Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11151161181201211461

Comentários

  • @vladpen Mesmo que a passagem seja em data superior aos 3 meses de permanência? Será que teria um site do governo que informaria mais sobre isso?
  • @Alicia o visto de turista pode ser renovado por mais 3 meses.Nesse tempo sua atribuiçao ja deverá ter saido e ai só tirar os documentos em Portugal
  • Pessoal, estou com uma dúvida, não se alguem poderia me ajudar.
    Meu pai foi ao consulado para pedir o cartão cidadão e o passaporte português dele. Chegando lá, a atendente viu a o assento de nascimento dele e como meu pai não tinha feito a transcrição do casamento dele com minha mãe, no assento consta como solteiro. A atendente então falou para ele que para que não ocorram problemas para os filhos pedirem a cidadania, ele deveria fazer a transcrição do casamento e ele acabou dando entrada nesse processo pelo consulado.
    A minha dúvida é, como ja foi dito muitas vezes aqui no fórum, a ACP não solicita transcrição de casamento quando o pai foi o declarante certo? Então eu deveria esperar sair a transcrição de casamento do meu pai para enviar meu pedido de cidadania ou posso enviar antes? Será que terei algum problema?
    obrigada
  • Pessoal,

    Não sei se vocês já sabem. Fiquei um tempo afastado, e estava colocando as infos em dia.

    Viram que ACP vai passar a aceitar a partir de 1º de dezembro também os processos de atribuição de netos, bem como alguns outros de aquisição desafogando Lisboa.

    Vejam o despacho de 24/10/17: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/doutrina/pareceres/cd/despachos/2017/desp2017/downloadFile/attachedFile_2_f0/34CD2017.pdf?nocache=1509620219.39


    "1. O balcão de nacionalidade do Arquivo Central do Porto assegure a prestação dos seguintes serviços próprios
    da Conservatória dos Registos Centrais:
    a). Instrução dos pedidos de aquisição da nacionalidade portuguesa, por naturalização, de estrangeiros que
    satisfaçam os requisitos previstos nos números 1 a 3 do artigo 6.º da Lei n.º 37/81, de 3 de outubro (Lei da
    Nacionalidade), na redação introduzida pela Lei Orgânica n.º 2/2006, de 17 de abril, alterada pela Lei Orgânica n.º
    1/2013, de 29 de julho, pela Lei Orgânica 8/2015, de 22 de junho e pela Lei Orgânica 9/2015, de 29 de julho;

    b). Instrução dos pedidos de aquisição da nacionalidade portuguesa, por naturalização, de estrangeiros que
    satisfaçam os requisitos previstos no número 4 do artigo 6.º da Lei n.º 37/81, de 3 de outubro (Lei da
    Nacionalidade), na redação introduzida pela Lei Orgânica n.º 2/2006, de 17 de abril, alterada pela Lei Orgânica n.º
    1/2013, de 29 de julho, pela Lei Orgânica 8/2015, de 22 de junho e pela Lei Orgânica 9/2015, de 29 de julho,
    apresentados antes de 3 de julho de 2017.

    c). Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos da alínea c) do n.º 1
    do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade, relativamente a filhos de mãe portuguesa ou de pai português, desde que o
    nascimento deste progenitor tenha ocorrido em território português, em país da Comunidade Europeia ou na
    República Federativa do Brasil;

    d). Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos da alínea f) do n.º 1
    do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade;

    e). Feitura dos atos de registo relativos aos pedidos de atribuição e de aquisição da nacionalidade referidos nas
    alíneas anteriores e subsequentes comunicações legais.
    "
  • @Fábio Malta Montanha,
    Dentre esses itens também está figurado a aquisição por casamento?
  • Hoje a LR informou que o processo foi aprovado em 14/11, mas ainda aguarda despacho.
    Espero que o número do assento saia ainda nesta semana.
  • @MarianagOliveira vc pode fazer os dois processos simultâneos.
  • @mcamillo, tambem coloquei a informação por extenso.. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA - SSP/SP
  • Bom dia!
    Liguei hoje na LR e o processo do meu avô que está há mais de 4 meses na ACP ainda está em análise. Iam pedir prova de vida mas tomei a liberdade de enviar antes de cair em exigência, agora estou um pouco preocupada, será que não anexaram a prova de vida aos outros docs e acabou em exigência? De qualquer forma aguardo pacientemente, o que é +1 mês para quem já espera por quase 5 não é?
  • @Vlad, tambem tenho a mesma duvida da @Alicia... Eu vou para Portugal em fevereiro... Imagine que minha nacionalidade já tenha saído e consegui o numero do assento... Só que nao tenho o documento propriamente dito em funcao do longo prazo do correio. é possível ir como Portugues só com o número ? Foi essa dúvida @Alicia ?

    obrigado.
  • @mauriciolopol,

    Sim. Entendo ser o item "b)."
  • Pessoal, boa tarde! Acabei de ligar na LR e me informaram que o meu processo já foi assinado pela Conservadora e está faltando apenas emitir a certidão. Meu processo foi numerado em 14/07, acho que a chuva de processos finalizados está chegando!!! Galera de julho fiquem de olho!
  • JGouveaJGouvea Member
    editado November 2017
    Boa tarde, gente! Liguei hoje e meu processo recebido em 20/10/17 foi numerado em 26/10/2017.
  • Universitários, posso atualizar o status da @Michelle pra "Registro" na planilha? É isso?
  • @Mei,Penso o mesmo
    E o efeito é o pessoal começar a mandar mais para outras conservatórias e diminuir o envio para ACP.
    São ótimas notícias para os netos e conjuges, mas não muito boas para os filhos.
    Eles deveriam é habilitar outras conservatórias a aceitarem processos pelos correios. Se Braga e Guimarães passassem a aceitar, desafogaria bem a demanda.
  • Aeeeee mais um processo de atribuição enviado ainda é o da minha mãe mas cada passo conta para obter a cidadania, obrigado pela ajuda de todos.
  • editado November 2017
    @mei, no nosso caso não ajuda muito, bem que podiam abrir o balcão para processos de Convolação e para processos ao abrigo do DL 71/2017.
  • @Fábio Malta Montanha não é bem assim... leia no item "b" que diz "apresentados antes de 3 de julho de 2017"... Então absolutamente nada muda...
  • Pessoal quanto tempo ACP tá levando pra numerar processos?
  • Afinal, pra quem for dar entrada agora (com sorte por DHL chega antes de 01/12) ainda vale a pena ACP ou melhor mandar pra alguma outra? (Cogito mandar para Tondela)
  • pessoal, a dúvida da @leticiafernandespr me gerou outra dúvida:

    enviei o processo de atribuição do meu pai para a ACP em outubro, (foi numerado na 1 quinzena e está em fase de análise), com rg novo, emitido em setembro. Ele completa 80 essa semana, é melhor enviar uma prova de vida complementar por precaução?

    se sim, o que é necessário colocar no envelope além do documento da prova de vida? escrever numa folha de próprio punho informando que complementa o processo xxxx de Francisco A. Borges? Alguma informação adicional?

    Obrigada!
  • Caramba @mei, nao sabia disso.... Eu achei (que por ser informatizado), quando meu assento estivesse pronto eu já seria um tuga reconhecidamente... Entao o que eu preciso para entrar como Portugues ? Cartao cidadao ? Passaporte Portugues ?
  • editado November 2017
    @flaviowerts pelo menos o Cartão do Cidadão se faz necessário.
  • Obrigado @mei e @vlad
  • Meu processo numerado no dia 21/07. Eu envie email para rcentrais.diversos" me responderam no dia 15 agora que ainda estava em análise. Triste :(
  • Enviei sim @mei
    Escrevi no envelope o número do processo dele, penso que talvez a prova de vida que ele fez não seja nos padrões e tenha caído em exigência, não vejo outra forma
  • Bom dia a todos! Desculpe se essa pergunta for repetida, mas a ACP faz transcrição de casamento? Caso não faça e eu tenha que fazer por outra conservatória, existe alguma comunicação entre elas? O processo do meu noivo está com exigência a transcrição. Ps. O processo dele é de naturalização,, mas esse tópico é muito maos dinâmico do que o de aquisição.
  • @acaroleal mande o processo de transcrição para Ponta Delgada que é o lugar mais rápido, está demorando 20 a 30 dias a conclusão após chegada da documentação. O sistema é informatizado e integrado, pode fazer em qualquer conservatória. Terminada a transcrição apenas comunique ACP que está feita.
    Pode ver todas as informações nesse tópico
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    e endereço para envio do vale postal / documentação nesse
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
  • Pessoal, sobre esse despacho que saiu falando a respeito de novas competências da ACP, vcs sabem a partir de quando isso estará vigorando ? E outra dúvida é, na visao de voces com isso a ACP deixará de ser ágil ou será que eles vão ganhar um aporte de recursos ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.