Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18328338358378381549

Comentários

• @DiegoBayma, obrigada.

Adicionalmente, é possível que tenham capacitado os Consulados para desafogar as Conservatórias. SE for isso, é uma decisão lógica: são funcionários já existentes e de confiança de Portugal. Provavelmente já perceberam que a morosidade dos Consulados acabava por sobrecarregar as Conservatórias que recebem pelo Correio. Seria proveitoso para todos que pretendentes a cidadania usassem mais os Consulados que as Conservatórias, o que só não acontece porque os Consulados são morosos e têm mais exigências que as Conservatórias. É interessante acompanhar se a prioridade dos Consulados irá se perpetuar.
  • @Eneida Melo, bom dia! Muito bons seus relatos, simples e claros! Obrigada!
  • Bom dia a todos. Fiz tudo o que precisava para enviar meus documentos, mas na hora de emitir o vale postal, a bendita funcionária dos correios não permitiu porque viu que não era pessoa física. Moro em Maringá no Paraná e acho que só a agência central é que faz esse tipo de serviço. E agora o que eu faço? Como pagar essa taxa? Alguém pode me ajudar? OBRIGADO.
  • @PauloHenriqueVieira, é estranho ela não deixar vc emitir o vale postal no lugar de outra pessoa. Pois eu consegui emitir e enviar os documentos pela minha vó, eu estava com uma cópia do RG dela. Antes de você ir novamente até os correios, tenta ligar lá e perguntar se você pode levar uma cópia do RG da pessoa para emitir o VP. Senão, terá que procurar outra agência, que eu saiba qualquer agência dos correios faz isso. Só não faz as franquiadas dos correios.
  • @Paulo Henrique Vieira, pague com catão de crédito. Junte o Formulário 1C que você vai receber, como recibo, ao que você já tiver.
  • Muito obrigado pela informação. Deixa eu perguntar uma coisa: posso mandar no mesmo envelope EMS, o meu processo e o da minha irmã junto, colocamos em envelopes separados, é isso mesmo? Ou você acha melhor mandarmos um EMS para cada um?. Agradeço novamente.
  • Pode mandar um EMS só, com dois envelopes separados dentro!
  • @Paulo...
    Um processo que não depende da finalização do outro...(Caso de processos de irmãos com a mesma filiação)...Podem sim ser enviados aproveitando a mesma remessa...
    Porém...
    O conjunto de documentos + comprovante de pagamento + formulário de requerimento de cada um dos processos DEVEM SER COLOCADOS EM ENVELOPES INDIVIDUAIS IDENTIFICADOS...
    DOCUMENTOS NÃO PODEM SER COMPARTILHADO ENTRE DOIS PROCESSOS...
  • Acabei de presenciar um milagre. LR me atendendo em 8 minutos.
  • @Caroline Araujo com certeza é pelo horário. A essa hora somente Cartão Cidadão.
  • @CarolineAraujo, e vc conseguiu a senha?
  • @pessoal, o proximo que ligar na LR pra saber senha de acesso, por favor pergunte tambem sobre a tal distribuição dos processos da acp,talvez eles possam tirar nossas duvidas.
  • @Blancout Entao, o balcao de cidadania fica aberto até 17h pra nacionalidade, eu liguei por volta das 16h30 de lá, e me atenderam de boa!

@Eneida Não consegui o meu numero de processo não, segundo eles não constava no sistema (não foi numerado ainda). Mas liguei despretensiosamente mesmo.. meu processo chegou lá dia 12/02, a chance de nao ter sido numerado ainda era grande haha

• Olá pessoal,
    Vi que algumas pessoas conseguiram acelerar o processo com pedido de urgência, por terem proposta de trabalho na UE. Vocês sabem como funciona e qual o procedimento a seguir?
    O processo do meu pai já foi aprovado e aguarda a criação do registro, para daí enviar o meu processo. Porém, estou atualmente trabalhando na Alemanha e queria saber se com isso poderia acelerar. Alguém sabe mais a respeito?
    Obrigado.
  • @phelipep A urgência só tem validade se for direcionada ao solicitante, como seu processo ainda não existe creio que não aceitarão, ademais, já que você está trabalhando imagino que terá um visto, logo a urgência não faria sentido em meu entendimento.
  • Pessoal bom dia, aproveitando o tópico acima sobre pedido de URGÊNCIA, acabei de formar em Engenharia aqui no Brasil, e surgiu uma oportunidade de trabalho em Portugal, mas precisa ser cidadão português, meu processo de cidadania foi enviado em Novembro...

GOSTARIA DE SABER QUAIS DOCUMENTOS DEVO PEDIR A EMPRESA PRA SOLICITAR A URGÊNCIA ?

COMO FAZER O PEDIDO DE URGÊNCIA?

desde já agradeço quem puder me ajudar..
  • Boa tarde Pessoal...
    Ainda aproveitando o assunto de solicitação de urgência pergunto...
    Estou morando em Braga com minha esposa e filhos. A nacionalidade deles, das crianças, já estão aprovadas desde outubro de 2019. As crianças já estão matriculadas e estudando, porem não consigo o numero do utente deles, para consultas com medico da família, pois só com titulo de residencia ou cartão cidadão. Para agendamento no SEF apenas conseguimos para Abril em Leiria, fora mais uns 2 meses para chegada do titulo de residencia.

PERGUNTO, isso seria uma justificativa para pedido de urgência para o registros dos meus filhos? A necessidade de se obter o numero do utente com o CC para consultas com o medico da família?

Obrigado.
  • @Leonardo AB Maia quando o assunto é saúde sempre é prioritário, eu no seu lugar tentaria sim, o não você já tem.
  • Enviei meus documentos para Porto no dia 07/11. Nao tive muito tempo para ligar na LR esses tempos, mas iria ligar quando desse. Ontem recebi (sem solicitar) via email a chave de consulta, nao estava esperando mas foi otimo fazerem isso. Estou na segunda bolinha. Processo 93xxx / 2019
  • Obrigado @blancout...vou tentar.
  • @Rubens botou la na planilha?
  • @RubensVictor, seu processo é sem urgência? É de adulto? Os dois processos que estou acompanhando (da minha mãe e da minha tia) são do final de novembro.
  • @CarolineAraujo, de fato, pra um processo de 12/02 tá muito cedo pra pedir o que quer que seja, a menos que haja pedido de urgência.
  • Boa tarde.
    Alguém tem data pra CC no Consulado de SP, agora pra março e que não vá usar?
    Pra depois do dia 20 de março.
  • Pessoal, como faz para entrar com o processo da minha mãe com pedido de urgencia? Ela teve uma proposta de emprego na Irlanda e posso solicitar uma carta do empregador. Como devo proceder?

Abs
  • Pessoal, a transcrição de casamento da minha vó e atribuição do meu pai, podem correr juntos?
  • @gabissmleal, uma coisa de cada vez. O processo de seu pai depende da conclusão da transcrição de casamento de sua avó.
  • @Daniel Henriques, que estranho, uma empresa que faz cidadania me informou que pode correr juntos '-'
  • @gabissmleal, creio que depende da conservatória, aqui em Manaus fazem os 2 juntos.
  • @gabissmleal, a empresa vai da entrada nos dois juntos ou vai te dizer que deu entrada nos dois juntos mas vai esperar um processo terminar para dar entrada no outro?
    Nenhuma conservatória está aceitando os processos juntos, exceto no caso de atribuição de menores de idade Tondela aceita a transcrição dos pais junto com o processo do menor.

@FabianoLP, consulados muitas vezes pegam todos os documentos dos processos e vão fazendo um em sequência do outro. Como sempre dizemos consulados e conservatórias não seguem exatamente as mesmas regras.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.