Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

17879808183

Comentários

  • @UrsulaCCCanada


    A Certidão de nascimento do nubente pode ser simples (breve relato) ou em inteiro teor e não precisa ser apostilada (Por isso não consta o devidamente apostilhada no site).

    Eu já fiz várias transcrições por Santos e sempre enviei a certidão de nascimento simples sem apostila.

  • @dududuedu boa tarde, obrigada pela resposta .

  • Olá pessoal , por favor se poderem me ajudar em uma duvida no preenchimento do requerimento ,

    No campo RESIDENTES EM

    tem o campo para colocar o endereço , porem eles já são divorciados , deixo o campo em branco ou coloco o endereço que a portuguesa reside atualmente ?


    NO CAMPO REQUETENTE JÁ COLOQUEI OS DADOS DO REQUERENTE E ENDEREÇO , MAIS NESSE CAMPO AI PELO QUE ENTENDI É PARA COLOCAR O ENDEREÇO QUE O CASAL VIVE MAIS JÁ SAO SEPARADOS DAI NAO SEI OQUE COLOCO

  • @alinegutschow


    essa informação de residência normalmente consta na própria certidão de casamento, em inteiro teor.

  • @eduardo_augusto Sim realmente consta , porem consta o endereço primeiro do nublente e depois da nublente ( antes do casamento , endereço de cada um ) , e pelo que entendi no formulário ( como já é uma transcrição de casamento e o casamento já ocorreu no *passado* esta pedindo para colocar o endereço onde o casal vive atualmente pelo que entendi , porem já são separados

  • @alinegutschow


    quando eu fiz a transcrição dos meus bisavós, coloquei o endereço onde eles residiam quando casaram, conforme constava da certidão. A transcrição foi feita quando ambos já eram até falecidos.

  • Há surgiu mais 2 duvidas , como a nublente já é separada, coloca o nome de solteira ou de casada ? ( com o sobre nome do conjuge ) e a 2 duvida seria sobre a portuguesa que é viva, o filho pode preencher o requerimento e assinar ele mesmo solicitando a transcrição ?

  • editado November 2024

    @alinegutschow

    Nas informações do casamento e dos nubentes (nomes, endereços, idades etc) vc vai preencher uma “foto do passado”, exatamente como consta na certidão de casamento. Você está transcrevendo o casamento, ignore o que aconteceu depois (separação, divórcio etc). Não coloque nada a mais, nada a menos. Não use informações da memória etc. Faça refletir a certidão de casamento.

    Caso a nubente seja também a requerente (quem assina o requerimento), aí no primeiro parágrafo, aquele onde a pessoa se identifica para a autoridade (Eu, fulano de tal, portador do documento X, com morada em …), vai preencher o nome, endereço e dados atuais. Conforme o documento de identificação que será apresentado.

  • editado November 2024

    @UrsulaCCCanada

    olá, sim apenas a certidão de casamento .

    Para transcrever o seu casamento deve enviar por correio os seguintes documentos:

    1. Requerimento  preenchido e assinado 
    2. Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada;
    3. Documento Original ou Cópia do pacto antenupcial (se existir) devidamente apostilhado; obs: apostilhamento deve ser original no documento.
    4. Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;
    5. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    6. Comprovante de pagamento.

    Prezada @UrsulaCCCanada , vi aqui que você ajudou um(a) colega, na condição que a mesmo(a) estava transcrevendo o próprio casamento.

    Meu caso, é ligeiramente diferente. Preciso transcrever o casamentos do meus pais. Meu pai português (já tenho o seu assento de nascimento pelo civilonline) com minha mãe brasileira. Minhas duvidas:

    A certidão de nascimento dela, realmente não precisa ser apostilhada?

    O requerimento, eu mesmo como filho posso preencher? Se sim, tenho que enviar algum documento meu?

  • JessicacostaJessicacosta Member
    editado November 2024

    Olá pessoal , estou iniciando processo de transcrição de casamento da minha mãe

    mais estou com uma dúvida no campo abaixo

    Trata-se de um casamento em primeiras núpcia de ambos os nublentes ? coloquei sim pq ela nunca casou

    Daí diz NO CASO DE SEGUNDA NUPICIAS ALGUM DOS NUBLENTES JÁ TINHA FILHOS ?

    Minha mae possui um filho antes de mim porém ela foi mãe solteira , esse meu irmão já possui cidadania ,daí estou com dúvida nesse campo

  • oi pessoal! alguem sabe dizer quanto tempo está demorando o processo de transcrição de casamento em Santos? Obrigada!

  • pessoal, boa tarde! podem me ajudar, por favor? estou com duvidas em relação a algumas partes desse requerimento...


    1) eu posso preencher digitado pelo computador? ou tem que ser a mão?

    2) na parte de endereço... na nossa certidão de casamento, cada um está com um endereço diferente... e no requerimento tem espaço para somente um endereço. hoje, eu e meu marido, já moramos juntos em um endereço diferente da nossa certidão de casamento. qual endereço devo colocar? um dos dois que está na certidão ou o nosso novo endereço?

    3) no final, tem duas perguntas que não entendi bem...

    "Anteriormente à celebração do casamento houve processo de publicação de editais perante autoridade portuguesa? (sim) (não)" - o que seria essa "processo de publicação de editais"?

    e

    "Trata-se de casamento em primeiras núpcias de ambos os nubentes? (sim) (não)" - o que seria casamento em primeiras núpcias? quando ambos nunca casaram antes?


    muito obrigada!!!

  • @rmarquine


    1) eu posso preencher digitado pelo computador? ou tem que ser a mão?

    tanto faz, mas computador tem menos chance de erro.

    2) na parte de endereço... na nossa certidão de casamento, cada um está com um endereço diferente... e no requerimento tem espaço para somente um endereço. hoje, eu e meu marido, já moramos juntos em um endereço diferente da nossa certidão de casamento. qual endereço devo colocar? um dos dois que está na certidão ou o nosso novo endereço?

    eu colocaria "conforme consta na certidão, os nubentes residiam em endereços distintos"


    3) no final, tem duas perguntas que não entendi bem...

    "Anteriormente à celebração do casamento houve processo de publicação de editais perante autoridade portuguesa? (sim) (não)" - o que seria essa "processo de publicação de editais"?

    teoricamente, o conjuge portugues deveria ter informado a intencao de se casar. provavelmente nao o fez, ninguem fazia. marque "nao" e siga em frente

    e

    "Trata-se de casamento em primeiras núpcias de ambos os nubentes? (sim) (não)" - o que seria casamento em primeiras núpcias? quando ambos nunca casaram antes?

    exato.

  • @Alberto_Amorim


    Ainda não dei entrada na transcrição de casamento dos meus avós, pois tive que solicitar as certidões que se encontravam em outro estado e que chegaram ontem. Analisando a ajuda dos membros @ecoutinho, @eduardo_augusto e @dududuedu devido as certidões terem erros de grafia, que me deixou apavorada achando que eu teria que fazer retificações e @ecoutinho me explicou que eu não deveria retificar nada, que os consulados são mais exigentes e as conservatórias mais flexíveis, decidi então enviar para a CRC PORTO , mas aqui no fórum pesquisando, e com ajuda de uns membros segue a resposta a sua pergunta. Abaixo tem o que voce vai precisar para transcrever o casamento pelo Consulado Santos ou se preferir direto para a CRC Porto.

    Transcrição de casamento pelo consulado de Santos- SP (https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/)

    Para Transcrição de Casamento sem pedido de Cartão ou Passaporte, não precisa agendar, somente encaminhe por correio no endereço que aparece no final da página, assim que concluído, será devolvido os documentos por correio para sua residência.

    Para a transcrever seu casamento deve enviar os seguintes documentos:

    • Certidão de casamento em INTEIRO TEOR, original (não enviar cópia), digitada e emitida há menos de 1 (um) ano e devidamente apostilada;
    • Cópia da escritura do pacto antenupcial (se existir e devidamente apostilada);
    • Certidão simples (digitada) de nascimento do(a) nubente que NÃO possui a nacionalidade portuguesa, original (não enviar cópia) e emitida há menos de 1 (um) ano;
    • Envelope simples, tamanho mínimo A4 para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário ;
    • Requerimento preenchido (clique aqui para preencher o respectivo formulário) devidamente assinado e com a assinatura reconhecida em cartório;
    • Comprovante de pagamento;

    Se pretende pedir também o passaporte, e já o tiver tido outro anteriormente, deve apresentar original quando for convocado (em caso de furto ou extravio do passaporte anterior, deve apresentar o devido boletim de ocorrência).

     Eu não moro em São Paulo. Posso ser atendido(a) na minha cidade?

    Para facilitar o atendimento de utentes que não residem na capital, o Consulado disponibiliza as “permanências consulares”. Através desse serviço, um funcionário se desloca até determinada cidade e atende os utentes que agendaram seu atendimento para aquela localidade, em datas pré-definidas.

    Mas, para isso deve selecionar a cidade ao formalizar o pedido.

    Atenção: Os processos atendidos através das permanências consulares têm custo 15% maior do que aqueles efetuados nas instalações do Consulado. O valor é automaticamente calculado na emissão do boleto bancário.

    Vale lembrar também que as permanências ocorrem somente em ocasiões específicas. Assim, antes de efetuar o pedido, o utente deve consultar previamente este site. Para verificar agora locais e datas das permanências consulares, clique aqui.

    Os residentes na Baixada Santista que queiram ser atendidos no Escritório Consular em Santos, devem escolher “Santos” ao formalizar o pedido, e enviar o processo para o endereço do mesmo (veja mais abaixo).

     INSTRUÇÕES DE ENVIO

    Todos os elementos acima discriminados podem ser enviados pelo correio para:

    Consulado Geral de Portugal em São Paulo

    “Transcrições”

    Rua Canadá, 324 – Jardim América

    CEP:01436-000 – São Paulo – SP

    OU, se pretender ser atendido no Escritório Consular em Santos, deve enviar para o seguinte endereço:

    Escritório Consular de Portugal em Santos

    “Transcrições”

    Av.Ana Costa, 25 – 5º Andar

    CEP:11060-001 – Santos – SP

    Após o recebimento, os documentos serão verificados, e estando pronto o processo, o interessado receberá um e-mail solicitando que escolha em nossa agenda o dia e hora de seu atendimento.

    Não falte! Se não puder comparecer na data e hora agendadas, acesse novamente o site fornecendo seu nome e sua senha. Então clique em <Reagendar>. Assim, você ajuda a garantir prazos menores para todos. Reagende clicando aqui.

  • @Alberto_Amorim

    Transcrição de casamento pelo CRC PORTO

    Conforme ajuda do membro @paulagdiogo ela postou muitas informações uteis que você pode te ajudar.

    1. Requerimento para transcrição do casamento preenchido e sem rasuras, datado e assinado pelo(a) interessado(a) presencialmente em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser RECONHECIDA POR AUTENTICIDADE (NÃO PRECISA DE APOSTILAMENTO)
    2. Certidão de casamento de inteiro teor (digitada) emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida (APOSTILADA)
    3. Certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – de inteiro teor (digitada), emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida (APOSTILADA)
    4. Uma cópia autenticada da escritura de pacto antenupcial (SE HOUVER) , mas somente se o regime de bens do casamento tiver sido determinado por escritura pública de pacto antenupcial; (APOSTILADA)
    5. Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa do nubente que possui a nacionalidade portuguesa
    6. RG do requerente (Se for o FILHO/A) emitido a menos de 10 anos - autenticado e APOSTILADO

    Observações quanto ao requerimento: Filhos e netos possuem legitimidade para solicitar a transcrição de casamento dos seus ascendentes, porém, a documentação que deverá ser enviada, para comprovar essa legitimidade são diferentes para ambos, sendo: o RG para o filho e certidão de nascimento para netos. E até onde eu sei, qualquer pessoa diferente disto é considerado PROCURADOR e as instruções neste caso são outras. Tem muita informação nesse fórum sobre isso, então recomendo consultarem e tirarem suas dúvidas com os foristas mais experientes.

    E quanto a taxa: Sim, eles entram em contato após recepcionarem, analisarem e aprovarem a documentação. Mas, conforme eu ressaltei no meu primeiro relato, é legal se antecipar e junto com a documentação da transcrição, colocar um papel a parte, sinalizando o desejo de receber o link por e-mail para pagamento com cartão de crédito. Isso vai evitar a troca de e-mails justamente perguntando isso.


    Outra observação importante: Meus pais são falecidos - Mas não foi necessário enviar a certidões de óbito e muito menos transcrevê-los

    3) Sobre envio e pagamento:

    Basta encaminhar para o endereço abaixo e indicar que a forma de pagamento será por cartão de crédito? Sim, coloque um papel a parte com um clips indicando que gostaria que enviassem a referência bancária por e-mail para que você possa pagar com cartão de crédito. Por isso é importante colocar o e-mail certinho no requerimento.

    Envio dos dos documentos

    Conservatória do Registo Civil do Porto

    Palacete das Pestanas

    Rua de Gonçalo Cristóvão, 371

    4000-270 (260) Porto. (O CEP correto é 4000-270 Porto)

    https://eportugal.gov.pt/pt/servicos/realizar-o-processo-de-transcricao-do-assento-de-casamento-no-estrangeiro

    • No site do IRN fui na aba "serviços/cidadão/casamento" conforme link abaixo:👇️

    https://irn.justica.gov.pt/Servicos/Cidadao/Casamento/Organizar-o-casamento?pk_vid=10cb8605c4ae9af0167449790776668a#Casarnoestrangeiroparacidadosportugueses

    Agora, dentro do próprio fórum, no canto direito, logo abaixo do cabeçalho, vai encontrar a aba "pesquisar", é só digitar "casamento" e vai encontrar um acervo gigante sobre o assunto. Você também tem o "guia e informações úteis" super organizado, onde ensinam inclusive como pesquisar dentro e fora do fórum. Conforme link abaixo: 👇️

    Espero ter ajudado e desculpe pela demora.🤗

  • @paulagdiogo


    Bom dia

    Uma dúvida então como sou a neta(avós falecidos) devo enviar a certidão de nascimento(rg autenticado e APOSTILADO) apostilada também?

    Grata desde já pela ajuda🤗

  • Muito obrigado @UrsulaCCCanada , foi de grande ajuda a sua resposta.

  • @UrsulaCCCanada estou para enviar meus documentos pra pedir minha transcrição de casamento… mas eu posso já pedir meu passaporte junto disso?

    ou preciso primeiro fazer a transcrição, esperar ficar pronto e dps pedir o CC/passaporte?

    obrigada!

  • Pessoal, a certidão de nascimento do cônjuge pode ser em breve relato não apostilada?

  • @rmarquine

    @paulagdiogo


    Me desculpe pela demora, quanto a sua pergunta, acredito que primeiro passo seja a transcrição, se vc já é um cidadão Português, aí sim, passaporte e cartão do cidadão. Estou correta @ecoutinho

    @eduardo_augusto @dududuedu @paulagdiogo ????


    estou para enviar meus documentos pra pedir minha transcrição de casamento… mas eu posso já pedir meu passaporte junto disso?

    ou preciso primeiro fazer a transcrição, esperar ficar pronto e dps pedir o CC/passaporte?

  • @UrsulaCCCanada @rmarquine

    Me desculpe pela demora, quanto a sua pergunta, acredito que primeiro passo seja a transcrição, se vc já é um cidadão Português, aí sim, passaporte e cartão do cidadão.

    Se a pessoa não tiver mudado o nome ao se casar, pode pedir CC e passaporte antes (ou em paralelo) ao pedido de transcrição de casamento. Se tiver mudado o nome quando casou, aí melhor esperar a transcrição senão os documentos serão emitidos com nome de solteiro(a).

  • @arthur_azzi Sim! Fiz várias transcrições e sempre mandei breve relato sem apostila referente à certidão de nascimento do cônjuge

  • @UrsulaCCCanada e @ecoutinho bom dia. Por favor tire uma duvida sobre o pagamento da transcrição do meu casamento, via CONSULADO SANTOS. É feito o pagemento somente por transferencia bancaria? e a conta do consulado Santos e o de S.Paulo é a mesma?

    Outra duvida que tivemos é que ao entrar no perfil do meu esposo (que é o portugues) do consulado, podiamos preencher o formulario e enviar o pedido de transcriçao (descobrimos isso agora sem querer), MAS ao dar o enviar, aparece que falta algum campo e não vai o formulario. Vimos que se mandassemos o formulario, iriam encaminhar um boleto de pagto gerado pelo sistema, e depois enviariamos os doc com o comprovante, mas não conseguimos concluir isso tambem. Sabe algo sobre isso?

  • @isabelfaia maravilha! Muito obrigado!

  • Para conhecimento informo que encaminhei meu requerimento de transcrição de casamento para o Escritório Consular de Santos em 06/11 e foi finalizado em 27/11 (21 dias). Recebi a certidão portuguesa de casamento e a averbação do meu registro de nascimento em 30/11. Processo rápido e sem problemas junto a Santos.

  • Boa tarde gente!! Vi que pode ser possível se renovar o passaporte, depois de ter casado e não ter transcrito o casamento em Portugal… a minha pergunta é: alguém fez isso e depois pediu o ESTA pra ir pros eua?

  • Ola pessoal


    O escritório de santos ainda estão enviando senha para acompanhar o processo pelo site? já faz uns 15 dias que enviei e ate agora não recebi nada

  • @alinegutschow

    O Escritório Consular não manda senha nem número de processo para acompanhamento. Logo você receberá por correio sua transcrição.

  • @RITA GARCIA

    Bom dia,

    tire uma duvida sobre o pagamento da transcrição do meu casamento, via CONSULADO SANTOS. É feito o pagemento somente por transferencia bancaria? e a conta do consulado Santos e o de S.Paulo é a mesma?

    R= Modo de Pagamento,

    Após imprimir o requerimento, ser-lhe-á emitido um Boleto em um dos valores abaixo, conforme o seu pedido, que deve ser pago até ao vencimento, para quitar o seu pedido:

    Por este link, você ver as informações, como valores, etc.

    Acredito que cada consulado tenha a sua conta bancária.

    Transcrição de casamento pelo consulado de Santos- SP (https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/)

    Outra duvida que tivemos é que ao entrar no perfil do meu esposo (que é o portugues) do consulado, podiamos preencher o formulario e enviar o pedido de transcriçao (descobrimos isso agora sem querer), MAS ao dar o enviar, aparece que falta algum campo e não vai o formulario. Vimos que se mandassemos o formulario, iriam encaminhar um boleto de pagto gerado pelo sistema, e depois enviariamos os doc com o comprovante, mas não conseguimos concluir isso tambem. Sabe algo sobre isso? R= Isso não posso responder.


    @ecoutinho

    @eduardo_augusto

    @AlanNogueira

    Alguém pode tem essa informação?

  • Olá eu sou portuguesa e casei no Brasil com um brasileiro, nos temos 4 anos de casados e temos 1 filho. Em setembro a nossa transcrição de casamento foi numerada ,eu tenho como saber se o casamento já foi transcrito?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.