@IsabelaBraga@Mohamedjuned nosso processo é de 30 de Agosto de 2021 para decisão desde 28 de Setembro de 2024… torcendo para que seja concluído ainda em Junho 2025…
Pessoal, fazendo uma pesquisa pela Internet, a última atualização de prazos fornecida pela CRC LISBOA ainda é de abril/25.
✅ Casamento com cidadão português (Art. 3.º, n.º 1) - Processos analisados até 1ª quinzena de outubro de 2021 - 📌 Estimativa de tempo de processamento: ~3 anos e 6 meses
✅ União de facto (união estável) (Art. 3.º, n.º 3) - Processos analisados até 2ª quinzena de outubro de 2021 - 📌 Estimativa de tempo de processamento: ~3 anos e 6 meses
✅Na realidade, eles parecem ainda estar liberando os assentos somente para processos iniciados até agosto/21, apesar dessas tabelas que dão uma informação de que o setor está "analisando os processos da primeira quinzena/21 (art. 3.1) e da segunda quinzena/21 (art. 3.3)".
A última tabela por aqui postada por @diegomendes23 também é de abril/25.
Será que alguém consegue acesso à planilha da CRC Lisboa para o mês de maio/25?
Tendo em conta a forma como os funcionários da Conservatória costumam atuar, é possível que o assunto seja adiado para a semana do mês seguinte. Frequentemente demonstram estar demasiado ocupados até que o caso seja escalado para uma autoridade superior.
Na sexta passada (06/06/25) formos no consulado do Rio para fazer o Cartão de Cidadão da minha esposa e foi constatado que na averbação do casamento o nome de casada estava igual ao de solteira, sem o meu sobrenome, Não emitiram o CC. Verifiquei na transcrição do nosso casamento e lá está certo.
Ou seja, essa conversa que está tudo informatizado não é bem assim. Pelo menos os averbamentos são digitados por funcionários. Está aí mais um motivo para a demora e erros.
Enviei um email para Registros para retificarem o referido assento. Sabe-se lá quando vai ficar pronto. Mais 3 anos?
Uma informação: O assento de nascimento saiu dia 14/05/25 e os averbamentos foram feitos no dia 21/05/25, sendo assim, mesmo após concluído é preciso esperar uma semana ou mais para finalizar 100%.
Algumas ações estão informatizadas, outras não. A criação do assento de nascimento é automática, assim como o primeiro averbamento que diz que a nacionalidade foi atribuída com base em tal artigo e processo. Nesses casos, vem a msg "Processado automaticamente pelo sistema".
Já a averbação do casamento, por exemplo, quem faz é o funcionário, aí vem o nome dele escrito logo abaixo.
Boa sorte com a com a correção. Se a transcrição do casamento foi feita pelo consulado, acho que tem que ficar em cima deles mesmos pra corrigirem.
@Alexandre Lima na minha experiencia as correcoes sao feitas de forma relativamente rapida (coisa de 3 semanas após requerir a correcao enviando email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt)
Eu tive um problema parecido ao emitir o CC - que fiz em Lisboa.
Aparentemente, há dois sistemas separados. Um deles é o SIRIC, de onde creio saírem os assentos de nascimento, de casamento (depois de uma transcrição) etc que recebemos.
E tem algum outro sistema que eles usam na hora de emitir o CC. E pode haver inconsistência de dados entre eles.
No meu caso, meu assento de nascimento estava 100% correto, mas na tal base de dados que eles usam para emitir o CC, meu sobrenome estava repetido. No meu assento estava "Carlos de Tal", mas nessa outra base de dados estava "Carlos de Tal Tal". Obviamente isso gerou um erro, e foi consertado rápido. Mas também não saí com o CC na mão no fim do mesmo dia, como teria acontecido sem essa discrepância.
Registei o meu casamento na Conservatória de Ponta Delgada, onde foi cometido um erro no local de nascimento do meu cônjuge. Acabei por ter de acompanhar e escalar a situação, no entanto, em vez de corrigirem o assento original, fizeram um averbamento, o que demorou mais de dois meses.
@luisCV não acho que será o caso. Durante os meses de Julho, Agosto, Setembro tudo praticamente paralisa na Europa com as férias de verão. Ainda estão analisando processos de Agosto de 2021.
@Alexandre Lima não sei como funciona via conservatória, mas quando é pelo consulado quem faz a averbação no assento de nascimento é o próprio funcionário do consulado. Creio que o funcionário da conservatória possa fazer uma nova averbação corrigindo a anterior. Talvez seja mais rápido se pedir direto lá.
@jpc é assim mesmo, depois de criado o registro, qualquer mudança, mesmo que seja uma correção, tem que ser feita por averbação.
Bom dia meus amigos. Obrigado @diegomendes23 pela resposta. Segue imagem do andamento do processo da minha esposa. Qual o diagnóstico para essa cronologia? Abraço para todos. Finaliza em 2026?
Sou brasileira e adquiri a nacionalidade portuguesa por atribuição em 2018. Estou casada há 6 anos e gostaria de saber como posso requerer a nacionalidade para o meu marido.
O cronograma do meu processo é muito parecido, recebido pelo CRC Lisboa em 17/Agosto/2021, esperando ansiosa que finalmente concluam o meu que está em aprovação desde o dia 28/09/2024.
Vejo que os processos aprovados recentes são de Agosto/2021, sem muita sequência, infelizmente pois vejo casos depois do meu que já foram concedido em Maio / Junho, diferente de outras etapas que era mais facil ter uma ideia de onde estavam.
Acho que mandei tantos e-mail perguntando sobre status, que resolveram me dar um chá de cadeira...ainda maior :-S
Boa tarde a todos! Faz um tempo que não entro por aqui... Mas tenho informações relevantes que achei que deveria postar. Há muito tempo estamos olhando os processo pelo casamento com estranheza e descobri que o novo sistema não está bem sintonizado com os processo de casamento, fazendo com que ele impedisse a análise pelos conservadores por um longo período.
Antes, vou falar algo que talvez alguns não saibam: existe análise do oficial de registro e análise do conservador. O do oficial de registro é algo sem conteúdo decisório, mas é a análise que prepara o terreno para o conservador decidir. E aqui é que residia uma informação que nos gerava dúvidas. Quando eles enviam tabelas, eles colocam a análise do oficial de registro, com isso tínhamos a impressão que os processos estavam em descompasso. Vou citar um exemplo para ficar mais claro.
Em junho de 2025, eles estão analisando processos de casamento que ingressaram na conservatória na segunda quinzena de outubro de 2021, mas as decisões dos conservadores estão ainda na segunda quinzena de agosto de 2021. Entendo que essa última sim é a relevante e eles nos passavam a informação equivocada de que estavam mais adiante.
Além disso, algo bem sério está acontecendo com o sistema, fazendo com que todos os processos de casamentos não fossem decididos pelos conservadores de 01/10/2024 até 22/01/2024, quando voltou a funcionar. No entanto, desde uma semana, dia 04/06/2025, o sistema voltou a parar de funcionar, fazendo com que todos os processos de casamento estejam totalmente parados.
@guedesmarcia mas aí seria por outro motivo, que de fato não é culpa do IRN. O Governo mudou e a delegação e subdelegações precisam ser editadas para os conservadores conseguirem decidirem. Isso é outra coisa. Estou falando de não operacionalidade do sistema em relação aos pedidos de nacionalidade pelo casamento por 4 meses e ainda continua parado atualmente.
@guedesmarcia quer dizer que o sistema não está funcionando para os processos de casamento. O motivo? Ninguém informa nada. Só que está tudo parado por enquanto.
@Destefano boa tarde e obrigado pelo seu retorno com novas atualizações! Esse esclarecimento da defasagem entre a análise dos oficiais de registro (segunda quinzena de outubro de 2021) e a do conservador (ainda na segunda quinzena de agosto de 2021) foi essencial para o nosso entendimento.
Concordo com @guedesmarcia por também não entender o que seria essa "nao operacionalidade do sistema". Teria a ver com a quantidade de conservadores que atuam EXCLUSIVAMENTE nos processos de casamento? Parece que são somente dois conservadores... Saberia confirmar isso?
@QUITO não é isso. É alguma instabilidade no próprio sistema que impede que os conservadores não consigam decidir. Como existe um elemento tecnológico impeditivo de prosseguir com as atividades, elas voltaram a parar na semana passada. Simplesmente é esse o tuíte, infelizmente.
Como o sistema para os processos de casamento não estão funcionando, não tem como eles efetuarem as decisões e finalizar os processos. Infelizmente é uma notícia que soa até meio bizarra, chega ser meio complicado de entender. Quem já trabalho com sistema de alguma forma, principalmente sistema processual, vai entender o que estou falando de forma mais simples. É como se toda vez que se tentasse abrir o comando de processos de casamento, o sistema fechasse ou simplesmente não salvasse a decisão. Temos que pensar como se a gente tentasse mandar um email e o nosso email não fosse enviado por algum problema do aplicativo ou de configuração do elementos que permitem o email ser enviado. Como é tudo digital, estão nesse impasse.
Aparentemente, essas falhas que relata estão associadas à falta de envio de senhas para acompanhamento dos processos encaminhados para Lisboa a partir do mês de outubro de 2024.
Se entendi bem seu post, "Além disso, algo bem sério está acontecendo com o sistema, fazendo com que todos os processos de casamentos não fossem decididos pelos conservadores de 01/10/2024 até 22/01/2024 (imagino que a data correta aqui seria 22/01/2025, não?), quando voltou a funcionar. No entanto, desde uma semana, dia 04/06/2025, o sistema voltou a parar de funcionar, fazendo com que todos os processos de casamento estejam totalmente parados.", ele parece explicar essa demora inconcebível para o envio de senhas para os novos processos de casamento. Muito preocupante. Abre margem para muitas hipóteses...
Comentários
@Dante Parabéns pela suada vitória!
E parece que estamos nos processos finais do mês de agosto/21.
@Solange4 ótimo resumo feito por você! Tomara que as notícias de setembro/21 comecem a aparecer por aqui. Obrigado.
Pessoal, outra dúvida.
No site do IRN, orienta-se a enviar o envelope para Rua Rodrigo da Fonseca, 198
1099-003 Lisboa
Portugal
Já no formulário recebido por e-mail, consta Rua Rodrigo da Fonseca, 200.
Qual está valendo?
@IsabelaBraga @Mohamedjuned nosso processo é de 30 de Agosto de 2021 para decisão desde 28 de Setembro de 2024… torcendo para que seja concluído ainda em Junho 2025…
Pessoal, fazendo uma pesquisa pela Internet, a última atualização de prazos fornecida pela CRC LISBOA ainda é de abril/25.
✅ Casamento com cidadão português (Art. 3.º, n.º 1) - Processos analisados até 1ª quinzena de outubro de 2021 - 📌 Estimativa de tempo de processamento: ~3 anos e 6 meses
✅ União de facto (união estável) (Art. 3.º, n.º 3) - Processos analisados até 2ª quinzena de outubro de 2021 - 📌 Estimativa de tempo de processamento: ~3 anos e 6 meses
✅Na realidade, eles parecem ainda estar liberando os assentos somente para processos iniciados até agosto/21, apesar dessas tabelas que dão uma informação de que o setor está "analisando os processos da primeira quinzena/21 (art. 3.1) e da segunda quinzena/21 (art. 3.3)".
A última tabela por aqui postada por @diegomendes23 também é de abril/25.
Será que alguém consegue acesso à planilha da CRC Lisboa para o mês de maio/25?
Tendo em conta a forma como os funcionários da Conservatória costumam atuar, é possível que o assunto seja adiado para a semana do mês seguinte. Frequentemente demonstram estar demasiado ocupados até que o caso seja escalado para uma autoridade superior.
Olá amigos,
Na sexta passada (06/06/25) formos no consulado do Rio para fazer o Cartão de Cidadão da minha esposa e foi constatado que na averbação do casamento o nome de casada estava igual ao de solteira, sem o meu sobrenome, Não emitiram o CC. Verifiquei na transcrição do nosso casamento e lá está certo.
Ou seja, essa conversa que está tudo informatizado não é bem assim. Pelo menos os averbamentos são digitados por funcionários. Está aí mais um motivo para a demora e erros.
Enviei um email para Registros para retificarem o referido assento. Sabe-se lá quando vai ficar pronto. Mais 3 anos?
Uma informação: O assento de nascimento saiu dia 14/05/25 e os averbamentos foram feitos no dia 21/05/25, sendo assim, mesmo após concluído é preciso esperar uma semana ou mais para finalizar 100%.
Algumas ações estão informatizadas, outras não. A criação do assento de nascimento é automática, assim como o primeiro averbamento que diz que a nacionalidade foi atribuída com base em tal artigo e processo. Nesses casos, vem a msg "Processado automaticamente pelo sistema".
Já a averbação do casamento, por exemplo, quem faz é o funcionário, aí vem o nome dele escrito logo abaixo.
Boa sorte com a com a correção. Se a transcrição do casamento foi feita pelo consulado, acho que tem que ficar em cima deles mesmos pra corrigirem.
@Alexandre Lima na minha experiencia as correcoes sao feitas de forma relativamente rapida (coisa de 3 semanas após requerir a correcao enviando email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt)
@Alexandre Lima
Eu tive um problema parecido ao emitir o CC - que fiz em Lisboa.
Aparentemente, há dois sistemas separados. Um deles é o SIRIC, de onde creio saírem os assentos de nascimento, de casamento (depois de uma transcrição) etc que recebemos.
E tem algum outro sistema que eles usam na hora de emitir o CC. E pode haver inconsistência de dados entre eles.
No meu caso, meu assento de nascimento estava 100% correto, mas na tal base de dados que eles usam para emitir o CC, meu sobrenome estava repetido. No meu assento estava "Carlos de Tal", mas nessa outra base de dados estava "Carlos de Tal Tal". Obviamente isso gerou um erro, e foi consertado rápido. Mas também não saí com o CC na mão no fim do mesmo dia, como teria acontecido sem essa discrepância.
@SergioM, @smon e @Carlos obrigado pelo retorno.
@SergioM a trancrição foi feita em Ponta Delgada e está 100% correta. A falha foi na digitação da averbação.
@smon Obrigado pela orientação. Eu enviei o pedido de correção para o email geral dos registros. Vou reenviar para esse mais especializado.
Registei o meu casamento na Conservatória de Ponta Delgada, onde foi cometido um erro no local de nascimento do meu cônjuge. Acabei por ter de acompanhar e escalar a situação, no entanto, em vez de corrigirem o assento original, fizeram um averbamento, o que demorou mais de dois meses.
Alguém com processos de setembro ou outubro de 2021 finalizados?
nas tabelas de analise citam processos de outubro de 2021 sendo analisados já a um tempo...
@FabianoRodrigues agosto ainda não terminou
Bom dia .. sera que por este andar existe alguma possibilidade dos processos de 2022 começarem a ser analisados ainda este ano ?
@luisCV não acho que será o caso. Durante os meses de Julho, Agosto, Setembro tudo praticamente paralisa na Europa com as férias de verão. Ainda estão analisando processos de Agosto de 2021.
@Alexandre Lima não sei como funciona via conservatória, mas quando é pelo consulado quem faz a averbação no assento de nascimento é o próprio funcionário do consulado. Creio que o funcionário da conservatória possa fazer uma nova averbação corrigindo a anterior. Talvez seja mais rápido se pedir direto lá.
@jpc é assim mesmo, depois de criado o registro, qualquer mudança, mesmo que seja uma correção, tem que ser feita por averbação.
Bom dia meus amigos. Obrigado @diegomendes23 pela resposta. Segue imagem do andamento do processo da minha esposa. Qual o diagnóstico para essa cronologia? Abraço para todos. Finaliza em 2026?
@Alexandre Lima
O nome da miha esposa veio com uma letra trocada no nome, a correção foi bem rápida, algumas semanas.
Sou brasileira e adquiri a nacionalidade portuguesa por atribuição em 2018. Estou casada há 6 anos e gostaria de saber como posso requerer a nacionalidade para o meu marido.
@Valquiria
Veja o guia:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3
Por acaso, seu marido é funcionário público ou militar? Se for, aí tem uns requisitos a mais.
Mas, antes de tudo, você tem que transcrever em PT o seu casamento (caso tenha casado fora de PT). Já fez isso?
@Dante parabens pela conquista!
O cronograma do meu processo é muito parecido, recebido pelo CRC Lisboa em 17/Agosto/2021, esperando ansiosa que finalmente concluam o meu que está em aprovação desde o dia 28/09/2024.
@Solange4 obrigada pela analise.
Vejo que os processos aprovados recentes são de Agosto/2021, sem muita sequência, infelizmente pois vejo casos depois do meu que já foram concedido em Maio / Junho, diferente de outras etapas que era mais facil ter uma ideia de onde estavam.
Acho que mandei tantos e-mail perguntando sobre status, que resolveram me dar um chá de cadeira...ainda maior :-S
Boa tarde a todos! Faz um tempo que não entro por aqui... Mas tenho informações relevantes que achei que deveria postar. Há muito tempo estamos olhando os processo pelo casamento com estranheza e descobri que o novo sistema não está bem sintonizado com os processo de casamento, fazendo com que ele impedisse a análise pelos conservadores por um longo período.
Antes, vou falar algo que talvez alguns não saibam: existe análise do oficial de registro e análise do conservador. O do oficial de registro é algo sem conteúdo decisório, mas é a análise que prepara o terreno para o conservador decidir. E aqui é que residia uma informação que nos gerava dúvidas. Quando eles enviam tabelas, eles colocam a análise do oficial de registro, com isso tínhamos a impressão que os processos estavam em descompasso. Vou citar um exemplo para ficar mais claro.
Em junho de 2025, eles estão analisando processos de casamento que ingressaram na conservatória na segunda quinzena de outubro de 2021, mas as decisões dos conservadores estão ainda na segunda quinzena de agosto de 2021. Entendo que essa última sim é a relevante e eles nos passavam a informação equivocada de que estavam mais adiante.
Além disso, algo bem sério está acontecendo com o sistema, fazendo com que todos os processos de casamentos não fossem decididos pelos conservadores de 01/10/2024 até 22/01/2024, quando voltou a funcionar. No entanto, desde uma semana, dia 04/06/2025, o sistema voltou a parar de funcionar, fazendo com que todos os processos de casamento estejam totalmente parados.
@destefano,não só os de casamento,vi uma tabela onde dizem ter parados os processos 6.1,6.2 etc
@guedesmarcia mas aí seria por outro motivo, que de fato não é culpa do IRN. O Governo mudou e a delegação e subdelegações precisam ser editadas para os conservadores conseguirem decidirem. Isso é outra coisa. Estou falando de não operacionalidade do sistema em relação aos pedidos de nacionalidade pelo casamento por 4 meses e ainda continua parado atualmente.
@Destefano ,entendi,porém não entendi o que seria"nao operacionalidade do sistema" e porque somente afeta processos de casamento,acho estranho.
@guedesmarcia quer dizer que o sistema não está funcionando para os processos de casamento. O motivo? Ninguém informa nada. Só que está tudo parado por enquanto.
@Destefano boa tarde e obrigado pelo seu retorno com novas atualizações! Esse esclarecimento da defasagem entre a análise dos oficiais de registro (segunda quinzena de outubro de 2021) e a do conservador (ainda na segunda quinzena de agosto de 2021) foi essencial para o nosso entendimento.
Concordo com @guedesmarcia por também não entender o que seria essa "nao operacionalidade do sistema". Teria a ver com a quantidade de conservadores que atuam EXCLUSIVAMENTE nos processos de casamento? Parece que são somente dois conservadores... Saberia confirmar isso?
@QUITO não é isso. É alguma instabilidade no próprio sistema que impede que os conservadores não consigam decidir. Como existe um elemento tecnológico impeditivo de prosseguir com as atividades, elas voltaram a parar na semana passada. Simplesmente é esse o tuíte, infelizmente.
Como o sistema para os processos de casamento não estão funcionando, não tem como eles efetuarem as decisões e finalizar os processos. Infelizmente é uma notícia que soa até meio bizarra, chega ser meio complicado de entender. Quem já trabalho com sistema de alguma forma, principalmente sistema processual, vai entender o que estou falando de forma mais simples. É como se toda vez que se tentasse abrir o comando de processos de casamento, o sistema fechasse ou simplesmente não salvasse a decisão. Temos que pensar como se a gente tentasse mandar um email e o nosso email não fosse enviado por algum problema do aplicativo ou de configuração do elementos que permitem o email ser enviado. Como é tudo digital, estão nesse impasse.
@Destefano
Aparentemente, essas falhas que relata estão associadas à falta de envio de senhas para acompanhamento dos processos encaminhados para Lisboa a partir do mês de outubro de 2024.
Se entendi bem seu post, "Além disso, algo bem sério está acontecendo com o sistema, fazendo com que todos os processos de casamentos não fossem decididos pelos conservadores de 01/10/2024 até 22/01/2024 (imagino que a data correta aqui seria 22/01/2025, não?), quando voltou a funcionar. No entanto, desde uma semana, dia 04/06/2025, o sistema voltou a parar de funcionar, fazendo com que todos os processos de casamento estejam totalmente parados.", ele parece explicar essa demora inconcebível para o envio de senhas para os novos processos de casamento. Muito preocupante. Abre margem para muitas hipóteses...