Meu advogado, tambem nao pediu nenhuma legalizacao na certidao de nascimento do portugues, retifiquei 5 nomes, de acordo com a certidao original, em 8 certidoes brasileiras, meu processo levou +/- 5 meses e meio, fiz em Sao Paulo, capital.
Otávio Que ótimo q vc conseguiu fazer as transcrições sem precisar retificar. Tomara q tudo de certo e seu pai tenha logo a atribuição. No meu caso preciso retificar pq além do erro no assento de nascimento, também há outro na certidão de casamento de meus pais e assim sucessivamente em outros documentos. Obrigada pela atenção
Denise Desejo q tenha uma resposta positiva em breve, pois realmente é angustiante aguardar sem saber se alguma coisa deve ser feita. Obrigada, vc é sempre muito atenciosa.
Tive que fazer há poucos dias uma pequena retificação na minha certidão de nascimento narrativa ( o erro consta apenas na narrativa) e a entrada no processo foi relativamente simples Pediram uma cópia da certidão errada, cópia do meu rg, rg do meu pai ( cujo nome estava escrito de forma errada) e uma cópia da certidão de nascimento do meu pai ( cujo nome é FERNANDO DIAS COSTA BANDEIRA e em uma das vezes aparece como FERNANDO DIAS DA COSTA BANDEIRA ).. Foi feito um processo no próprio cartório e entregue num fórum responsável por registros civis ( deram um prazo de 15 dias para julgamento do processo e correção da falha ) Mantenho vcs em contato quando sair o parecer!!!!
Fernando, Também recebemos uma carta pedindo esclarecimentos. Esclarecemos. Nossa justificacao é praticamente identica à sua. Na verdade é a única a dar: analfabetismo, declaracoes equivocadas tanto em datas como em sobrenomes, falta de documentos originais (de repente eram extraviados durante a travessia???!!!), conclusoes erroneas dos escreventes ao momento de fazer os registros, comunicacao deficiente gracas aos sotaques e utilizacao diferente das palavras, etc. Enviamos alguns documentos do meu avo comprovando a vida dele no Brasil, que era portugues da Ilha da Madeira, porem os mesmos tinham erros de datas, de sobrenomes, etc. A carta foi enviada no dia 22 de dezembro. Logicamente a esta altura ainda nao foi lida. Vou esperar uns dias e depois tentarei comunicacao com a CRC. Se tiver resposta aviso aqui. Espero tambem as suas novidades. Boa Sorte!
Fernando, Esse foi um dos meus dilemas para escolher que documentos mandar, pois em todos os documentos o meu avo é um ano mais novo do que realmente era. Ele chegou ao Brasil com 8 meses de idade. Acho que os bisavos perderam ou estragaram os documentos na travessia, pois é impossivel tanta informacao erronea se tivessem algum papel nas maos. Eles eram analfabetos, mas os que os receberam, os escreventes e outros nao deveriam ser. Agora as falhas de memoria nao posso justificar. Enfim... da uma frustracao terrivel, nao? Fé e forca!!
estou fazendo a atribuição de nacionalidade do meu pai, e ele tb recebeu a carta da CRC, pedindo esclarecimentos sobre a difrença de nomes do meu avô. Na certidão de nascimento do meu avô consta Antonio Maria, e no Brasil,de todos os documentos consta apenas Antonio. Fui ao Memorial do Imigrante, e lá me forneceram a Declaração de Desembarque e mais uma Declaração para fins de Cidadania. Nelas consta que não foi apresentado passaporte no desembarque. Reconheci as firmas das Declarações e já legalizei no Itamarati. Pretendo anexa-las à carta que meu pai deverá enviar à CRC. Talvez sej uma boa dica prá vc.
conheco um bom advogado em Portugal... ele esta me representando em Lisboa.. pra quem precisar... e nao é careiro... e ainda parcela em 3 vz... pra mim ele foi , e esta sendo super!!!!! Vasco Esteves... pra terem uma ideia, paguei 3 x de 250 euros... e sem pressa... isso em 5 meses...
O meu caso tbm e bem parecido com o seu!! recebi a carta da CRC solicitando esclarecimentos acerca do nome da minha bisavo ....
Da mesma forma que a Rebeca mencionou, tbm solicitei a Certidao de Desembarque no Memorial do Imigrante, a Declaracao para fins de Cidadania e juntei na resposta.
Dentre os fatores, elaborei a resposta pontuando que na epoca nao foram apresentados documentos, que a declaracao foi equivocada, que o imigrante nao detinha educacao suficiente para avaliar o que uma declaracao erronea poderia causar....
Enviei tudo para a CRC no dia 11/12 e agora estou na mesma ansiedade que vcs ... aguardando a CRC se manifestar!
vou esperar mais uns dias e tentar contato para ver se ja houve alguma manifestacao!
assim que eu tiver noticias do meu processo tbm coloco aqui para analisarmos!
Estou pensando que eles ficarao cansados de ler que os portugueses que chegaram no Brasil eram semi-analfabetos, pois vejo que todos respondemos mais ou menos a mesma coisa!!!! Vou esperar ansiosa qualquer resposta que voces recebam. Igualmente colocarei aqui a que eu receba. Boa Sorte a todos!
Hoje recebi noticias do meu processo, depois daquele esclarecimentos que encaminhei em dezembro .....
finalmente o despacho foi favoravel !!! puxa, fiquei super contente .... eles falaram que ja mandaram uma outra cartinha informando, mas nao recebi !!! agora vou esperar o assento ou tentar puxar pelo site ....
Juliana, Foi enviado no dia 22 de dezembro. Ligamos esta semana e disseram que em uma semana o conservador dara a resposta!!! A senhora que nos atendeu frisou que nao necessariamente seria uma resposta positiva, pois ele poderia pedir mais documentos. Eu estou rezando para que nao peca retificacao. Vamos esperar com fé e paciëncia. Se lhe derem o numero do assento voce poderá pedir no Portal, caso nao queira esperar que eles lhe mandem.
Nesses casos q vcs estão falando, vcs enviaram a documentação toda pra PT sem corrigir certidão nenhuma???
Tipo, os documentos do português constando um nome mas os documentos brasileiros constando outro e uma declaração de q o português na época era analfabeto, essas coisas?
Ou vcs fizeram todas as retificações e mesmo assim tiveram q colocar o documento explicando pq retificaram???
Não precisa retificar quando os erros não alteram a fonética da palavra. No caso do meu avô portugues, o correto é MANUEL (com u), mas os documentos brasileiros consta MANOEL (com O). O consulado aceitou sem problemas e explicou que estes erros sao considerandos como estrangeirismo. Entao, entendo que nao seu caso nao é necessario retificá-los. bjss
Ajudando uma pessoa amiga... Ela é Roseli Marques, filha de Maria Armanda Marques (a portuguesa). A questão é... o avô era Armando Xavier Marques.. e na certidao de nascimento dela (roseli) la aparece apenas.. Armando Marques. Pela experiencia de voces.. é necessario retificar?
Virginia, Em algum documento brasileiro aparece o nome completo dele? Fiz uma retificacao no cartorio e sem custas da minha certidao de nascimento, pois a minha era a unica onde o nome da minha avó saia com sobrenomes trocados. Fiz o pedido e juntei como provas as certidoes de nascimento e casamento da minha mae e as certidoes dos meus irmaos onde aparecia o sobrenome adequado. Demorou uns 40 dias, pois eles tem que pedir autorizacao a um juiz, mas agora a modificacao aparece averbada.
Bom.. Armando Xavier Marques era portugues.. nunca esteve no Brasil. Na documentaçao da filha portuguesa (Maria armanda)... aparece tudo correto. Na da neta (Roseli) é que "comeram" o Xavier. Consta só Armando Marques.
Armada do documento da mae, ela pode perfeitamente pedir no cartorio onde foi registrada que arrumem o nome do avo. Se a mae se casou no BR e na certidao dela tambem consta o pai com o nome completo, deve leva-la ao cartorio como prova. Ela tera que preencher um requerimento, esperar que o cartorio solicite autorizacao para a mudanca e depois pedir a certidao em inteiro teor ja com a mudanca averbada. Nao devem cobrar nada, como ja disse. É preferível que ela arrume isso antes de iniciar o processo na CRC.
Comentários
Sabe o que é o mais ¨gostoso¨? Eu moro em Honduras!!!!!!! rsrsrsrssr
Lembranças ao Zelaya! Rss...
Que ótimo q vc conseguiu fazer as transcrições sem precisar retificar. Tomara q tudo de certo e seu pai tenha logo a atribuição.
No meu caso preciso retificar pq além do erro no assento de nascimento, também há outro na certidão de casamento de meus pais e assim sucessivamente em outros documentos. Obrigada pela atenção
Denise
Desejo q tenha uma resposta positiva em breve, pois realmente é angustiante aguardar sem saber se alguma coisa deve ser feita.
Obrigada, vc é sempre muito atenciosa.
Pediram uma cópia da certidão errada, cópia do meu rg, rg do meu pai ( cujo nome estava escrito de forma errada) e uma cópia da certidão de nascimento do meu pai ( cujo nome é FERNANDO DIAS COSTA BANDEIRA e em uma das vezes aparece como FERNANDO DIAS DA COSTA BANDEIRA )..
Foi feito um processo no próprio cartório e entregue num fórum responsável por registros civis ( deram um prazo de 15 dias para julgamento do processo e correção da falha )
Mantenho vcs em contato quando sair o parecer!!!!
Também recebemos uma carta pedindo esclarecimentos. Esclarecemos. Nossa justificacao é praticamente identica à sua. Na verdade é a única a dar: analfabetismo, declaracoes equivocadas tanto em datas como em sobrenomes, falta de documentos originais (de repente eram extraviados durante a travessia???!!!), conclusoes erroneas dos escreventes ao momento de fazer os registros, comunicacao deficiente gracas aos sotaques e utilizacao diferente das palavras, etc.
Enviamos alguns documentos do meu avo comprovando a vida dele no Brasil, que era portugues da Ilha da Madeira, porem os mesmos tinham erros de datas, de sobrenomes, etc.
A carta foi enviada no dia 22 de dezembro. Logicamente a esta altura ainda nao foi lida. Vou esperar uns dias e depois tentarei comunicacao com a CRC.
Se tiver resposta aviso aqui. Espero tambem as suas novidades.
Boa Sorte!
Esse foi um dos meus dilemas para escolher que documentos mandar, pois em todos os documentos o meu avo é um ano mais novo do que realmente era. Ele chegou ao Brasil com 8 meses de idade. Acho que os bisavos perderam ou estragaram os documentos na travessia, pois é impossivel tanta informacao erronea se tivessem algum papel nas maos. Eles eram analfabetos, mas os que os receberam, os escreventes e outros nao deveriam ser. Agora as falhas de memoria nao posso justificar. Enfim... da uma frustracao terrivel, nao?
Fé e forca!!
estou fazendo a atribuição de nacionalidade do meu pai, e ele tb recebeu a carta da CRC, pedindo esclarecimentos sobre a difrença de nomes do meu avô. Na certidão de nascimento do meu avô consta Antonio Maria, e no Brasil,de todos os documentos consta apenas Antonio. Fui ao Memorial do Imigrante, e lá me forneceram a Declaração de Desembarque e mais uma Declaração para fins de Cidadania. Nelas consta que não foi apresentado passaporte no desembarque. Reconheci as firmas das Declarações e já legalizei no Itamarati. Pretendo anexa-las à carta que meu pai deverá enviar à CRC. Talvez sej uma boa dica prá vc.
a carta de esclarecimentos sobre a diferença do nome está pronta. Será que é necessário reconhecer firma???
conheco um bom advogado em Portugal... ele esta me representando em Lisboa.. pra quem precisar... e nao é careiro... e ainda parcela em 3 vz...
pra mim ele foi , e esta sendo super!!!!!
Vasco Esteves...
pra terem uma ideia,
paguei 3 x de 250 euros... e sem pressa... isso em 5 meses...
O meu caso tbm e bem parecido com o seu!! recebi a carta da CRC solicitando esclarecimentos acerca do nome da minha bisavo ....
Da mesma forma que a Rebeca mencionou, tbm solicitei a Certidao de Desembarque no Memorial do Imigrante, a Declaracao para fins de Cidadania e juntei na resposta.
Dentre os fatores, elaborei a resposta pontuando que na epoca nao foram apresentados documentos, que a declaracao foi equivocada, que o imigrante nao detinha educacao suficiente para avaliar o que uma declaracao erronea poderia causar....
Enviei tudo para a CRC no dia 11/12 e agora estou na mesma ansiedade que vcs ... aguardando a CRC se manifestar!
vou esperar mais uns dias e tentar contato para ver se ja houve alguma manifestacao!
assim que eu tiver noticias do meu processo tbm coloco aqui para analisarmos!
abcs,
Vou esperar ansiosa qualquer resposta que voces recebam. Igualmente colocarei aqui a que eu receba.
Boa Sorte a todos!
Hoje recebi noticias do meu processo, depois daquele esclarecimentos que encaminhei em dezembro .....
finalmente o despacho foi favoravel !!! puxa, fiquei super contente .... eles falaram que ja mandaram uma outra cartinha informando, mas nao recebi !!! agora vou esperar o assento ou tentar puxar pelo site ....
vou torcer para que o de vcs tbm deem certo!
abcs,
não sei com o que esse advogado tá te ajudando, mas eu acho 750 euros grana pra caramba!
Que bom que o seu saiu depois da justificativa por carta!!!
Entao tenho esperancas!!!
Voce ligou para la?
Parabéns!
liguei ontem logo cedo, e o atendimento foi rapido! ate estranhei ... pq eu ja tinha ligado outras vezes e nao conseguia contato!
eles me informaram que o despacho foi favoravel, que eu vou receber uma carta informando ... mas ainda nao recebi nada!
e dpois me falaram que vou receber uma outra carta com o numero do assento!
mas se demorar vou tentar puxar pelo site, como tem feito o pessoal ...
acho que vai dar certo sim esse esclarecimento! nossa base de resposta foi parecida ... defendendo a declaracao equivocada! rsrsrs
qdo vc enviou o seu esclarecimento? vc ja tentou ligar ?
Foi enviado no dia 22 de dezembro.
Ligamos esta semana e disseram que em uma semana o conservador dara a resposta!!! A senhora que nos atendeu frisou que nao necessariamente seria uma resposta positiva, pois ele poderia pedir mais documentos. Eu estou rezando para que nao peca retificacao.
Vamos esperar com fé e paciëncia.
Se lhe derem o numero do assento voce poderá pedir no Portal, caso nao queira esperar que eles lhe mandem.
Nesses casos q vcs estão falando, vcs enviaram a documentação toda pra PT sem corrigir certidão nenhuma???
Tipo, os documentos do português constando um nome mas os documentos brasileiros constando outro e uma declaração de q o português na época era analfabeto, essas coisas?
Ou vcs fizeram todas as retificações e mesmo assim tiveram q colocar o documento explicando pq retificaram???
Vc comentou q conseguiu uma declaração do cartório, onde alegam que nos anos 30 não era obrigatório a apresentação de documentos.
É comum q os cartórios forneçam isso? Há algum nome pra esse documento?
Não precisa retificar quando os erros não alteram a fonética da palavra. No caso do meu avô portugues, o correto é MANUEL (com u), mas os documentos brasileiros consta MANOEL (com O). O consulado aceitou sem problemas e explicou que estes erros sao considerandos como estrangeirismo.
Entao, entendo que nao seu caso nao é necessario retificá-los.
bjss
Ajudando uma pessoa amiga... Ela é Roseli Marques, filha de Maria Armanda Marques (a portuguesa). A questão é... o avô era Armando Xavier Marques.. e na certidao de nascimento dela (roseli) la aparece apenas.. Armando Marques.
Pela experiencia de voces.. é necessario retificar?
Em algum documento brasileiro aparece o nome completo dele?
Fiz uma retificacao no cartorio e sem custas da minha certidao de nascimento, pois a minha era a unica onde o nome da minha avó saia com sobrenomes trocados. Fiz o pedido e juntei como provas as certidoes de nascimento e casamento da minha mae e as certidoes dos meus irmaos onde aparecia o sobrenome adequado.
Demorou uns 40 dias, pois eles tem que pedir autorizacao a um juiz, mas agora a modificacao aparece averbada.
Bom.. Armando Xavier Marques era portugues.. nunca esteve no Brasil. Na documentaçao da filha portuguesa (Maria armanda)... aparece tudo correto. Na da neta (Roseli) é que "comeram" o Xavier. Consta só Armando Marques.
Será que encrencariam na CRC com essa falta?
Ela tera que preencher um requerimento, esperar que o cartorio solicite autorizacao para a mudanca e depois pedir a certidao em inteiro teor ja com a mudanca averbada.
Nao devem cobrar nada, como ja disse.
É preferível que ela arrume isso antes de iniciar o processo na CRC.