Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1377378380382383409

Comentários

• @IsabelaBraga também gostaria de saber!

• @IsabelaBraga

Ola, nada, acho que estão a relaxar estes dias, passou 1 mês e não vi nenhum processo de casamento finalizado. ainda à espera 16 Ago 2021. Penso que mais 6 meses agora porque as eleições também estão a chegar.

• vejo um processo de 31 de agosto concluído ontem. mais alguém aqui em Agosto??

• O processo do meu marido foi recebido em 25/10/2022, até o momento está marcado apenas como recebido. Pelo que tenho acompanhado aqui, está demorando assim mesmo. Eles ainda estão nos processos de 2021? A previsão atual é de até 5 anos? 😯

• @larissalima92

Estou à espera há 46 meses 😂 ainda

• Bom dia a todos.

Estou muito feliz em compartilhar com vocês que o processo do meu marido foi concluído no dia 07/05/25, já atualizado na planilha.

Muito obrigada a todos do fórum.

Recebido - 27/07/21

Senha recebida - 17/11/21

Exigência - 12/04/2024 (repondida em 14/06/24)

Concluído - 07/05/25

• Boa tarde, por favor, alguém saberia dizer qual mês de 2021 ele estão analisando agora? Fiz essa pergunta aqui no início de abril, mas não tive resposta, Se alguém souber, por favor, poderia compartilhar? Desde já agradeço muito. Qualquer informação é bem vinda

• parabéns

• Parabéns @Helena Buriche.

Desfrute dessa conquista.

Diante disso, parece que eles estão finalizando os pedidos que foram entregues final de Julho e/ou inicio de agosto 2021. Que luta.

O meu é do início de Abril de 2022. So nos resta aguardar.

• Alguém deu entrada próximo a 1/10/21? Da minha esposa foi nessa data e está "proposta de decisão" desde 28/09/24 (como muitos). Tem outro familiar que deu entrada também por casamento em 28/8/21 e a cidadania saiu em 15/4 agora.

Difícil ter ideia se ainda vai longe isso?

• @FabianoRodrigues

O Meu processo é de 12-10-2021, sem previsão, até porque estou a mais de 1 ano acreditando em minhas previsões particulares e tenho errado todas.

• @diegomendes23 seu processo está nessa última etapa também? Aguardando proposta de decisão? Se sim, desde quando? Obrigado

• editado May 10

@FabianoRodrigues

Está assim desde 17-10-2024.

• mjrjuniormjrjunior Member

@Mohamedjuned

O da minha esposa e de 30-Ago-21 e ainda está para decisão desde 29-09-2024

• o meu é de 07-Set-21 e esta para decisao desde 28-09-24...acho que ainda uns 3 meses pelo menos...

• O do meu esposo é de 08/09/2021, ligamos em 19/03/25 o que nos disseram foi o seguinte: Teve parecer favorável em ago/2024 então vai pra uma outra area para despacho que é onde sai o numero do assento, porém parece que tá tudo atrasado pq só tem 1 conservador trabalhando, então essa área estava com os processos de parecer favorável de maio/2024 ainda. Não conseguimos mais atualização depois disso, espero que esteja chegando nossa vez. Boa sorte a todos!!

• Está sendo normal demorar mais de 4 anos para finalizar o processo por casamento? Lembro que antes de atualizar o site, não era essa estimativa que estavam dando.

• Sim @Bru_Gama, nessa ultima ligação que falamos com eles em março a atendente disse que já tem processo que virou 5 anos, mas nao acredita que seja o nosso caso pois teve esse tal parecer favorável. Se for por Lisboa está bem triste a situação, não vejo a hora de finalizar esse processo de nacionalidade

• Dúvida @Solange4 @CarlosASP e demais sobre a discussão sobre pedido de cidadania por casamento com português a partir de 3 anos ou 5 anos. Li no site (https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-casado-ou-vive-em-uniao-de-facto-com-um-portugues-ha-mais-de-3-anos) várias condições de tempo mas achei confuso.

Sou brasileiro e obtive meu assento português em 01/2025. Tenho 1 filha menor (acabei de enviar pedido dela para a ACP) com minha esposa. Estamos juntos há 9 anos porém casados há 5 anos. Moramos no Brasil.

Pergunta1: para ingressar com pedido de cidadania da minha esposa devo considerar a regra dos anos de casado a partir da obtenção do assento português, a partir da data da transcrição do casamento (estou reunindo documentação para tal pedido) ou a partir da data do meu casamento no Brasil?

Pergunta2: Li regra para 3, 5, 6 anos... quantos anos devo aguardar a partir do casamento considerando meu perfil acima?

Pergunta3: Qual documento apresentar para comprovar união estável? Declaração de IR no Brasil seria um?

Obrigado.

• Eu já nem conto mais em ter tão cedo o meu processo finalizado, já vou para a terceira renovação do cartão de residente permanente por ser casada com cidadão europeu. Olhe que já tive o primeiro cartão com validade de 5 anos, o segundo com validade de 10 anos e agora a terceira renovação por mais 10 anos. Quando decidi solicitar a minha nacionalidade, acontece da mudança do SEF para AIMA, aí parece que engrenou com a avalanche de solicitações de nacionalidade. Então só me resta esperar, quem sabe daqui mais três anos se resolva tudo.

• @Luciana56 se calhar ter entrado com o pedido por tempo de residência seria mais rápido.

• @mcabrita

Conta a data do casamento no BR.

Se você já está casado (casado "tradicional"; não união estável) há mais de 5 anos, sua esposa já pode pedir a nacionalidade. Comece pela transcrição de seu casamento (se não tiver feito ainda).

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

Se ainda não tem 5 anos de casado, então espere o processo de sua filha concluir, pois ao ter filhos em comum já com nacionalidade PT, aí o requisito para casamento cai para 3 anos.

União estável é outra história (é seu caso?). Tem que passar por um processo de reconhecimento pela justiça de PT; algo que requer um advogado inscrito em PT. Não dá para fazer sozinho.

• @diegomendes23

O processo da minha mulher é também de outubro de 2021. Originalmente, a estimativa era que estivesse concluído no início de maio, mas, com base nesta tabela, creio que será necessário 1 mês para que cada quinzena seja aprovada. Assim, se em março de 2025 ainda estavam a aprovar a primeira quinzena de agosto de 2021, então podemos esperar (ou melhor, esperar) que a primeira quinzena de outubro de 2021 seja aprovada por volta de julho de 2025.

Na tabela mais recente de Abril de 2025 que encontrei no fórum, não está indicada a quinzena de aprovação, apenas a quinzena de análise...

• Alguém sabe como solicitar essa planilha do que foi analisado recentemente pela central de Lisboa?

outra dúvida: processo da minha esposa foi após transcrever meu casamento. Na época casados há uns 6 anos. Devo considerar o artigo 3.1 ou 3.3?

• @diegomendes23 pena que não mostraram onde estão na data da decisão dos conservadores.

• Muito obrigada por compartilhar, @diogomendez

• Processo da minha esposa é de 1/10/21

Aguardando proposta de decisão... imagino estar perto. Com fé seguimos

• Seguindo a tabela dos últimos três meses, no art. 3.1 eles ainda estão analisando o primeiro semestre de outubro. Mais de 3 meses por 15 dias. Espero menos acelerar de alguma forma

• So uma questao o que eles querem dizer com ( aguardando proposta decisao ) ??

???

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.