Olhando por alto (estou viajando) me parece que está faltando o documento de identidade dos pais (rg/passaporte) apostilado.
Note que no processo de menores, os dois pais devem assinar o formulário e reconhecer por autenticidade (exceto no caso da criança não ter um dos pais, ou guardião legal, etc)
@antonio18 , obrigado! Tem que ter fé mesmo! Já tinha quase desistido que algo aconteceria esse ano. Boa sorte no seu processo, tenho certeza de que muito em breve você e a sua esposa terão ótimas notícias também!
Passei aqui para desejar a todos do Forum um Feliz Ano Novo e que o ano de 2026 que se aproxima, possa trazer novos ventos que impulsione os Conservadores e Oficiais de Registros a analisarem mais diligentemente todos os processos que NÃO dependam de análises externas.
Desde já agradeço a todos que compartilharam por aqui em 2025 ,suas dúvidas, opiniões e vitórias, e assim nos ajudaram a diminuir nossas angústias e frustrações.
Obrigado a todos do grupo, sem vocês seria impossível. Agora seguirei com meu pedido como filho.
Sobre a exigência: Tinha um mandado judicial feito em 1952, para retificar o nome do português na certidão do filho, mas o mandado não existe mais, não encontraram, daí tive que pedir a troca do português já que, os dois avós eram portugueses, feito o pedido da troca tive que enviar formulário novo, e documentos do outro português como assento de nascimento e assento de casamento. A conservadora aceitou e concluiu.@acard08
H9je o processo de Atribuição de Nacionalidade para Netos de minha esposa, inserido na planilha do Forum de Cidadania com o Nº 50XXX-2022, recebido na CRC-Lisboa em 10/01/2022 (ainda em análise por lá), completa exatos 04 anos (1461 dias e contando), paralisado na Bolinha 1- Recebido.
E pensar que quando ela obtiver o Deferimento do processo dela, poderei iniciar o meu processo pelo Casamento (se até lá nenhum gênio não inventar em mudar a Lei).
@antonio18, achei que o do meu pai estava demorando, mas pelo jeito vai mais adiante. 5 anos começa a dar ar de média.
Entramos com o processo do meu pai em 11/04/2022 e até o momento está na bolinha 1.
Se tudo der certo, 2028 estou com minha cidadania, para iniciar o processo de minha esposa pelo casamento. E como vc disse, "se até lá nenhum gênio não inventar em mudar a Lei"
Não sei se lembram do caso que postei e vocês responderam: o cartório alegou não ter mais a certidão de nascimento do filho do português. A certidão foi então reconstituída judicialmente, mas sem grandes informações sobre o registro original:
Nesse meio tempo, conforme sugeriram, a interessada (neta do português) retornou ao colégio onde o pai estudou e conseguiu uma cópia da certidão que ele apresentou quando se matriculou:
Com os dados, ao entrar em contato com o cartório, mais uma vez a resposta foi de que não possuem mais o registro:
A cópia do registro que o colégio apresentou ajuda em algo?
Recomendo você não tratar esse assunto por whatsapp com o cartório pois provavelmente estará tratando apenas com um atendente que está te apresentando o caminho mais fácil ao cartório, mas que vai te causar problemas.
Minha recomendação é que converse com o tabelião (o "dono do cartório") diretamente. Independente de o registro ser restaurado (seja por via administrativa ou judicial) você precisa que seja emitida uma cópia do assento original no livro, esteja no estado em que estiver (deteriorado, rasgado, faltando pedaço, vandalizado, não interessa...). Explique que mesmo que o registro seja restaurado eles pedem para ver uma imagem do registro original danificado no livro em adição ao registro reconstituído. Caso ele esteja resistente em emitir isso, peça o contato do juiz corregedor responsável pelo cartório e se for o caso faça uma denúncia.
A cópia do registro que o colégio apresentou ajuda em algo?
Entendo que ajuda o cartório a reconstituir o registro, mas para uso no processo de nacionalidade entendo que não pois é uma certidão de breve relato e não uma reprográfica do assento no livro.
@ecoutinho@jsc1988 a instrução dada pelo colega está correta. Nestes casos, sempre que possível é bom ir pessoalmente ao cartório e falar com o tabelião responsável (ou seja, o dono do cartório)
Seja educado, porém explique que Portugal exige que a certidão seja expedida desta forma, ou seja, mediante cópia reprográfica do registro original, ainda que esteja deteriorado, etc...
Uma arma secreta que quase sempre funciona, é fazer um requerimento formal e falar que quer suscitar dúvida ao juiz corregedor.
@jsc1988@ecoutinho@LeoSantos , concordo com ambos os colegas. O "não temos o registro" você já tem. Indo lá e explicando pessoalmente à autoridade do cartório (que, inclusive, tem a obrigação legal da guarda dos documentos) pode ser que você consiga uma alternativa ou uma história diferente ("o registro existe mas está em mau estado"). Você ter uma cópia do registro original (como você conseguiu na escola, ainda que em forma resumida) é de grande ajuda.
Se isso não der certo, pode tentar "escalar" as coisas, desde procurar a corregedoria até mesmo tentar judicialmente que eles emitam algum documento confirmando que esse registro existiu mas foi perdido. Um colega do forum, há pouco tempo, conseguiu uma declaração de uma cúria (era um documento religioso) de que um documento que encontrou no Familysearch era real, embora o original houvesse sido destruído, e com isso conseguiu ao menos dar entrada no processo (se isso vai funcionar lá na frente, só esperando pra ver).
Fico contente que a ideia que passei tenha surtido efeito, mas vamos tentar melhorar ....
Esse documento que vc juntou (certidão que estava arquivada na escola) vc o pegou em mãos ou mandaram cópia a vc por foto escane, etc...
Bem, pergunto pois está me parecendo um documento original e não cópia simples.
Sendo original vc poderá fazer varias copias autenticas ( para reserva futura) é muito barato e vale a pena.
Com um documento original mais uma cópia reprográfica do livro, mesmo que em estado ruim, acredito que suas chances perante o titular do cartório serão melhores e se mesmo assim ele se recusar em lhe ajudar, com esse documento em maos vc certamente terá excelentes chances via judicial para restauração do registro originário.
Se este doc não for original, vc tem outras escolas que ele frequentou que provavelmente tenha a referida certidão e ainda o exercito brasileiro ou outra instituição militar que ele tenha se alistado.
Fico a disposição e com muita paciência, pois em 5 meses, completarei 5 anos de espera....... meu pedido de atribuição a netos é de junho de 2021 e não tive nenhuma exigência..... aguardando.....
Olá a todos! Alguém aqui já entrou com o processo [removido]? Meu processo está parado a quase 1 ano desde que entreguei os documentos pedidos pela exigência. Já enviei emails mas não me respondem.
@CintiaHS é proibido mencionar estes profissionais aqui @Admin
Só pra constar, na minha opinião estes processos são um grande desperdício de dinheiro. Basta ver os julgamentos dos tribunais administrativos de Portugal - TCAS e outros.
Concordo contigo. Para mim parece mais uma forma que as consultorias encontraram para arrancar um dinheiro a mais das pessoas que estão angustiadas (com razão) com os prazos dilatados. No final do dia estão apenas entupindo os tribunais portugueses com ações judiciais que mesmo quando o juiz dá uma sentença favorável, vai cair na mesma conservatória para executar e na prática vai para uma fila e levar o mesmo tempo. Na minha opinião é um placebo, só que jurídico.
Vimos isso acontecer com a AIMA recentemente e o resultado foi exatamente esse: muito barulho para nada.
A propósito: essa onda de ações judiciais em PT fez os prazos do judiciário aumentarem muito. Tenho um processo no TR de Lisboa que era para ter sido concluído, no pior caso, em setembro do ano passado, que ainda não concluiu e está sem previsão e não tem o que fazer.
@ecoutinho eu acompanho com certa frequência, as decisões do TCAS (Tribunal Administrativo que julga os processos de Lisboa em Segunda Instância) e do Supremo Tribunal PT (Não confundir com Tribunal Constitucional).
Do que eu vejo ali, tiro as seguintes conclusões:
- Esse "novo" processo que os escritórios e assessorias "descobriram" é (salvo engano) o que se chama de protesto para garantia de direitos fundamentais.
- Realmente tem havido um número muito grande desses processos nos tribunais.
- Nos julgamentos, os tribunais demonstram ter ciência de que os prazos no IRN estão estourados além do razoável.
- Porém, eles concluem que a solução não é abarrotar o judiciário, é responsabilidade do governo tomar providências que resolvam o problema para todos.
- Eventualmente, em alguns casos excepcionalissimos, eles concedem a urgência, porém isso é raríssimo, diria que acontece em menos de 5% dos casos.
- O IRN tem um jurídico fortíssimo, eles recorrem literalmente de tudo, até a última instância (acho que justamente para não abrir precedentes).
Dito isso, a minha conclusão sobre esses casos é que: se a pessoa tem realmente um caso excepcional, procure um advogado e busque a justiça. Tenha ciência que o IRN vai recorrer e pode demorar uns 2 anos até que você tenha uma resposta definitiva.
Pra todos os outros casos (ou seja, demora "normal", idosos, etc), não vale a pena, é gastar dinheiro a toa.
O exemplo que você deu foi perfeito, caso da AIMA. O Tribunal de tanto receber estes processos, deu uma ordem para a AIMA resolver os 400mil processos pendentes em 90 dias, sob pena de multa pessoal até pros dirigentes. O que aconteceu? Nada
Nós temos que ter em mente, que uma dezena de conservadores não vão resolver um backlog de meio milhão de processos em curto tempo, simplesmente não vai acontecer por impossibilidade física mesmo.
É algo que só se resolve com a política, e a tendência não é nada favorável para nós, infelizmente.
Comentários
@Regiani Scharlack
Olhando por alto (estou viajando) me parece que está faltando o documento de identidade dos pais (rg/passaporte) apostilado.
Note que no processo de menores, os dois pais devem assinar o formulário e reconhecer por autenticidade (exceto no caso da criança não ter um dos pais, ou guardião legal, etc)
Como já dito, siga o guia.
Boa sorte
Boa noite a todos!
@Lucork e @rjunqueira acho que vou botar também o sapatinho da minha esposa na árvore,
Que sabe o Natal chega mais cedo para ela também!
@rjunqueira Parabéns!
@LeoSantos obrigada!!!
@antonio18 , obrigado! Tem que ter fé mesmo! Já tinha quase desistido que algo aconteceria esse ano. Boa sorte no seu processo, tenho certeza de que muito em breve você e a sua esposa terão ótimas notícias também!
Feliz Natal a todos!!!
@antonio18 Feliz Natal
Feliz Natal a todos
Feliz natal a todos. Abraços !!!
Passei aqui para desejar a todos do Forum um Feliz Ano Novo e que o ano de 2026 que se aproxima, possa trazer novos ventos que impulsione os Conservadores e Oficiais de Registros a analisarem mais diligentemente todos os processos que NÃO dependam de análises externas.
Desde já agradeço a todos que compartilharam por aqui em 2025 ,suas dúvidas, opiniões e vitórias, e assim nos ajudaram a diminuir nossas angústias e frustrações.
Deus abençoe a todos nós!
@todos feliz 2026
Que esse ano todos realizem seus sonhos principalmente da nacionalidade
Feliz ano novo pessoal
Que 2026 seja repleto de realizações
Concluído processo de neto da minha mãe
Entrada 14/05/21
Exigência 30/10/24
Resposta da exigência 27/01/25
Conclusão 07/01/26
Obrigado a todos do grupo, sem vocês seria impossível. Agora seguirei com meu pedido como filho.
Sobre a exigência: Tinha um mandado judicial feito em 1952, para retificar o nome do português na certidão do filho, mas o mandado não existe mais, não encontraram, daí tive que pedir a troca do português já que, os dois avós eram portugueses, feito o pedido da troca tive que enviar formulário novo, e documentos do outro português como assento de nascimento e assento de casamento. A conservadora aceitou e concluiu.@acard08
@Will_osugui Muito obrigado e boa sorte em seu processo.
Feliz 2026 para todos!
Boa noite a todos!
@Will_osugui Parabéns pela conquista da sua mãe!
Foi uma batalha hercúlea!
Agora começará a sua!
Perseverar sempre, desistir JAMAIS!!!!
Abs
Boa tarde a todos!!!
H9je o processo de Atribuição de Nacionalidade para Netos de minha esposa, inserido na planilha do Forum de Cidadania com o Nº 50XXX-2022, recebido na CRC-Lisboa em 10/01/2022 (ainda em análise por lá), completa exatos 04 anos (1461 dias e contando), paralisado na Bolinha 1- Recebido.
E pensar que quando ela obtiver o Deferimento do processo dela, poderei iniciar o meu processo pelo Casamento (se até lá nenhum gênio não inventar em mudar a Lei).
Só com muita FÉ em Deus!
Abs
@antonio18, achei que o do meu pai estava demorando, mas pelo jeito vai mais adiante. 5 anos começa a dar ar de média.
Entramos com o processo do meu pai em 11/04/2022 e até o momento está na bolinha 1.
Se tudo der certo, 2028 estou com minha cidadania, para iniciar o processo de minha esposa pelo casamento. E como vc disse, "se até lá nenhum gênio não inventar em mudar a Lei"
@antonio18 sua esposa tem mais de 75 anos?
@ecoutinho @guedesmarcia @LeoSantos @OrlandoBraga
Muito obrigada pela resposta, pessoal!
Não sei se lembram do caso que postei e vocês responderam: o cartório alegou não ter mais a certidão de nascimento do filho do português. A certidão foi então reconstituída judicialmente, mas sem grandes informações sobre o registro original:
Nesse meio tempo, conforme sugeriram, a interessada (neta do português) retornou ao colégio onde o pai estudou e conseguiu uma cópia da certidão que ele apresentou quando se matriculou:
Com os dados, ao entrar em contato com o cartório, mais uma vez a resposta foi de que não possuem mais o registro:
A cópia do registro que o colégio apresentou ajuda em algo?
@jsc1988
Recomendo você não tratar esse assunto por whatsapp com o cartório pois provavelmente estará tratando apenas com um atendente que está te apresentando o caminho mais fácil ao cartório, mas que vai te causar problemas.
Minha recomendação é que converse com o tabelião (o "dono do cartório") diretamente. Independente de o registro ser restaurado (seja por via administrativa ou judicial) você precisa que seja emitida uma cópia do assento original no livro, esteja no estado em que estiver (deteriorado, rasgado, faltando pedaço, vandalizado, não interessa...). Explique que mesmo que o registro seja restaurado eles pedem para ver uma imagem do registro original danificado no livro em adição ao registro reconstituído. Caso ele esteja resistente em emitir isso, peça o contato do juiz corregedor responsável pelo cartório e se for o caso faça uma denúncia.
A cópia do registro que o colégio apresentou ajuda em algo?
Entendo que ajuda o cartório a reconstituir o registro, mas para uso no processo de nacionalidade entendo que não pois é uma certidão de breve relato e não uma reprográfica do assento no livro.
@eduardo_augusto @LeoSantos @andrelas alguma sugestão a acrescentar?
@ecoutinho @jsc1988 a instrução dada pelo colega está correta. Nestes casos, sempre que possível é bom ir pessoalmente ao cartório e falar com o tabelião responsável (ou seja, o dono do cartório)
Seja educado, porém explique que Portugal exige que a certidão seja expedida desta forma, ou seja, mediante cópia reprográfica do registro original, ainda que esteja deteriorado, etc...
Uma arma secreta que quase sempre funciona, é fazer um requerimento formal e falar que quer suscitar dúvida ao juiz corregedor.
Boa sorte
Boa noite a todos!
@fabricmagalhaes minha esposa tem 66 anos.
Abs
@jsc1988 @ecoutinho @LeoSantos , concordo com ambos os colegas. O "não temos o registro" você já tem. Indo lá e explicando pessoalmente à autoridade do cartório (que, inclusive, tem a obrigação legal da guarda dos documentos) pode ser que você consiga uma alternativa ou uma história diferente ("o registro existe mas está em mau estado"). Você ter uma cópia do registro original (como você conseguiu na escola, ainda que em forma resumida) é de grande ajuda.
Se isso não der certo, pode tentar "escalar" as coisas, desde procurar a corregedoria até mesmo tentar judicialmente que eles emitam algum documento confirmando que esse registro existiu mas foi perdido. Um colega do forum, há pouco tempo, conseguiu uma declaração de uma cúria (era um documento religioso) de que um documento que encontrou no Familysearch era real, embora o original houvesse sido destruído, e com isso conseguiu ao menos dar entrada no processo (se isso vai funcionar lá na frente, só esperando pra ver).
Eu já abriria direto para o TJ responsável informando que o cartório está dificultando o acesso a certidão
@jsc1988
Fico contente que a ideia que passei tenha surtido efeito, mas vamos tentar melhorar ....
Esse documento que vc juntou (certidão que estava arquivada na escola) vc o pegou em mãos ou mandaram cópia a vc por foto escane, etc...
Bem, pergunto pois está me parecendo um documento original e não cópia simples.
Sendo original vc poderá fazer varias copias autenticas ( para reserva futura) é muito barato e vale a pena.
Com um documento original mais uma cópia reprográfica do livro, mesmo que em estado ruim, acredito que suas chances perante o titular do cartório serão melhores e se mesmo assim ele se recusar em lhe ajudar, com esse documento em maos vc certamente terá excelentes chances via judicial para restauração do registro originário.
Se este doc não for original, vc tem outras escolas que ele frequentou que provavelmente tenha a referida certidão e ainda o exercito brasileiro ou outra instituição militar que ele tenha se alistado.
Fico a disposição e com muita paciência, pois em 5 meses, completarei 5 anos de espera....... meu pedido de atribuição a netos é de junho de 2021 e não tive nenhuma exigência..... aguardando.....
Olá a todos! Alguém aqui já entrou com o processo [removido]? Meu processo está parado a quase 1 ano desde que entreguei os documentos pedidos pela exigência. Já enviei emails mas não me respondem.
@Will_osugui , parabens para sua mae! Voce poderia me informar em que central a cidadania foi processada? Obrigada.
@Will_osugui parabéns pela conquista poderia informar o oficial responsável pelo seu processo? Obrigado
@CintiaHS é proibido mencionar estes profissionais aqui @Admin
Só pra constar, na minha opinião estes processos são um grande desperdício de dinheiro. Basta ver os julgamentos dos tribunais administrativos de Portugal - TCAS e outros.
@LeoSantos
Concordo contigo. Para mim parece mais uma forma que as consultorias encontraram para arrancar um dinheiro a mais das pessoas que estão angustiadas (com razão) com os prazos dilatados. No final do dia estão apenas entupindo os tribunais portugueses com ações judiciais que mesmo quando o juiz dá uma sentença favorável, vai cair na mesma conservatória para executar e na prática vai para uma fila e levar o mesmo tempo. Na minha opinião é um placebo, só que jurídico.
Vimos isso acontecer com a AIMA recentemente e o resultado foi exatamente esse: muito barulho para nada.
A propósito: essa onda de ações judiciais em PT fez os prazos do judiciário aumentarem muito. Tenho um processo no TR de Lisboa que era para ter sido concluído, no pior caso, em setembro do ano passado, que ainda não concluiu e está sem previsão e não tem o que fazer.
Bom dia. Vi que tem um recurso chamado hierarquico para o caso de processo indeferido. Qualquer um pode fazer esse recurso ou só advogado?
O processo teve exigencia para trancrever o casamento com prazo curto de 30 dias uteis...
@ecoutinho eu acompanho com certa frequência, as decisões do TCAS (Tribunal Administrativo que julga os processos de Lisboa em Segunda Instância) e do Supremo Tribunal PT (Não confundir com Tribunal Constitucional).
Do que eu vejo ali, tiro as seguintes conclusões:
- Esse "novo" processo que os escritórios e assessorias "descobriram" é (salvo engano) o que se chama de protesto para garantia de direitos fundamentais.
- Realmente tem havido um número muito grande desses processos nos tribunais.
- Nos julgamentos, os tribunais demonstram ter ciência de que os prazos no IRN estão estourados além do razoável.
- Porém, eles concluem que a solução não é abarrotar o judiciário, é responsabilidade do governo tomar providências que resolvam o problema para todos.
- Eventualmente, em alguns casos excepcionalissimos, eles concedem a urgência, porém isso é raríssimo, diria que acontece em menos de 5% dos casos.
- O IRN tem um jurídico fortíssimo, eles recorrem literalmente de tudo, até a última instância (acho que justamente para não abrir precedentes).
Dito isso, a minha conclusão sobre esses casos é que: se a pessoa tem realmente um caso excepcional, procure um advogado e busque a justiça. Tenha ciência que o IRN vai recorrer e pode demorar uns 2 anos até que você tenha uma resposta definitiva.
Pra todos os outros casos (ou seja, demora "normal", idosos, etc), não vale a pena, é gastar dinheiro a toa.
O exemplo que você deu foi perfeito, caso da AIMA. O Tribunal de tanto receber estes processos, deu uma ordem para a AIMA resolver os 400mil processos pendentes em 90 dias, sob pena de multa pessoal até pros dirigentes. O que aconteceu? Nada
Nós temos que ter em mente, que uma dezena de conservadores não vão resolver um backlog de meio milhão de processos em curto tempo, simplesmente não vai acontecer por impossibilidade física mesmo.
É algo que só se resolve com a política, e a tendência não é nada favorável para nós, infelizmente.