Para quem pretende morar em Portugal e levar a família

1101113151625

Comentários

  • Gente abri um tópico para falar de pessoas com necessidades especiais em Portugal, por favor divulguem, estou buscando informações.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11569/portadores-de-necessidades-especiais-em-portugal-orientacoes-gerais
  • Ao pedir o título de residência para minha esposa via reagrupamento familiar, ela terá automaticamente NIF e o número da Segurança Social?
  • @yuri, nao. ela precisa se dirigir aos orgaos competentes e solicitar. é diferente de quando se tira o Cartao Cidadao.
  • Mas ela pode simplesmente solicitar ou precisa do contrato de trabalho para ter por exemplo a segurança social?
  • @Yuri Santos,

    sua esposa pedirá o cartão de residência. O reagrupamento familiar é dado para membros da UE, que não portugueses, por exemplo.

    Qdo sua esposa tiver esta autorização de residência, fará a documentação portuguesa, e com isso, poderá trabalhar.
  • Pessoal, a experiência de vocês tem sido bastante enriquecedora.

    Eu também tenho planos de me mudar ano que vem. No momento já tenho a minha nacionalidade e a dos meus filhos (minha esposa pretendo em breve dar entrada na dela por casamento)

    Vocês recomendam adiantar outros documentos (ex: CC, Passaporte, NIF, etc)? Ou seria melhor deixar para tirar em Portugal?
  • Pessoal
    Meu marido já é tuga somos casados e tenho uma filha do outro casamento que completará 18 anos. Vamos para Portugal mas não posso deixa-la aqui.
    Li que podemos pedir reagrupamento caso esteja matriculada em estabelecimentos de ensino em Portugal. Minha dúvida é : somente em universidades??
    Ela é declarada economicamente no imposto de renda do meu marido.
  • @Barbara Pais,

    Veja em:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia

    Nesta primeira postagem, aparecem regras para enteados. De qq maneira, pode estar matriculada em qq estabelecimento de ensino, não necessariamente em universidades.
  • Obrigada Marcia
  • Pessoal
    Sendo minha filha maior de 18 do meu primeiro casamento e eu casada com portugues e ela declarada em seu imposto de renda sei que ele poderá pedir o reagrupamento se estiver estudando. Gostaria de saber em qual curso ela poderia se matricular
    Obrigada
  • Bom dia,
    Tenho uma dúvida... para quem tem somente o assento de nascimento português e entra como turista, mas com o objetivo de morar, e providencia a documentação portuguesa (CC e passaporte ) diretamente em Portugal: como regularizar esta entrada como turista já de posse dos documentos portugueses?
  • @jhmelman obrigada, vou lá olhar .
  • @Fecord entrei dessa forma, e na semana passada fui ao SEF regularizar o meu casamento e aproveitei para perguntar sobre isso, e me foi dito que não era necessároi fazer nada. Incusive me orientaram a qdo sair do país usar o passaporte português e não o brasileiro. Espero ter ajudado, abaraços.
  • @Josue Matos, muito obrigada !

  • Pessoal
    Bom dia

    Ainda tenho muitas dúvidas a respeito da minha filha que qdo viajarmos estará com 18 anos completos. Sou casada com portugues, ela não é filha biológica do meu marido mas é declarada como sua dependente no imposto de renda.
    Então lendo a lei 37/2006 fiquei com as seguintes dúvidas:

    Documento comprovativo da relação familiar com o cidadão da União ou da qualidade de parceiro, na acepção da subalínea ii) da alínea e) do artigo 2.º; Neste caso basta o IR do padrasto(IR é suficiente?) ou tenho que esperar meu cartao de residencia para fazer o dela?

    No caso previsto no n.º 2 do artigo 3.º, um documento emitido pela autoridade competente do país de origem ou de proveniência certificando que estão a cargo do cidadão da União ou que com ele vivem em comunhão de habitação, ou a prova da existência de motivos de saúde graves que exigem imperativamente a assistência pessoal do familiar pelo cidadão da União.
    O descendente directo com menos de 21 anos de idade ou que esteja a cargo de um cidadão da União, O que seria a cago?
    O pai dela precisará fazer algum documento também?
    Obrigada pela ajuda gente
  • Olá pessoal,
    Tenho 8 anos de casado e no início do próximo ano pretendo me mudar para portugual com minha esposa e minha filha de 2 anos. Até lá, terei concluído o processo de cidadania meu e da minha filha porém, o da minha esposa não pois, já vi informações que esses processos estão demorando bastante (2 anos).
    Minha dúvida é a seguinte: eu posso iniciar o pedido de residência dela ainda do Brasil (tipo no consulado). Caso negativo, eu pretendo ir primeiro sozinho (uns 2 meses antes) assim que eu chegar lá, posso fazer o pedido de residência dela (para adiantar). Estou perguntando isso pois vi que esses processos demoram uns 5 meses e, a idéia é adiantar para que ela posso regularizar a vida dela e possa começar a trabalhar.

    Obrigado!!!
  • Maura MartinsMaura Martins Member
    editado April 2018
    Tenho uma dúvida: no caso do dependente ser avô da esposa do portugues. É possivel solicitar o reagrupamento familiar uma vez que ele ja vivia no Brasil com a neta?
  • Pessoal, me tira uma dúvida.

    As orientações são para transcrever o casamento antes de fazer o processo, de fato, sem a transcrição nem é possível solicitar o cartão residência.

    Mas sei que o processo de transcrição já exige 1 Certidão de Inteiro Teor de Nascimento + 1 Certidão de Inteiro Teor de Casamento, do brasileiro, correto?

    Se o casamento já estiver transcrito, ainda assim preciso apresentar mais duas certidões de inteiro teor para solicitar o cartão residencia? ou seja, totalizando 2 de nascimento e 2 de casamento? Outra questão, as certidões precisam ser por cópia reprográfica ou digitada?
  • @Fecord,

    não precisa regularizar a saida do país como turista. Ou seja, não precisa fazer nada, neste caso.
    Porém, qdo for sair de Portugal, deve sair com o passaporte português (já que no brasileiro constará uma data muito anterior, e teria que se explicar).
  • @Barbara Pais,

    sua filha entra como enteada dependente do português.
    Veja lá na primeira página desta discussão. Fala sobre enteada. Basta comprovar que ela é dependente dele.

    Quanto ao pai biológico, não precisará de nada dele, pois sua filha sairá do Brasil com 18 anos, maior de idade.
  • @Math1bad,

    sim, tem que transcrever o casamento antes, para provar e regularizar a situação de cônjuge.

    Para a transcrição, as certidões não precisam ser do tipo reprográficas.

    Quanto à documentação para o cartão de residência, veja aqui:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia

    Pede outra certidão do cônjuge (logo, são duas, porque são para dois órgãos diferentes, dois processos diferentes)
  • Muito obrigado pelas informações. Já solicitei portanto duas de casamento e duas de nascimento.
  • @Math1bad,

    exatamente. Qq dúvida, estamos por aqui.
  • Pessoal,
    Minha esposa vai obter a cidadania por atribuição, seria possível depois de estarmos em Portugal, a mãe dela vir para Portugal e solicitar o reagrupamento familiar sendo maior de 65 anos e não dependente no IR ? Queria evitar o visto D7 e o desconto de 25% do IR na aposentadora dela.
  • Me parece que o que eu tenho que fazer no caso da minha sogra é o cartão de residência para cidadão de estado terceiro familiar de nacional da UE/EEE/Suiça ao invés do reagrupamento familiar, descrito no link abaixo:
    http://www.sef.pt/portal/v10/pt/aspx/apoiocliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=0&id_Linha=4351#CRfamiliarestrangeiro

    Só não sei o que fazer por ela ter mais de 65 anos (81 anos) e não ser nossa dependente. Alguém sabe como proceder ?
  • @AbelAndrade,

    Veja na.na página 1 desta discussão. Para o ascendente obter o cartão de residência, torna-se necessário ter a dependência do(a) português(esa).
  • @Marcia
    Grato pela resposta.
    Estou vendo que a melhor opção é o visto de residente D7 para minha sogra. A questão dos 25% fica para depois.
  • MAUROMBMAUROMB Member
    @Marcia @Vlad Pen
    Todos os posts de maio nesta discussão, sobre a problemática da entrada em Portugal e outros assuntos, não estão mais visíveis, pelo menos para mim. Poderiam ver o que aconteceu?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.