Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16126136156176181462

Comentários

  • Boas pessoal! Meu amigo está fazendo um processo e ele está em dúvida com o seguinte: a certidão do civil online e passaporte do português estão com o nome Manuel, porém outros documentos, e inclusive os brasileiros estão Manoel. O que vocês recomendam?
  • @drakunder
    Não terá nenhum problema...
  • Desabafo: Poxa, to desde 2015 esperando chegar minha vez e quando chega esse ACP empaca. Sacanagem viu rsss
  • editado February 2019
    Pessoal boa noite,
    Irei fazer a solicitação de cidadania para minha avó via procuração. (ela possui mais de 90 anos e devido a problemas de saúde não assina mais fiz a procuração utilizando modelo disponibilizado no site, no cartório assinada rogo)

    Gostaria da ajuda de vocês a respeito dos documentos que irei precisar:
    - Cópia do assento do português por fotocópia - enviado direto do registro em portugal.
    - Certidão de casamento do português com a mãe da requisitante.
    - Certidão de nascimento da requisitante - o pai foi o declarante
    - Certidão de casamento da requisitante - para provar a alteração de nome depois de casada.
    - Identidade da requisitante
    - Identidade do procurador
    - Procuração
    - Formulário 1 c

    Houve uma alteração no nome do portugues, na certidão de nascimento está Antônio dos Anjos e na certidão de nascimento da requisitante está Antônio dos Anjos Vieira. Vieira é sobrenome do pai dele.

    Todos apostilados.. está faltando algo?
  • Boa noite

    Alguem poderia me ajudar com as dúvidas a seguir...

    MInha mãe teve a atribuição adquirida agora em Janeiro e preciso fazer a transcrição do casamento dos meus pais, para depois solicitar a minha atribuição.

    Moro em Portugal e após a transcrição vou enviar a minha documentação e a documentação do meu irmão por procuração para solicitar a atribuição. A pergunta é: quantas vias de cada formulário 1C devo enviar para solicitar a atribuição? 1 via ou 2 vias para cada processo?

    No caso do formulário dele, é melhor solicitar que ele preencha no Brasil e faça o reconhecimento por autenticidade ou eu preencho o formulário e assino como procuradora aqui mesmo em Portugal?
    Nesse caso, como vivo em Portugal, não tenho como fazer o reconhecimento da assinatura por autenticidade. Como proceder? Tenho que ir assinar em alguma conservatória?

    Poderiam me informar quais documentos são necessários para a solicitação da atribuição por procuração, vivendo eu em Portugal e ele no Brasil e quais deverão ser apostilados?
  • @silmara_antunes você pode reconhecer firma da sua assinatura no consulado.
    não sei te informar se precisa de agendamento e se tem algum custo!
  • @marcelo machado
    eu não mandaria a certidão de casamento da requerente, você vai precisar dela na hr de transcrever o casamento.
    sua avó tem mais de 70 anos? se a resposta for sim, falta a prova de vida, sugiro fazer no consulado, é gratuita e não é necessario apostilar.
    cópias reprograficas estão legiveis? se a resposta for não, entao você deve mandar a certidão por inteiro teor digitada pra auxiliar na leitura, eu mandaria apostilado.
    o casamento do portugues foi no brasil? se a resposta for sim você esta acertando em mandar a certidão de casamento do portugues
  • Novidades de hoje que nada dos processos de dezembro. Dia 11/12 ainda em análise.
  • Complementando a duvida do @MarceloMachado

    não precisa mais da certidão de antecedentes criminais emitida no site da PF ?
  • @Heloiza Coelho, para processos de atribuição de filhos não.
  • @ninaraminelli liguei hoje mais cedo e a ligação caiu... obrigada por avisar aqui! essa espera está doída :(
  • @Daniel Henriques @Nilton
    O meu nome no assento está correto, foi só um erro de digitação na carta.
    Responderam e-mail no outro dia, antes mesmo da civil on line. Tenho mais uma dúvida, o assento veio com meu nome de solteira. Se der entrada no consulado sem fazer a transição do meu casamento meu cc e passaporte tbm sairão com o nome de solteira?
    Já tenho agendado Cc e passar para começo de março antes de sair a transição.
  • bom dia Pessoal,

    Alguém sabe por que a ACP está demorando nas análises dos processos? Será que algo mudou na ACP?

  • @Audrey, se fizer antes da transcrição vai sair com o nome de solteira sim. O nome sai igual ao registrado no assento. Melhor adiar o agendamento senão vai ter que tirar os documentos novamente após a transcrição de casamento.
  • flavia_s_rflavia_s_r Member
    editado February 2019
    Gente... Estou na ACP hoje.
    Estou há 3 horas para ser atendida e minha senha é a 20. Só uma mesa está recebendo documentos para atribuição... E a funcionária já está impaciente.
    Vou tentar perguntar com jeitinho e informo aqui se conseguir descobrir algo sobre a demora para conclusão dos processos.
  • editado February 2019
    @DanielHenriques..o CC e o passaporte nao são emitidos de acordo com o nome q é colocado no requerimento?Fiquei em dúvida.
  • André, estou com a mesma curiosidade: Por que ACP empacou em novembro? @flavia_s_r, espero que eles lhe informem o que está acontecendo ....Vamos torcer!!
  • Só para informação, liguei na LR hoje depois de 1 hora e 35 minutos veio uma mensagem que o sistema estava indisponível . Aff
  • Obrigado @Jefferson souza @CARLOS ROMÃO
    Na parte naturalidade coloco Brasil?
  • @luizaparada, é interessante pq eles estão recebendo normalmente os documentos e numerando. Talves eles estejam analisando normalmente e não estão atualizando o sistema. Pode ser que daqui a pouco eles liberem varios de Dezembro de uma unica vez.

    @flavia_s_r, na torcida !!
  • @Vlad Pen, segue o que estiver assento de nascimento. É como o RG no Brasil que sai igual ao registro de nascimento/casamento (dependendo do caso).
    Como a gente não tem que apresentar a certidão no consulado, pois eles verificam no sistema, fica a impressão que segue o que preencher requerimento.
  • editado February 2019
    @Rafaz, em naturalidade preencha cidade, estado, país
  • @Daniel É no civil online. Saiu o assento e quero ter a certidão impressa. Coloco Brasil mesmo?
  • @Conrado MRH, bom dia!

    Despacha pra Portugal.
  • editado February 2019
    @Rafaz, nos assentos portugueses vêm em naturalidade a cisade, estado e país de nascimento.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado February 2019
    @Rafaz,

    Naturalidade: Se nasceu no Brasil, deve colocar Brasil.
    Local: cidade e Estado de nascimento, conforme o RG

    Obs.: No campo telefone tem que colocar o número do celular, pois você vai receber uma mensagem do civil online.

    Telefone: 55+DDD+número de celular

  • Oi gente, atualização:
    Demorei 4h30 para ser atendida. Mas a atendente estava desgastada porque haviam muitos advogados para consultar processos e estavam brigando com elas toda hora e empacando a fila de quem estava lá pra abrir o próprio processo... E eles podem pegar senha de atendimento prioritário!
    Com jeitinho ela conversou comigo e parece que estão recebendo muitos processos do Brasil, muitos por advogados, além disso, Lisboa está lotada e reencaminhado processos para a ACP também... Talvez por isso esteja demorando tanto.
    Ela me deu o prazo de 4 a 6 meses para sair minha cidadania entregue presencialmente.

    É isso, gente!
    Espero que tenha ajudado.
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado February 2019
    @Daniel Henriques/@Vlad, boa tarde!

    Meu testemunho sobre procedimentos de pedido, atendimento e coleta de cartão cidadão no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

    Cartão Cidadão no Consulado (4 etapas):

    Primeira etapa: preenchimento de formulário eletrônico e agendamento de atendimento realizado pelo requerente no site do Consulado.

    Segunda e terceira etapas (Coleta de assinatura, foto, altura pela máquina; e novamente preenchimento de formulário):

    Depois do requerente passar pela etapa de coleta de assinatura, foto e altura pela máquina, é realizado novamente preenchimento de um formulário eletrônico, sendo que dessa vez pelo próprio funcionário do Consulado, assim que o requerente apresenta os documentos necessários: RG, Assento e Comprovante de residência.

    Obs.: Comprovante de residência não é obrigatório, mas será muito útil pra hora do preenchimento do formulário.

    Depois de preenchido esse formulário pelo funcionário do Consulado é gerado um número de processos e impresso o comprovante de pedido inicial, no formado de formulário com todas as informações digitados anteriormente pelo funcionário do Consulado com base nos documentos apresentados pelo requerente; incluindo foto, assinatura e altura do requerente colhidos na primeira etapa pela máquina.

    Por isso que é obrigatório levar RG e assento português, e aconselhável apresentar o comprovante de residência.
    Todos esses documentos serão utilizados pelo funcionário do Consulado para fazer o preenchimento do formulário. Se não levar o comprovante de residência, não tem problema, o funcionário vai perguntar o endereço, incluindo o CEP, e se você não souber o CEP, ele mesmo faz a busca no site dos Correios. No caso do meu pai colocaram o CEP errado. Por isso que friso que é melhor levar o comprovante, entende.

    Em relação ao atendimento, achei muito organizado, não tinha muita gente na espera e meu pai pode até adiantar o horário dele em 1 hora. Olha que beleza. Aconselho se programar pra chegar mais cedo.

    Eu fui com o meu pai no Consulado e pude presenciar isso tudo.

    Quarta etapa (coleta do Cartão Cidadão):

    Na época que meu pai foi atendido (28/12/2018), pra fazer a coleta do cartão cidadão primeiro tinha que esperar 40 dias corridos do atendimento no Consulado, depois de passados esses dias tinha que enviar um email pro site indicado no pedido inicial e esperar até 7 dias úteis pra resposta. Detalhe, coleta sem agendamento. A partir do dia 04/02/2019, coleta somente com agendamento. Se fizer agendamento do passaporte já vale pra coletar o cartão cidadão.
  • @flavia_s_r

    Muito obrigado pelas informações




  • @CARLOS ROMÃO, o atendimento varia um pouco de consulado para consulado, qual consulado que te atende?
    Quando fiz meu cartão do cidadão no escritório consular de Santos levei todos os documentos que eram solicitados no site do consulado de SP. O assento de nascimento nem foi olhado e a cópia do documento de identidade que era solicitada me foi devolvida com a justificativa de que o comprovante de identidade utilizado seria a inscrição consular que acabara de ser feita. Aliás também era solicitada uma foto 3x4 recente que também me foi devolvida pois a atendente me falou que não precisava...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.