Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18358368388408411461

Comentários

  • @gabissmleal, na época, eu enviei para Ponta Delgada por causa comentários aqui do fórum informando que era mais rápida. Não sei se continua assim.
  • @Cecilia_Helena, então os processos de Outubro ainda não foram remanejados. O do @PedroGaspar é do mesmo mês.
  • Oi pessoal! Poderiam acrescentar na planilha as novidades do meu processo, por gentileza?
    Isabela Arantes 62xxx/2019
    -Exigência enviada 14/02 via DHL (escritura publica que baseou registro de paternidade na certidão de nascimento)
    -Recebida em 17/02 por Hermogenes
    -Processo aprovado 20/02. Bolinha 7, marrom, com o texto:
    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
    -Processo encontra-se na ACP por enquanto.
    Obrigada!!!
  • @PedroGaspar, entendi. É que o meu foi direto para a bolinha 7 com a mesma mensagem que a sua. A minha bolinha 6 está em branco, mas já me falaram para ficar mais atenda as mensagens do que nas bolinhas. Bom, vamos aguardar a criação do registro. Obrigada.
    @Dricamota, obrigada pela ajuda.
  • editado February 2020
    @gabissmleal, sim, ao meu entender, as bolinhas verdes de 1 a 5 significam que essas fases todas já foram concluídas com sucesso, então a fase 6 em branco, com todas anteriores verdes, significa que o processo se encontra na fase 6, Despacho. Quando o despacho for concluído ficará verde também, provavelmente. A cor marrom na bolinha 7 eu não sei exatamente o que significa, mas talvez signifique que está parcialmente concluído...?

    Mas é um pouco confuso de início mesmo. Quando eu botei os olhos a primeira vez no site eu achava que a bolinha verde indicava a fase atual, que era a bolinha 1. Mas agora vendo que as fases que já passaram com sucesso estão todas verdes, concluo que a fase atual sempre é a bolinha branca posterior à última bolinha verde (última fase concluída com sucesso).

    Eles deveriam usar uma cor diferente para a fase atual (por exemplo, branco="ainda não passou por essa fase", verde="fase concluída com sucesso", azul="fase atual", vermelho="problema nessa fase", algo assim), e, colocar uma legenda de cores no site!
  • Pessoal passei um email para 'Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Albergaria-a-Velha' (Aveiro) onde alguns do nossos processos foram transferido olha que me foi respondido:

    Cumpre-nos informar que o seu Processo foi redistribuído pelo Arquivo Central do Porto (entre 150 processos) – no dia 20 de Fevereiro de 2020 e após ter sido redistribuído pela Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa, uma Listagem de 150 processos, no dia 20 de Janeiro de 2020, a fim de serem tramitados por esta Conservatória do Registo Civil e Predial de Albergaria-a-Velha, até finalizar.

    Esta Conservatória irá tramitar o seu Processo, por ordem de entrada e decisão, não nos sendo possível por ora dar notícias de quando ficará ultimado, mas pelo menos estão por trabalhar 280 processos..

    Concluído o mesmo, e para todos os efeitos, ser-lhe-á dado conhecimento.

    Solicitamos para tanto que aguarde comunicação nesse sentido.

    Com os melhores cumprimentos.

    A Conservadora,

    Anabela Borges de Matos Esculcas

    Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Albergaria-a-Velha

  • Gente, alguém decifra por favor...
    @ALEXANDRE cARREIRA,, então eles receberam 150 processos de Lisboa e 150 processos de Porto? Eles receberam 300 processos e agora 'só' faltam 280 pra terminar....é isso? Não captei...
  • @deiseljo pelo que entendi e o famoso jogo do empurra pra outro , acp mando pra lisboa e lisboa mando pra outro fazer que ate agora ta fazendo .mas pode ser que empurre pra outro.
    .
  • JairaGPJairaGP Member
    editado February 2020
    Amigos... Recebi uma resposta por email hj da Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Albergaria-a-Velha

    @PedroGaspar e @ALEXANDREcARREIRA

    ¨Cumpre-nos informar que o seu Processo foi redistribuído pelo Arquivo Central do Porto (entre 150 processos) – no dia 20 de Fevereiro de 2020 e após ter sido redistribuído pela Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa, uma Listagem de 150 processos, no dia 20 de Janeiro de 2020, a fim de serem tramitados por esta Conservatória do Registo Civil e Predial de Albergaria-a-Velha, até finalizar.

    Esta Conservatória irá tramitar o seu Processo, por ordem de entrada e decisão, não nos sendo possível por ora dar notícias de quando ficará ultimado, uma vez que se acham por concluir antes do seu 140 processos.¨

    Data entrada: 02/05/2019 no ACP (Pessoalmente)
    Data de aprovação: 02/08/2019
  • Vixxxii!!! @luan soares....acho que é isso mesmo....meu Deus! Espero que eles terminem isso de uma vez.....
  • Agora que já foi confirmado que os processos estão efetivamente sendo enviados para outras Conservatórias...
    PELAMORDEDEUS....!!!
    Parem de enviar e-mails e DEIXEM O POVO TRABALHAR...!!!
  • Pessoal, como saber se o meu processo foi redistribuído?
    O meu processo foi enviado em Maio de 2019, aprovado em Setembro de 2019 e aguardo o assento de nascimento até agora.

    Forte abraço a todos.
  • @Nilton Hessel parabéns !!! É impressionante o desespero desse pessoal em saber informações de processos sendo que já existe um site para isso.
  • Verdade @blancout...

    Vou copiar aqui uma postagem sobre o site de acompanhamento que acabei de fazer na outra discussão...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214125/#Comment_214125
  • editado February 2020
    @otavioalmeida, está escrito na página de consulta do estado do processo (https://nacionalidade.justica.gov.pt/), na linha entre a linha com o número do processo e a linha com o nome do solicitante do processo, e começa com esse texto:
    "O processo encontra-se na..."

    O meu aparece assim:

    Estado do processo 518XX / 2019 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))
    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto <------
    PEDRO GASPAR
  • editado February 2020
    Aliás, agora que fui confirmar como eu tinha colocado o número do processo na planilha (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/) eu notei que a coluna de número de processos está deslocada novamente. O meu processo está registrado na linha 196 (data de numeração 03/07/2019), mas o número do processo nessa linha é o '52XXX/ 2019', sendo que o número do meu processo é o '518XX/2019', que está na linha 230. Só avisando!
  • Olá, boa dia!

    Enviei os documentos da minha irmã menor de idade para Porto para processo de atribuição e recebi uma carta onde eles solicitam:

    - cópia autenticada do registro de casamento de seus pais comprovativa da alteração pelo casamento do nome pela sua mãe (com adoção do apelido "Xxxxx".

    Essa cópia seria reprográfica e autenticada comum?

    Alguém já teve essa exigência solicitada?

    Obrigada!
  • Pedro Gaspar, obrigado pela informação.

    "O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Felgueiras"

    Alguém sabe se essa Conservatória demora em fazer o registo de nascimento?
  • @otavioalmeida, creio que ninguém tenha essa resposta com muita certeza. Tudo está mudando e tudo está meio incerto no momento atual. O que sabemos é que o volume de processos de nacionalidade aumentou monstruosamente enquanto os recursos das conservatórias não, o que causou um engarrafamento de processos, já que o pessoal responsável não está dando conta da quantidade de processos que chegam.

    Pelos relatos e boatos que ouvimos, a CRC de Lisboa mandou muitos processos para o ACP, na tentativa de desafogar Lisboa, que já estava com uma fila de espera de mais de um ano e meio em julho/2019, quando estive lá, enquanto o prazo no ACP era de 4 meses na mesma época. Mas agora, não sabemos exatamente porquê ainda, o ACP que está afogado na fase dos registros, e parece que começou a pedir ajuda também.

    Talvez essas "novas" conservatórias, aparentemente menores, tenham menos volume de processos e possam ajudar a fazer a coisa andar. Um indício disso é que já responderam prontamente o e-mail de dois colegas do fórum, coisa que não acontece há muito tempo no ACP. Mas, por outro lado, devem ter muito menos pessoal e não vão dar conta de um volume muito grande. Por isso até devem estar mandando bem aos poucos (150 pra cá, 150 pra lá).

    Então, não tem muito o que fazer a não ser esperar e consultar o site de vez em quando. E, como bem lembrou o colega @NiltonHessel, vamos deixar a ansiedade um pouco de lado e deixar os caras trabalharem lá, porque eles já estão com um pepino grande nas mãos, e ter que parar para responder dezenas ou centenas de e-mails, deixa o processo mais lento. Deve ser por isso que o ACP simplesmente parou de responder e-mails.

    Mas, eu reparei que até agora todos os processos despachados em agosto/2019 foram para Albergaria-a-Velha (Aveiro) e todos despachados em setembro/2019 foram para Felgueiras (Porto). Resta saber se vão enviar agora os despachados de outubro/2019 para uma terceira conservatória, ou se vão aguardar o término dessas duas levas primeiro, e, claro, saber o quão ágeis serão essas duas conservatórias.
  • @PedroGaspar,
    Você tem toda razão. Em meados de Janeiro seu registro estava correto. Sabe dizer a ultima vez que confirmou estar correto?
  • @PedroGaspar, nem todos os processos despachados em agosto/19 foram distribuídos. o do meu irmão continua no ACP, aguardando registro
  • @gandalf, não sei dizer... Fazia tempo que eu não olhava pra esse dado do número do processo! :-/

    @LianeAlegria, então já sabemos também que apenas uma parcela dos despachados em agosto e setembro foram remanejados. O do seu irmão foi despachado em qual data?
  • @PedroGspar, na última semana de agosto. Não posso precisar a data porque não consulto os processos todos os dias! Uma de minhas filas, que teve o processo numerado em outubro, teve o processo aprovado exatamente no dia 30 de janeiro e também aguarda o registro.
  • Olá pessoal boa noite, quando está na fase “consulta a entidades externas”, que consulta é essa ? Obrigado
  • editado February 2020
    @PedroGaspar, @blancout,
    O problema no alinhamento ocorreu entre o dia 1/02 e 06/02.
    Esta difícil conseguir snapshots de histórico da planilha, porque ela vem acumulando dados há muitos anos.
    Eu fiz uma correção de acordo com 01/02/2020, mantendo os acréscimos posteriores.
    Praticamente todos os números de processo estavam errados.
    Não houve deslocamento de outros campos que eu tenha visto. Vou confirmar depois. O campo de "Obs" estava correto.
  • Olá a todos!

    Gostaria de pedir uma orientação. Desde o dia 23/11/2019, consta no site para consulta de processo a seguinte informação:
    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um registro de Cidadão Português."
    Os documentos chegaram na ACP em 28/05/2019, caiu em exigência, e o documento solicitado chegou até eles no dia 05/11/2019. O status do processo, está parado na etapa 5.

    No meu caso, tem algo a fazer ou somente esperar mesmo?
    O tempo de espera, está dentro do esperado?

    Obrigada.
  • @Juliana Pereira, seu processo foi aprovado. só está aguardando a certidão portuguesa. Desde meados de setembro/19 ACP não está fazendo registos. Há notícias de alguns processos terem sido distribuídos para Conservatórias menores, que não têm balcão de nacionalidade, para que os registos saiam!
  • @Liane Alegria obrigada pelas informações. Só resta aguardar.
  • Boa noite a todos, foi recebido no mês 11/2019 os documentos da atribuição da minha esposa, porém até hj msm com vários contatos não recebemos nenhuma informação do processo de atribuição, minha esposa liga passa nome data de nascimento conservatória que envio eles dizem que não tem nada pra ligar depois de 1 mês, alguém por acaso sabe se teve algum problema nos processos recebidos pela acp de porto em 11/ 2020 se não alguém poderia me auxiliar a conseguir encontrar onde está o processo? Desde já agradeço a atenção de todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.