Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18418428448468471463

Comentários

  • @Liane Certo, obrigado. Eu queria não precisar telefonar, porque os horários são muito ruins para mim. Trabalho das 7h às 16h. Antes do trabalho é corrido e após já fechou. E durante o expediente ficar 50 minutos na ligação é complicado. Liguei no último dia que eu não trabalhei e lá não era feriado, mas deixei pra perto do fim do expediente e 1h10 sem me atenderem acabou o horário. Vamos ver quando vou conseguir.
  • @elviswolvie, o horário de Brasília, para ligar, atualmente, é de 6 às 14h. A partir de 31 de março, entra o horário de verão em Portugal. O horário de Brasília será de 5 às 13h.
    Tente ligar por volta de 10h, esperei, no máximo, 40 min, quando liguei neste horário.
  • Ops, é claro, @Liane. Obrigado.
  • Bom dia pessoal! Vou colocar aqui uma informação que meu irmão recebeu ontem ao entrar em contato com a LR para solicitar sua chave de acesso.Segundo a atendente, o processo foi aprovado e aguarda registro; de fato confirmou a informação ao consultar o site. Segunda ela, meu irmão deve voltar a fazer a consulta daqui a uns 15 dias pois ainda se encontra na ACP mas será direcionado para registro em outra conservatória. Volta a incógnita se de fato a ACP ainda esta emitindo os registro de fato ou somente validando todo processo e redistribuindo para as demais conservatórias..
  • @amontenegro, acp so esta realizando registros de processos com urgencia,os normais estão sendo enviados para outras conservatorias fazer , ate agora so saiu de la processos despachados em agosto e setembro e isso deve ter no maximo uns 15 dias e desde então nao se teve mais noticias de processos saindo . creio que so saira a proxima leva quando a atual tiver cido concluida.
  • DanielHenriques
    Prezado amigo Daniel....
    Entrei no site, para ver o telefone, e , na descrição de horário de funcionamento, dizia estar fechado no dia de hoje ( sexta-feira, que foi quando consultei ) Não sei se era regra,enventualidade ou não estava atualizado na descrição de horário. Fiz um comentário...
    abs
  • @JCCS, não me interprete mal, na verdade minha curiosidade era pra saber qual site você consultou. Tentei achar alguma informação oficial sobre a conservatória aqui não funcionar as quintas-feiras mas não encontrei...
  • Boa noite. Estou para enviar meus documentos e surgiu uma dúvida: Devo enviar para a ACP do Porto mesmo ou tentar outra? Pois me disseram que os processos por lá estão meio demorados. Meus Pais já fizeram a transcrição de casamento deles por Vila Nova de Gaia. Se alguém puder me ajudar agradeço muitíssimo.
  • Olá pessoal! Será que em termos de tempo (não de grana a ser investido) fazer a atribuição por Consulado está mais rápido? O meu vai completar 7 meses de aprovado e sem registo. Estou ajudando agora uma prima e veio essa dúvida: Consulado ou ACP. Obrigado!
  • @tomiomatsuoka tem alguns relatos bons a respeito do consulado de Santos. Tenta um contato e verifique se informam a previsão de conclusão por lá.
  • Meus documentos chegaram hoje pela DHL.

    Recebido por Hermogenes M.

    Só pra registrar então.
    09/03/2020 recebido.
  • @RonnyPaulo boa sorte na jornada Ronny.
  • SamuelVianaSamuelViana Member
    editado March 2020
    Boa dia a todos! sou novo no fórum, porém fiz algumas busca e me surgiram algumas dúvidas, sei que destas perguntas que estou fazendo muitas estão no fórum, sendo que verifiquei que foram respondidas de maneiras diferentes, por essa questão preferir postar as perguntas abaixo:

    Assunto Principal: ATRIBUIÇÃO PARA MENORES DE IDADE! (2 FILHOS)

    (SOU O PAI DECLARANTE NA CERTIDÃO DOS FILHOS E JÁ POSSUO ASSENTO PORTUGUÊS, CARTÃO CIDADÃO E PASSAPORTE PORTUGUÊS)

    Já estou com as certidões por cópia repográfica dos meus filhos e com apostilamento de Haya.

    Vou enviar para a ACP do Porto via correios. (pelo que li, a ACP não necessita de transcrição de casamento igual em Tondela) isso procede?

    Gostaria de saber o seguinte:

    1 - tempo médio de conclusão dos processos para menores:
    2 - Não tenho a transcrição de casamento feita ainda, isso pode implicar na solicitação? quando fiz minha nacionalidade não me disseram que precisaria transcrever o casamento antes de solicitador dos filhos.
    3 - quanto tempo tem a validade da certidão de cópia reográfica e apostilada de haya para tirar a cidadania? Emiti as certidões agora em Março/2020.

    Obrigado.


  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado March 2020
    @SamuelViana, mande a transcrição de casamento e os processos dos seus filhos para Tondela! Tondela dá prioridade para processos de menores, sua transcrição acaba saindo mais rápido!
    Tondela costuma terminar o processo de menores (que é grátis) em 2 meses, mais ou menos
    Lembro que or processos NÃO podem compartilhar documentos. Cada um tem que estar completo, ainda que se usem os mesmos documentos.
  • @SamuelViana,
    1 - Tondela dá prioridade para processos de menores, tem finalizado entre um e dois meses. ACP é processo comum, está demorando uns 4 meses para ser aprovado mas, depois, vai pra espera da emissão do assento. Tem foristas esperando o assento há 7 meses.
    2 - Atualmente ACP não exige a transcrição se o pai é o protuguês e foi o declarante. Lembre que essas regras podem mudar a qualquer momento, não existe garantia que o que vale hoje ainda esteja sendo aceito daqui a 4 meses quando o processo for analisado. Tondela exige transcrição.
    3 - As certidões são aceitas até um ano da data de emissão.

    Tondela aceita que seja enviado o processo da transcrição de casamento dos pais junto com a atribuição de filho(s) menor(es). Avalie a possibilidade de enviar tudo junto para lá.
  • @Liane Alegria
    Obrigado!

    @Daniel Henriques
    Obrigado pelas informações.

    Só mais algumas dúvidas
    1 - Para fazer a transcrição de casamento junto com a de atribuição demoraria muito?
    2 - Qual o endereço de Tondela
    3 - Formulário 1C para os menores será em separado em cada envelope com documentos idênticos dos pais
    4 - Qual o valor da transcrição de casamento, qual formulário e como proceder?
    5 - Se alguma outra informação que possam me passar, agradeço de como fazer.

    Desculpe, mas para transcrição de casamento não entendo nada para fazer.

    obrigado!
  • Olá, pessoal! Vim aqui perguntar sobre a demora do processo depois de aprovado, mas vi que existem muitos casos como o meu. As bolinhas de 1 a 5 verdes, "despacho" em branco e "terminado" em marrom, com o seguinte texto: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português". Essa mensagem significa que não existe mais o risco de cair em exigência, né? Está assim desde novembro de 2019, e até agora não mudou. =(
  • @SamuelViana, antes Tondela fazia a transcrição antes do processo do menor mas, recentemente tiveram alguns casos em que eles finalizam o processo do menor primeiro e depois de um ou dois meses fazem a transcrição. Entendimento do conservador, como exigem a transcrição acredito que se não enviar junto vai ter exigência dela.
    Cada processo você prepara a documentação completa, coloca cada um dentro de um envelope e pode até identificar do que se trata (transcrição de casamento, atribuição de ..... - MENOR, etc...). Depois você coloca cada um desses envelopes dentro do envelope do envio.

    Para transcrição de casamento você pode consultar e tirar as dúvidas na postagem de transcrição por Ponta Delgada, é exatamente o mesmo só altera que o vale postal e envio dos documentos você faz para Tondela, assim não misturamos o assunto aqui que é voltado pro ACP.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

    CRC de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela

    Para o processo dos menores pode ver as instruções em
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Processo de menores de idade são gratuitos.
  • @SamuelViana
    1 - Como Tondela dá prioridade para menores, a transcrição de casamento sairia junto - leva uns 2 meses;
    2 - Endereço para envio do VALE POSTAL:
    (finalidade: manutenção de residente)
    • IRN, IP
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela
    Endereço para envio dos DOCUMENTOS:
    • CRC de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela
    3 - Sim, um formulário 1C com a documentação completa para cada um.Não esqueça que a certidão do menor tem que ser por cópia reprográfica apostilada. E ambos os pais têm que assinar o Formulário por autenticidade;
    4 - A transcrição de casamento custa 120 euros e só pode ser paga através de Vale Postal;
    Veja o s modelos de requerimento para transcrição em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1 Use o que mais se adaptar ao seu caso. juntando os documentos necessários.
  • @Carla Maria Carreiro, os processo deferidos pelo ACP começaram a ser redistribuídos para outras conservatórias para serem criados os assentos. Foi recente isso mas já tivemos relatos de assentos emitidos. Não tem como saber ainda quanto tempo isso vai levar, a tendência é que esse processo seja normalizado e logo esteja concluído. Infelizmente não tem como precisar quanto tempo ainda isso vai levar.
  • @Liane Alegria
    Obrigado novamente pelas informações.

    @Daniel Henriques
    Obrigado novamente pelas informações.

    qualquer coisa, volto a pertubar! rsrs

    abraços
  • Boa tarde! Será que não seria interessante incluir uma coluna na planilha de acompanhamento, informando se ou quando o processo foi transferido para outra conservatória? Assim daria para ter uma melhor ideia dos meses que estão sendo redistribuídos e do tempo que leva para aprovações após essa redistribuição. O processo dos meus filhos (menores) foi aprovado em janeiro e não há nem sinal de uma redistribuição ainda para emissão dos assentos de nascimento. Se pudesse acompanhar pelos processos vizinhos, teria ao menos uma noção dos próximos passos...
  • Entra semana, sai semana e nada de sair pelo menos 1 registro sem pedido de exigência, para animar a galera. NADA!!!NADA!!
  • @Silvana Moreira,
    Sempre é possível acrescentar colunas, desde que as pessoas preencham, e voltem pra informar o resultado.

    Se as pessoas informarem na coluna de OBS, e se houver uma boa adesão, então transcreve-se para uma nova coluna.
    Como por enquanto ninguém fez nenhuma dessas duas coisas, não dá pra saber se farão.

    Quando a pessoa está querendo saber como estão indo os outros processos, ela acha ser uma boa ideia ter essa ou aquela informação dos processos dos outros, mas quando sai o assento, poucos voltam pra informar que concluiu.
    Então fica o registro em aberto, e acaba sendo removido por ação de terceiros.
    A planilha tem que buscar um balanço entre quanta informação as pessoas estão dispostas a atualizar.

    A adesão à planilha tem sido muito baixa, a meu ver.
    As pessoas confiam mais em clicar e ver a bolinha colorida (mesmo sem entender o que significam), do que ter a data real, baseando em outros processos tramitando com a mesma data de numeração.

    A análise da planilha dá muito melhor indicação do estado do processo e do momento de ligar para a LR do que pela Web.
    Mas as pessoas gostam de clicar 5 vezes ao dia. Fazer o que né? :-)
  • Bom dia, pessoal! Hoje liguei para L.R. e consegui a minha senha de acesso, meu processo está com as bolinhas de 1 a 5 verdes, 6 branca e 7 marrom processo foi numerado dia 28/11 e abaixo do meu processo esta escrito: O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
  • @gandalf, entendo sua argumentação. Realmente se ninguém aderir à planilha, ela de nada servirá. Eu pessoalmente adoro estatísticas e ver o movimento dos processos na planilha é super interessante e acalma, por que dá para saber como as coisas estão fluindo (ou não...). Mas enfim, obrigada pela resposta. Se o processo das minhas crianças for redistribuído, colocarei a observação na coluna OBS.
  • Pessoal bom dia!

    Muito tem se.falado em pedir urgência no processo, mas os motivos dessa urgência que eucnao entendi... alguns disseram que é preciso comprovar um emprego, algo assim...

    Afinal, qual é a prioridade?
    Embora que se todos pedirem prioridade vai ficar na mesma... Ou quem sai na frente toma água fresca? Rrsss

    E outra, o pedido está sendo enviado junto com a documentação ou é para os casos que estão aguardando mais de 6 meses ser criado o registro?

    Fica o meu não entendimento...

    Obrigado pessoal
  • Acima de tudo @betotravassos...Faça uso do "Bom Senso"...!!!

    Se o indivíduo tem um processo de Nacionalidade Portuguesa em andamento + uma proposta formal de trabalho...***DEVIDAMENTE DOCUMENTADA*** Em Portugal...
    ...Estando essa contratação condicionada ao fato deste indivíduo "Ser Cidadão Português"...

    Compreendeu...?
  • editado March 2020
    @Márcio Tomaz, Parabéns. Está quase lá.
    Eu coloquei na planilha a data de ontem, pra ter pelo menos uma referência.
    Se tivesse sido ontem teria ido pra Despacho em 102 dias ou menos. Isso é quase 1 mês a menos que o habitual.
    É bom sinal. O tempo em Análise estaria diminuindo em 1 mês ou mais.
  • editado March 2020
    @betotravassos,
    Cada um julga a urgência que tem.
    Os motivos usuais são: ter oferta de emprego, para estudar na universidade (ou se criança, na escola apropriada), ou para tratamento de saúde.

    O princípio é mais ou menos assim: Se você vai se mudar pra Portugal, tem que trabalhar ou estudar lá. Isso é motivo suficiente.
    Quer dizer, o direito é garantido a todos, mas o assento e documentos são garantidos só pra quem precisa viver lá.
    Os outros podem esperar (do ponto de vista deles). Muitos pedem só pra ter o documento, e não têm urgência

    De quebra, isso evita que, ao conceder o assento, a próxima geração também aplique, aumentando a carga de processos que já está acima do que os Conservadores conseguem analisar atualmente.

    Há um princípio jurídico de que os processos sejam concluídos em ordem cronológica (de Numeração ou Despacho). Só se permite pular a ordem se houver "prioridade" ou "urgência".

    Também quando o processo é redisdtribuido, ele pode ser concluído antes. Assim eles podem reter os processos de Abril e Maio em banho maria na ACP enquanto investigam as fraudes, e dar continuidade a processos numerados depois do esquema de fraude ter sido interrompido, apenas mandando pra outra Conservatória. (é só uma teoria como há outras)

    Sua pergunta "o pedido está sendo enviado junto com a documentação"?
    Pode mandar a qualquer tempo: junto com o pedido, logo após a numeração, ou depois de aprovado. Depende do caso.
    Se for para matricula na universidade, faz sentido mandar antes, porque já tem a carta da Universidade aprovando sua ida.
    Também pra tratamento de saúde tem a carta do hospital/medico.
    Para trabalho fica difícil você entrar com o pedido e o seu empregador manter a vaga pra você sem nem ter feito entrevista. Em geral pra emprego a pessoa já está lá, fez entrevista, etc, mas podem haver casos de mandar no início também.
    O Conservador vai avaliar e conceder ou não a urgência. Por isso os pedidos de urgência presencialmente são mais usuais.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.