Cidadania para Filhos Menores Anteriores à Naturalização por Via Sefardita

18910111214»

Comentários

• Chegou a exigência dia 10, parece que agora eles fazem a exigência de documentos logo que registram o processo. A parte boa é que não colocaram os comprovantes de ligação com Portugal como exigência, se não meu processo já estaria perdido. Você mandou o que da esposa, RG ou passaporte?

• editado December 2025

@lucaslna mandei o RG apostilado

vc chegou a mandar a transcrição?

• Ainda bem recebi a transcrição, mas não veio pedindo na exigência, vou no consulado ver se ficou pronto, qq coisa já mando junto.

• @lucaslna vc recebeu a senha de acompanhamento tbm? Ou só a exigência ? Porque o pessoal está comentando que na CRC tá demorando meses para eles enviarem a senha…

• Recebi a senha e a exigência, achei rápido também. Mais ou menos 5 meses.

• Informo que tive 2 processos Art. 2 enviados em 07/2025 e foram Submetidos em 12/12/2025, conforme e-mail com código de acesso recebido neste mesmo dia. (atualizado na Planilha do Fórum)

Segue imagem. Sem exigência. Filhos menores (12 e 8 anos), sem necessidade de envio de registo criminal. Não enviamos comprovação de ligação com Portugal.

Por volta de 5 meses entre recebimento na CRC e o registro do pedido de nacionalidade no sistema.

• A quem possa interessar, os processos dos meus filhos menores chegaram na CRC Lisboa em 15/12/2025 e recebi a chave de acompanhamento hoje. @lucaslna Embora eu tenha marcado que há vínculos com PT, no recibo não veio assinalado o campo (veio em branco). E não solicitaram documentos complementares. Será que devo me preocupar que lá na frente pode ter problema? Idade 02 anos..04 anos e 07 anos

• @MalloneBarros também não reclamaram disso no meu, estou no mesmo caso, porém aguardaremos uns anos até isso vir a tona, ou não.

• @MalloneBarros vc autenticou seus documentos portugueses, ou mandou cópia simples?

• @lucaslna o seu campo referente a vínculo com Portugal tbm veio em branco? Percebo que do @Adriano_Azevedo veio assinalado conforme o que ele comentou acima.

Não autentiquei minha certidão de nascimento portuguesa. Apostilei meu passaporte brasileiro e da mãe das crianças.

• O meu veio em branco, porém no pedido de exigência não mencionaram nada disso.

O meu é na emoção, pq meus filhos são mais velhos. Quando a resposta vier, minha filha já será de maior.

• Pessoal, embora na tabela informa-se que a CrC Lisboa esteja trabalhando em processos deste tópico em Agosto de 22, percebi no app CitizCheck que tem processo de 25 e até 26 andando. Vai entender né

• Gente, Alguém entende qual será o impacto das mudanças na lei de nacionalidade sobre os requisitos para estabelecer laços com Portugal? Pergunto isso porque o requisito já existia, então não está claro para mim se algo mudou após as alterações.

• @hurtju Eu apliquei para meus dois filhos menores. Eles não tem vinculos, mas como todos que aplicam, eu coloquei que tem. Assim que dei entrada caiu em uma exigencia documental, mas nada haver com vinculos. Vou ter que esperar uns 3 anos para lhe dar essa resposta. Mas estou aqui na expectativa que o julgador tenha bom senso de saber que essa regra não faz sentido.

Plano B, acho que vale para todo mundo que está com esse sofrimento. França e Espanha podem conceder cidadania com 2 anos de moradia regular.

Pretendo seguir o plano B, caso o A não dê certo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.