Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18488498518538541452

Comentários

  • Uma outra dúvida me ocorreu. O processo da minha mãe já foi aprovado, aguarda registro. Quando ela conseguir o registro, iniciarei o meu com transcrição do casamento dela.

    Porém, ela é divorciada e pretende ir morar em Portugal. A intenção dela é fazer o CC e o Passaporte imediatamente, e comprar apartamento lá. Quando eu fizer a transcrição, que é um processo bem rápido, ela constará em Portugal como casada, certo? Na hora de comprar o apartamento, vai dar algum problema? Constaria o nome do meu pai na transação?

    Seria melhor eu esperar ela comprar o apartamento em Portugal pra só depois fazer a transcrição? Ou seria melhor ela esperar homologar o divórcio em Portugal pra comprar o imóvel?
  • @Eneida Melo, eu acho recomendável ela homologar o divórcio primeiro para depois comprar o imóvel, assim já fica tudo com o nome correto, estado civil correto também. Após a transcrição ela estará casada em Portugal, não sei te dizer se tem alguma implicação legal comprar o imóvel nesse tempo em que o divórcio ainda não foi averbado em Portugal. Nesse tempo ela pode arrendar algo e assim já conhece o lugar e tem ideia se é exatamente aonde ela deseja se estabelecer.
  • editado March 2020
    @Eneida Melo,
    Sábias palavras as do Daniel.

    Você leva tempo (6-12m) pra conhecer os lugares e decidir onde de fato é o melhor lugar, e conseguir um bom preço.
    Não tenha pressa em adquirir patrimônio. Imóvel tem baixa liquidez (demora pra vender).
    Encare assim: quanto você ganha na aplicação financeira? Quanto gasta com aluguel por 1 ano?
    A conta não vai ser muito diferente. Em relação ao valor do imóvel, você paga 10%aa de aluguel e recebe 8%aa de juros.
    Comprando, corre o risco de gastar muito mais do que os 2% da diferença na negociação do imóvel.
    E mantém o dinheiro na sua mão. (os "%" são hipotéticos, mas a relação é +- assim).
    Alugando tem inconvenientes, mas você tem tempo pra aprender como funcionam as coisas por lá. Uma mudança por vez.
    O mundo estará diferente depois dessa crise, como eu disse num outro post.
  • editado March 2020
    Pra animar a galera: enviei a documentação de meus dois filhos menores para ACPorto em dezembro/2019. Há 15 dias o processo dos dois passou da bolinha 1 para a 2. Hoje, a bolinha de um deles passou da 2 para a 5 ("o seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português"). Os processos continuam na ACPorto. Pelo que tenho lido aqui, agora é puxar a cadeira, sentar e esperar... Mas é bom saber que mesmo na situação atual as conservatórias não pararam.
  • Obrigada @DanielHenriques e @gandalf.

    É que minha mãe já decidiu onde morar por lá na penúltima de suas idas a Portugal. Vou conversar com ela a respeito da homologação do divórcio.
  • @pessoal ,
    Tenham paciencia, como recomendou nosso amigo @VladPen, pois deve dar uma parada geral (Stop ) nos processos, devido ao Covid19 . A situação em Portugal, requer um cuidado muito grande... Populção idosa lá, é bem alta e , para proteção dos mesmos, a quarentena está sendo levada a risca por todos os membros da familia. Então, as chances do pessoal das conservatórias passar a ficar em casa, ou trabalhar de casa ( não sei se farão isso) ...Ou, passarem a ir , através de rodízio, apenas um ou dois funcionários por Conservatória... Então, apenas serviços urgentes serão feitos.
    Tenho familia muito grande lá em Portugal, e tenho falado bastante com eles nesses dias e a situação á é de muita apreensão. Dizem que estão fazendo a quarentena a risca.. Minha prima tem uma pequena metalurgica em Aveiro e parou a empresa, por tempo indeterminado... Eu , estava me programendo para ir a Portugal em Maio ou Junho deste ano , para analisar minha ida em definitivo para lá, porém, no momento, estou tendo que abortar esse projeto e adiar .
    E, para os que estão no Brasil, façam a quarentena melhor que possam fazer. Nosso sistema de saude publica, é falido e não chega aos pés dos sistemas de saude publicos de Portugal, Espanha, Alemanha e por ai... E vejam a dificuldade que estão tendo de cuidar e tratar as pessoas lá. Se o povo brasileiro não se cuidar, teremos um saldo extremamente negativo da passagem do COVID19.
    Uma otima saúde a todos..
  • @JCCS grato e que os brasileiros tenham consciência da periculosidade que esse virus representa e passem a se proteger e se resguardar mais. Deus nos abençoe.
  • Bom dia pessoal !!! Quem tiver procedimentos agendados no consulado de SP liguem antes, hoje (23/03) estive lá pela manhã com minha filha para pedir o cartão cidadão, data agendada a 4 meses atrás, e os atendentes simplesmente não compareceram, entendo o momento e que passamos por uma pandemia, mas seria ao menos cordial que eles publicassem no site deles que não irão atender.
  • ANDREROLFSENANDREROLFSEN Member
    editado March 2020
    Bom dia... para aqueles que estão aguardando por datas de inicio e finalização com registro , processo do meu amigo :
    saiu dos correios Brasil... 18/04/2019
    hoje foi informado o registro em Felgueiras ou seja 23/03/2020.... por um mês seriam 365 dias ( 1 ano), haja paciência... espero ter ajudado.
  • Felgueiras continua superando as demais conservatórias. Grato @ANDREROLFSEN pela informação.
  • @blancout

    O Consulado do Rio de Janeiro fechou as portas desde o dia 18/3 e provavelmente o de SP e outros estados farão o mesmo.
  • @Fabiano espero que avisem ou informem no site do consulado, assim como o consulado da Espanha fez. Sacanagem o pessoal vindo do interior, se arriscando e chegar la na porta não ser atendido.
  • @blancout

    O do RJ está no site e comunicaram na página deles do Facebook
  • @Fabiano o consulado de SP precisa seguir o exemplo do RJ.
  • @blancout, eles demoraram mas agora está lá, na página inicial:

    http://consuladoportugalsp.org.br/
    http://consuladoportugalsp.org.br/aviso-suspensao-servicos-consulado-geral/
    [...] o Consulado Geral de Portugal, [...], suspende os seus serviços entre os dias 24 de março e 07 de abril de 2020
  • @PedroGaspar ufaa que bom, eu moro em SP mas lá tinha gente do interior, sacanagem com o pessoal, mas agora todo mundo avisado. Valeu!
  • Pessoal boa noite ! Estou com processo em ACP parado na quinta etapa, processo se inicia com número 60***/2019 gostaria de saber como que vocês fazem para saber se o processo foi redistribuído para uma outra conservatória ?
  • Obrigada pessoal! Recebi um retorno via e-mail dos Registos Centrais com a numeração e chave de acesso. Está na bolinha 5! Adicionei na planilha. Obrigada mais uma vez.
  • Pedro PiresPedro Pires Member
    editado March 2020
    Boa noite pessoa!

    É com imensa alegria que venho vos informar que meu processo foi concluído hoje 23/03/2020, todas as sete bolinhas estão verdes e a mensagem ''O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado'' está escrita.
    Fiz um pedido de urgência a cerca de um mês, não recebi nenhuma resposta, mas parece que foi aceito e por isso meu processo foi finalizado.
    Em meio a estes grandes problemas que estamos enfrentando com o Coronaviros e as consequências que certamente virão, fiquei muito feliz com essa noticia.
    Noticia que também significa que a ACP apesar de não estar atendendo pessoalmente continua trabalhando, o que é bom para todos que esperam por progresso nos seus processos.

    Minha luta pela nacionalidade portuguesa começou no inicio de 2016, quando comecei a procurar pelos documentos dos meus antepassados, depois os processos de cidadania e convolação do meu pai ate que finalmente chegou minha vez.

    Gostaria de agradecer a todos os moderadores e a todos que participam ativamente do fórum seja com informações, palavras de incentivo ou dividindo experiências.

    Aos que interessar, os dados do meu processo são:
    -Processo número 64XXX/2019;
    -Entrada pessoalmente dia 19/08/2019 e foi numerado na mesma hora;
    -Foi concluído 02/01/2020;
    -Finalizado 23/03/2020;

    Um grande abraço e boa sorte para todos nós!!!!
  • Parabéns por sua conquista @Pedro Pires...
  • @alvarolimah...
    A informação está na página de consulta do processo no site do Ministério da Justiça de Portugal...
    Na parte superior da página...Entre o Número do processo e o Nome do requerente...
  • editado March 2020
    @alvarolimah,
    Pela planilha, somente alguns processos até 20/05/2019 foram redistribuídos. Nenhum de julho (como o seu).
  • Pessoal, bom dia... td bem?
    To numa mistura aqui de felicidade e um pouquinho de ansiedade (pouquinho pq antes era muita, sem noticias sobre quando o registo seria criado). Meu processo foi finalizado, esta com todas as bolinhas verdes, porém está escrito:
    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 20/03/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."

    Enviei o pedido de urgencia devido à proposta de trabalho (carta e e-mail com fundamentos desse pedido!) no dia 10 de março, e conferi ontem, dia 23/03 esse recado no site de verificação de andamento do processo.

    Pois bem, tendo visto isso, eu fiz o pedido do meu assento de nascimento ontem mesmo no civilonline, porém recebi o email deles informando que :
    "Informamos que a certidão correspondente ao pedido nº. 5****/2020 se encontra pendente de emissão na Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa, a quem damos conhecimento do presente e-mail.
    Só após a emissão da certidão será comunicado o código de acesso."

    Durante todo o tempo (dado entrada pessoalmente dia 24/09) o meu processo esteve na ACP do Porto, não sendo redirecionado para outras conservatorias (olhava quase todos os dias e até dia 20/03 estava como ACP, como ainda está hoje tb, depois do processo finalizado).
    Eu acredito que essa msg é simplesmente pq todos os processos devem ser numeros (registo) em Lisboa, certo? e não que meu processo tenha ido pra la antes...
    Eu vou esperar mais uns dias para ver se eles (civilonline) me mandam a numeracao para eu entrar no site retirar minha certidão antes de tomar qualquer atitude em relação a isso, o que acham? Ou eu to viajando e falei alguma coisa errada aqui?rs

    Aproveito para pedir para atualizarem, se possivel o meu processo, segue todos os dados:
    Entregue e numerado pessoalmente 24/09
    Despacho: 28/01
    Pedido de urgencia: e-mail dia 10/03 (enviei por carta tb, ams nao sei se foi recebido ou nao!)
    Registo (teoricamente, pq ainda nao tenho a certdião): 23/03 (data q todas as bolinhas ficaram verdes)

    Muito obrigada à todos que me ajudaram e estão nessa luta cmg =)
    Ah, demos entrada tambem ao processo do meu irmao quase na mesma data (nao tenho todos os dados aqui, e o dele foi pelos correios). Até o despacho os processos correram praticamente juntos, e o dele ainda encontra-se nessa etapa.


  • @PaulaG, me parece que o ACPorto ainda não enviou pro Civilonline a informação dizendo que vc já é portuguesa. Pura questão de tempo agora. Parabéns!
  • @antoniopereira tudo bem?
    Muito obrigada por sua msg... eu nao entendi mt bem a questão de Lisboa ae no meio entao, mas torcendo pra que seu comentario esteja certo hahaha mt obrigada pelos parabens tb!!! qualquer novidade eu aviso aqui e tb continuo torcendo para todos os que lutam para a saída do registro (inclusive de meus familiares!).
  • @PaulaG, estranho constar no site de acompanhamento como registo emitido e não constar no sistema ainda. Aguarde uns dois dias e mande e-mail para o civilonline e pergunte se o assento já foi registado. Mencione que no site de acompanhamento já consta que o assento foi emitido desde o dia 23/03.
    Quanto a questão de Lisboa é normal, todos os registos dos processos de nacionalidade são emitidos pela Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa independente da conservatória na qual o processo foi feito.
  • Oi @daniel henriques td bem? obrigada pela ajuda.
    é estranho mesmo, eles me responderam isso por e-mail. Vou aguardar até amanha e envio um e-mail pra eles perguntando se saiu o assento, com um print do site de acompanhamento do processo.

    E na vdd, eu nao entendi muito bem a segunda frase do site do acompanhamento dos processos, é normal escreverem isso? pq pelo que eu acompanho aqui, aparece só a primeira, avisando que o registo foi criado e o processo encerrado, nada mais. Por isso fiquei preocupada.

    Obrigada mais uma vez.
  • @PaulaG...

    Se você procurar aqui pelo Fórum encontrará algumas mensagens indicando que existem dois "Caminhos possíveis" para um processo desse tipo...:
    EXIGÊNCIA...
    ou
    CONCLUSÃO...

    Para qualquer uma dessas possibilidades...O IRN envia...(Ou deveria enviar)...Uma notificação para o endereço que consta no formulário de Requerimento da Nacionalidade Portuguesa...

    Se for EXIGÊNCIA...Indicam nessa notificação o que o requerente deverá providenciar e enviar para cumprir a exigência...E informam também o prazo que o interessado tem para cumprir a referida exigência...

    Se for CONCLUSÃO...Enviam...(Ou deveriam enviar)...Uma carta com as informações de identificação do processo em questão + Uma via da Certidão de Nascimento Portuguesa + A fatura...

    Obviamente além das notificações por carta...O requerente tem acesso a essas informações diretamente no site do MJ Português...
    Exatamente como se deu em seu caso...
    Ou seja...Você teve seu processo CONCLUÍDO...
    Parabéns...!!!

    Como informou o @Daniel Henriques...E também por pura observação da situação atual de todos os setores da sociedade...Ninguém sabe com certeza como as coisas estão sendo tratadas...Ou se amanhã estarão ou não da mesma forma que estão hoje...
    São tempos difíceis...Incertos em todos os setores...

    Com a crise mundial por conta da Pandemia...O menor dos problemas seria um pequeno atraso na comunicação entre a criação de um Registo de Nascimento Português e a sua efetiva disponibilização na plataforma do civilonline.pt ...

    O mais importante você já sabe...Pois eles já te informaram pelo site...:
    Seu processo foi Aprovado...Depois Finalizado com a respectiva criação do Registo...

    Se você não tem urgência na obtenção dessa Certidão...Aguarde uns dias e mande um email para o civilonline.pt para esclarecer a demora na disponibilização do documento pela plataforma deles...
    Como orientou o @Daniel...

    Quando conseguir a Certidão...Não esqueça de conferir TODOS os dados no documento...Tem acontecido com certa frequência deles emitirem os Registos com algum erro de digitação...
    Nesses casos o quanto antes você solicitar a retificação...Melhor...!!!

    Boa Sorte...!!!
  • olá @nilton hessel
    De fato nao imaginei que fosse exigencia pois já havia ido para despacho em Janeiro e dps disso nada chegou em meu endereço. Então, qd apareceu que o processo foi concluido e o registo criado, me assustei com a frase abaixo dizendo que foi enviado uma notificação para Lisboa.
    Mas farei o que já havia pensado mesmo e esperar mais uns dias. Eu tenho um pouco de urgencia pois depois do assento, ainda preciso tirar o CC e PEP para poder trabalhar, e por isso pedi a urgencia no registo rs, mas vai dar tudo certo!!
    Muito obrigada pela ajuda e tb pelos parabens!!!
    Ótimo dia a todos!
  • @PaulaG

    "me assustei com a frase abaixo dizendo que foi enviado uma notificação para Lisboa", mas não diz que foi enviado uma notificação p/ Lisboa, diz que foi enviado para o endereço que vc colocou no formulário...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.