Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18288298318338341559

Comentários

  • @Helio por que não enviou para Tondela ?
  • @SAMANTHA3 e @mgsantiagox (e/ou se alguém mais souber)
    Sobre seus relatos de 05/02 na pág. anterior, poderiam informar, por gentileza, se a cheve de onsulta do processo foi recebida por e-mail ou mediante consulta na LR? É que temos informações aqui desde janeiro até 04/02 dando conta que a chave só é obtida no balcão presencial ou via LR.

    Inclusive, consta no fecho de um e-mail oficial de 31/01/2020 aqui reproduzido:
    "Ademais, encontra-se disponível uma nova funcionalidade que permite aos requerentes dos processos de nacionalidade consultar na internet o estado do seu processo. Esta consulta está disponível na forma de um serviço online da Plataforma
    Digital da Justiça em https://nacionalidade.justica.gov.pt. 0 código de acesso para consulta online do estado do processo, poderá ser requerido na Conservatória dos Registos Centrais, em qualquer balcão da nacionalidade ou através da Linha de Registos (+351) 211 950 500.
    Com os melhores cumprimentos,
    A Subinspetora-Geral "
  • @gandalf muito obrigado pelos esclarecimentos!
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado February 2020
    @Bruno Patricio, os processos que têm chegado lá no momento, estão recebendo, por email, a numeração e a chave de acesso ao site nacionalidade.justiça.gov.pt
    Os processos do ano passado só recebem a numeração e a chave de aesso através da Linha de Registos ou presencialmente, nos Balcões de Nacionalidade!
    Costumavam responder aos emails, mas já avisaram que não responderiam mais!
  • @blancout. Durante o ano de 2019, fiz pelo ACP Porto, os processos do meu sogro, da minha esposa, minhas filhas e neta, só ficou faltando de duas netas devido o nascimento de uma. Os processos já foram assinados só faltando o registro, deve está acontecendo alguma coisa, o que eu não sei.
  • @Helio que pena que fez por ACP Porto. Tondela da prioridade a menores. La o registo sai em até dois meses para menores.
  • @LianeAlegria Entendi agora porque algumas pessoas estão dizendo que receberam a senha por email sem pedir e meu irmão teve o email respondido dizendo que não mandariam senha por email. O processo dele chegou dia 20/12 la. Que azar!!! Pq será que interromperam os envios pro pessoal do final do ano, sabe?! Ele esta com dificuldade de ligar na LR e eu preciso mandar uma documentação pra anexar ao processo dele, me foi recomendado que só mandasse qdo soubesse o número do processo. Obrigada!
  • @PedroBicalho Meu processo caiu em exigência e também me foi solicitado: - Juntar certidão do documento que serviu de base ao averbamento do reconhecimento da paternidade do requerente, também apostilhada. Na minha certidao de nascimento, era citada uma escritura pública como base ao reconhecimento de paternidade. Eu entao solicitei uma certidao de copia do livro dessa escritura pública e apostilei. Vc precisa ver o que citam no registro da sua prima. Pode ser escritura pública, pode ser sentença judicial... lá vai constar o nome do documento de base, livro, folha... é só seguir o caminho. Abs.
  • Boa noite!

    Li em um comentário anterior uma resposta de algum órgão português informando algo sobre alguma medida para normalizar o atraso com a emissão dos registros.

    Alguém sabe de alguma novidade? Pesquiso o assunto na internet a procura de alguma notícia e não encontro nada.

  • Boa tarde à todos, o processo do meu pai de atribuição foi para Porto em 20 de Setembro/2019. E como não obitvemos respostas solicitando via e-mail o número de processo e a chave de acesso, resolvemos ligar. Após 1h02 de espera nos atenderam e passaram o número do processo, porém a atendente nos disse que a senha para consultar é o numero de documento que ele colocou no formulário. E não nos deu nenhuma posição de como estava o processo, disse que era para consultar online usando o numero do processo e senha (número de documento do Brasil). Por favor, alguém poderia nos orientar em relação a isto? Já tentamos todos os tipos de documento e nao conseguimos acessar. A senha é essa mesmo? ou ele criam outro tipo de senha para a consulta? Grata.
  • @tatimns, sinto le informa mas a atendente te enrolou, a senha de 12 digitos para acompanhar e criada pela acp .talves nao estivesse disponivel pra ele te passar ou ele tava num mal dia e nao tava afim de passar , sugiro que tente novamente amanha.
  • @luan soares obrigada pelo rápido retorno. Percebi que fomos enrolados, e nós insistimos um pouco e ela foi curta e direta dizendo que a senha era o documento e que não conseguia consultar, era para nós consultarmos online.
  • @tatimns, ligue novamente! Peça a chave de acesso do processo número tal. Mas é seu pai que tem que ligar, eles não dão informações a outra pessoa. Muitas vezes perguntam o número da identidade, nome dos pais, etc
  • @Liane alegria Foi meu pai quem ligou, ele colocou no viva-voz e eu só estava ao lado caso precisasse de uma orientação. Vamos tentar ligar novamente sim, obrigada pela orientação.
  • @tatimns Caramba, que chato isso. Cada dia uma novidade (negativa).
  • Gente, qual a explicação pros registros não sairem? Isso é torturante!
  • @deiseljo,nao tem explicação ,nao sai pq eles não querem, se pedidos de urgencia são concluidos significa que tem funcionario capacitado pra fazer registro,logo se confirma a tal teoria de que eles nao fazem pq simplismente nao querem.pensa comigo se eles fizerem registros mesmos que poucos todos os dias a fila andava.se não anda e pq eles nao qrem novos processos batendo la na frente pra sobrecarregar mais ainda.
    eu acho que quando cair o numero de processos pra analizar de forma significante eles começam a liberar alguns registros. ( apenas teoria minha.)
  • É...uma teoria que foi levantada é que estão segurando os processos por causa da continuidade dos mesmos, pois cada atribuição é aberto o leque para mais atribuições, assim virando uma bola de neve!

    No meu caso por exemplo, estou esperando sair a da minha mãe para fazer o meu e 2 irmãos. Ou seja de 1 vai para 3.

    Agora, imagina esses milhares de processos que irão se multiplicar...

    Acho uma teoria válida.
  • Oi pessoal, boa tarde.

    Sei que para entrega pessoal de processo de cidadania no ACP é possível assinar o formulário na hora na frente do funcionário, sem necessidade de reconhecimento de firma por autenticidade em cartório brasileiro.
    Quanto ao documento de identificação do requerente, alguém saberia dizer se serve uma cópia autenticada em cartório português do passaporte para substituir a cópia autenticada e com apostilamento de Haia do documento em cartório brasileiro?

    Muito obrigado.

  • @leomvieira, leve o original e mostre ao funcionário.
  • @leomvieira se vc for pessoalmente, não precisa nem levar cópia, vc leva o original e o atendente tira uma cópia na hora e anexa ao seu processo, eu levei meu passaporte. Detalhe, se for levar passaporte tem que ser a versão que consta a sua filiação (nome dos pais) existem passaportes emitidos.em embaixadas que.nao vem com essa informação, então não podem ser usados.

    Boa sorte.
  • @Bruno Patricio eu recebi minha chave de acesso por e-mail mesmo, não liguei na LR nem nada.
  • Obrigado! :)
  • alioshaliosh Member
    editado February 2020
    Quais são as circunstâncias para solicitar urgência na criação do registro, após aprovado, sem contar com o caso de ter promessa de emprego? Conhecem alguém que pediu a emissão através da justiça de lá?
  • luan soaresluan soares Member
    editado February 2020
    @aliosh, os 3 motivos que normalmente são atendidos , promessa de trabalho , matricula em faculdade ou doença muito grave .
    botar na justiça não vai te adiantar muita coisa, ta demorando pra vc como ta demorando para todos não vejo motivos para o juiz ir a seu favor.
  • Pessoal, boa noite,

    Se a promessa de trabalho for para o conjuge do português atrubuído, alguma chance de pedir urgência no registro?

    (eu acho que não mas vai que... rs)
  • editado February 2020
    @Luis Carlos,

    Se já estiver com despacho, aprovado, a chance de dar certo é grande.
    Tudo depende de vocês terem recursos pra se manter, e eventualmente voltar se não der certo, que é o bem provável.

    Para turismo é livre.
    Desde que não permaneçam alem dos 90 dias (+90d de extensão), nem trabalhe ilegalmente não haverá problema.
    Com filhos, certamente não. Sem filhos, depende de vocês dois estarem dispostos a arriscar um pouco.
    Já vi caso em que o casal foi assim e deu certo, mas reconheça que a chance é pequena.

    A "quase tuga" dentro desse prazo apresenta a justificativa, pede urgência no processo dela, e pode ser aprovada.
    Explica que vocês desejam se mudar para (nome da cidade), mas que o atraso do IRN no registo prejudicou seus planos.
    Podem conceder porque já tem proposta de trabalho formal para se manterem.
    Quando sair, então ela tira os documentos dela (CC, passaporte, NIF) e ela já pode permanecer e trabalhar legalmente.
    Você ainda terá que fazer a transcrição do casamento, depois pedir reagrupamento familiar.
    Quando sair, tirar os seus documentos, e só então você poderá trabalhar.
    Ela pode conseguir o dela em 3 dias, e você algumas semanas, se tudo der certo.

    Você tem que sobreviver um tempo sem trabalhar. Sim, é possível, é legal, mas é arriscado.
    Qual é a chance de conseguir tudo isso em 90 dias? (OK, 180 dias)
    Basta um desses dar errado ou atrasar, e você teria que voltar. Mas esse é o pior cenário: ter que voltar.

    Não confie muito nas propostas de trabalho que fazem on-line. Principalmente se for uma cidade grande.
    Tem muita gente que oferece o trabalho mas não paga, e outras coisas assim. Acontece muito.
    Também você viaja, chega lá e dizem que a vaga já foi preenchida. Acontece mais ainda.
  • @Luis Carlos, mas vai que...
    Uma alternativa seria o "quase tuga" ir sozinho antes, para tentar concluir a cidadania e fazer a documentação.
    Caso consiga, o cônjuge vai depois, já com a transcrição de casamento pronta e o reagrupamento familiar encaminhado.
    Se algo der errado, é a metade da despesa, tanto pra alimentação e moradia, como a passagem.
    Isso funciona melhor se o "quase tuga" é o marido.

    Você decide se quer tentar ou não.
    No seu caso provavelmente irem juntos é mais simples. Vai custar + caro, mas vocês passeiam e escolhem as coisas juntos.
  • Pessoal, copiei essa info de um grupo do face que algum membro relatou:

    "PROCESSO DE FILHO INICIADO NO ACP ANTES DO REGISTRO DO PAI ESTAR CONCLUÍDO
    Soube hoje que o ACP estaria aceitando que seja dado entrada em processo de nacionalidade para filhos, quando o processo do pai, também tramitando no ACP, estiver na fase de aguardando o registro. Nesse caso, a recomendação seria incluir, na documentação entregue, um print da tela que mostra o andamento do processo do pai.
    Não recomendaria que esse tipo de procedimento fosse feito pelos correios. Entretanto, quem tiver a oportunidade de protocolar pessoalmente, penso que vale a pena confirmar e, então, dar entrada."

    Alguém sabe dizer se procede? De repente quem mora na região poderia verificar, pois seria um grandecíssimo salto pra todos nós que estamos a aguardar o registro...
  • Bom dia ontem 10/02 meu processo foi para bolinha de
    2...agora sem Qt tempo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.