Nacionalidade portuguesa pelo casamento

12223252728315

Comentários

  • @Vanessa eu li e vi o que vc eata falando, mas nem considerei como válida aquela informação de processo concluido....

    Registro aqui o apoio incondicional da @Marcia que ja me apoiou a transformar em tugas alguns familiares e um amigo e o filho dele.

    Vamos resilientes aqui e aprendendo sobre essa Aquisição via o Mod 3. Em tempo, no caso que estou acompanhando da minha cunhada, fizemos o pgto com cartão e usamos o formulário recebido com a impressão do pgto... sugiro que todos façam assim no caso de utilização do Mod3.

    A prova de laços foram assento de casamento ja transcrito em Portugal (casamento de meu irmão e cunhada com mais de 10 anos), assento de nascimento das minhas sobrinhas (são duas), priva de proficiência na língua Portuguesa (diploma universitário) e e claro o assento do meu irmão ja com o casamento transcrito....

    Vamos ver se concluí para que possamos ter um êxito e orientarmos todos do Forum.

    Abs
  • @Andre Costa,

    obrigada pelo carinho! É um prazer ajudar!
  • @wsteles,

    na verdade, não precisa.
    Quando se tem mais de 5 anos de casado, o próprio casamento é a prova de laços.
  • @wsteles mandamos tudo o que tínhamos de prova de laços a luz da lei que retirou a subjetividade da prova dos mesmos. Parece que a lei é clara e nao é "um + a outra" e sim "um ou outro" , como tínhamos mais de uma prova nas mãos, enviamos todas as que tínhamos. Se concluir informo aqui
  • @Andre Costa, também mandei tudo que tinha!Tenho um filho já português e 5 anos de casado tb, mas, mandei todo o resto que tinha: Residi dois anos com visto de estudante em Portugal, mandei meu diploma de conclusão do curso na FEP (facul de economia do Porto), mandei os cartões da faculdade, os cartões de residência, visto, número de contribuinte, fotos de visitas que faço quase todo ano em Portugal, bom, pode não acrescentar, mas, acho que não vai prejudicar tb.
  • klebergarcyaklebergarcya Member
    editado May 2018
    Um fato interessante e que vale registrar.
    O meu tio (português) foi morar em Braga, quando minha tia chegou do Brasil no fim do ano passado, ao pedirem o reagrupamento familiar, foi informada que pela nova lei poderia pedir a nacionalidade pelo casamento.
    Entrou com o pedido em Braga e enviaram a Lisboa.
    Todo o processo levou de 3 a 4 meses.
    Acredito que para quem entra pessoalmente deve ser bem mais rápido.

    Esta semana recebo a certidão da minha esposa, até cheguei a cogitar em enviar todos os documentos para meu tio, com a procuração em nome dele para dar a entrada presencialmente por lá. Mas só no pensamento ainda, vou amadurecer a idéia.

    Abs a todos
  • Desculpem a todos pela informação acima.

    Acabei de ser informado que ela deu entrada no pedido de "IGUALDADE DE DIREITOS E DEVERES".
    São concedidos todos os direitos de cidadão e Bilhete de Identidade, sem gastar quase nada, segundo ela colocou.

    Abs
  • Prezados,

    É possível enviar processo de "aquisição por casamento" para a ACP (Porto) ?
    Estarei postando 4 atribuições (dos filhos), daí a vantagem de se aproveitar o DHL que cobra o mínimo de 500g.

    Abs.
  • @cerqueirasa processos de nacionalidade pelo casamento só é feito na CRC de Lisboa.
  • Bom dia a todos, tenho uma dúvida. Quando se consegue a aquisição pelo casamento o nome no Assento já vem o de casada ou o de solteira? E se vier o de solteira como mudamos, visto que Portugal já tem nosso assento de casamento?
  • @Carolina Bittencourt Duarte

    Já vem como casada
  • @Maria Nélida

    Obrigada!
  • @Vanessa RSP e @sidney Fonseca posem me tirar um dúvida? Vc receberam a exigência em Abril de 2018 mas a documentação inicial chegou em Portugal quando? Do meu marido chegou em Out.2017 e até agora não recebemos exigências. Mas acho q tbm não preenchi esse campo. Obrigada!
  • @pessoALL me tirem uma dúvida em breve estarei transcrevendo o casamento e ato contínuo a atribuição dos meus filhos... Sou casado há exatamente 10 anos... Posso pedir a nacionalidade dela assim que sair das crianças? Ou não preciso desse vínculo... Desculpem mais me perdi no excesso de informações.

    Melhor pedir em Portugal pessoalmente ou pode ser pelos correios?

    Obrigado!
  • @Flavio

    Na verdade, vc não precisa de outros vínculos porque já está casado há mais de 5 anos
    Mas,na minha opinião,acho que vc deveria esperar a atribuição dos seus filhos
  • @patrícia, segue a planilha com os processos de casamanto:

    https://goo.gl/RtKCs4
  • @Maria Nélida Obrigado!
  • @Patrícia Coelho , enviei em setembro e não cai na pendência ainda, não recebi a carta. :(
    Liguei hoje para lá e o processo está esperando as repsostas do Departamento de Justiça e do SEF.
  • @lino não consigo abrir essa planilha. :( obrigada.

    @herculano ligou para qual número?
  • +351211950500
  • Pessoal, alguém tem a lista consolidada de documentos necessários para enviar à CRC Lisboa? Eu vi muitas discussões a respeito das condições para que o requerente tenha direito à nacionalidade por aquisição, mas não encontrei uma lista consolidada dos documentos requeridos.
  • @Paulo Benith

    Docs necessários:

    1 - Registro de nascimento do cônjuge reprográfico, com reconhecimento da firma do escrevente e apostilado;
    2 - Cópia simples do assento do Português;
    3 - Cópia simples do assento dos filhos portuguese, (se tiver);
    4 - Cópia simples da transcrição do casamento, Obs. Se a de Assento de Nascimento já tiver o casamento averbado não precisa. (LEMBRA-SE QUE TEM QUE TER MAIS DE 05 ANOS DE CASADO);
    5 - Cópia do RG ou Passaporte com filiação do cônjuge autenticado e apostilado, com menos de 10 anos de amissão, NÃO pode ser CNH.
    6 - Original Antecedentes Criminais do cônjuge emitido pelo site da PF, com validação impressa no verso da folha (simples, sem nada em Cartório). Se não conseguir pelo site só presencial na PF, vai ter que reconhecer firma e Apostilar.
    7 - VP 250 euros ou Pagamento vai Cartão de Crédito, pagando em Cartão usar o Form. Mod. 3 enviado por e-mail;
    8 - Formulário Mod. 3 Assinado e Reconhecido por Autenticidade presencialmente em Cartório pelo Requerente;
    Obs. Atenção ao Campo 8 do Quadro 1, NÃO deixar em branco.
    9 - Tem quem envie Diploma de Segundo Grau para comprovar conhecimento da Língua Portuguesa, aí neste caso deve-se reconhecer firma de quem assina o diploma e Apostilar.

    Acho que é isso, mastigadinho.
    Se esqueci de algo complementem, por favor.
  • Valeu, @JeffersonOliveira!!

    Quebrou um galhão.

    Abs.
  • @Patricia o processo do meu marido chegou dia 04/08/2017, recebi a carta dia 26/04/2018.
  • Pessoal os processos que estão voltando são todos do ano passado ainda pelo que vi, agosto, setembro e etc eles estavam parados ate agora? Tipo começaram a fazer a primeira etapa e foi constatado logo no inicio ou ja foi feito alguma etapa ai sim viram e voltou para arrumar?..Pq se é logo no inicio vai demorar muito mais de um ano..
  • Lino PereiraLino Pereira Member
    editado May 2018
    @GFRodrigues
    favor confirmar: Seu processo é de Aquisição de Nacionalidade por Casamento - Modelo 3, No.: 48xxx/17. Enviado via correios para CRC de Lisboa dia 12/08/17?
    Tente adicionar na nossa planilha: https://goo.gl/RtKCs4

  • @Patrícia Coelho e @Herculano

    Olhando em outra discussão do fórum achei esta listagem:

    Fases do Processo
    ========================================================================================
    1 - Recepção do requerimento e seus anexos pela Conservatória (seja por Correios, seja enviados por consulados)
    2 - Contabilidade da Conservatória verifica se os emolumentos (valor de 250,00€) foram pagos
    3 - Atribuição de um número de processo ao requerimento
    4 - Digitalização documental
    5 - Distribuição
    6 - Análise dos documentos pelo escriturário oficial da Conservatória (com eventual troca de correspondência com o requerente para fornecimento de informações adicionais)
    7 - Parecer do SEF, DGAJ e PJ - Diligências (nesta fase, será dado o veredito "aceito" ou "não aceito")
    8 – Despacho
    9 - Registo do assento (nascimento) na Conservatória
    10- Processo finalizado
  • Interessante @Lino Pereira, muito obrigado! Então, o meu processo estaria no 7, nessa fase que o pessoal que esta recebendo a pendência estava? Ou foi na fase 6? Alguem sabe?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.