Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1843844845846847849»

Comentários

• LucassilvaLucassilva Member

Boa tarde a todos! Enviei documentos para CRC Lisboa para cumprimento de exigencias, sem, contudo, informar o processo. Há algum problema nisso?

• @Lucassilva

É dificil dar uma resposta precisa, porque nao é algo que muitas pessoas relatem.

Eles vao receber um envelope com documentos dentro.

É um processo novo, faltando documentos?

São documentos para responder uma exigência?

São documentos enviados por engano para a conservatória?

Pode demorar um tempo até eles decifrarem.

Envie um email para a conservatória indicando que mandou os documentos. Se enviou por DHL, voce sabe se ja foi entregue (às vezes informam até o nome do funcionario que recebeu) , informe a data que o documento chegou lá. Envie um print da tela de acomlanhamento.

Espere umas 2 a 3 semanas, ligue para a Linha Registo e pergunte.

Se começar a ficar muito ansioso, tem sempre a opção de enviar o documento novamente.

• @Lucassilva

Depende… Não conheço seu caso específico, mas o ponto que vc precisa avaliar é: o funcionário que abrir seu envelope vai conseguir identificar ao menos a quem se refere o processo simplesmente com algum dos documentos que vc enviou?!

Se a exigência foi por exemplo a certidão de nascimento ou um documento do requerente, vai ser fácil associarem o envelope ao pedido e não acredito que tenha problema, mas se o pedido for seu e chegar lá uma certidão do seu avô sem identificação alguma, pode ser que não consigam ligar os pontos e não acredito que vão gastar mais que 5 minutos tentando adivinhar.

• @ecoutinho me tire uma dúvida...

Meu pai está com processo de neto, entrada em Maio/2022. Ele é casado quase 40 anos com a minha mãe.

Tem alguma coisa que minha mãe possa fazer nesse momento para começar a pensar em tirar a cidadania dela ou deve aguardar o assento do meu pai?

• Sugiro ler a publicação hoje do site do IRN sobre a cidadania após a mudança da lei

• Ir para Conteúdo principal

Instituto dos Registos e do Notariado ⁄ Notícias do IRN ⁄ Pedidos de Nacionalidade submetidos online

Pedidos de Nacionalidade submetidos online

O IRN informa que, para efeitos de aplicação das alterações à Lei da Nacionalidade, será considerada a data de submissão do pedido na plataforma online.

07 mai 2026, 17:32

IRN

Nacionalidade

Partilhe

Facebook

Twitter

LinkedIn

Bandeira de Portugal

Nos últimos dias, as plataformas de serviços online do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) registaram níveis de utilização muito elevados, verificando-se um aumento significativo do número de pedidos de nacionalidade submetidos através do canal online, na sequência da anunciada alteração à Lei da Nacionalidade.

Devido a esta afluência extraordinária de acessos, poderão ocorrer constrangimentos técnicos no processamento subsequente ao pedido.

Compreendendo que esta situação possa causar transtorno e preocupação aos requerentes de nacionalidade portuguesa e aos respetivos mandatários, o IRN informa que, para efeitos de aplicação das alterações à Lei da Nacionalidade, será considerada a data de submissão do pedido na plataforma online.

O IRN está a desenvolver todos os esforços necessários para assegurar a normalização do funcionamento dos sistemas informáticos e minimizar os constrangimentos verificados.

Partilhe

Facebook

Twitter

LinkedIn

Ver todas as notícias

Linha Registo

211 950 500

Linha Cartão de Cidadão

210 990 111

Mapa do Site

Avisos Legais

Declaração de Acessibilidade

• editado May 8

@lvc_10

Tem alguma coisa que minha mãe possa fazer nesse momento para começar a pensar em tirar a cidadania dela ou deve aguardar o assento do meu pai?

Sendo prático, a única coisa que dá para fazer no momento é ir se planejando, verificar se sabe em quais cartórios estão registrados o casamento e o nascimento dela, emitir um Rg (na verdade CIN) atualizada caso o RG dela esteja antigo, aproveitar o tempo para ir juntando aos poucos o dinheiro para pagar a taxa de 120€ da transcrição e a de 250€ do pedido de cidadania, se ela em algum momento da vida tiver morado fora do Brasil pode já ir se informando como pedir antecedentes criminais e apostilar nesse país, coisas assim.

A pergunta chave é: faça de conta que o assento do seu pai saiu hoje. Ela saberia tudo que precisa e teria à mão, ou conseguiria tudo facilmente, para em poucos dias enviar dois envelopes ao mesmo tempo: um para Liboa com o pedido de cidadania e outro para o consulado do RJ transcrever o casamento? Ou teria que descobrir onde está registrada a certidão X, como faço para emitir o documento Y; puxa, meu RG está antigo, preciso descobrir como faz para tirar um novo; puxa não me planejei para esse gasto preciso esperar uns meses para juntar dinheiro etc.

Use a demora do IRN a seu favor: aproveite a longa espera para pesquisar como fazer e se organizar tanto no planejamento quanto financeiramente.

• O IRN podia era esclarecer sobre os pedidos por correio qual a data relevante, se a data de entrega do envelope ou se a data de submissao no sistema para efeitos de aplicaçao da nova lei.

• Espero que essa corrida mencionada no link do IRN que @Jlvc2022 colocou não seja do mesmo tamanho que a causada pela corrida quando houve a mudança da legislação para sefarditas em 2022.

Lembro que foi mencionado que a ACP chegou a receber até 3000 pedidos em um dia.

Curioso em saber que tipo de artigo deve estar contribuindo mais para a corrida: tempo de residência? cônjuges? netos?

• BrunomdcBrunomdc Member

Boa noite pessoal!

Processo de 1D(Neto), 55 anos, CRC.

Submetido: 27/06/22

Vi que houve movimentação de 04/22, procede a informação?

Eu tinha expectativas desse processo concluir por volta de Setembro deste ano.. É por aí?

Obrigado!

• @CarlosASP

Minha aposta é que são processos por tempo de residência, por conta do aumento dos prazos.

• @brunommdc, acho sua previsão muito otimista. Lisboa acabou de começar a analisar fevereiro de 22, sendo que levam alguns meses para avançar um mês. Pra finalizar o seu em setembro tinham que analisar 1 mês a cada mês, chuto que demore quase 1 ano ainda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.