Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)

13738394042

Comentários

• @CarlosASP

Não duvido nada que tua tese esteja correta. Inconsistências de critérios por aqui são como mato.

• @CarlosASP, a hipótese que você apresenta é plausível, mas não temos como saber (ao menos por ora).

• @czamora

20 Mar 2025 a CRC Coimbra escreveu-me: “Art.º 6, n.º 1 — Data de análise de acordo com a data de entrada: junho de 2023.” Ou seja, em mais de um ano praticamente não avançaram em nada. Fica a grande questão se eles realmente analisam os processos e o que aconteceu durante mais de um ano...

O meu processo também está lá desde a primavera de 2025.

• @JoãoSilva345 é lamentável, infelizmente! Mas não podemos fazer nada a não ser... esperar.

Lembro que na época que pedi a certidão de contagem de tempo para o SEF/AIMA em Viseu, não respondiam via e-mail, telefone nem pensar e presencialmente nem ouviam. Na altura enviei uma reclamação à Provedoria de Justiça, que nunca foi respondida. Acabou que, por insistência de minha parte, 3 meses depois eu consegui obter a dita-cuja certidão (para hoje não valer de mais nada).

• É uma falta de respeito espinho e braga estarem concluindo processos de 2024/2025 enquanto ACP, gaia e as outras estão em 2023. O gargalo é na AIMA, que, em tese, é nacional.

• Falta de respeito enorme, descaso total. Lamentável.

• @Publicus na verdade pode sim saber quando é que foram feitos os pedidos as entidades externas, quem respondeu e quando. Basta ligar para a Linha Registos (esperar 1-2h para ser atendido) e com o numero do seu processo consegue saber esta informação.

• Parabéns a você nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida.... bravoooooo parabéns ao meu processo que hoje já fez três anos e cinco dias de submetido e que ainda não ha resposta nenhuma... pouca vergonha das entidades públicas portuguesas das quais dependem os pareceres para obter o parecer da nacionalidade. Muito lamentável :( :(

• @Felipec o meu completou 3 anos no dia 05 de maio, e nunca se mexeu 🥺

• Aqui completamos 3 anos e 4 meses de espera.

• editado May 29

Olá todos,

Na aplicação 'Citiz Check', as transações de janeiro, fevereiro, março e abril de 2023 estão a ser aprovadas de forma consistente no ACP. Será que novembro e dezembro foram esquecidos?

• Bom dia pessoal, e agora quando tempo para finalizar meu processo é 6.1 tempo de residência?

• @marksviniks Ao que tudo indica, os procedimentos do ACP previstos na artigo 6.1 para novembro de 2023 estão funcionando corretamente. Acredito que seu processo será concluído em breve.

• @toca o que tipo de urgencia pediste?

• @josesilva82

O meu é de julho de 2023, submetido pessoalmente na CRC, no mesmo dia foi atribuída a senha e o número de processo. Foi diretamente para o ACP e, até ao dia de hoje, infelizmente não houve qualquer movimentação. Continua na bolinha 1!!!!!

Consegue-me dizer na app que previsão existe para os processos ao abrigo do artigo 6.º, n.º 1, para quem submeteu o processo em julho de 2023?

Obrigado

• Quando o meu processo foi enviado de Lisboa para o Porto, em 2024, eu achei que havia sido sorte. Todos me diziam que o ACP funcionava melhor, que era mais rápido e que havia chance do processo ser concluído em até dois anos.

Em breve o processo fará dois anos, ele não saiu da bolinha 1, e as planilhas de Lisboa têm mostrado um andamento bem mais célere que no Porto. Pior, o horizonte à frente é desanimador. Se a minha situação é desagradável, o fato é que há quem esteja à espera há bem mais tempo do que eu (já li relatos de três anos na bolinha 1).

A causa de tanta demora é mesmo a AIMA? Talvez, mas por que cargas d'água a Agência atinge o Porto bem mais que as demais conservatórias?

Há diferença nos critérios adotados pelas conservatórias ao divulgar as listas? Talvez também, mas a sensação de que os processos no ACP vem ficando para trás mantém-se, afinal os critérios não foram adotados agora, e já há alguns meses a questão dos prazos vêm abrindo uma "boca de jacaré" nas tabelas.

• @EpsilonOrionis Antigamente, os IRN do norte eram realmente muito eficientes, especialmente Braga, Guimarães e Porto. No entanto, com o passar do tempo, tornaram-se demasiado conhecidos nas redes sociais e acabaram por ser inundados por pedidos, evoluindo gradualmente para a situação que vemos hoje.

Sempre que um IRN ganha fama pela rapidez e passa a ser amplamente recomendado, acaba por receber um volume de pedidos muito superior à sua capacidade. Passado algum tempo, entra inevitavelmente em colapso.

• Recebi hoje uma notificação que o meu processo foi concluído!!! Processo que iniciei em Janeiro/2023 na conservatória de Lisboa. Uma longa espera!! Inclusive eu acabei de pagar a renovação de residência na AIMA, que estava pra caducar, e já estava a juntar os documentos pra enviá-los.

No email do processo de Nacionalidade enviaram-me um arquivo simples com o assento de nascimento. Agora é só ir a loja do cidadão fazer o meu cartão de cidadão, acho eu.

Ainda falta uma resposta sobre a nacionalidade do meu marido. Ele também iniciou o processo em Janeiro/2023.

• @lenacroc

Parabéns pela conclusão do seu processo!

No email do processo de Nacionalidade enviaram-me um arquivo simples com o assento de nascimento. Agora é só ir a loja do cidadão fazer o meu cartão de cidadão, acho eu.

Sim, é isso mesmo!

• @lenacroc muitos parabéns!!

• @lenacroc parabéns pela conclusão do seu processo, más seu cartão de residência não chegou a caducar?

• @Djumasarr vai caducar em Agosto, então acho que tenho que correr pra fazer meu cartão cidadão.

• @lenacroc Faz isso, eu fiz o pedido em março de 2023 tava no porto e em Abril de 2025 foi transferido para conservatória dos registos centrais, até agora continua no submetido! A informação que tive esta semana estão a espera da resposta da AIMA.

• @lenacroc parabéns da nos notícias quando o seu marido receber e notificação permite saber mais ou menos como é que os processos andam. Eu dei entrada na CRC de Lisboa Fev/23 sigo esperando

• velososvelosos Member

Olá, pessoal. Meu processo de outubro de 2023, sempre no status "Submetido", essa semana foi movimentado para "Em Análise".

ACP está movimentando os processos, na torcida para que corra tudo bem!

• Parabéns, @velosos , espero que eles concluam o mais rapidamente possível!

• Parabéns @velosos .

Seu processo é da 1ª ou 2ª quinzena de Outubro 2023?

• Bom dia Malta,

Venho apenas para anunciar que minha Nacionalidade saiu hoje, meu processo foi de maio de 2023, hoje está como concluído. Na altura dei entrada em Lisboa porém com 3 meses foi p Porto. Desejo a todos que a conclusão dos processos saiam o quanto antes, boa sorte a todos.

• Muitos parabéns @Nanndy

Uma pergunta: o seu processo passou diretamente para o estado "Decidido" ou passou por fases intermédias, como "Em análise", antes da decisão?

Obrigado por partilhar comnosco!

• Parabéns @Nanndy !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.