Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18318328348368371468

Comentários

  • @MarcioTomaz O processo do meu irmão tb é do final do ano passado(recebido em dezembro) e ao pedir a senha por email, responderam que só pessoalmente ou por telefone. Aqui no fórum foi informado que processos recebidos esse ano estão recebendo a senha por email assim que numerados, mesmo que a pessoa nem tenha solicitado. Eu não entendi bem a coerencia mas... ta tudo bem estranho. As vezes acho que pularam os processos recebidos no final do ano... sei la. Meu irmão não consegue ligar na LR, então não consigo saber se forneceriam pelo tel ou se nem isso, como aconteceu com vc. Abs.
  • @iarantes , eu enviei meus documentos em novembro e esperei um mês para ligar e pedir o número do processo e a senha de acesso, quando entrei em contato com a LR o atendente me informaram que a senha do acesso chegaria por e-mail em até um mês depois do processo ser numerado e que ele não poderia me antecipar, hoje, quase 3 meses depois do processo ser numerado, liguei e a atendente me informou que era muito recente meu processo e que era para eu esperar, mas eu tenho visto diversas pessoas relatando aqui que receberam a senha com menos de um mês por isso liguei novamente, mas sei tambem que lá cada um trabalha de forma diferente, eles não seguem um padrão tem processos que chegam depois e são terminados primeiro e como tenho visto na planilha que os processos tem tido despacho favorável com 4 meses e 15 dias só ligarei quando o meu tiver esse tempo.
  • @Márcio Tomaz,
    Se estiver tudo certo, seu processo deverá estar aprovado (Despacho) em torno de 06/04
  • @gandalf, obrigada pelo retorno. Acho então que vou comparecer à ACP, pois a mensagem que está é a seguinte: "Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido".
  • @MarcioTomaz Eu entendo que quanto ao prazo, cada processo caminhe numa velocidade. Mas não entendo pq a regra de envio de senha para acompanhamento no site é diferente pra cada um. Uns recebem sem pedir, outros nem qdo ligam.
  • @blancout dia 03 ainda não terá ficado pronto, infelizmente.
    Eles falaram pra tentar data a partir do dia 20 de março, mas muito obrigada.


    Continuarei tentando...
    Caso alguém tenha data pro final de março pra CC+Passaporte no Consulado de SP. E não for usar, por favor.
  • @gandalf, vou me manifestar aqui no fórum mais vezes, rs. Foi só falar que o processo mudou para a bolinha 2.
  • Pessoal, processo de atribuição de menor chegou há dois meses no ACPorto. Ainda está na bolinha 1. É normal a demora? Ouvi dizer que para menores o processo corria rápido. Abs.
  • @antoniopereira A conservatória onde os processos para menores correm mais rápido é Tondela! Eles dão prioridade lá... infelizmente, no caso de envio pra ACP, será tramitado como todos os outros processos, sem diferenciação ou prioridade.
  • luan soaresluan soares Member
    editado February 2020
    @antoniopereira , corre mais rapido em tondela aonde dão prioridade (provavel que se fosse por la vc ja estaria ate com o assento em mões) na acp ele sera tratado como qualquer outro, não tem prioridade por ser menor na acp.
  • Pessoal, eu vi na planilha que tem processos que estão com status concluído e olhando as datas, alguns foram concluidos muito rápido, porém eu vi umas observações como urgência. Como eu consigo ter urgência na minha? Como faço? Quais os critérios, etc?
  • ola, boa tarde

    Se eu enviar uma certidão digitada para auxiliar a leitura da reprográfica , eu preciso apostilar a digitada também ?
    tenho a digitada em maos , mais nao esta apostilada
  • editado February 2020
    @Andre de Sá...

    Em três processos de familiares já concluídos pelo ACP...Decidimos enviar uma Via da Certidão de Nascimento Digitada pois a Via Reprográfica não estava muito boa...
    Enviamos Certidão de Nascimento Reprográfica Apostilada + Uma Via da Mesma Certidão Digitada com firma do escrevente reconhecida por semelhança...(Sem Apostila)...

    **Nos três casos pedimos para as duas vias da Certidão serem assinadas pelo mesmo escrevente e solicitamos o reconhecimento da assinatura do escrevente nas duas Vias...(Just in case)...

    Até agora tem dado certo em 100% dos casos...

    Mas sabemos que muitos acabam Apostilando as duas por "Excesso de Zelo"...

    Penso que fazendo da maneira que descrevi acima...Economiza o valor de uma Apostila porém não deixa margem para dúvidas sobre a autenticidade do documento digitado...
  • @iarantes , e para converter a carta de habilitação que cada IMT age de uma forma diferente, li casos de casal irem juntos e um e não conseguir pois os atendentes não seguem um padrão, imagino que nas conservatorias também seja assim. Tem um colega da minha cidade que quando esteve no Porto fez a dos filhos e recebeu a senha na hora.
  • Boa tarde com muito prazer gostaria de compartilhar q a nacionalidade do meu sogro sai hoje já está aprovado só está aguardando número de assento.... Gostaria de saber se demora muito ?
  • @thaluama, boa tarde! Estou na mesma situação que você, aguardando o assento. Pelo o que o pessoal do fórum está falando, parece que está demorando demais. :(
  • @thaluama , o pessoal ta com processo aguardando registro a 6 meses e contando , ate agora nada .mesmo que comece a registra agora ainda vai demorar pq tem 6 meses de processos na sua frente . então sim vai demorar ,o quanto ? es a pergunta de 1 milhão
  • @Nilton Hessel, muito obrigado pela dica !!

    Eu pretendo enviar para outra conservatória, mas vou pensar sobre o ponto de enviar sem apostila
  • @luan soares, o problema de enviar para Tondela era a exigência da transcrição de casamento. Eu quis fugir disso e me f...errei.
  • @Eomine obrigada pela ajuda!
  • @pessoal
    Vendo a situação do ACP e que a mesma parou de fazer registros, ainda é mais viável enviar o processo de nacionalidade para ACP ? Ou teria outro local mais adequado ?
    Consulado em São Paulo, parece que está levando 6 meses, segundo um advogado.... Será que estão priorizando os consulados ?
    grato
  • @jccs, os consulados tão tendo prioridade sim ja foi ralatado aqui mas não se sabe ate quando. tem relato de processo no consulado rj sendo concluido em 3 meses mas e aquilo sabe se la quando se consegue agendar vaga e se quando conseguir ainda vai ter a tal prioridade.
  • uma dúvida - a certidão de nascimento repográfica aparece como avó materna JOANA DE FEITAS - na digitada também - mas o correto seria FREITAS..... o que fazer á que não dá para mexer na cópia do livro?
  • na epoca que mandei meu processo ja tinha visto os relatos mas ,nao valia apena arriscar consulado por uma diferença de 1ou 2 meses mas agora com os registros aguardando 6 meses e contando . acho q ate vale.
  • outra coisa - o que houve com a planilha????????????? onde estão os processos finalizados?
  • @andrezza , tem que pedir retificação se não me engano
  • Para quem é do RJ, envio via DHL na Tijuca (Rua Conde de Bonfim) também está com valor de 160,00!!!
  • Pessoal, sobre a diferença de procedimento quanto à obtenção da senha, vamos lembrar que a implantação do sistema é recente. A única coisa que era digitalizada era o assento final em outro sistema já existente. O processo em si era todo manual.

    Eu trabalho com desenvolvimento de sistemas, e incluir manualmente os registros num novo sistema (que as pessoas demoram a saber usar, que dá erros inesperados que dependem de correção do sistema, etc) é LENTO por natureza. Eles tinham dezenas de milhares de processos para incluir. É natural e totalmente esperado tanto a lentidão quanto a falta de padronização na sequência de ações. Inclui primeiro os antigos (improvável) ou inclui os novos e leeeentamente vai incluindo os antigos em sabe-se lá qual frequência? Sabendo-se que o processo leva 3 a 4 meses pra ser analisado, já manda o email com senha, ou usa esse tempo para cadastrar mais processos? São várias decisões que vão sendo alteradas ao longo do tempo conforme o entendimento dos funcionários sobre o que funciona melhor PRA ELES.

    Vai levar ainda algum tempo para voltarem a ter um padrão, muito provável que não haja padrão enquanto houver processos mais antigos.

    Fora greve, férias, fraude, etc que impactam diretamente o processo de adaptação exposto anteriormente. Tipo, quem estava de férias quando houve o treinamento para usar o sistema não sabe usá-lo, vai precisar de treinamento extemporâneo (que nem sempre haverá) ou gastar o tempo de outro funcionário que lhe repasse esse conhecimento.

    Tenhamos paciência e compreensão com este período.
  • Já quanto à lentidão no andamento dos processos, especialmente o assento, vi várias teorias aqui. A única que fez sentido pra mim foi a relativa às fraudes. ACP é reconhecida como Conservatória de excelência. É bastante provável que os tais 50.000 processos que ela recebeu de Lisboa sejam justamente os suspeitos de fraude, nos quais ela precisou passar pente fino com sua notória experiência. Possivelmente, cumprindo ordem judicial de tratá-los prioritariamente na nossa frente, pois a identificação de quais foram os documentos fraudados é crucial para o andamento de processos judiciais a respeito. Talvez seja justamente a pessoa habitualmente encarregada de registrar os assentos que esteja deslocada para esta tarefa. Por isso a decisão de mandar essa etapa final do registro (quando ele já está aprovado e não resta mais nenhuma análise a ser feita) para outras Conservatórias. Mas aí, sabe-se lá em que ordem nossos processos serão tratados por elas.

    Tudo há de se normalizar.
  • @Eneida Melo Parabéns pelos relatos! <3
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.