa e outras localidades de PT.
21/8/2015 06:50:18 - Processo de nacionalidade (pela via de casamento - 3º) de Eduardo Awazu Sgarbi, protocolado com o pedido genérico nº21302/2015;
30/7/2015 09:29:25 - Documento recebido em Lisboa e remetidos para o setor de protocolos;
03/7/2015 15:20:49 - Documentos remetidos para Portugal;
01/6/2015 16:40:31 - Documentos recebidos no Rio de Janeiro. Encaminhados para legalização consular;
Eduardo A. Sgarbi