Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1417418419421423

Comentários

• Um dos casos é de 3 de novembro de 2021, e aprovaram.

• @jpc, a fila não é única, cada conservador tem a sua própria fila e a sua própria velocidade de análise, então é normal essa diferença entre os processos. Esse caiu no conservador mais rápido, mas ainda deve ter processos de setembro na mão de um conservador mais lerdo.

• Acho que a única maneira de agilizar os processos dos art 3.1 se houvesse outra conservatória que faça a mesma análise do CRC Lisboa. Deveria ter no Porto também que é uma vergonha 🙄

• Olá a todos.

Meu processo foi recebido em Lisboa no dia 07/12/2024, porém, só me foi enviada a senha em 24/09/2025. Ao consultar, a data de submissão está 24/09/2025. Isso significa que esses 9 meses foram perdidos? Já enviei email perguntando, mas não obtive resposta.

Muito obrigada a quem puder esclarecer.

• @KCM não entendi os 9 meses perdidos?

Pense o seguinte: se eles receberam o seu processo, de forma completa e sem possibilidade de exigência, no dia 07/12/2024 e enviassem a senha nesse mesmo dia ou ainda não enviasse a senha até a presente, em nada mudaria a sua análise, considerando a contagem, em regra, está relacionada a data do recebimento. Já percebemos, no entanto, que não é tão literal, mas geralmente eles respeitam o período de 1 a 3 meses. Não costuma muito passar desse tempo em relação aos processos do mesmo dia. Contudo, temos que levar em consideração que alguns processos exigem um cuidado maior e pode levar um pouco mais de tempo.

O importante que vc deve saber que, se a pessoa recebeu a senha 1 ano antes de vc, pouco importa caso ele não tenha entregue no mesmo período. O que manda, o que importa, é a data do recebimento.

• @KCM

Nada foi perdido. O que interessa é a data em que os documentos chegaram na conservatória, não a que consta como "submetido" no sistema, que é a data da criação do número do processo e da senha.

• Pelos vistos voltou a parar, ja alguns dias que nao ha reporte de um processo concluído

• Boa tarde

Estou iniciando o processo de nacionalidade de meu esposo (eu já tenho a cidadania e somos casados há 25 anos). Estou com dúvidas no preenchimento do formulário Modelo 3, no quadro 5 - Dados para restituição. Pretendo fazer o pagamento por cartão. O que devo colocar, então, nesse quadro 5?

Agradeço se puderem me ajudar.

• editado March 27

@Angela_cristina

Esses dados para restituição são opcionais. Eles só restituem parte do valor em caso de desistência do processo, e só fazem o crédito se a conta bancária for domicilidada em Portugal, ou seja, a menos que você tenha conta bancária em Portugal, deixe em branco.

Se tiver conta lá, basta preencher seus dados bancários (IBAN, SWIFT etc)

• Aguardando...esse é o meu processo. Eu casei em 2007 e só pedi em 2021, que besteira. Mas espero que saia logo.

• Muito obrigada, @ecoutinho .

• @Destefano e @ecoutinho Agradeço pelas respostas. Na altura em que enviei, foi por sugestão do IRN da minha cidade, onde conferiram e disseram que estava tudo dentro das exigências, mas que seria mais rápido enviar diretamente para Lisboa. Assim o fiz, mas a senha demorou tanto que, quando vi a data de submissão, me preocupei se este seria analisado futuramente como um processo de dezembro/24 ou de setembro/25.

Fico mais tranquila com as respostas.

• @ecoutinho

“Se tiver conta lá, basta preencher seus dados bancários (IBAN, SWIFT etc)”

O que acaba não fazendo o menor sentido, né? Porque esses dados são justamente para transferência internacional.

• editado March 30

@Destefano

Exatamente! Não faz sentido algum, mas como diria Xicó: “Só sei que foi assim!” 😉

Uma curiosidade: Não sei como funciona em outros países da UE, mas na Irlanda quando se trata do sistema bancário tradicional as pessoas usam o IBAN nas transações locais, como transferir dinheiro de uma pessoa para outra, pagar contas etc. É curioso pois em teoria o sistema SWIFT/IBAN é justamente para transferências internacionais rsrs. A tendência é mudar pois os grandes bancos, preocupados com o crescimento do Revolut, se juntaram e criaram há cerca de um mês um sistema de pagamentos chamado Zippay que tenta imitar o PIX, mas ainda é muito incipiente.

Em PT sei que o mais comum é usarem a referência Multibanco para pagamentos locais. Não sei o resto da UE como é no dia a dia.

• @ecoutinho o problema é que em Portugal eles só respondem o que eles sabem. E ok. Agora, se vai facilitar a vida dos outros, mas vai dificultar a vida deles, meio que rola um problema e eles não vão procurar saber.

Uma vez, eu queria fazer um curso na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e foi um sufoco para pagar a propina (inscrição), porque o pagamento era só pelo Multibanco, que seria o equivalente ao nosso pix, pois é uma forma de interligar os bancos portugueses, possibilitando efetuar transferências de forma simples, mas não tão simples como é o Pix, podendo ser feito através do app MB Way.

Voltando para a minha saga, depois de muito implorar, a responsável pela secretaria me enviou os dados e para meu desespero, aí era o Wise que estava me impedindo de enviar o dinheiro e tal. Depois de reclamações, consegui efetuar a transferência.

Isso tudo para dizer que deve ser possível sim receber, mas para evitar que as pessoas desistam e eles tenham mais trabalho, considerando boa parte das pessoas que estariam nessa situação de não poder usar o MB, estariam fora do país, com isso, meio que é um problema a menos para eles.

• Bom dia, pessoal! Alguém de setembro de 2021 ainda aguardando o processo ser aprovado?

• Olá pessoal,

O meu pedido é de fevereiro de 2023 e estou a ver esta mensagem. Isso também está a acontecer com vocês?

A senha xxxx não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo.

Verifique que digitou a sua senha corretamente.

Caso não encontre o seu processo dirija-se à conservatória onde entregou o seu pedido. Na Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, sem marcação prévia é possível obter a sua senha de acesso.

• velososvelosos Member

Oi @djathens, está acontecendo comigo também.

Meu processo é de Outubro/2023

• Aqui também

• @djathens isso não é novidade. Já aconteceu inumeras vezes. Inclusive no ano passado e antes ainda. É um mero problema momentaneo no sistema. Nada com relação a processo especifico

• Depois de tanto stress, denúncias, e-mails, tempo jogado no lixo, impostos altos pagos e x3 n0 f0 b1a extrema, aqui encerra uma das lutas da vida.

• Parabéns @diegomendes23 . Se possível, atualizar a planilha.

• williamrodrwilliamrodr Member
    editado April 1

@diegomendes23

Até que enfim Diego, parabéns por sua conquista.

O processo da minha esposa que eu acompanho há 4 anos e 5 meses (quase) foi submetido em 08/11/2021 e acredito que em breve estarei postando o resultado aqui como vc fez e também estarei atualizando a planilha.

Uma pergunta : eles pediram (exigência) que você providenciasse um novo atestado de antecedentes criminais? Pergunto isso porque o processo da minha nora, caiu em exigência e eles solicitaram esse atestado (que é facilmente emitido na internet)

Ela forneceu o atestado imediatamente (1 dia) e consta no site de consulta do andamento que a exigência foi cumprida. O processo dela é de 27/10/2021, mas até agora não foi concluído…

Boa noite e Parabéns mais uma vez pela conquista!

• Solange4Solange4 Member

Parabéns @diegomendes23 . Processo de outubro

• @williamrodr

Não me pediram outros documentos.

• @KCM realmente seu raciocínio está certo ,uma vez eu mandei um e-mail perguntando, se o processo conta quando chega na conservatória ou quando é inserido no sistema, eles me responderam que é quando o processo é submetido ,bom foi essa resposta que eu tive por email da Acp do Porto.

Ate bati o print e na época postei no Facebook.

• Meus caros também estou numa situação debilitada com os serviços de nacionalidade tenho processo de 02/2022 de minha esposa brasileira, já cheguei está em incumprimento legal, AIMA/ IRN não fazem agendamento para renovação cartão de residência por casamento que finalizou em 02/2024 com o processo em andamento, como cidadão português toda esta fantochada ainda piorou com IA QUE DE UMA INTELIGÊNCIA ZERO, não ajudou em nada esta tudo na mesma e só uma conservatória em Lisboa processa os processos de casamento e toda a informação via NET não é credível

• @Moises_Fonseca

Eu estava na mesma situação da vossa esposa, só consegui agendamento na AIMA após uma reclamação que meu marido fez para a provedoria de justiça. Após o data do atendimento na AIMA, demorou 1 mês para chegar minha residência nova, mas tenho certeza que foi comunicação da provedoria porque eu já estava a mais de 1 ano a tentar agendamento. Aconselho-vos a fazer o mesmo.

• Meu processo faz Aniversario amanha tenho que lhe comprar um bolo e uma vela de 4 anos ou 1461 dias 😂

• @Moises_Fonseca acho que a AI não é para todos os processo, acredito que seja apenas para os processo mais fáceis, como os de filhos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.