Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1825826827828829831»

Comentários

  • @Regiani Scharlack

    Olhando por alto (estou viajando) me parece que está faltando o documento de identidade dos pais (rg/passaporte) apostilado.


    Note que no processo de menores, os dois pais devem assinar o formulário e reconhecer por autenticidade (exceto no caso da criança não ter um dos pais, ou guardião legal, etc)


    Como já dito, siga o guia.


    Boa sorte

  • Boa noite a todos!

    @Lucork e @rjunqueira acho que vou botar também o sapatinho da minha esposa na árvore,

    Que sabe o Natal chega mais cedo para ela também!

    @rjunqueira Parabéns!

  • @antonio18 , obrigado! Tem que ter fé mesmo! Já tinha quase desistido que algo aconteceria esse ano. Boa sorte no seu processo, tenho certeza de que muito em breve você e a sua esposa terão ótimas notícias também!

  • Feliz Natal a todos!!!

  • @antonio18 Feliz Natal


    Feliz Natal a todos

  • Feliz natal a todos. Abraços !!!

  • Passei aqui para desejar a todos do Forum um Feliz Ano Novo e que o ano de 2026 que se aproxima, possa trazer novos ventos que impulsione os Conservadores e Oficiais de Registros a analisarem mais diligentemente todos os processos que NÃO dependam de análises externas.

    Desde já agradeço a todos que compartilharam por aqui em 2025 ,suas dúvidas, opiniões e vitórias, e assim nos ajudaram a diminuir nossas angústias e frustrações.

    Deus abençoe a todos nós!

  • @todos feliz 2026

    Que esse ano todos realizem seus sonhos principalmente da nacionalidade

  • Feliz ano novo pessoal


    Que 2026 seja repleto de realizações

  • Concluído processo de neto da minha mãe 

    Entrada 14/05/21

    Exigência 30/10/24

    Resposta da exigência 27/01/25

    Conclusão 07/01/26


    Obrigado a todos do grupo, sem vocês seria impossível. Agora seguirei com meu pedido como filho.


    Sobre a exigência: Tinha um mandado judicial feito em 1952, para retificar o nome do português na certidão do filho, mas o mandado não existe mais, não encontraram, daí tive que pedir a troca do português já que, os dois avós eram portugueses, feito o pedido da troca tive que enviar formulário novo, e documentos do outro português como assento de nascimento e assento de casamento. A conservadora aceitou e concluiu.@acard08

  • @Will_osugui Muito obrigado e boa sorte em seu processo.

    Feliz 2026 para todos!

  • Boa noite a todos!

    @Will_osugui Parabéns pela conquista da sua mãe!

    Foi uma batalha hercúlea!

    Agora começará a sua!

    Perseverar sempre, desistir JAMAIS!!!!

    Abs

  • Boa tarde a todos!!!

    H9je o processo de Atribuição de Nacionalidade para Netos de minha esposa, inserido na planilha do Forum de Cidadania com o Nº 50XXX-2022, recebido na CRC-Lisboa em 10/01/2022 (ainda em análise por lá), completa exatos 04 anos (1461 dias e contando), paralisado na Bolinha 1- Recebido.

    E pensar que quando ela obtiver o Deferimento do processo dela, poderei iniciar o meu processo pelo Casamento (se até lá nenhum gênio não inventar em mudar a Lei).

    Só com muita FÉ em Deus!

    Abs

  • @antonio18, achei que o do meu pai estava demorando, mas pelo jeito vai mais adiante. 5 anos começa a dar ar de média.

    Entramos com o processo do meu pai em 11/04/2022 e até o momento está na bolinha 1.

    Se tudo der certo, 2028 estou com minha cidadania, para iniciar o processo de minha esposa pelo casamento. E como vc disse, "se até lá nenhum gênio não inventar em mudar a Lei"

  • @antonio18 sua esposa tem mais de 75 anos?

  • @ecoutinho @guedesmarcia @LeoSantos @OrlandoBraga

    Muito obrigada pela resposta, pessoal!

    Não sei se lembram do caso que postei e vocês responderam: o cartório alegou não ter mais a certidão de nascimento do filho do português. A certidão foi então reconstituída judicialmente, mas sem grandes informações sobre o registro original:


    Nesse meio tempo, conforme sugeriram, a interessada (neta do português) retornou ao colégio onde o pai estudou e conseguiu uma cópia da certidão que ele apresentou quando se matriculou:

    Com os dados, ao entrar em contato com o cartório, mais uma vez a resposta foi de que não possuem mais o registro:

    A cópia do registro que o colégio apresentou ajuda em algo?

  • @jsc1988

    Recomendo você não tratar esse assunto por whatsapp com o cartório pois provavelmente estará tratando apenas com um atendente que está te apresentando o caminho mais fácil ao cartório, mas que vai te causar problemas.

    Minha recomendação é que converse com o tabelião (o "dono do cartório") diretamente. Independente de o registro ser restaurado (seja por via administrativa ou judicial) você precisa que seja emitida uma cópia do assento original no livro, esteja no estado em que estiver (deteriorado, rasgado, faltando pedaço, vandalizado, não interessa...). Explique que mesmo que o registro seja restaurado eles pedem para ver uma imagem do registro original danificado no livro em adição ao registro reconstituído. Caso ele esteja resistente em emitir isso, peça o contato do juiz corregedor responsável pelo cartório e se for o caso faça uma denúncia.

    A cópia do registro que o colégio apresentou ajuda em algo?

    Entendo que ajuda o cartório a reconstituir o registro, mas para uso no processo de nacionalidade entendo que não pois é uma certidão de breve relato e não uma reprográfica do assento no livro.

    @eduardo_augusto @LeoSantos @andrelas alguma sugestão a acrescentar?

  • @ecoutinho @jsc1988 a instrução dada pelo colega está correta. Nestes casos, sempre que possível é bom ir pessoalmente ao cartório e falar com o tabelião responsável (ou seja, o dono do cartório)


    Seja educado, porém explique que Portugal exige que a certidão seja expedida desta forma, ou seja, mediante cópia reprográfica do registro original, ainda que esteja deteriorado, etc...


    Uma arma secreta que quase sempre funciona, é fazer um requerimento formal e falar que quer suscitar dúvida ao juiz corregedor.


    Boa sorte

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.