Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1847848850852853

Comentários

• Bom dia! Fiz a solicitaçao de cidadania em julho de 2023 e ate hoje encontra-se em submetido, alguem sabe informar qual anos estao analisando. Obrigado

• LilaDiasLilaDias Member

Bom dia a todos,

Para marcar que hoje o processo do meu pai (neto) faz aniversário de 5 anos 🎂.

Ainda aguardando decisão (exigência cumprida em 14/01/2025).

Seguimos.

• @Julio Cesar Duarte

O ACP está analisando maio/2023; a CRC, fevereiro/2022.

• ThaisSThaisS Member

@LilaDias qual conservador?

@ThaisS

Conservadora

Maria Leonor Baptista e Ferro Pereira

• editado May 21

Boa noite a todos,

@leocanelas , @ecoutinho , e todos os foristas, pessoal, uma dúvida puramente informativa para quem acompanha os processos de netos há mais tempo.

Tenho observado que em algumas discussões costuma surgir a pergunta sobre qual conservador(a) está associado(a) ao processo, especialmente na fase pós-exigência/aguardando decisão.

No meu caso, o projeto de indeferimento anterior foi assinado pela Conservadora Adjunta Maria Leonor Baptista e Ferro Pereira, mas não sei se isso significa necessariamente que ela seja a decisora material final do processo.

Minha dúvida é: a assinatura no projeto de indeferimento ou em comunicações internas costuma indicar quem efetivamente acompanha/decide aquele processo, ou isso nem sempre corresponde à caneta decisória final?

Pergunta genuinamente técnica, sem qualquer juízo pessoal.

• @Tregina

Pelo que tenho conhecimento sim. Em geral vários oficiais de registo atuam pois eles fazer a "preparação", mas o conservador, que é quem decide, uma vez que pega o caso é o responsável por ele. Pode ser passado para outro, mas entendo que é uma exceção (quando o conservador aposenta, se afasta por um período longo etc).

• @ecoutinho bobrigada pela resposta, gostaria de te fazer mais 2 perguntas se vc me permitir e for so seu conhecimento ja que esta aqui a bem mais tempo que eu. Uma dúvida técnica para quem acompanha os fluxos da CRC Lisboa.

1- Se um processo já teve projeto de indeferimento assinado por determinada conservadora, depois houve resposta à exigência, e posteriormente a mesma conservadora reapreciou o caso/respondendo institucionalmente, isso normalmente significa que o processo permanece materialmente com essa mesma conservadora até à decisão final? Ou a reapreciação pode ocorrer e depois o processo voltar para alguma fila interna geral antes da decisão?

2 - Outra dúvida técnica para os mais experientes:

Quando a CRC responde que um processo está “aguardando decisão”, isso no fluxo prático costuma significar:

1. que já está efetivamente na mesa/carteira de um conservador específico aguardando assinatura; ou
    2. que ainda pode estar numa fila interna pré-decisória sem contacto material contínuo do conservador?

Pergunto apenas para compreender a tramitação prática.

• @Tregina

1- Se um processo já teve projeto de indeferimento assinado por determinada conservadora, depois houve resposta à exigência, e posteriormente a mesma conservadora reapreciou o caso/respondendo institucionalmente, isso normalmente significa que o processo permanece materialmente com essa mesma conservadora até à decisão final? Ou a reapreciação pode ocorrer e depois o processo voltar para alguma fila interna geral antes da decisão?

Em geral, a mesma conservadora vai reapreciar até a decisão final.

Quando a CRC responde que um processo está “aguardando decisão”, isso no fluxo prático costuma significar:

Geralmente quer dizer que está na "fila" ou na "caixa de entrada" do conservador no sistema para analisar/decidir.

• @ecoutinho

Obrigado pelo esclarecimento, te agradeço muito.

Posso fazer só mais uma pergunta técnica para entender melhor o fluxo?

Se um processo de neto teve a exigência integralmente cumprida há cerca de 1 ano, foi posteriormente reapreciado pela mesma conservadora responsável, e desde então permanece como “aguardando decisão”, isso no fluxo prático costuma significar apenas backlog normal da carteira daquele conservador, ou pode indicar algum tipo de retenção/espera interna específica antes do ato decisório?

Pergunto apenas para compreender se esse tipo de intervalo pós-reapreciação (vários meses) é algo que vocês consideram infelizmente normal dentro da CRC.

• @Tregina

Sim, é "normal" essa demora.

Não, não é possível dizer quanto tempo vai demorar, ou como é o trâmite interno. É uma caixa-preta.

Há processos que finalizam em poucas semanas depois de receberem os documentos. Outros, ficam paeados por meses e meses.

• @ecoutinho e demais amigos,

Suponha que dois irmãos já tenham protocolado o pedido de cidadania por descendência (via neto) com base na lei antiga e estejam aguardando a conclusão do processo. Os outros dois irmãos, que ainda não entraram com o pedido, seriam avaliados pela lei vigente caso decidissem ingressar ?

• @lvc_10

Sim, seriam, porque o processo deles chegaria à conservatória depois da entrada em vigor das alterações na lei. Ou seja, para eles, valeria a nova lei; as alterações já foram aprovadas e tornadas públicas no Diário da República.

• obrigado, @carlasimone !

• Bom dia a todos,

@LilaDias, uma curiosidade prática para entender melhor o fluxo da CRC Lisboa: como você identificou que a conservadora responsável pelo processo do seu pai é a Dra. Maria Leonor Baptista e Ferro Pereira? Foi porque ela assinou o projeto de exigência/indeferimento, alguma certidão de informação, ou por outra via do processo? Pergunto apenas para compreender como essa identificação costuma acontecer.

• Boa tarde, amigos. O que fazer com as novas exigências em processo de neto?

Doc. comprovativo do conhecimento da língua, cultura, história e cultura portuguesas

Conhecimento Direitos e Deveres Fundamentais       

Declaração de Adesão aos Princípios Fundamentais

• Boa noite a todos,

Pessoal, uma curiosidade prática para quem acompanha processos de netos já concluídos ou ainda aguardando decisão:

Após cumprimento integral de exigência, alguém aqui ficou aguardando decisão final por períodos longos (ex.: 12, 16, 18+ meses)?

Se sim, se se sentirem confortáveis em partilhar:

1. quanto tempo ficaram;
    2. se sabiam qual conservador(a) estava associado(a) ao processo.

Pergunto apenas para compreender padrões práticos de tramitação da CRC Lisboa.

• @Livemartins

Ninguém sabe ainda.

A lei foi publicada, e agora o governo tem 90 dias para regulamentar.

Em 2024 (se nao me engano), teve outra mudança na lei, que nunca chegou a ser regulamentada.

Então a minha aposta é que isso vai atrasar uns bons meses também.

Inclusive, o IRN tirou os formulários do ar, claramente com o objetivo de evitar que as pessoas continuem a dar entrada com novos pedidos.

Se voce já tem toda a documentação (pela lei antiga), eu recomendo enviar. E quando regulamentarem, vai descobrir o que está faltando. O pior que pode acontecer é você perder o dinheiro do envio.

Mas se você ainda não tem a documentação, acho melhor esperar a regulamentação - pode ser por exemplo que eles digam que a pessoa tem que fazer uma prova em Portugal (acho muuuito dificil que seja assim, mas, tá todo mundo completamente no escuro) e que isso inviabilize o pedido para você.

@Tregina

Isso mesmo, ela assinou o projeto como conservadora, é o que aparece no site.

• Tabela da CRC LISBOA atualizada para abril/2026.

Infelizmente o segmento NETOS/ADULTOS continua parado em FEVEREIRO/2022.

Estado serviço

abril de 2026

Articulado legal fundamento

Datas de análise (processos NOVOS) - OFICIAL REGISTOS

Quinzena

Mês

Ano

Art.º 2º

Análise no setor

outubro

2022

Art.º 3.1

Análise no setor (Oficial de registos)

novembro

2021

Decisão (Conservador de registos)

outubro

2021

Art.º 3.3

Análise no setor

março

2026

Art.º 4º

Análise no setor

abril

2026

Art.º 5º/29º

Menores – análise no setor

abril

2026

Maiores – análise no setor

abril

2026

Art.º 8º

Análise no setor

abril

2026

Art.º 30º

Análise no setor

abril

2026

Art.º 31º

Análise no setor

abril

2026

Base X/Art.º 18.6

Análise no setor

abril

2026

Art. 1.º, n.º 1, alínea c)

setembro

2025

(via transcrição)

fevereiro

2022

janeiro

2026

(via inscrição)

novembro

2023

Declarações de nascimento online (menor de 1 ano)

Análise no setor

abril

2026

Menores de 1 ano – análise no setor

abril

2026

Menores (restantes) - análise no setor

março

2026

(via consular)

agosto

2024

Art. 1.º, n.º 1, alínea d)

janeiro

2026

fevereiro

2022

Art. 6.º, n.º 1 (maiores)

Análise no setor

março

2024

Redistribuidos em nov-25 da CRC Amadora

março

2024

Redistribuidos em abr-26 da CRC Évora

janeiro

2023

Art. 6.º, n.º 2 (menores)

Análise no setor

abril

2026

Art. 6 º, n.º 3 (menores)

Análise no setor

abril

2026

Art. 6 º, n.º 4

Análise no setor

janeiro

2026

Art. 6 º, n.º 5

Análise no setor

outubro

2025

Art. 6.º, n.º 6 (maiores)

Informação/parecer ao GSEJ (Conservador de registos) - processos com competência não subdelegada no CD do IRN, IP

janeiro

2022

Art. 6.º, n.º 7 (maiores)

Análise no setor

junho

2021

Redistribuidos do Polo CRC Marinha Grande

março

2021

Redistribuidos do Polo CRC Matosinhos

maio

2021

Art. 6.º, n.º 8 (maiores)

Análise no setor

outubro

2023

Art. 6.º, n.º 9 (maiores)

Análise no setor

abril

2026

Ingresso de registos anteriormente existentes na Administração Portuguesa, ocorridos no Antigo Estado Português da Índia ao abrigo do disposto no Dec.-Lei n.º 249/77, de 24 de junho

outubro

2021

Ingresso de registos anteriormente existentes na Administração Portuguesa, ocorridos nas ex-colónias ao abrigo do disposto no Dec.-Lei n.º 249/77, de 24 de junho

Ex-colónias Africanas

janeiro

2023

Timor

janeiro

• Caros, aproveitando a thread.

A é português (nascido em Portugal); B (nascido no BR) é filho A; C (nascido no BR, menor de idade atualmente) é filho de B;

Preciso tirar nacionalidade para B e C.

Levando em conta as mudanças que ocorreram na legislação portuguesa e que começaram a vigorar este ano.

O melhor caminho seria:

1. Primeiro tirar a cidadania de B (formulário C1 - maior)

2. Então B se torna português (e C filho de português) e em seguida tiro a cidadania de C (formulário C1 - menor).

Esse seria o melhor caminho atualmente?

• @drhachmann

Esse método é o mais simples e garantido. Antes dessas mudanças podia mandar do menor C como neto junto com o do pai B, mas agora não sabemos como vai ficar.

• editado May 26

Bom dia, pessoal!

Mais alguem na etapa "para decisão" em Porto?

O processo do meu pai foi submetido em 22/12/21. Depois ele foi enviado de Lisboa para ACP.

Em 20/03/2026 teve a primeira movimentação para "em análise" e foi direto para Decisão. Desde então, mais espera...

Alguém tem noção de quanto tempo fica nessa etapa? Já vão fazer 5 anos de espera 😅

• Boa tarde, todos!

Estou com a documentação para dar entrada na transcrição de casamento dos meus avós maternos, mas observei que a data de nascimento do meu avô (23/12/1899) diverge da certidão de casamento (24/03/1900), os outros dados, ok! Os dados da minha avó estão corretos.

Pretendo fazer a transcrição no Consulado do Rio. Alguma sugestão diferente, considerando essa divergência? Seria melhor enviar para a ACP Porto?

Obrigada

• @DianaBandeira

Mande para a CRC Porto, que tende a ser mais leniente com divergências.

Informe-se de como está o atual processo de transcrição de casamento lá.

Se estiver tudo OK, eles vão mandar o link para o pagamento depois do envio dos documentos para Portugal.

https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registo-Civil-do-Porto

• @DianaBandeira

Antes de enviar, releia a certidao de batismo, pois pode ter duas datas, a do nascimento e a do batismo propriamente dito.

• Obrigada pelo retorno, @carlasimone e @eduardo_augusto!

A data de batismo também não é a mesma da data de nascimento que consta na certidão de casamento!

O que significa "Informe-se de como está o atual processo de transcrição de casamento lá", @carlasimone? Devo mandar email p eles, ou pesquisar aqui no Fórum como anda o processo? Parece que está mais demorado que no Rio, né?

Estou bem inclinada a enviar p o Consulado do RJ, e se não funcionar, mando p CRC Porto, já que o pgt só é feito após a checagem dos docs!

Sigamos!

• @DianaBandeira

Envie e-mail para eles para saber que documentos pedem, pois podem ser diferentes dos pedidos pelo consulado do RJ.

• Bom dia a Todos,

@ecoutinho , @LeoSantos , @carlasimone , os forirstas mais antigos, Qual foi o maior tempo que vocês já viram entre o cumprimento da exigência e a decisão final em processos de atribuição??????

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.