Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

18182838486

Comentários

• Muito obrigada pelo retorno @mcabrita @migueloriguela @Phil_SP ! Vou aguardar então, se não chegar até setembro ai me preocupo. Esses meus primos são do MS. Os outros fizemos no RJ mesmo que a família é do Rio, mas esse tio da minha mãe migrou pra lá há décadas e ficaram de atrasados no bonde da cidadania da família, ai eles mesmo viram que podiam fazer em Santos (aparentemente SP é responsável consular pelo MS, vivendo e aprendendo) e pronto. Eu fiquei sem saber o que responder a eles e não responderam e-mail enviado.

• @Brasileiroforadobr atualizando aqui, enviei a transcrição de casamento de meu pai dia 12/05/2025 e hoje dia 19/07/2025 chegou em minha casa a documentação finalizada.

Agora estou entrando com minha cidadania.

• Bom dia pessoal,

Li as instruções no site do Consulado de SP mas gostaria de confirmar com vocês:

1. A certidão de nascimento do cônjuge sem nacionalidade portuguesa não precisa ser apostilada mesmo?
    2. É bom enviar a certidão de nascimento portuguesa junto com os documentos listados?

Obrigado!

• @NivaldoJr

Acabei de ligar para o consulado de Santos, eles me confirmaram que não precisa ser apostilada a certidão de nascimento do cônjuge sem nacionalidade portuguesa. E sobre a certidão de nascimento portuguesa pode encaminhar junto uma cópia simples para facilitar, assim eles me informaram e assim farei.

• AleAle Member
    editado July 31

@AdrianaMacedo , boa tarde.

Por favor, a sua transcrição de casamento foi realizada?

Ao menos o link de pagamento já lhe enviaram?

Qual o nome da pessoa lá de Porto assinou o recebimento de sua documentação de transcrição?

Já o meu processo chegou em 21/04/25 no Porto PT, ate hoje 05/06 não saiu, na segunda feira dia 02/06/25, enviei um e mail pedindo informações recebi a resposta abaixo,

"Bom dia, Deverá aguardar a notificação destes serviços."

Mandei a transcrição do meu casamento por DHL para Porto e chegou lá no dia 12/05/2025 e até agora nada, nem link de pagamento enviaram ainda. Hoje, 31/07/2025 já são 80 dias corridos.

Quando fez 67 dias corridos mandei e-mail pedindo informações e se limitaram a escrever exatamente o que te escreveram: "Deverá aguardar a notificação destes serviços."

• Olá, pessoal, tudo bem?

Gostaria de entender se os pedidos enviados a Santos precisam conter um endereço de lá ou alguém já arriscou informar endereço de São Paulo e foi aceito mesmo assim?

Moro na capital mas gostaria de finalizar a transcrição o quanto antes.

Muito obrigada!

• @sofiabrdr O Consulado de Santos atende todo o estado de SP E MS. Pode enviar tranquilamente :)

• Alguem tem o link do formulário de transcrição de casamento utilizado pelo consulado de Santos?

• editado August 7

PARA CONHECIMENTO DE TODOS...

Pedido de transcrição via Santos recebido por eles em 04/06 com retorno do assento de casamento dia 06/08. Praticamente 2 meses de processo! Recebido Assento de Casamento e Assento de Nascimento com a averbação do mesmo.

• @mcabrita deve estar chegando no casamento dos meus tios, glória! Chegou lá 16/06. Espero ter notícias em breve para enviar aqui!

• Oi pessoal, só para registrar aqui: o nosso pedido de transcrição foi enviado para Santos por Sedex no dia 26/06 e hoje, 12/08, recebemos a certidão de assento atualizada. Achei que foi rápido.

• Pessoal, mais uma atualização. Enviado por SEDEX pro Consulado em Santos. Recebido por lá em 01/07/2025 e recebido em casa hoje, 21/08/2025. Boa sorte a todos.🍀

• Bom dia!

Estou prestes a enviar os documentos para transcrição e gostaria de confirmar algo se alguém puder ajudar.

Eu faço o pagamento do valor de transcrição de acordo com a tabela mensal publicada e envio o comprovante junto com os documentos? Ou o pagamento é feito em outro momento? Se alguém fez o procedimento recentemente e puder me instruir, agradeço muito.

Obrigado pela atenção!

• Oi @Loliveira , eu ajudei meu pai nesse processo ano passado e fiz assim no meu processo também.

Eu peguei o valor que estava no site, fiz o pix e coloquei o comprovante impresso no envelope junto com os demais documentos e deu tudo certo.

• Olá, @rlmflores!

Muito obrigado por sua gentileza em partilhar a informação!

Abraço!

• Compartilhando o andamento da transcrição do casamento da minha avó (fizemos junto a transcrição do óbito do meu avô):

• chegou no Escritório Consular em 16/06/2025
    • documentos recebidos de volta em 07/08/2025 (transcrição de casamento, assento de nascimento atualizado e o RG apostilado do meu pai, que foi o solicitante) - a portaria do prédio não avisou ninguém que os docs tinham chegado... ficamos sabendo dia 21 😅

@Loliveira eu tbm fiz o pix de acordo com o valor na tabela mensal, imprimi o comprovante e coloquei dentro do envelope com os outros docs.

• Muito obrigado pela atualização, @arthur_azzi!

Espero ainda essa semana já poder enviar os documentos!

Abraço!

• Pessoal, estou com uma DÚVIDA ao preencher o requerimento para transcrição em Santos.

Meus pais se casaram em São Paulo e hoje moramos na Bahia.

No formulário, eu consto o endereço do Requerente, no caso, de minha mãe aqui na Bahia? Para devolver a transcrição para cá?

E no outro campo "Residentes em" coloco o endereço de Sp deles (quando casaram) ou da Bahia?

Quem puder esclarecer, agradeço demais!

• @leonardomonteiro11 eu fiz esse processo em Agosto/2024 e coloquei os dados de onde residiam na época do casamento.

• Bom dia a todos!

Eu estava prestes a enviar os documentos e notei um item que confesso que não tinha visto antes, ou eu realmente nunca percebi ou adiocionaram agora. Item número 3:

1. Requerimento  preenchido e assinado 
    2. Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada;
    3. Documento Original  devidamente apostilhado; 
    4. Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;
    5. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    6. Comprovante de pagamento.

Documento Original, alguém já fez isso? Entendo que seria cópia de nossa identidade apostilada?

• @Loliveira realmente antes não tinha essa do documento original, estou com os documentos prontos já tem um tempo.

• editado September 10

Alguém sabe se tem problema enviar transcrição para Santos sendo de fora de SP e MS?

• @Loliveira Pelo que vi no site do consulado diz o seguinte: Documento Original ou cópia do Pacto Antenupcial (se existir), devidamente apostilhado - confesso que está ambíguo, mas parece ser o documento oficial do pacto antenupcial ou a cópia.

Meu caso não tem esse pacto, e eu não mandei o documento original. De qualquer jeito, aviso se der certo ou não.

• editado September 12

@Renatovella e @rlmflores Obrigado pelas informações.

Entrei no site agora e agora realmente esse item aparece sobre o Pacto Antenupcial, ou seja, era um "erro do site" e agora arrumaram. Quando eu coloquei os itens na minha mensagem eu havia copiado diretamente do site, portanto esteve diferente pelo menos por alguns dia. Pois na dúvida eu enviei ontem pelo correio incluindo uma cópia de meu RG com Haia. Certamente perdi dinheiro, pois não tenho Pacto Antinupcial, mas pequei pelo excesso enviando a cópia da identidade hahaha

Mas agradeço a atenção de todos, de coração.

• Boa tarde! Também mandei a documentação da Transcrição SEM o documento original. Eu liguei no escritório do consulado em Santos, e me informaram que "por enquanto" podia desconsiderar o item 3, e que não seria preciso enviar meu documento original de forma nenhuma.

Coloquei no correio dia 10/09 e receberam dia 11/09. Agora é torcer para chegar rápido. Preciso que essa transcrição saia antes da minha filha completar 18 anos, senão tô frito!! kkkk

• @Loliveira ola, o documento original é o Pacto Antunupcial, se existir

• Favor uma dúvida.

No processo de transcrição de casamento em Santos quem pode assinar o Requerimento?

• o conjuge português
    • ou o conjuge brasileiro?

No meu caso o português é o marido, a esposa é brasileira

• @RIBEIRORENATOS acho que tanto faz e que pode ser até outra pessoa. Eu que assinei por exemplo o do casamento e viuvez do meu pai.

• Minha mãe obteve a atribuição da nacionalidade portuguesa. Quero solicitar a minha agora (art. 1-C). Devo primeiro pedir a transcrição do casamento dos meus pais e somente depois enviar o meu pedido de nacionalidade? Ou posso enviar o meu pedido de nacionalidade para Porto e pedir a transcrição do casamento no escritório consular de Santos?

Quando fizerem a transcrição em Santos, essa informação vai ser acessada lá em Porto? Certo? Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.