Retificação de Registro Civil - Alguem me ajuda?

13

Comentários

  • Otavio,
    Sabe o que é o mais ¨gostoso¨? Eu moro em Honduras!!!!!!! rsrsrsrssr
  • Vixe!

    Lembranças ao Zelaya! Rss...
  • Meu advogado, tambem nao pediu nenhuma legalizacao na certidao de nascimento do portugues, retifiquei 5 nomes, de acordo com a certidao original, em 8 certidoes brasileiras, meu processo levou +/- 5 meses e meio, fiz em Sao Paulo, capital.
  • Otávio
    Que ótimo q vc conseguiu fazer as transcrições sem precisar retificar. Tomara q tudo de certo e seu pai tenha logo a atribuição.
    No meu caso preciso retificar pq além do erro no assento de nascimento, também há outro na certidão de casamento de meus pais e assim sucessivamente em outros documentos. Obrigada pela atenção

    Denise
    Desejo q tenha uma resposta positiva em breve, pois realmente é angustiante aguardar sem saber se alguma coisa deve ser feita.
    Obrigada, vc é sempre muito atenciosa.
  • Tive que fazer há poucos dias uma pequena retificação na minha certidão de nascimento narrativa ( o erro consta apenas na narrativa) e a entrada no processo foi relativamente simples
    Pediram uma cópia da certidão errada, cópia do meu rg, rg do meu pai ( cujo nome estava escrito de forma errada) e uma cópia da certidão de nascimento do meu pai ( cujo nome é FERNANDO DIAS COSTA BANDEIRA e em uma das vezes aparece como FERNANDO DIAS DA COSTA BANDEIRA )..
    Foi feito um processo no próprio cartório e entregue num fórum responsável por registros civis ( deram um prazo de 15 dias para julgamento do processo e correção da falha )
    Mantenho vcs em contato quando sair o parecer!!!!
  • Fernando,
    Também recebemos uma carta pedindo esclarecimentos. Esclarecemos. Nossa justificacao é praticamente identica à sua. Na verdade é a única a dar: analfabetismo, declaracoes equivocadas tanto em datas como em sobrenomes, falta de documentos originais (de repente eram extraviados durante a travessia???!!!), conclusoes erroneas dos escreventes ao momento de fazer os registros, comunicacao deficiente gracas aos sotaques e utilizacao diferente das palavras, etc.
    Enviamos alguns documentos do meu avo comprovando a vida dele no Brasil, que era portugues da Ilha da Madeira, porem os mesmos tinham erros de datas, de sobrenomes, etc.
    A carta foi enviada no dia 22 de dezembro. Logicamente a esta altura ainda nao foi lida. Vou esperar uns dias e depois tentarei comunicacao com a CRC.
    Se tiver resposta aviso aqui. Espero tambem as suas novidades.
    Boa Sorte!
  • Fernando,
    Esse foi um dos meus dilemas para escolher que documentos mandar, pois em todos os documentos o meu avo é um ano mais novo do que realmente era. Ele chegou ao Brasil com 8 meses de idade. Acho que os bisavos perderam ou estragaram os documentos na travessia, pois é impossivel tanta informacao erronea se tivessem algum papel nas maos. Eles eram analfabetos, mas os que os receberam, os escreventes e outros nao deveriam ser. Agora as falhas de memoria nao posso justificar. Enfim... da uma frustracao terrivel, nao?
    Fé e forca!!
  • Fernando

    estou fazendo a atribuição de nacionalidade do meu pai, e ele tb recebeu a carta da CRC, pedindo esclarecimentos sobre a difrença de nomes do meu avô. Na certidão de nascimento do meu avô consta Antonio Maria, e no Brasil,de todos os documentos consta apenas Antonio. Fui ao Memorial do Imigrante, e lá me forneceram a Declaração de Desembarque e mais uma Declaração para fins de Cidadania. Nelas consta que não foi apresentado passaporte no desembarque. Reconheci as firmas das Declarações e já legalizei no Itamarati. Pretendo anexa-las à carta que meu pai deverá enviar à CRC. Talvez sej uma boa dica prá vc.
  • Fernando

    a carta de esclarecimentos sobre a diferença do nome está pronta. Será que é necessário reconhecer firma???
  • advogado...

    conheco um bom advogado em Portugal... ele esta me representando em Lisboa.. pra quem precisar... e nao é careiro... e ainda parcela em 3 vz...
    pra mim ele foi , e esta sendo super!!!!!
    Vasco Esteves...
    pra terem uma ideia,
    paguei 3 x de 250 euros... e sem pressa... isso em 5 meses...
  • Fernando,

    O meu caso tbm e bem parecido com o seu!! recebi a carta da CRC solicitando esclarecimentos acerca do nome da minha bisavo ....

    Da mesma forma que a Rebeca mencionou, tbm solicitei a Certidao de Desembarque no Memorial do Imigrante, a Declaracao para fins de Cidadania e juntei na resposta.

    Dentre os fatores, elaborei a resposta pontuando que na epoca nao foram apresentados documentos, que a declaracao foi equivocada, que o imigrante nao detinha educacao suficiente para avaliar o que uma declaracao erronea poderia causar....

    Enviei tudo para a CRC no dia 11/12 e agora estou na mesma ansiedade que vcs ... aguardando a CRC se manifestar!

    vou esperar mais uns dias e tentar contato para ver se ja houve alguma manifestacao!

    assim que eu tiver noticias do meu processo tbm coloco aqui para analisarmos!

    abcs,
  • Estou pensando que eles ficarao cansados de ler que os portugueses que chegaram no Brasil eram semi-analfabetos, pois vejo que todos respondemos mais ou menos a mesma coisa!!!!
    Vou esperar ansiosa qualquer resposta que voces recebam. Igualmente colocarei aqui a que eu receba.
    Boa Sorte a todos!
  • Pessoal,

    Hoje recebi noticias do meu processo, depois daquele esclarecimentos que encaminhei em dezembro .....

    finalmente o despacho foi favoravel !!! puxa, fiquei super contente .... eles falaram que ja mandaram uma outra cartinha informando, mas nao recebi !!! agora vou esperar o assento ou tentar puxar pelo site ....

    vou torcer para que o de vcs tbm deem certo!

    abcs,
  • super legal, Juliana! parabéns!
  • feliz, nós aqui não recomendamos nenhum advogado, simplesmente pq eles não necessários na maioria absoluta dos casos!

    não sei com o que esse advogado tá te ajudando, mas eu acho 750 euros grana pra caramba!
  • Juliana,
    Que bom que o seu saiu depois da justificativa por carta!!!
    Entao tenho esperancas!!!
    Voce ligou para la?
    Parabéns!
  • Nossa nem me fala Denise! que alivio ....

    liguei ontem logo cedo, e o atendimento foi rapido! ate estranhei ... pq eu ja tinha ligado outras vezes e nao conseguia contato!

    eles me informaram que o despacho foi favoravel, que eu vou receber uma carta informando ... mas ainda nao recebi nada!

    e dpois me falaram que vou receber uma outra carta com o numero do assento!
    mas se demorar vou tentar puxar pelo site, como tem feito o pessoal ...

    acho que vai dar certo sim esse esclarecimento! nossa base de resposta foi parecida ... defendendo a declaracao equivocada! rsrsrs

    qdo vc enviou o seu esclarecimento? vc ja tentou ligar ?
  • Juliana,
    Foi enviado no dia 22 de dezembro.
    Ligamos esta semana e disseram que em uma semana o conservador dara a resposta!!! A senhora que nos atendeu frisou que nao necessariamente seria uma resposta positiva, pois ele poderia pedir mais documentos. Eu estou rezando para que nao peca retificacao.
    Vamos esperar com fé e paciëncia.
    Se lhe derem o numero do assento voce poderá pedir no Portal, caso nao queira esperar que eles lhe mandem.
  • Deixa eu ver se entendi bem...

    Nesses casos q vcs estão falando, vcs enviaram a documentação toda pra PT sem corrigir certidão nenhuma???

    Tipo, os documentos do português constando um nome mas os documentos brasileiros constando outro e uma declaração de q o português na época era analfabeto, essas coisas?

    Ou vcs fizeram todas as retificações e mesmo assim tiveram q colocar o documento explicando pq retificaram???
  • ** Fernando

    Vc comentou q conseguiu uma declaração do cartório, onde alegam que nos anos 30 não era obrigatório a apresentação de documentos.

    É comum q os cartórios forneçam isso? Há algum nome pra esse documento?
  • Lana

    Não precisa retificar quando os erros não alteram a fonética da palavra. No caso do meu avô portugues, o correto é MANUEL (com u), mas os documentos brasileiros consta MANOEL (com O). O consulado aceitou sem problemas e explicou que estes erros sao considerandos como estrangeirismo.
    Entao, entendo que nao seu caso nao é necessario retificá-los.
    bjss
  • É ncessário retificar?

    Ajudando uma pessoa amiga... Ela é Roseli Marques, filha de Maria Armanda Marques (a portuguesa). A questão é... o avô era Armando Xavier Marques.. e na certidao de nascimento dela (roseli) la aparece apenas.. Armando Marques.
    Pela experiencia de voces.. é necessario retificar?
  • eu entendo que isso é um erro, mesmo que seja for deleção, ligue no consulado, eles saberão informar corretamente
  • Virginia,
    Em algum documento brasileiro aparece o nome completo dele?
    Fiz uma retificacao no cartorio e sem custas da minha certidao de nascimento, pois a minha era a unica onde o nome da minha avó saia com sobrenomes trocados. Fiz o pedido e juntei como provas as certidoes de nascimento e casamento da minha mae e as certidoes dos meus irmaos onde aparecia o sobrenome adequado.
    Demorou uns 40 dias, pois eles tem que pedir autorizacao a um juiz, mas agora a modificacao aparece averbada.
  • Denise

    Bom.. Armando Xavier Marques era portugues.. nunca esteve no Brasil. Na documentaçao da filha portuguesa (Maria armanda)... aparece tudo correto. Na da neta (Roseli) é que "comeram" o Xavier. Consta só Armando Marques.

    Será que encrencariam na CRC com essa falta?
  • Armada do documento da mae, ela pode perfeitamente pedir no cartorio onde foi registrada que arrumem o nome do avo. Se a mae se casou no BR e na certidao dela tambem consta o pai com o nome completo, deve leva-la ao cartorio como prova.
    Ela tera que preencher um requerimento, esperar que o cartorio solicite autorizacao para a mudanca e depois pedir a certidao em inteiro teor ja com a mudanca averbada.
    Nao devem cobrar nada, como ja disse.
    É preferível que ela arrume isso antes de iniciar o processo na CRC.
  • Veja na Guia de Ajuda da Comunidade a lei que obriga aos cartórios fazerem a retificacao em caso de faltas cometidas por eles mesmos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.