Como solicitar cartão cidadão?

11415161820

Comentários

  • Olá @fsorf9 qual documento foi solicitado pro Sr? Pois no site, só está dizendo um documento com foto..
  • AlexandralothAlexandraloth Member
    editado July 2018
    E a carta PIN que não chega nunca, pedi CC com urgência fui ao consulado dia 31/05 e nada até agora.
  • @Alexandraloth a carta PIN está sendo enviada direto para o consulado.
  • @vladPen, poxa lá me falaram que iam mandar pra minha casa. Obrigada vou ao consulado.
  • @Alexandralth, antes a carta PIN estava sendo enviada para o requerente, mas me parece que esse procedimento mudou.
  • Pessoal, alguém precisa de agendamento para CC? Tenho duas vagas para amanhã que não irei utilizar.
    Outra questão, quem fez recentemente o CC pelo Consulado do RJ, veio com o NIF?
  • @YuriSantos, não vem com NIF.
  • E estão mesmo enviando a Carta PIN para o consulado mas só que não falaram pra mim e pelo que eu vi lá pra ninguém, muita gente falando e nem avisa quando chega. Hoje postaram um recado na pagina do consulado no facebook sobre a carta PIN.
  • editado July 2018
    Pessoal, uma dúvida rápida: preciso apenas datar e assinar a requisição ao levar no consulado, isso? Vocês recomendam eu assinar e data-la no dia que eu for para lá ou posso fazer isso antes?
  • @Pedro, vc esta se referindo a que exatamente?
  • @Vlad Pen ao formulário com os dados da pessoa. Eles pedem para imprimir e assinar e datar ele.
  • @Pedro..mas vc ta se referindo a q q tipo de processo?
  • @Vlad para requerer o CC e o PEP.
  • @Pedro vc pode datar no dia q for ao consulado.
  • @Vlad valeu pela dica!
  • Pessoal, peguei hoje o Cartão de Cidadão no Consulado do Rio (a tal carta PIN havia ido direto pra lá). Mas só após chegar em casa fiquei sabendo que ele precisa ser ativado. É isso mesmo? O funcionário me deu o CC e a carta PIN e não falou mais nada. E aí?
  • Boa tarde! Fui informada que já sou cidadã portuguesa (encaminhei pelo ACP), tenho o n do meu processo e do assento de nascimento. Porém, tenho que pedir a transcrição do meu casamento e do divórcio. Já posso solicitar o cartão cidadão e o passaporte junto à Embaixada de Portugal? (Moro em Brasília). Ou tenho que transcrever os meus documentos primeiramente? Agradeço as informações. Mônica.
  • @monicabranco os consulados não exigem a transcrição de casamento para requerer o cartão cidadão e o passaporte.Nao sei se na embaixada é o mesmo procedimento.
  • @Vlad grata pela informação!
  • Pe0xPe0x Member
    editado July 2018
    Boa tarde. Não consegui encontrar essa informação aqui, portanto pergunto, vocês sabiam dizer se a carta PIN vem como carta simples, ou é registrada? Fiz o pedido do C.C. no dia 18/04 no Vice-consulado de Recife com o prazo dado de 2 a 3 meses (sem urgência), e fui informado por e-mail que a carta PIN foi enviada à morada no dia 13/06. Tenho de sempre estar a ir aos correios para ver se a carta PIN porque o serviço deles não se extende à minha zona.
    Me aconselhariam a pedir segunda via agora ou esperar mais um pouco? Alguém mais que passou pelo Consulado de Recife tem algum depoimento a declarar? Agradeço.
  • @Peox algumas cartas PIN estão indo direto para os consulados.De uma verificada.
  • fsorf9fsorf9 Member
    @Tatianeom não lembro exatamente porque faz tempo. Mas levei comigo o assento português, minha identidade e meu cpf.

    Fui dia 0/05 e até hoje não recebi a carta pin. Estou indo no consulado agora ver se chegou por lá como algumas pessoas estão dizendo aqui ou se vou ter que pedir segunda via.

    Assim que voltar de lá informo por aqui o que me disserem.
  • fsorf9fsorf9 Member
    *Atualizando: não pude ir ao consulado hoje. Irei amanhã e passo as informações que obtiver.

    Vi relatos de pessoas que pegaram a carta pin e o CC no mesmo momento diretamente no consulado. Procede? Meus dados foram colhidos 10/05. 74 dias corridos já e nada. E falha do consulado também em não avisar no site que a carta estaria sendo enviada direto para lá.
  • Pe0xPe0x Member
    editado July 2018
    Vos informo que recebi um outro email da IRN e informaram-me que a carta PIN e o meu cartão de cidadão já estão disponíveis para levantamento desde o mês passado no consulado do Recife (exactos 2 meses e 1 dia).

    Acrescento com a parte final do email deles, "Agora as cartas PIN já não seguem para a morada do cidadão, uma vez que os correios no Brasil não funcionam". Se calhar isso se está a passar a todos os outros consulados porque realmente a situação está precária.
  • @Pe0x exato. Por conta dos atrasos na entrega das cartas, e por conta da greve dos caminhoneiros, eles optaram por mandar a carta diretamente nos consulados e não mais nas casas das pessoas.
  • fsorf9fsorf9 Member
    Pessoal, boa tarde.

    Atualizando o que tinha passado antes:

    Na quarta-feira, 24/07/2018, enviei email para o IRN, conforme o site do Consulado no RJ indica. Ontem, 25/07/2018 me responderam que a carta pin havia sido enviada para a morada indicada no pedido do CC.

    Entretanto, por eu ter solicitado o cartão antes dessa mudança, fui ao Consulado hoje (26/07/2018) para ver se o cartão estava lá ou se teria que pedir segunda via. Fui sem agendamento. A atendente me informou que bem provavelmente meu cartão estivesse no Consulado. Depois de uma espera de 1:10 fui atendido e foi me entregue meu CC.

    Ou seja, o cartão estava no Consulado, diferentemente do que o IRN havia me informado por email rsrs, ainda bem!

    Junto ao CC me foi dada a carta pin.

    Espero ajudar com este relato.

    Abraços lusos!
  • Olá, Enviei um email no dia 10/08/2018 quando completou 30 dias de ter ido ao consulado fazer os procedimentos do cartão de cidadão. O meu fiz o pedido urgente. Até hoje o IRN não me respondeu, sabem dizer se isso é normal? Ou preciso ligar para lá, confirmando se está tudo certo?

    Obrigada,
    Tatiane
  • @Tatiane vc tem q procurar o consulado onde deu entrada no cartão cidadão.
  • Boa noite a todos!

    São muitas nuances acerca dessa fase final... Vocês poderiam me esclarecer alguns pontos, por favor? Desculpe por serem muitas perguntas. Vou enumerá-las.

    Uma vez com o assento de nascimento:

    1. Posso pedir o CC e Passaporte direto de Portugal, sem passar pelo atendimento consular? (no caso do RJ)

    2. Há uma média de espera para receber o CC com pedido de urgência pelo consulado do RJ, ou direto por PT?

    3. Apenas com o CC & Passaporte brasileiro, posso entrar em Portugal sem ter que me preocupar em comprar passagem de volta, e uma vez lá, tirar o passaporte português e demais documentos, etc?

    4. Eu estou casado na união estável. O que seria melhor: Uma vez com o assento, aqui no Brasil, casar no cartório, gerando a certidão que seria transcrita posteriormente, para depois dar entrada no CC, ou pegar o CC como solteiro e casar em Portugal, levando filho e esposa? A segunda alternativa poderia adiantar o processo, ou atrapalhá-lo?

    5. No formulário 1C, sendo eu casado por união estável, posso alegar no estado civil que sou casado?


    Vou enviar os documentos dando entrada no processo daqui há 2 semanas, mas gostaria de especular o tempo de cada etapa, para tentar me planejar para ir embora do Brasil ano que vem com a família.

    Desde já agradeço a todos!!!
  • @Vlad Pen O que foi dito no consulado do RJ que quando completasse 30 dias do dia em que fui lá fazer a foto e etc eu deveria mandar um email para IRN para saber se estava pronto.. O consulado do RJ é muito ruim de se falar, e não tenho tempo de ir lá só para saber se ficou pronto, esse é o problema.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.