Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

17810121336

Comentários

• Colegas,

Bom dia!

Existem alguns e-mails das conservatórias que podemos adicionar na lista de confiáveis para evitar que caiam na caixa de spam e passem despercebidos?

Obrigado de antemão.

• @texaslady -

Sabe onde posso ver a tabela de serviços atualizada? março ou abril?

• @Greg1 ,

a gente só tem acesso as tabelas quando alguém que contatou as conservatórias por email, recebe a tabela e compartilha aqui no fórum.

• @texaslady obrigado pela resposta!

Voce ou alguém saberia me informar se tenho que apostilar a certidão de nascimento, identidade e o formulário? Nos 3 documentos?

Aproveitando outra pergunta. Posso mandar dos meus filhos ao mesmo tempo (em outro envelope) ou teria que esperar meu processo acabar?

• @andrematos ,

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

siga o guia acima para saber o que precisa ser apostilado ou não.

Teoricamente você poderia enviar o seu processo e de seus filhos juntos, dando entrada no mesmo dia e solicitando uma indicação de referência em cada processo, mas alguns conservadores não tem aceitado isso, por este motivo não tem sido recomendado. Entretando até agora não se tem relato de final indeferimento de quem mandou desta forma. Assim o mais seguro é enviar o seu, aguardar o assento e mandar o dos filhos com cópia de seu assento português.

Veja o link abaixo:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24782/guia-apensacao-de-processos

Este tópico aqui é apenas para acompanhamento do andamento de processos em geral, então se você tiver mais dúvidas sobre processos de filhos, por favor poste no seguinte tópico:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

• Olá pessoal, tudo bem?

O processo do meu pai teve essa atualização aqui:

"DECISÃO:

TRANSCREVA-SE o assento de nascimento junto ao processo e lavra-se registo atributivo da nacionalidade, por averbamento, nos termos do art.º 1 n.º 1 alínea c) da Lei da Nacionalidade n.º 37/81, de 03 de outubro e suas alterações.

Faça-se a transcrição nos termos do art.º 56.º do Código do registo Civil nomeadamente o número 3 recolhendo os elementos que constem do processo a fim de permitir a correta menção no texto do assento dos elementos de identificação ou de referenciação.

22-04-2025

O/A conservador/a de registos

Alexandra Fernandes"

Além disso, o processo teve o status alterado para concluído.

Sabem dizer se isso significa que deu tudo certo?

• @clarisbastos Aprovado!!!

Provavelmente vão mandar o assento em seu E-mail caso ainda não tenha recebido

Verifique a caixa de Spam tbm.

Seu está na planilha?

Quais os primeiros n°s?

• @clarisbastos Qual o ano e mês do seu processo? Meu processo é 1C tbm e estou no aguardo... rsrs

• @clarisbastos

Parabéns pela conclusão do processo! Espero que aproveite bem os direitos e cumpra com responsabilidade os deveres que acompanham a obtenção da nacionalidade portuguesa!

Se ainda não o fez, poderia por gentileza incluir os dados do seu processo na nossa planilha de acompanhamento?

Filhos (Mod 1C) - Planilha Cidadania Portuguesa

@Yagodeor , poderia por gentileza incluir também o seu processo?

• Olá pessoal, tudo bem?

@jpvecchi @eduardo_augusto @Yagodeor

Obrigada! Esse processo é do meu pai e a partir dele que darei entrada no meu. Eu já tinha incluído os dados na planilha e acabei de atualizar :D

O processo é de maio/24.

Eu fiz o processo via advogado e me informaram que estão confirmando com a conservatória se está tudo ok realmente. Alegaram que, como o novo sistema ainda apresenta instabilidades, que estão fazendo essa confirmação para trazerem as boas notícias.

• @clarisbastos no caso, o processo do seu pai é por qual artigo? (filho, neto??)

Qual foi a conservatória que estava analisando?

• Oi @sarasoares20, o processo dele é artigo 1C (filho).

Foi feito tudo via ACP.

• Obrigada! Pois é, no site informava que era necessário enviar pra lá, ficamos com receio de enviar pra outra conservatória, da próxima vez envio pra Porto mesmo! Dessa forma, devo receber a entrada em mais 6 meses…

• Boa noite a todos, Me chamo Thyago, estou cuidando de 3 processos de familiares meus.

Meu avô e meu tio avô que no caso são netos de português estão com o processo iniciado no dia 22/03/2022, situação de um para decisão desde o dia 30/09/2024 e o outro ainda em análise .

E o outro processo seria de um outro tio meu por parte de mãe, ele no caso é filho de português e um processo iniciado 09/02/2022.

Pelo o que estou acompanhando os processos de netos pode ate entender essa demora, mas o de filho não esta estranho?

• @Thyagoelias10 o de filho está na CRC Lisboa?se sim está demorando 37-38 meses.

• Boa tarde, alguém saberia informar sobre os processo de casamento? Qual mês de 2021 eles estão analisando atualmente?

• @guedesmarcia , esta sim na CRC Lisboa, obrigado pelos esclarecimentos.

Sobre os netos estou esperando a tabela do mês de maio para me atualizar.

• @guedesmarcia estamos entrando na verdade no mês 39 desse processo daqui a 8 dias…

vamos ver se esse mês temos novidades.

• Olá a todos! Alguém sabe dizer quais processo estão sendo analisado agora em Maio?

• Boa noite pessoal!

Possuo um processo em andamento no CRC (abril/2022) e me questiono sobre o andamento das análises.

Sabemos que processos do segundo semestre da CRC foram transferidos a ACP (devido a lentidão nas análises e alta demanda). Também sabemos que a CRC está atualmente em pedidos com data de entrada em junho/21. Com isso, seria correto interpretar que, como os pedidos de segundo semestre foram movidos para a ACP, após finalizar as análises de junho/22 a CRC irá pular para janeiro/22?

Essa foi minha interpretação da paralelização da análise entre CRC e ACP. Gostaria de confirmar com vocês que possuem mais conhecimento do assunto, se estou correto e posso manter essa esperança de um "salto" nas datas em breve.

• @victorrac215

Sabemos que processos do segundo semestre da CRC foram transferidos a ACP (devido a lentidão nas análises e alta demanda).

Não me recordo de ter visto uma justificativa oficial para a transferência de processos.

seria correto interpretar que, como os pedidos de segundo semestre foram movidos para a ACP, após finalizar as análises de junho/22 a CRC irá pular para janeiro/22?

Ninguém pode afirmar. É possível? Sim. É certeza? Não.

• pessoal, bom dia.

onde saiu essa informação de que processos da CRC foram transferidos para a ACP por motivo de atraso?

Abs

• @pprado Não sabemos exatamente que este é o motivo, porém é uma hipótese lógica que justificaria essa transferência.

Fato é que o segundo semestre foi transferido e vimos isso refletido nos processos da planilha de acompanhamento e em discussões. Minha questão é se isso significaria o salto de junho/21 para janeiro/22, o que entendo que não sabemos e irá depender se todos os processos deste intervalo (jun/21 à dez/21) foram transferidos ou só alguns.

• igordevezasigordevezas Member
    editado May 5

Pessoal, estive na CRC Lisboa (R. Rodrigo da Fonseca 202) hoje (05/05/25) e fui informado que os pedidos de setembro/2024, artigo 1-C estão sendo analisados.

Ou seja, meu pedido que foi recebido em dezembro/24, ainda não tem senha.

Alguém para checar essa info?

• @victorrac215 ,

Realmente não sabemos se todos os processos do segundo semestre de 2021 foram transferidos para o ACP, penso que sim. Se não será uma grande decepção, uma vez que a CRC insiste em dizer que os processos seguiriam a ordem de data de entrada. O que já não se comprovou com esta transferência.

O ACP está aparentemente finalizando os processos que recebeu. E aí também surge a dúvida, será que a CRC Lisboa vai transferir mais processos para eles, ou o ACP vai iniciar os processos de netos que desde junho passado tem dado entrada lá, o que seria muito injusto. Mais uma vez não sabemos, o jeito é mesmo aguardar.

• @igordevezas ,

Esta informação está muito estranha, uma vez que pelas tabelas de andamentos de processos 1C (acredito que no seu se trata de maiores), eles estariam analisando fevereiro de 2022.

A menos que você quiz dizer que eles estão digitalizando os de set/2024, ou seja fazendo esta primeira fase que gera o número e senha do processo.

• Ta difícil viu, processo da minha mãe de neto (Lisboa) de maio de 21 caiu em exigência em outubro do ano passado, respondi a exigência final de janeiro e até agora nada de concluir… prestes a completar 4 anos e nada… n sei mais o q fazer… sei q tenho q esperar mas tá angustiante queria uma resposta nem q fosse indeferido mas sem saber nada é tão ruim

• O meu processo eh de 16/agosto/2022 e até agora consta como na CRC e não saiu da fase 1, desde então.

@victorrac215 Eu vi muita gente falando de ter tido o processo transferido do ACP para CRC, mas o inverso é a primeira vez que estou lendo. Tem o link dessa conversa?

Acho que esse negócio da CRC estar olhando setembro/2024 é digitalizando os documentos, pra cadastrar no sistema e gerar a senha de acesso. Quase que uma "fase 0".

[]'s

• Boa tarde, gostaria de saber mais ou menos qt tempo leva o processo de cidadania para netos em lisboa para quem tem prioridade de idade e atestado medico? Minha avó tem 95 anos. Deu entrada agora no final de 2024.

Obg

• @Natalia9763

não existe mais prioridade por idade. e simplesmente enviar atestado médico também não é suficiente para justificar prioridade.

processos de neto tem demorado entre 3.5 e 4 anos para finalizar. esse tempo deve cair. provavelmente esse processo vai finalizar no final de 2027.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.