Nacionalidade portuguesa pelo casamento

13839414344320

Comentários

  • Vanessa RSP

    Você a recebeu a carta quando ?
  • @VanenessaRSP Parabéns Vanessa!!
    Também enviei a mesma certidão de nascimento minha que tinha usado para a transcrição do casamento, sendo que a minha tinha mais de um ano de emitida. O meu processo completou 1 ano sexta-feira, liguei lá na semana passada e ainda não tinha número do assento :(
    Tomara que o meu e do @Sidney saia logo pois enviamos na mesma época.
  • @Rogerio recebi a carta no final de abril. Enviei a resposta dia 30/04 receberam dia 16/05 (enviei por carta prioritária).
  • Vanessa RSP

    Obrigado pela resposta , recebi a carta no final de maio , vou aguardar até o mês que vem para entrar em contato . Parabéns pela conquista .
  • @VanessaRSP

    Parabéns pela conquista MAIÚSCULA!

    Um abraço
  • @VanessaRSP PARABÉNS!!! Que conquista!

    Pessoal, vocês tem alguma planilha de acompanhamento dos processos de nacionalidade pelo casamento?
  • editado August 2018
    @GabrielaMeireles não sei se existe essa planilha.Se quiser fazer, será de grande auxílio para o pessoal q está nessa categoria.
  • @Gabriela Meirelles @Vlad Pen, existe sim uma planilha de controle dos processos de nacionalidade e que está disponibilizada no endereço https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=83172854DE9F20DD!331&ithint=file,xlsx&app=Excel&authkey=!AM4xF-Q_Qf_HSwc . Não me lembro que a criou anteriormente. Ela está atualizada com o status dos foristas colocados neste tópico. Infelizmete ela está protegida e não permite fazer um sort para colocar em ordem alguns processos antigos que entraram na lista posteriormente, Apesar disto, as informações estão corretas. Abraços.


  • Show de bola Vanessa!! Parabéns!!!! Fico feliz por você!!! :)
  • Parabéns Vanessa!!! Boa sorte e sucesso a você!
  • Parabéns @VanessaRSP
    Felicidades, uma motivação para TDS nós.
  • Então estou tentando como netos de portugueses por via originária... mas meu caso é bem difícil e talvez não consiga a originária e sim a derivada, então por isso estou perguntando para saber melhor, pois quero passar a nacionalidade para meu companheiro, ainda não cadamos nem fizemos união estável, e por estar nessa berlinda quero fazer da melhor forma onde ele seja beneficiado também, então tô jogando com a pior das hipóteses que seria a nacionalidade derivada, naturalização, como seria para ele ter direito, ele teria direito com a minha naturalização?
    Muito grato... torçam para que eu consiga a originária...
    Muito grato
  • @gkpsb8,

    um português naturalizado não pode passar a nacionalidade para seu companheiro, infelizmente.
    Somente sendo português originário é que pode solicitar a nacionalidade do cônjuge.
  • @VanenessaRSP seu processo ja gerou o numero de assento ou foi pro despacho?
    o meu enviei dia 14 de agosto 17 e recebi hj um E-mail dizendo que foi para despacho. E sei que o despacho demora quase 2 meses. O meu tb n preenchi o campo paises que ja morou.
  • @Vanessa parabens! sabe o dia que o seu foi despachado? o meu deu entrada 4 dias depois do seu. foi despachado 14/06.
  • @MartaSuedVasconcelos, pelo menos você recebeu e-mail deles, eu nunca recebi e meu e-mail estava correto na ficha que preenchi.
    @CristinaReis o meu foi despachado 12/06, liguei semana passada e nada ainda de número de assento
  • @marciomf Muito obrigada por compartilhar o link da planilha!
  • Vou deixar aqui as datas:
    - Recebido na CRC Lisboa em 04/08/2017

    - Dia 13/04/2018 emitiram a carta solicitando o preenchimento da declaração (não tinha sido preenchido o campo 8).

    - Dia 27/04/2018 recebi a carta e enviei dia 30/04/2018. Sendo recebida dia 16/05/2018 na CRC Lisboa.

    - Dia 05/06/2018 foi despachado.

    - Dia 06/08/2018 foi feito o assento da nascimento.

    Ou seja demorou 1 ano e 2 dias,
    quando liguei na LR a atendente disse que depois de despachado demorava 2 meses para fazer o registo do assento e foi o que ocorreu.
  • Cristina ReisCristina Reis Member
    editado August 2018
    @vanessa, obrigada. a naturalização brasileira, acho que vc consegue se tiver legal no Brasil a mais de três anos. Realmente é bem burocrático... pelejei para pegar a minha...
  • Vanessa RSPVanessa RSP Member
    editado August 2018
    @Cristina eu moro no Brasil desde 1 ano de idade legalmente. Já tem 34 anos, quando eu era menor meu pai não fez o processo pq qdo eu ficasse maior teria que fazer de novo. Então eu fiquei maior e não fiz ( pq sinceramente não agrega muito) mas com a perspectiva de mudança de país vou fazer.. pq se voltar é mais burocracia de novo.
    Você fez a sua a muito tempo?
    O pior é ouvir as pessoas dizendo Brasil abre as portas pra todo mundo, aqui é tudo fácil.. veja só meu marido conseguiu se naturalizar sem nunca ter posto os pés em Portugal com meia duzia de documentos.
    Eu moro aqui há 34 anos e se quiser me naturalizar tem uma lista enorme de documentos.. sem contar a falta de informação clara pelos órgãos oficiais..
  • @Vanessa, eu só consegui porque meu pai se tornou Brasileiro aos 70 anos... Minha vó nasceu no Rio e voltou bebe para Portugal. Ela nunca abriu mão da nacionalidade Brasileira. Com isso, meu pai veio morar aqui comigo rm 2010 e como a lei mudou em 2007 ele pode optar pela nacionalidade brasileira como filho de brasileira.E com isso eu que era residente legal ate então, pude pegar a minha nacionalidade. Mas tive varias dores de cabeça... exemplo:Casei como Portuguesa no Brasil. ok. quando fui fazer meu RG em 2014 após conseguir a minha certidão de nascimento, como já era casada eles pedem a certidão de casamento e não de nascimento... a certidão de casamento fala que sou portuguesa, obvio porque não era brasileira ainda.. mesmo mostrando a certidão de nascimento feita apos a data O SSP se recusou a fazer meu RG... ou seja precisei entrar com uma ação para conseguir a emissão... foi mais de um ano o processo todo... e vejo as pessoas reclamando da Burocracia em Portugal...
  • Olá pessoal! Processo recebido na CRC de Lisboa em Out.2017. Recebemos hoje a carta com a exigência do país que já residiu anteriormente. Basta enviar a declaração deles sem apostilar e sem reconhecer firma - junto com a certidão de registro criminal impresso no site ? Alguma orientação adicional? Obrigada!
  • Pessoal, se durante o processo de nacionalidade (já com todos os documentos enviados para portugal), houver a separação no brasil (divorcio), isso impactaria o processo?
  • @cadubad o processo de aquisição só pode ser feito na constância do casamento.
  • @Vlad isso quer dizer se ele divorciar durante o processo ele perde o direito?
    e se o processo for concluido ele vai ter que gastar um bom dinheiro para divorciar em portugal?
  • pessoal, teriam o link pro formulário??

    como vou entregar pessoalmente o processo do meu pai lá em Lisboa, vou pagar em especie na hora e não vou usar o site para pagar com cartão
  • OLá Pessoal.
    Estou ajudando meu cunhado e surgiu uma dúvida.
    Ele é casado há 16 anos com portuguesa. Ele nasceu no uruguai até aos 2 anos de idade. A dúvida é,no campo 8 do formulário é necessário incluir que morou no uruguai ? E o antecedentes criminal basta tirar só do brasil já que no uruguai ele não possuía nenhum documento?
  • @Marco precisa sim, inclusive no formulário consta: inclusive país natal.
  • @vlad, obrigado pela resposta.

    @jrmanaus essa é minha dúvida. Porque eu dei entrada atendendo todos os requisitos. E durante a demora do processo, que não é culpa minha, ocorre a separação.

    Eu tinha lido nesse link https://tinyurl.com/y9vjr4c5 que eu não perderia o direito...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.