Dupla cidadania em uniao de facto

2»

Comentários

• Processo de nacionalidade de fevereiro/2022 por união estável foi indeferido hoje pelo reconhecimento de sentença estrangeira ter sido feita pelo tribunal da relação e não pelo tribunal Cível. Prazo de recurso de 30 dias úteis dilatáveis à mais 30 dias.

Alguém poderia dar uma sugestão? Possível recorrer com advogado? União estável desde 2017, decretado pela vara de família do Brasil em 2021 e homologado pelo tribunal da relação fim de 2021.

Caso seja necessário posso postar o texto inteiro, mas acho que vai levar diversos posts por ser longo.

• @RgsCunha

Crisarti agradeço suas explicações. Irei em breve iniciar o processo de reconhecimento da minha esposa.

Atenção! Em Portugal as pessoas tendem a ser mais "precisas" com o vocabulário. Você corre o risco de confundir o advogado se falar em "esposa", já que esse termo se refere à mulher casada. Entendo que se trata aqui de uma união estável. Aqui no Brasil a gente diz que é esposa, mas "legalmente", não é.

• @Luly

Eu sinto muito em saber que depois de toda essa espera vc teve um projeto de indeferimento. Eu entendo que o seu caso necessariamente precisa da assistência de um advogado especializado que atue em Portugal. No seu lugar, eu conversaria com um da minha confiança imediatamente.

Imagino que quando você homologou a união estável o advogado que homologou a sentença sabia que seu objetivo era um pedido de cidadania. Já conversou com ele para entender o que aconteceu ou o que é possível fazer?

• @ecoutinho : Sim conversei com ele, me respondeu que em 2021 quando fez o reconhecimento era assim, e que o problema começou a existir em 2022. Como submeti sozinha o pedido, ele se exime das mudanças ocorridas no período.

@Crisarti Sei que no forum não são permitidos indicações de advogados/empresas, mas depois dessa, me sinto totalmente insegura. Será que você poderia me recomendar o contato da advogada que orientou ADEQUADAMENTE seu processo? (Eis meu e-mail lulyfashion3000@gmail.com para não ferirmos o regulamento do fórum). Caso alguém mais tenha recomendação de alguém para fazer o recurso neste caso específico, tb aceito.)

Boa sorte a todos que estão tentando por esse artigo!!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.